Prova Tecnologia em Design de Interiores ENADE 2015 com Gabarito


Prova Tecnologia em Design de Interiores ENADE 2015 com Gabarito

OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

ENADE 2015 - QUESTÃO 09
A reserva técnica (RT) é o valor pago por fabricantes e fornecedores ao profissional (nesse caso, o designer de interiores) pela indicação de seus produtos ou serviços. Corresponde a uma porcentagem sobre o valor da compra, ou seja, é um eufemismo para a velha comissão.

O pagamento da RT foi uma solução simples e efetiva — uma estratégia de marketing — encontrada pelas empresas para garantirem as vendas e firmarem certo tipo de parceria com os profissionais. O problema principal é que essa prática tem levado muitos profissionais a reduzir o valor ou, até mesmo, deixar de cobrar pelo projeto, e compensar a perda com o recebimento das comissões.

Este assunto tem gerado discussão e controvérsias. No meio profissional, há quem concorde com essa prática alegando, por exemplo, que o recebimento da RT justifica-se pelo reconhecimento de que os profissionais de design de interiores são vendedores externos da empresa ou marca. Há também os que justificam a prática como forma de compensação pelo acompanhamento dos clientes às lojas, ou seja, substituiriam a hora técnica,

No entanto, os que são contrários à prática alegam prejuízos para a profissão. Além do descompromisso ético com o mercado, com colegas profissionais e, em especial, com os clientes, o baixo (ou até nulo) valor cobrado  pelos projetos desvaloriza a profissão. Sustentam, ainda, que, muitas vezes, o cliente não é informado sobre a RT, e esta não consta nos contratos firmados para a prestação de serviços.

Em relação ao texto e considerando a ética profissional do designer de interiores, avalie as afirmações a seguir.

I. Na etapa de especificação, a qualidade pode ficar comprometida e tornar-se tendenciosa, uma vez que a possibilidade do recebimento da comissão interfere na indicação do fornecedor e no orçamento.

II. O esclarecimento ao cliente a respeito do recebimento das RTs  garante que não seja suscitado qualquer problema ético em relação ao fato do profissional reduzir ou não cobrar pelo projeto ou pela consultoria.

III. É comum que o cliente sinta-se enganado ao descobrir que poderia ter pago valor menor por mercadoria adquirida exclusivamente por indicação do designer contratado, e ele pode passar a acreditar que esta é uma prática comum a todos os profissionais, o que prejudica, portanto, a classe profissional.

IV. O valor menor cobrado pelo projeto não leva à desvalorização da profissão ou do trabalho; e, ao contrário, esta prática ajuda os novos profissionais a ingressar e estabelecer-se em um mercado competitivo, promovendo a sua oxigenação.

A postura ética sobre as RTs e os possíveis resultados dessa prática nas relações de mercado estão adequadamente expressos apenas em

A) II.
B) III.
C) I e III.
D) I e IV.
E) II e IV.


ENADE 2015 - QUESTÃO 10
Foi aí que o talento estético de Sergio Rodrigues veio ao encontro do meu bom senso e exigência de conforto e, inesperadamente, empurrou, embaixo de mim, a já citada Poltrona Mole, onde não me sentei. Deitei e rolei. Que artefato, meus amigos! Uns dizem que é slouchingly casual, outros que antecipou a Bossa Nova. Sergio Augusto afirma que é um móvel em que a pessoa se repoltreia, e Odilon Ribeiro Coutinho, que “tem o dengo e a moleza libertina da senzala”. Sei lá. Pra mim, essencialmente couro, foi natural curtição. Anatômica, convidativa, insinuante. Atração fatal. Sharon Stone. É prazer sem igual sentar-deitar numa e ficar olhando, em frente, uma outra da Bauhaus. Melhor, uma outra Mole.
Depoimento de Millôr Fernandes. Disponível em: 
<http://www.sergiorodrigues.com.br>. Acesso em: 15 jul. 2015 (adaptado).

indagacao

O texto e as imagens aludem ao arquiteto e designer Sergio Rodrigues, fundamental para a criação do design com a “cara” do Brasil no decorrer do século XX, e reconhecido internacionalmente, principalmente a partir da criação da Poltrona Mole.

Com relação à importância de Sergio Rodrigues para a história do design brasileiro, assinale a opção correta.

A) A madeira, por remeter ao móvel colonial brasileiro, era coadjuvante na composição de seu design de mobiliário, marcado pelo uso recorrente de palhinha e couro.

B) O desenho era um dos pontos fortes de Sergio Rodrigues, que criava formas a partir de referências brasileiras, ignorando as referências internacionais e o que se criava, à época, fora do Brasil.

