No Brasil, a indústria da alimentação, que inclui padarias, bares e restaurantes, movimentou 262 bilhões de reais em

ENADE 2015 - QUESTÃO 35
No Brasil, a indústria da alimentação, que inclui padarias, bares e restaurantes, movimentou 262 bilhões de reais em 2013, 55% mais do que em 2010. Uma das novidades é a recente demanda por comida de rua, encontrada em carrinhos e restaurantes sobre rodas, conhecidos como food trucks. Segundo pesquisa realizada no país por empresa inglesa de consultoria, há, no Brasil, demanda por conveniência, comida de qualidade e preços acessíveis.

Os food trucks são uma versão moderna dos antigos caminhões de caldo de cana, das kombis de pastel e das vans de cachorro-quente. Em versões charmosas e descoladas, os veículos são pilotados por chefs, que estacionam em áreas com infraestrutura de apoio mínima, complementando a oferta de serviços de alimentação. A variedade gastronômica chama a atenção. Alguns preparam refeições criativas a partir da culinária local e regional, outros são especializados em comidas típicas de outros países, como a mexicana e a japonesa. Entretanto, este segmento, ainda em estágio inicial em diversas regiões do país, requer legislação específica para seu funcionamento permanente ou em eventos específicos.
Disponível em: <http://exame.abril.com.br>. Acesso em: 2 set. 2015 (adaptado).

A partir do texto, avalie as afirmações a seguir.

I. Os food trucks, organizados em formato de evento itinerante, proporcionam a distribuição de determinado público para regiões onde não seria possível a implantação de estabelecimentos como bares e restaurantes em função da infraestrutura disponível; assim, contribuem para o desenvolvimento econômico, a distribuição de renda e o resgate da gastronomia local.

II. A organização e a consolidação do segmento precisam ser planejadas, para gerar benefícios na área em que será inserido, evitar a sobreposição de ofertas de serviços de alimentação que possam prejudicar os estabelecimentos existentes e, ao mesmo tempo, garantir qualidade e diversidade de opções ao consumidor, o que poderá tornar o segmento um atrativo turístico.

III. O crescimento do segmento food trucks, nos próximos anos, será sustentado pela demanda por conveniência, comida de qualidade e preços competitivos, conforme se pode concluir do aumento do gasto com alimentação fora de casa nos últimos anos, no Brasil.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
A) II, apenas.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.