Prova Tecnologia em Design de Moda ENADE 2015 com Gabarito
Prova Tecnologia em Design de Moda ENADE 2015 com Gabarito
OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
ENADE 2015 - QUESTÃO 09
Uma coleção é a reunião ou conjunto de peças de roupas e/ou acessórios que possuam alguma relação entre si.
Na imagem a seguir estão representados modelos da Belle Époque, 1900 a 1910.
Disponível em: <http://unwua fashion-era.com. Acesso em: 20 de jul. 2015 (adaptado)
A partir das informações apresentadas, uma coleção inspirada na Belle Époque é aquela cujos modelos apresentam
A) saias em godê franzido estruturada pelo panier, sobre uma silhueta em forma de ampulheta, e uso de adereços em renda.
B) saias em forma de sino, sobre uma silhueta feminina em forma de S, e uso de adereços como chapéus e sombrinhas.
C) saias rodadas e casacos largos, sobre uma silhueta reta, e uso de adereços simples e atemporais.
D) vestidos assimétricos e minimalistas, sobre uma silhueta acinturada, e ausência de adereços.
E) saias e casacos justos, sobre uma silhueta reta, e uso de adereços clássicos.
ENADE 2015 - QUESTÃO 10
Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Ele permite identificar e minimizar os possíveis erros ainda no papel, ao invés de cometê-los no mercado.
ROSA, C. A. Como elaborar um plano de negócios.
Brasília: Sebrae, 2013 (adaptado).
Considerando as informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A análise de mercado é uma das etapas mais importantes do plano de negócios na área da moda, pois, nela, identificam-se as necessidades e os desejos do público-alvo.
PORQUE
II. Durante a etapa de análise de mercado, realiza-se a pesquisa de tendências visando identificar as preferências de consumo do público-alvo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 11
A segmentação mercadológica refere-se a identificação de grupos de consumidores que podem ser efetivamente atendidos e atingidos por meio do mesmo esforço de marketing. Segmentar significa agrupar, de forma homogênea, consumidores de determinada categoria de produtos que possuam características semelhantes.
COBRA, M. Marketing & moda. São Paulo: Senac, 2007 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. Os consumidores apresentam semelhanças e diferenças entre si, sendo a segmentação uma opção para atender a determinados grupos específicos.
II. A segmentação de mercado tem como consequência a dificuldade de formulação de estratégias de comunicação e de vendas eficazes.
III. Os critérios geográficos, demográficos, socioeconômicos e psicográficos devem ser considerados ao se segmentar o mercado de moda.
IV. Os segmentos de mercado de moda são: mercado de massa, alta costura e prét-à-pôrter.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV apenas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 12
Na moda, o setor de pesquisa de tendências deve se preparar com antecedência para cada nova coleção. Os fornecedores de tecidos, por exemplo, iniciam as pesquisas quase dois anos antes da estação. A importância de um bom profissional na análise de tendências é incalculável. Caso a pesquisa não seja efetiva, os produtos correm o risco de encalhar e serem vendidos bem abaixo do valor estipulado inicialmente, o que gera prejuízo à empresa.
DILLON, S. Princípios de gestão de negócios de moda. São Paulo: Gustavo Gili, 2012 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, a pesquisa de tendências na moda tem como função
A) determinar as preferências de consumo no futuro próximo, através de uma fotografia do consumidor, em interação com os acontecimentos sociais, políticos, econômicos e culturais.
B) prever a reação do ser humano diante de uma realidade social, econômica, política, espiritual e ambiental, por meio de um processo intuitivo.
C) indicar o que já existe no mercado, diferenciando uma empresa das concorrentes e aproximando-a das reais necessidades do consumidor.
D) fomentar a qualidade e a competitividade de marcas por meio do aporte de informações aleatórias e casuais.
E) identificar produtos específicos que farão Sucesso no semestre ou ano seguinte.
ENADE 2015 - QUESTÃO 13
O Processo Produtivo para confecções é uma sequência operacional que inicia no planejamento da coleção e desenvolvimento do produto, passando por toda a produção até a expedição.