C) A simplicidade e a clareza de Sergio Rodrigues não lhe permitiam considerar o mobiliário como obra de arte, mesmo estando sua maior criação, a Poltrona Mole, exposta no Museu de Arte Moderna de Nova York.

D) O movimento moderno teve em Sergio Rodrigues um grande aliado, dado que integrou a ambientação de interiores no movimento de renovação proposto pela arquitetura, conferindo o conceito de brasilidade ao design de móveis.

E) As fontes indígenas, aliadas ao gosto pelos materiais tradicionais,  foram inspirações ao trabalho de Sergio Rodrigues, mas, tão logo tornou-se conhecido como criador do móvel brasileiro, revelou-se adepto a modismos e estilos da época.


ENADE 2015 - QUESTÃO 11
Após a definição do projeto e a devida aprovação pelo cliente do layout sugerido, um designer de interiores marcou uma nova reunião para apresentar desenhos mais detalhados, amostras dos materiais de revestimentos, repertório de mobiliário e desenhos dos móveis sob medida.

De posse dos desenhos, o cliente orçou os custos do mobiliário sob medida em três empresas de móveis modulados e o dos materiais de revestimento em diferentes lojas da cidade. Ao receber os orçamentos, o cliente verificou significativa variação de preços entre as empresas de móveis modulados, que precisaram adequar o projeto à sua modulação. Houve, também, variações de preços dos materiais de revestimento.

O cliente, então, resolveu consultar o designer sobre os custos levantados e os materiais especificados no projeto.

Nesse contexto, assinale a opção que expressa a postura adequada a ser adotada pelo designer.

A) Orientar o cliente na escolha de profissional ou empresa que oferecer o melhor custo/benefício para atender para atender, do modo mais fiel, o projeto original.

B) Optar pelas empresas que apresentaram pouca alteração em seu projeto original, não importando o custo final.

C) Rever o projeto original como forma de adequar à planilha de custos aos orçamentos propostos pelas empresas parceiras.

D) abster-se de opinar sobre preços e custos cobrados por outros profissionais e empresas que não foram indicados por ele.

E) Informar ao cliente que o valor mais alto de materiais se justifica pela melhor qualidade oferecida pelo produto.


ENADE 2015 - QUESTÃO 12
As fases de um projeto de design de interiores podem ser divididas em quatro principais. A primeira diz respeito à elaboração do programa de necessidades, da proposta de trabalho e do aceite do cliente, já a segunda abrange a reunião de informações que servirão como base para o desenvolvimento do projeto e sua apresentação ao cliente. Assim, após a aprovação, tem início a terceira fase, na qual é desenvolvido o detalhamento. A fase final, denominada de gerenciamento do projeto, é constituída pela execução da obra e, após sua finalização, pela entrega ao cliente.
GIBBS, . Design de interiores: Guia útil para estudantes e profissionais
2 ed. Barcelona: Editorial Gustavo GIl, 2010 (adaptado).

A partir do texto, avalie as afirmações a seguir.

I. A retroalimentação do planejamento físico-financeiro faz parte do escopo do gerenciamento da obra.

II. O BDI (Benefícios e Despesas Indiretas) é variável e deve ser calculado de acordo com o projeto e localização da obra.

III. A responsabilidade do designer de interiores com o cliente termina com a finalização e a entrega da obra.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2015 - QUESTÃO 13
O sistema Modulor foi concebido como um instrumento regulador de medidas da escala humana universalmente aplicável, desenvolvido por Le Corbusier na década de 1940.

indagacao
Disponível em: <http://wwu.fondationlecorbusierfr>. Acesso em: 17 jul. 2015.

Relacionando a prática de design de interiores à imagem apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Ao projetar interiores baseando-se em instrumento ideal de referência de medidas antropométricas derivado da seção áurea, como o Modulor, no qual são relacionadas as medidas de um homem padrão com altura de 1,83 m, o designer de interiores facilita a implementação das propostas.

PORQUE

II. O Modulor otimiza os requisitos de estética e racionalidade, pois as equipes de trabalho atuarão dentro de uma mesma visão sistêmica de padronização, o que independe das características individuais dos usuários.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2015 - QUESTÃO 14
Os projetos de instalações efêmeras e de cenografia se diferenciam do planejamento de ambientes residenciais ou comerciais por uma característica primordial: sua vida útil. No entanto, em ambos, há necessidade de constituição da composição e da plasticidade, a fim de se atingir um adequado resultado conceitual, estético e funcional.

