Localizada em meio à floresta Amazônica, na confluência dos Rios Japurá e Solimões, encontra-se a Reserva de

ENADE 2015 - QUESTÃO 29
Localizada em meio à floresta Amazônica, na confluência dos Rios Japurá e Solimões, encontra-se a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, que abriga a Pousada Flutuante Uakari — um meio de hospedagem referência na localidade — integrante do Programa de Ecoturismo do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. O empreendimento tem a finalidade de gerar renda para os moradores locais e contribuir para a conservação dos recursos naturais. Por meio da Associação de Guias e Auxiliares de Ecoturismo de Mamirauá (AAGEMAM), oito comunidades participam da gestão e operação da pousada em sistema de rodígio — em média 10 dias por mês — retornando depois a sua casa.

O objetivo é que ninguém fique dependente da atividade turística e possa continuar exercendo outras atividades. Essas pessoas atuam também no fornecimento de produtos, comercialização do artesanato e na recepção dos turistas em suas comunidades. Os excedentes financeiros da pousada são divididos da seguinte forma: 50% entre as comunidades e 50% para o sistema defiscalização comunitária. Uma comissão composta por representantes das comunidades avalia a participação de todos e o respeito às normas de conduta estabelecidas, para determinar o valor que cada comunidade receberá na divisão.
BETTI, P. Turismo comunitário na economia solidária. In: VI Encontro Nacional da Anppas. Belém - PA, 2012. Disponível em: <http://uakarilodge.com.br>. Acesso em: 7 jul. 2015 (adaptado).

Com base no caso apresentado e considerando a prática da economia solidária no turismo comunitário, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Atividade que visa ao desenvolvimento econômico e ao protagonismo das comunidades, o turismo comunitário inclui, no planejamento, organizações sociais alternativas, como evidencia a experiência da Associação de Guias e Auxiliares de Ecoturismo de Mamirauá (AAGEMAM).

PORQUE

II. A economia solidária, de base associativista e cooperativista, é voltada para a produção, o consumo e a comercialização de bens e serviços, caracterizando-se pela autogestão, autonomia de cada empreendimento e igualdade entre os membros.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.