SEBRAE. Gestão do processo produtivo. 2007 (adaptado).
Considerando o texto, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das etapas do processo produtivo.
A) Planejamento de coleção; planejamento do processo produtivo; risco; enfesto; corte; costura; limpeza da peça; passadoria; embalagem; expedição; cliente.
B) Planejamento — do processo — produtivo; planejamento de coleção; risco; enfesto; corte; costura; limpeza da peça; passadoria; embalagem; expedição; cliente.
C) Planejamento — do processo — produtivo; planejamento de coleção; enfesto; risco; corte; costura; limpeza da peça; passadoria; embalagem; expedição; cliente.
D) Planejamento de coleção; planejamento do processo produtivo; enfesto; risco; corte; costura; limpeza da peça; passadoria; embalagem; expedição; cliente.
E) Planejamento de coleção; planejamento do processo produtivo; risco; enfesto; corte; costura; embalagem; limpeza da peça; passadoria; expedição; cliente.
ENADE 2015 - QUESTÃO 14
Os tecidos são constituídos pelo entrelaçamento de fibras têxteis de um ou mais tipos. A origem pode ser sintética, natural ou artificial.
A esse respeito, avalie as afirmações a seguir.
I. A fibra de amianto é de origem vegetal, e, portanto, uma fibra celulósica.
II. O poliéster é uma fibra sintética derivada do petróleo.
III. A viscose, apesar de ser uma fibra de origem natural, é considerada artificial por passar por procedimentos químicos e físicos.
IV. As fibras naturais podem ser de origem animal, tais como as fibras de rami, de abacá, de cashmere e de seda.
É correto o que se afirma em
A) I e III, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
ENADE 2015 - QUESTÃO 15
No estudo da construção da modelagem, é necessário conhecer as medidas e as proporções do corpo humano, por meio dos princípios da ergonomia, bem como os volumes e as reentrâncias que a anatomia do corpo apresenta. O conhecimento e o domínio dos métodos de modelagem e suas respectivas técnicas são fundamentais para o desenvolvimento do vestuário.
Disponível em: <http:/ /wwn.ceart.udesc.br>.
“Acesso em: 25 jul. 2015 (adaptado).
A partir do texto, assinale a opção correta.
A) Na etapa de modelagem, a elaboração de moldes tridimensionais compromete a ergonomia das peças, por não permitirem a inclusão das margens necessárias à execução da costura.
B) Na etapa de modelagem, é necessário interpretar as ideias do designer de moda e as informações registradas na ficha técnica do produto, que contém todos os detalhes a serem observados durante a modelagem e montagem da peça.
C) No projeto do vestuário, contempla-se, o traçado geométrico das bases do corpo utilizadas no desenvolvimento da modelagem, logo, o foco do projeto está no usuário, o que torna as medidas antropométricas dispensáveis.
D) No projeto de modelagem plana, o corpo humano é representado tridimensionalmente e planificado em um diagrama de representação geométrica da morfologia humana com base nas medidas do corpo.
E) No traçado tridimensional do corpo, priorizam- se o plano de equilíbrio por meio das linhas estruturais, a simetria e a relação de proporção entre os pontos anatômicos e as alturas, dispensando-se as pences, que atenuam saliências e curvas do corpo.
ENADE 2015 - QUESTÃO 16
A cor é um elemento compositivo utilizado em projetos de design de moda. O círculo cromático, representado na figura a seguir, permite estudá-la conforme sua composição e disposição.
Com base na composição e disposição das cores e nos princípios de design, avalie as afirmações a seguir.
I. As cores primárias, que são o ciano, o magenta e o amarelo, quando misturadas, dão origem às demais cores do círculo cromático.
II. Ao misturar cores, aumenta-se a nuance de uma cor pela adição de preto.
III. As cores análogas são obtidas a partir da combinação de uma cor com seus matizes adjacentes.
IV. Os matizes opostos no círculo cromático são considerados complementares, e, entre eles, verifica-se alto contraste.
É correto apenas o que se afirma em
A) IV.
B) I e II.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) I, II, III e IV.