As imagens a seguir mostram parte da exposição interativa que marcou os 20 anos da morte do poeta Mario Quintana e ocorreu no final de 2014, em Porto Alegre.

INDAGACAO

Relacionando as imagens apresentadas com a prática de design de interiores, no que concerne a projetos de instalações efêmeras, verifica-se que

A) a padronização e a modulação dos componentes devem ser impulsionadas, visando-se à facilidade de montagem e desmontagem pelas equipes e ao reaproveitamento de materiais.

B) a visão sistêmica do profissional para trabalhar com equipes multidisciplinares é prescindível, uma vez que todos os elementos da instalação são pré-fabricados, e os materiais, alternativos.

C) o uso de materiais e técnicas construtivas tradicionais é recomendado, assim como ocorre nas intervenções realizadas em casas ou apartamentos, garantindo-se a segurança dos usuários.

D) o designer de interiores específica cores, materiais, acabamentos e iluminação, adequando o projeto às necessidades do espaço, ainda que em detrimento do usuário, pois o perfil deste é variável.

E) a sequência lógica é um pré-requisito na montagem da instalação, e deve ser obedecida com interação entre diferentes equipes de trabalho, razão pela qual deve-se optar por materiais e técnicas construtivas tradicionais.


ENADE 2015 - QUESTÃO 15
A irregularidade do regime das chuvas no Brasil em 2014-2015 tem provocado a diminuição dos níveis de água dos reservatórios do país, principalmente na região Sudeste. A crise hídrica traz sérias consequências econômicas e sociais e impõe maior responsabilidade aos profissionais do design de interiores na indicação de produtos utilizados em banheiros, especialmente, em edifícios institucionais, por serem públicos ou de uso coletivo.

Considerando o contexto, o designer de interiores deve optar por especificar

I. sifões articulados ou flexíveis.

II. cubas de lavatórios com válvulas ocultas.

III. chuveiros com sistema que mistura o ar à água.

IV. torneiras com acionamento automático temporizado.

V. válvulas de descarga com botão de duplo acionamento.

É correto apenas o que está indicado em

A) I e II.
B) I, III e V.
C) II, III e IV.
D) III, IV e V.
E) I, II, IV e V.


ENADE 2015 - QUESTÃO 16
É essencial, para um designer de interiores, ser capaz de produzir layouts e projetos de interiores com programas de representação gráfica assistidos por computador (CAD). De fato, a maioria dos atuais escritórios de design reconhece a importância dessa ferramenta.
GIBBS, I. Design de Interiores: guia Útil para estudantes e
profissionais. São Paulo: G. Gil, 2014 (adaptado).

O desenho assistido por computador é importante porque permite

I. a aplicação de materiais com imagens obtidas em websites de fornecedores e fabricantes, possibilitando a transmissão real do futuro ambiente.

II. maior flexibilidade de trabalho, com economia de tempo.

III. a dispensa de outros recursos gráficos para o desenvolvimento de uma ideia.

É correto o que está expresso em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2015 - QUESTÃO 17
A luz que uma lâmpada irradia, relacionada à superfície sobre a qual incide, define uma nova grandeza luminotécnica, denominada de iluminamento, nível de iluminação ou iluminância. Expressa em lux (lx), essa grandeza indica o fluxo luminoso de uma fonte de luz que incide sobre uma superfície situada a certa distância dessa fonte. Na prática, é a quantidade de luz dentro de um ambiente e pode ser medida com o auxílio de um luxímetro. Tendo em vista que o fluxo luminoso não é distribuído uniformemente, a iluminância não é a mesma em todos os pontos da área em questão. Considera-se, por isso, a iluminância média (Em). Há normas que especificam o valor mínimo de iluminância média para ambientes diferenciados pela atividade exercida, conforme o conforto visual recomendado.
Disponível em: <http://www.fau.usp.br>. Acesso em: 3 ago. 2015 (adaptado).

Considerando o texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Ao calcular o número de luminárias previsto para um ambiente, deve se estabelecer um fator de depreciação (Fd), que eleva o número previsto de luminárias, o que evita que o nível de iluminância atinja valores abaixo do mínimo recomendado.

PORQUE

II. O fluxo luminoso da lâmpada reduz-se com o tempo de uso, devido tanto ao desgaste quanto ao acúmulo de poeira na luminária, o que resulta em diminuição da iluminância.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2015 - QUESTÃO 18
Ambientes acessíveis atendem a padrões de visibilidade, legibilidade e qualidade de informações. A geometria do campo de visão determina o alcance visual, que incorpora parâmetros relacionados à qualidade da interface e também às capacidades e limitações do observador. Assim, são estabelececidos os cones de visão do espectador e os relativos ângulos, em função da visualização e hierarquia das informações visuais.

