O vínculo entre Direitos Humanos e comércio internacional residiria na ligação cada vez mais perceptível

ENADE 2015 - QUESTÃO 34
O vínculo entre Direitos Humanos e comércio internacional residiria na ligação cada vez mais perceptível entre as vantagens comparativas em matéria comercial e as discrepâncias de regimes trabalhistas entre os países, muitas das quais resultam da violação de direitos constantes de tratados e convenções internacionais. Longas jornadas de trabalho, baixos salários, utilização da mão de obra infantil e condições de trabalho inadequadas seriam formas de “dumping social” que acarretariam o aumento das exportações devido à queda dos custos de produção.
AMARAL JÚNIOR, A. Direitos humanos e comércio internacional: reflexões sobre a
 cláusula social. In: Revista da Faculdade de Direito da Universidade de
 São Paulo. v. 94, 1999 (adaptado).

O texto apresentado aborda a relação entre as violações de direitos humanos e o desenvolvimento do comércio internacional, e faz refletir sobre as perdas oriundas do progresso econômico. A respeito desse assunto, avalie as afirmações a seguir.

I. Os direitos humanos relacionados às condições dignas de trabalho podem ser classificados como direitos humanos de segunda geração ou dimensão, que se desenvolveram com maior ênfase após a Revolução Industrial europeia, a partir do século XIX.

II. A busca da conquista de novos mercados e da competitividade internacional acabam gerando o efeito reflexo de redução dos direitos dos trabalhadores, para que o produto chegue ao exterior com um preço menor, tornando-se, assim, mais atrativo.

III. O “dumping social” consiste na adoção, por um grupo de empresas, de preços considerados abaixo dos praticados no mercado, visando prejudicar ou eliminar seus concorrentes — prática bastante corriqueira no comércio internacional.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
 
QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
C) I e II, apenas.
 
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.