ENADE 2015 - QUESTÃO 17
A criação de coleções amparada por metodologia projetual favorece a otimização do tempo, a criação e os recursos para a elaboração da coleção, desde a ideia inicial até as peças piloto.
A respeito da metodologia projetual, assinale a alternativa correta.
A) A escolha das estampas da coleção pode ocorrer em qualquer fase do projeto de desenvolvimento do produto, visto que está diretamente relacionada à inspiração do designer.
B) O desenho de moda é fundamental, pois ele apresenta a relação entre tecido, cor, modelagem e caimento. Caso o desenho não seja bem feito, toda coleção deverá ser prototipada.
C) A escolha dos tecidos para as peças da coleção pode ser feita após os croquis terem sido concluídos e aprovados pela equipe de vendas da empresa, pois a definição do caimento da peça e do consumo de materiais não depende dessa etapa.
D) O processo de desenvolvimento de fichas técnicas após a prototipagem pode ser suprimido se a peça não precisar de alterações. Desta maneira, o invés de mandar as fichas técnicas para a linha de produção, deve-se enviar a peça piloto.
E) A prototipagem das peças deve ser feita antes da produção em série da coleção, pois o caimento do tecido em relação à modelagem só é percebido nas peças prototipadas, que, não estando adequadas, deverão ser refeitas ou excluídas da coleção final.
ENADE 2015 - QUESTÃO 18
A imagem a seguir representa o desenho técnico de um vestido.
Considerando esse modelo, avalie os moldes a seguir.
Qual(is) desses moldes compõe(m) o vestido?
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2015 - QUESTÃO 19
Em uma consultoria de moda e de imagem, é necessário considerar as proporções físicas do cliente para compor um visual que valorize a sua imagem, destacando os pontos fortes e disfarçando os pontos fracos.
A figura a seguir representa cinco biotipos femininos comuns.
Esses biotipos são denominados, respectivamente,
A) ampulheta, retângulo, oval, triângulo invertido e triângulo.
B) ampulheta, retângulo, triângulo, triângulo invertido e oval.
C) retângulo, ampulheta, triângulo invertido, triângulo e oval.
D) triângulo invertido, retângulo, oval, triângulo e ampulheta.
E) triângulo invertido, ampulheta, oval, retângulo e triângulo.
ENADE 2015 - QUESTÃO 20
Utilizando o desenho técnico como ferramenta de desenvolvimento de produto, o designer de moda facilita o processo de modelagem e determina corte e enfesto da peça, assegurando a fiel reprodução da sua ideia.
Analise o desenho técnico da saia a seguir.
Considere os seguintes moldes que compõem esse modelo: frente, costas, bolsos dianteiros, bolsos traseiros, cós e passantes. Indique, respectivamente, quantas vezes cada um desses moldes deve ser cortado no tecido para produzir uma peça.
A) 2-2-2-2-2-5.
B) 2-1-1-1-2-5.
C) 2-1-1-1-8-5.
D) 1-2-2-2-8-5.
E) 1-2-2-2-1-5.
ENADE 2015 - QUESTÃO 21
A escolha de um tema para a coleção depende de sensibilidade e pode surgir de qualquer fonte, cabendo ao designer ou à equipe de criação transformar o elemento inspirador em uma proposta de moda, conceitual ou comercial.
TREPTOW, D. Inventando moda: planejamento e coleção.
São Paulo: Treptow, 2013 (adaptado).
Avalie as afirmações a seguir, relativas ao planejamento de uma coleção de moda.
I. A fase de escolha do tema é aquela em que o criador pode utilizar diversas ferramentas de pesquisa, pois os melhores temas não vêm prontos, são como pedaços de um quebra-cabeça que formam uma imagem única: a coleção.
II. A fase de visualização do tema é favorecida pelos painéis de inspiração, que devem conter imagens fortes que representem a temática escolhida, das quais podem ser retiradas a cartela de cores e as palavras- chave da coleção.
III. A fase de planejamento é aquela em que são apresentados os rascunhos da coleção e os desenhos técnicos bidimensionais planificados.