INDAGACAO

A partir do texto e da imagem apresentada, avalie as afirmações a seguir.

I. No cone de visão ótima, que se situa ao longo de 30º, as visualizações podem ser realizadas rapidamente e com pouco esforço.

II. Tanto na área de visão ótima quanto na área de visão máxima, é possível visualizar objetos e informações visuais com a máxima resolução, ou seja, com todos os seus detalhes.

III. A área de visão ótima equivale ao campo central de visão, onde se dá o reconhecimento de palavras e símbolos: 10º a 20º da linha de visão para palavras e 5º a 30º da linha de visão para símbolos.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2015 - QUESTÃO 19
O jardim vertical é uma técnica de paisagismo cada vez mais utilizada nos projetos de design de interiores. Permite o cultivo de plantas de diferentes espécies em muros e paredes externas ou internas quando há iluminação natural. Funciona com uma estrutura leve e delgada composta de camadas para aderência, desenvolvimento e sustentação do vegetal, sendo necessárias irrigação e fertilização.

Entre os benefícios proporcionados pelos jardins verticais, destaca-se

A) o reaproveitamento de materiais, de caráter altamente sustentável e essencial na execução desses jardins.

B) a melhoria do microclima local, visto que eles contribuem para reduzir a temperatura do ambiente e aumentar a umidade do ar.

C) a economia no consumo de energia, em função do emprego de “iluminação verde”, com o uso de lâmpadas LED ou fluorescente.

D) a redução do consumo de água, porque os jardins verticais, diferentemente de outros tipos de jardins, dispensam a irrigação humana.

E) a utilização de madeiras certificadas na elaboração dos substratos, que são produtos ecológicos originados de manejo responsável das florestas.


ENADE 2015 - QUESTÃO 20
A perspectiva é uma representação gráfica de extrema utilidade para a visão espacial de qualquer objeto. É particularmente usada em folhetos de divulgação de produtos e em publicidade. Atualmente, o uso de sistemas de CAD 3D, facilita a obtenção da perspectiva, que deve acompanhar os desenhos em vistas múltiplas, pois sua inclusão facilita a compreensão da peça.
SIA, A. Desenho técnico moderno. Rio de Janeiro: LTC, 2006 (adaptado).

Nesse contexto, a perspectiva ortogonal isométrica é

a) a perspectiva que mais se aproxima do modo como se “vê” o objeto real e, em sua representação, utilizam-se dois coeficientes de redução.

b) uma projeção oblíqua em que a face do objeto paralelo ao plano de projeção aparece sempre em verdadeira grandeza, qualquer que seja a direção das projetantes,

c) a perspectiva que apresenta a vantagem de mostrar objetos conforme ele aparece aos olhos do observador e a desvantagem de não informar suas dimensões em verdadeira grandeza.

d) a perspectiva que apresenta eixos que formam entre si ângulos de valor variável conforme a projeção e uma aresta em verdadeira grandeza que corresponde a uma das direções dos eixos.

e) uma perspectiva simplificada em que os Objetos são representados em escala real, o que faz parecer ser o objeto, nessa perspectiva, ligeiramente maior que se fosse representado em vistas múltiplas.


ENADE 2015 - QUESTÃO 21
Os modelos geométricos podem ser definidos como construções teóricas implementadas em ambiente computacional, com as quais se visa representar a forma de objetos existentes ou projetados, simulando elemento ou sistema representado para uma dada finalidade.

A partir de um modelo geométrico, é possível a obtenção de modelos geométricos wireframe (estrutura de arame), modelos com aplicação de texturas, assim como elevações, cortes e seções, perspectivas ilustrativas e modelos virtuais de móveis, objetos, ambientes, edificações.

INDAGACAO


Em relação às imagens A, B e C na figura acima, avalie as afirmações a seguir.

I. A imagem A corresponde a uma vista lateral.
II. A imagem B corresponde a uma perspectiva cônica.
III. A imagem C corresponde a um corte transversal.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2015 - QUESTÃO 22
A figura a seguir apresenta oito padrões em preto-e-branco, a partir dos quais padronagens e estudos cromáticos foram realizados.

indagacao
LUPTON, E. e PHILLIPS, I. C. Novos Fundamentos do Design. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

A cor é um dos componentes principais em projetos de design. A justaposição de cores pode criar atmosferas e qualidades específicas, descrever uma realidade ou codificar uma informação. Considerando a percepção de forma e cor das padronagens dessa figura, avalie as afirmações a seguir.

