O Arts and Crafts foi um movimento que teve início na Inglaterra na segunda metade do século XIX e prosseguiu

O Arts and Crafts foi um movimento que teve início na Inglaterra na segunda metade do século XIX e prosseguiu até o século XX, disseminando-se na Europa continental e nos Estados Unidos da América. Seus partidários procuravam reafirmar a importância do design e do artesanato em todas as artes diante da crescente industrialização, que, no seu entendimento, sacrificava a qualidade em favor da quantidade. A principal inovação do Arts and Crafts estava em sua ideologia, não em seu estilo ou em seus projetos, que se voltavam para a arquitetura e as tapeçarias, as iluminuras e os estilos rústicos de decoração e mobiliário medievais.

Além disso, embora o movimento fosse bem-sucedido em elevar o status do artesão e incentivar o respeito pelos materiais e tradições populares, ele fracassou no sentido de promover a arte para as massas, pois seus produtos feitos à mão eram caros.
DEMPSEY, A. Estilos, escolas e movimentos. São Paulo: Cosac Naify, 2003 (adaptado).

indagacao

Em relação ao legado do movimento Arts and Crafts para o design nos dias correntes, assinale a opção correta.

A) Os ideais do movimento Arts and Crafts constituíram a base do Jugendstil alemão e da Bauhaus, que também se empenharam em unir as artes aplicadas, de elevada qualidade, ao princípio do projeto total.

B) O movimento Arts and Crafts está relacionado ao anti-industrialismo e à recusa dos designers a projetarem produtos passíveis de produção em massa, ideia que persiste nos dias atuais.

C) O estilo decorativo rústico-medieval, característico do movimento Arts and Crafts, ainda é amplamente utilizado no design, expresso principalmente no mobiliário feito em madeira de demolição.

D) A estética dos padrões gráficos com linhas fluidas e dinâmicas de William Morris, Arthur Mackmurdo e Charles Voysey, produzidos para tecidos e papéis de parede, influenciou, posteriormente, o Art Nouveau internacional.

E) O ideal artesanal do movimento Arts and Crafts contribuiu para o prestígio do design nos dias atuais, como evidenciado no interesse dos designers e do público geral pelo processo e qualidade da manufatura dos produtos, mesmo os industriais.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
E) O ideal artesanal do movimento Arts and Crafts contribuiu para o prestígio do design nos dias atuais, como evidenciado no interesse dos designers e do público geral pelo processo e qualidade da manufatura dos produtos, mesmo os industriais.
 
QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.