Foi aí que o talento estético de Sergio Rodrigues veio ao encontro do meu bom senso e exigência de conforto

Foi aí que o talento estético de Sergio Rodrigues veio ao encontro do meu bom senso e exigência de conforto e, inesperadamente, empurrou, embaixo de mim, a já citada Poltrona Mole, onde não me sentei. Deitei e rolei. Que artefato, meus amigos! Uns dizem que é slouchingly casual, outros que antecipou a Bossa Nova. Sergio Augusto afirma que é um móvel em que a pessoa se repoltreia, e Odilon Ribeiro Coutinho, que “tem o dengo e a moleza libertina da senzala”. Sei lá. Pra mim, essencialmente couro, foi natural curtição. Anatômica, convidativa, insinuante. Atração fatal. Sharon Stone. É prazer sem igual sentar-deitar numa e ficar olhando, em frente, uma outra da Bauhaus. Melhor, uma outra Mole.
Depoimento de Millôr Fernandes. Disponível em: 
<http://www.sergiorodrigues.com.br>. Acesso em: 15 jul. 2015 (adaptado).

indagacao

O texto e as imagens aludem ao arquiteto e designer Sergio Rodrigues, fundamental para a criação do design com a “cara” do Brasil no decorrer do século XX, e reconhecido internacionalmente, principalmente a partir da criação da Poltrona Mole.

Com relação à importância de Sergio Rodrigues para a história do design brasileiro, assinale a opção correta.

A) A madeira, por remeter ao móvel colonial brasileiro, era coadjuvante na composição de seu design de mobiliário, marcado pelo uso recorrente de palhinha e couro.

B) O desenho era um dos pontos fortes de Sergio Rodrigues, que criava formas a partir de referências brasileiras, ignorando as referências internacionais e o que se criava, à época, fora do Brasil.

C) A simplicidade e a clareza de Sergio Rodrigues não lhe permitiam considerar o mobiliário como obra de arte, mesmo estando sua maior criação, a Poltrona Mole, exposta no Museu de Arte Moderna de Nova York.

D) O movimento moderno teve em Sergio Rodrigues um grande aliado, dado que integrou a ambientação de interiores no movimento de renovação proposto pela arquitetura, conferindo o conceito de brasilidade ao design de móveis.

E) As fontes indígenas, aliadas ao gosto pelos materiais tradicionais,  foram inspirações ao trabalho de Sergio Rodrigues, mas, tão logo tornou-se conhecido como criador do móvel brasileiro, revelou-se adepto a modismos e estilos da época.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
D) O movimento moderno teve em Sergio Rodrigues um grande aliado, dado que integrou a ambientação de interiores no movimento de renovação proposto pela arquitetura, conferindo o conceito de brasilidade ao design de móveis.
 
QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.