I. A cor pode promover ordenação, clareza, distinção e agrupamento, gerando similaridade e diversidade entre os elementos do espaço.

II. A cor altera a percepção de formas, ou seja, as relações figura fundo estabelecidas, o que afeta as partes e o todo.

III. A alteração de cores dos elementos do fundo e da frente nos estudos da coluna 2 foi responsável por modificar as formas percebidas.

IV. Os contrastes cromáticos possibilitam a divisão funcional das cores, estabelecendo relações entre as áreas cromáticas, e favorecem a distinção e a hierarquia entre elementos.

V. Os contrastes entre cores complementares e entre cores análogas produzem efeitos diferentes, o que se verifica nos dois estudos da coluna 7, em que as cores complementares vibram umas contra as outras, ao passo que as análogas assumem papel mais passivo.

É correto o que se afirma em

A) I e V, apenas.
B) II e IV, apenas.
C) III e V, apenas.
D) I, II, III e IV, apenas.
E) I, II, III, IV e V.


ENADE 2015 - QUESTÃO 23
Considerando os aspectos ambientais, a relação do homem com o ambiente construído e o fato de o conforto ambiental de um espaço afetar diretamente o desempenho das atividades realizadas pelos indivíduos, assinale a opção correta.

A) A ergonomia de um espaço está relacionada ao arranjo físico espacial, que, por sua vez, depende do perfil antropométrico dos usuários.

B) O conforto térmico depende do uso adequado de revestimentos e isolamentos internos, descartando-se o invólucro da edificação e o clima onde está inserida.

C) A distribuição equilibrada da luz, natural ou artificial, evita desconfortos como o da sensação de ofuscamento ou sombreamento, sendo este ocasionado pela falta de aberturas suficientes.

D) O tratamento acústico deve ser elaborado de forma específica para garantir a funcionalidade de cada ambiente, o que independe das necessidades estéticas e decorativas.

E) o desconforto visual proveniente do uso inadequado de objetos, móveis e revestimentos não se configura como problema de conforto ambiental, pois pode ser solucionado pela substituição das peças.


ENADE 2015 - QUESTÃO 24
A temperatura de cor (TC) e o índice de reprodução de cor (IRC) são fundamentais para a especificação das lâmpadas. Mensurada em graus Kelvin (K), a TC nos permite escolher o melhor clima para cada aplicação. Já o IRC nos permite a perfeita visualização das cores. Ao projetar um consultório de um dermatologista, o designer de interiores precisou definir a TC e o IRC das áreas de recepção, consulta (mesa do médico) e de exames.

Considerando as necessidades dessas três áreas do consultório, assinale, entre as opções a seguir, aquela que apresenta o conjunto de lâmpadas a ser escolhido com as especificações técnicas mais apropriadas para a iluminação das áreas de recepção, consulta e exames, respectivamente.

A) TC =5000K, 2000K e 2800K; IRC = 60, 60, 60.
B) TC =3000K, 3000K e 6000K; IRC = 90, 60, 100.
C) TC =3000K, 2000K e 6000K; IRC = 90, 100, 60.
D) TC = 4000K, 5000K e 5000K; IRC =100, 100, 100.
E) TC = 3000K, 17000K e 5000K; IRC = 100, 80, 100.


ENADE 2015 - QUESTÃO 25
Ao desenvolver um projeto comercial como o representado na imagem a seguir, o designer de interiores pode fazer uso de diferentes ferramentas de informática disponíveis para o tratamento de informações e representação da proposta.

indagacao

Relacionando os programas computacionais, a tecnologia BIM (Building Information Modeling) e CAD (Computer Aided Design) com a NBR 6492 — Representação de Projetos de Arquitetura (ABNT, 1994), avalie as afirmações a seguir.

I. Ao se utilizar o BIM como ferramenta projetual, a representação gráfica deverá atender aos padrões da ABNT, e, nesse caso, permitirá ao profissional extrair, diretamente do modelo, informações inerentes o projeto, como custos ou quantitativos de materiais.

II. Ao se desenvolver um projeto executivo, as cotas devem ser indicadas em metro, para as dimensões iguais e superiores a 1m, e em centímetro, para as dimensões inferiores a 1 m, independentemente da tecnologia disponível no software utilizado.

III. Ao se elaborar a planta baixa utilizando programas BIM, devem ser atribuídos valores distintos para as penas de elementos em corte e em vista, sendo as elevações representadas no projeto atualizadas, conforme as modificações resultantes do desenvolvimento projetual, pela inserção de parâmetros, tal como ocorre na utilização de ferramentas CAD.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2015 - QUESTÃO 26
O Arts and Crafts foi um movimento que teve início na Inglaterra na segunda metade do século XIX e prosseguiu até o século XX, disseminando-se na Europa continental e nos Estados Unidos da América. Seus partidários procuravam reafirmar a importância do design e do artesanato em todas as artes diante da crescente industrialização, que, no seu entendimento, sacrificava a qualidade em favor da quantidade. A principal inovação do Arts and Crafts estava em sua ideologia, não em seu estilo ou em seus projetos, que se voltavam para a arquitetura e as tapeçarias, as iluminuras e os estilos rústicos de decoração e mobiliário medievais.

Além disso, embora o movimento fosse bem-sucedido em elevar o status do artesão e incentivar o respeito pelos materiais e tradições populares, ele fracassou no sentido de promover a arte para as massas, pois seus produtos feitos à mão eram caros.
DEMPSEY, A. Estilos, escolas e movimentos. São Paulo: Cosac Naify, 2003 (adaptado).

indagacao

Em relação ao legado do movimento Arts and Crafts para o design nos dias correntes, assinale a opção correta.

A) Os ideais do movimento Arts and Crafts constituíram a base do Jugendstil alemão e da Bauhaus, que também se empenharam em unir as artes aplicadas, de elevada qualidade, ao princípio do projeto total.

B) O movimento Arts and Crafts está relacionado ao anti-industrialismo e à recusa dos designers a projetarem produtos passíveis de produção em massa, ideia que persiste nos dias atuais.

C) O estilo decorativo rústico-medieval, característico do movimento Arts and Crafts, ainda é amplamente utilizado no design, expresso principalmente no mobiliário feito em madeira de demolição.

D) A estética dos padrões gráficos com linhas fluidas e dinâmicas de William Morris, Arthur Mackmurdo e Charles Voysey, produzidos para tecidos e papéis de parede, influenciou, posteriormente, o Art Nouveau internacional.

E) O ideal artesanal do movimento Arts and Crafts contribuiu para o prestígio do design nos dias atuais, como evidenciado no interesse dos designers e do público geral pelo processo e qualidade da manufatura dos produtos, mesmo os industriais.


ENADE 2015 - QUESTÃO 27
As imagens abaixo mostram diferentes possibilidades de tratamento de informações e de representação em um projeto de interiores institucional.

INDAGACAO

INDAGACAO


Ao desenvolver o planejamento de ambientes, o designer de interiores deve utilizar componentes de comunicação e expressão adequados à etapa projetual e à escala de representação. Com base na análise das imagens e nas normas técnicas de representação de projeto estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), avalie as afirmações a seguir.

I. Nas etapas de anteprojeto e projeto executivo, deve ser seguida a recomendação de desenho por instrumentos, sendo que, tratando-se de um projeto de interiores, o mobiliário deve ser representado com espessura de linha superior à das linhas das paredes.

II. As ferramentas de informática disponíveis permitem a criação de imagens tridimensionais fotorrealísticas, modelando-se os volumes que compõem cada ambiente com softwares que disponibilizam a tecnologia BIM (Building Information Modeling).

III. As diferentes técnicas de expressão gráfica podem ser mescladas, como, por exemplo, a base do desenho desenvolvida por modelagem volumétrica em programas com a tecnologia CAD (Computer Aided Design) e a posterior aplicação de recursos de desenho à mão livre e colagens.

IV. As representações tridimensionais de um projeto frequentemente são apresentadas em escala indeterminada, ao passo que, nos desenhos técnicos, a graficação pode ser feita em escalas variadas, sempre considerando-se que, quanto maior o nível de detalhamento, menor a escala de representação.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.
B) III.
C) I e II.
D) II e IV.
E) III e IV.


ENADE 2015 - QUESTÃO 28
A cuba esculpida, também denominada cuba moldada ou escavada, é confeccionada com o próprio material da bancada, que pode ser mármore, granito, concreto, madeira e materiais sintéticos moldados.

Analise a planta-baixa a seguir, que corresponde a uma cuba esculpida.

INDAGACAO

Assinale a opção que apresenta o corte que corresponde ao modelo de cuba esculpida representada.

INDAGACAO

INDAGACAO

INDAGACAO


ENADE 2015 - QUESTÃO 29
Desde 1960, os escritórios panorâmicos são populares entre os profissionais de projeto em função da necessidade de comunicação e da busca por intensa produtividade.

INDAGACAO

Suponha que a mudança para um escritório panorâmico em uma empresa de construção civil tenha suscitado reclamações dos funcionários no que diz respeito ao conforto, à privacidade da fala e à capacidade de concentração. Os fatores que podem ocasionar este tipo de insatisfação incluem

I. erro na setorização das atividades.
II. alta absorção do som nas paredes divisórias.
III. rebaixamento do teto com baixa absorção sonora.
IV. piso elevado em carpete em todas as áreas de escritório.
V. altura insuficiente das divisórias nas estações de trabalho.

Estão corretos apenas os fatores expressos em

A) I, II e III.
B) I, II e IV.
C) I, III e V.
D) II, IV e V.
E) III, IV e V.


ENADE 2015 - QUESTÃO 30
O planejamento do ambiente construído para uso de atividade residencial deve conter requisitos projetuais que permitam a instalação de equipamentos, mobiliários e acessórios nos limites de impactos ambientais, além de viabilidade construtiva que proporcionem conforto, segurança e proteção aos respectivos usuários.

Para se obter o melhor resultado em reformas e adequações durante a instalação de sistema de climatização artificial do tipo split, por exemplo, é fundamental conhecer a edificação existente.

Considerando a instalação do sistema split, quais dos conjuntos de informações da estrutura física da edificação e de instalações prediais são necessários conhecer previamente em projetos de reforma do espaço interior?

A) Vigas, paredes, instalações elétricas e acústicas.

B) Pilares, lajes, paredes, vigas, instalações elétricas e hidrossanitárias.

C) Paredes, vigas, pilares, fundações, instalações hidráulicas e acústicas.

D) Radiação térmica e acústica, lajes, paredes e instalações hidrossanitárias.

E) Paredes, vigas, sistema de convecção, radiação térmica e instalações acústicas.


ENADE 2015 - QUESTÃO 31
INDAGACAO
E. Grandjean; K.H.E. Kroemer. Manual de Ergonomia: adaptando o trabalho ao homem. 
Porto Alegre: Bookman, 2005 (adaptado).

As superfícies de trabalho horizontais são importantes, pois sobre elas se realiza grande parte das atividades humanas do dia a dia. Essas superfícies devem ser dimensionadas a partir da análise não só dos movimentos necessários às atividades humanas, incluindo-se precisão, força e frequência, mas também do arranjo físico do espaço de trabalho, considerando-se uma área ótima e uma área máxima para a realização das tarefas.

A partir das informações contidas na imagem e no texto, e considerando a aplicação da ergonomia à acessibilidade e usabilidade de tais superfícies de trabalho, avalie as afirmações a seguir.

I. Para a area ótima, devem ser previstas as tarefas mais importantes, ou seja, as de maior frequência ou as de maior exigência de precisão.

II. O dimensionamento de superfícies horizontais de trabalho deve ser realizado por meio da antropometria estática, a partir da medida do ombro ao centro da mão obtida com o braço estendido à frente do corpo em posição paralela ao piso.

III. No dimensionamento de superfícies horizontais de trabalho são consideradas as medidas antropométricas mínimas de alcance, ou seja, as medidas correspondentes ao percentil 5.

IV. No dimensionamento de superfícies horizontais, as medidas médias de alcance são recomendadas tanto para a área ótima quanto para a área máxima de trabalho.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e IV, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e III apenas.
E) I, II, III e IV.


ENADE 2015 - QUESTÃO 32
Jean Prouvé projetou mobiliário para produção em série. Cadeiras, mesas e estantes foram planejadas de modo a facilitar sua montagem e aumentar a resistência dos materiais. A produção em série atendeu à necessidade do pós-Segunda Guerra Mundial na França dos anos 1950, um país em processo de reconstrução.

INDAGACAO
Disponível em: <http://tumbir.com>. Acesso em: 20 jul. 2015.

A partir dessas informações, avalie as afirmações a seguir.

I. A fabricação em larga escala para atender à demanda social encontrou, nos projetos de Jean Prouvé, a particularidade da forma a serviço das tensões programadas para serem suportadas, o que qualifica a forma do mobiliário, liberando-o do exclusivismo formalista.

II. A produção seriada atende ao princípio da funcionalidade, o que implica a necessidade de o designer priorizar, em suas criações, os aspectos estéticos em detrimento dos utilitários.

III. A forma e a cor não são orientadas por formalismo, mas sim pela condição específica do material e pela sua durabilidade, mesmo que, com isso, o aspecto estético tenha de sofrer alterações.

IV. O design do mobiliário apresentado na fotografia é pautado pela robustez das formas e pela cor do material.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e IV, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e III apenas.
E) I, II, III e IV.


ENADE 2015 - QUESTÃO 33
Ecodesign é todo processo que contempla os aspectos ambientais em situações cujo objetivo principal seja projetar ambientes, desenvolver produtos e executar serviços que, de alguma maneira, reduzirão o uso dos recursos não renováveis ou, ainda, minimizarão o impacto ambiental durante o ciclo de vida desses elementos. Isso implica reduzir a geração de resíduos e economizar custos de disposição final.
Disponível em: <http://www.mma.gov.br>. Acesso em: 15 jul. 2015.

A partir do exposto, verifica-se que, entre os materiais básicos mais utilizados nos projetos de design de interiores, os que apresentam a melhor relação entre o desempenho no isolamento térmico e a reciclagem/aproveitamento do material são

A) os metais, dada a alta energia incorporada.

B) os vidros, dada a média energia incorporada.

C) as placas de fibrocimento, dada a baixa energia incorporada.

D) as placas de gesso acartonado, dada a baixa energia incorporada.

E) as placas de aglomerado e chapas de partículas orientadas (OSB), dada a alta energia incorporada.


ENADE 2015 - QUESTÃO 34
Quem mora nas grandes cidades tem de conviver com os mais variados tipos de barulho: aviões, alarmes de carros, sirenes de ambulância, máquinas, britadeiras, latidos de cães, entre tantos outros. O ouvido humano suporta níveis de 80 a 85 decibéis. A exposição contínua a sons acima de 120 decibéis provoca sérios traumas, e pode provocar, também, perda total ou parcial da audição, insônia, estresse, dificuldades na comunicação, na concentração e na aprendizagem, efeitos fisiológicos, como hipertensão, isquemia e gastrite.

Em ambientes como escritórios, salas de aula, auditórios, é importante promover-se o isolamento acústico adequado aos níveis de ruído produzidos interna e/ ou externamente ao ambiente e também corrigir-se o tempo de reverberação do recinto, para atenuar os ruídos produzidos internamente. Para isso, o mercado dispõe de grande quantidade de materiais isolantes acústicos e absorventes acústicos.

Considerando o exposto, avalie as afirmações a seguir.

I. Forros acústicos podem ser pintados, sem que sejam alteradas suas propriedades acústicas.

II. Materiais absorventes acústicos caracterizam- se por serem densos, pesados e de baixa porosidade.

III. O tipo de material utilizado como revestimento em piso, parede e teto influencia o tempo de reverberação do ambiente.

IV. Uma das alternativas para se promover o isolamento acústico de ambientes, sem aumento expressivo na espessura das paredes, é a utilização do sistema mola-massa- mola em paredes em gesso acartonado com enchimento em lá de vidro.

É correto o que se afirma em

A) IV, apenas.
B) I e II, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e III apenas.
E) I, II, III e IV.


ENADE 2015 - QUESTÃO 35
O objeto da natureza é o homem.

O objeto do homem é o estilo.

Aquilo que se expressa positivamente na plasticidade moderna -  uma proporção equilibrada do peculiar e da generosidade - manifesta-se mais ou menos também na vida do homem moderno e constitui a causa original da reconstrução social, de que somos testemunhas. Do mesmo modo que o homem amadureceu até ser capaz de opor à dominação do indivíduo o livre-arbítrio, também o artista tende a contrapor à predominância do individual nas artes plásticas, forma e cor naturais, emoções, etc. Essa transferência, que se baseia numa interioridade amadurecida de todo homem, na vida no sentido estrito da palavra, num conhecimento racional, reflete-se no inteiro desenvolvimento da arte, especialmente na dos últimos cinquenta anos.
DOESBURG, TV. De Stil. v.2. 1919.

INDAGACAO

O movimento De Stijl muito influenciou a produção das belas artes, tendo seus integrantes desenvolvido peças de mobiliário, têxteis, grafismo, interiores e arquitetura.

A respeito desse movimento, avalie as afirmações a seguir.

I. A arte produzida por esse movimento refletia a influência do cubismo e a rejeição ao artesanato, em favor de um antinaturalismo geométrico.

II. Os integrantes desse movimento defendiam a purificação da arte e do design por meio de uma linguagem universal abstrata, por eles denominada Neoplasticismo.

III. O pouco uso de ornamentos e a busca por pureza estética, de modo semelhante ao da visão não materialista do design, contrapõem-se ao pensamento do movimento moderno.

IV. A busca da honestidade formal e da beleza por meio da utilização de figuras simples, como os quadrados, as linhas horizontais e verticais e as cores primárias, trazem harmonia e iluminação à humanidade.

É correto o que se afirma em

A) III, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e IV apenas.
E) I, II, III e IV.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.