IV. Um dos segredos para o sucesso de uma linha de produtos é a habilidade do designer de conseguir tecidos e acabamentos certos, nas quantidades corretas, por um preço adequado às peças que serão desenvolvidas.
É correto o que se afirma em
A) IV, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
ENADE 2015 - QUESTÃO 22
A ergonomia é um conjunto de ciências que visa ao bem-estar e ao conforto do ser humano. Diante da necessidade de garantir essas condições a todos, diferenças devem ser consideradas no design de moda para que cada produto se ajuste ao perfil do usuário, propiciando leituras que favoreçam suas características físicas, considerando-se os diferentes biotipos.
GRAVE, M. A moda-vestuário e a ergonomia do hemiplégico.
São Paulo: Escrituras Editora, 2010 (adaptado).
Considerando esse texto, para favorecer o biotipo do público-alvo plus size, o designer de moda deve optar por
A) malha, pois a elasticidade do tecido associada ao uso de recortes, em conjunto com modelagens em corte império, garantem sustentação.
B) alfaiataria, pois o tecido plano e o uso de entre telas conferem estrutura à peça, em conjunto com a silhueta reta (I), proporcionam impressão de alongamento.
C) brocado, pois o tecido estruturado permite o emprego de pregas e de babados, que garantem volume e rigidez à peça.
D) cetim, devido ao brilho do tecido e a sua modelagem justa.
E) crepe, pois o tecido permite uma modelagem solta e fluida.
ENADE 2015 - QUESTÃO 23
Os impactos socioambientais das peças de roupas de moda podem ser identificados pelo mapeamento das atividades do ciclo de vida de uma roupa. Uma etapa desse tipo de mapeamento envolve, por exemplo, o questionamento, junto aos fornecedores, a respeito da procedência das fibras dos tecidos utilizados.
GWILT. A. Moda sustentável: um guia prático. São Paulo: Gustavo Gilim, 2014 (adaptado).
Considerando o design de moda com foco na sustentabilidade, avalie as afirmações a seguir, em relação ao ciclo de vida do produto.
I. O papel do designer de moda em relação ao ciclo de vida do produto encerra-se após a entrega das peças para a distribuição; portanto, pensar o modo como as roupas serão usadas e, depois, descartadas, não é parte de suas atribuições.
II. O resíduo têxtil, na maioria das vezes, é incinerado ou enviado a aterros, pois o modo como os tecidos são processados durante a fabricação da peça inviabiliza a sua reciclagem.
III. A estratégia de design pela desmontagem foca a criação de produtos que podem ser facilmente desconstruídos ao final de sua vida, de forma que seus componentes materiais possam ser reusados.
IV. A manipulação e a melhoria dos tecidos requer, muitas vezes, alto consumo de água e energia, além de gerar uma série de resíduos poluentes, o que compromete a sustentabilidade da fabricação do produto.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) I e II, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
ENADE 2015 - QUESTÃO 24
Para criar um modelo de roupa, o designer de moda utiliza elementos de criação e se baseia nos princípios do design: a silhueta, que consiste na forma que determinada peça vai ter; a linha, que confere à peça a sensação de fluidez e leveza; e a textura, que depende dos materiais utilizados para realizar uma peça de vestuário.
PINA, LM. G. A cor e a moda: a função da cor como suporte para “o design de moda e personalidade dentro de um público jovem. Portugal: Universidade da Beira Interior, 2009 (adaptado).
Considerando as linhas da silhueta e os efeitos visuais que elas podem causar, assinale a opção correta.
A) As linhas verticais, conduzem os olhos tanto para cima quanto para baixo, assegurando um caimento acinturado e aumentando o comprimento da peça, o que resulta em elegância.
B) As linhas diagonais criam efeito de movimento e, conforme sua inclinação, resultam em dinâmica semelhante à do efeito de tecido esvoaçante.
C) As linhas retas remetem a visual menos formal e não compõem estampas com padronagens clássicas e conservadoras.
D) As linhas horizontais, conduzem os olhos de um lado para outro, o que resulta na ilusão de comprimento e de altura.
E) As linhas curvas, circulares ou onduladas resultam em visual estático e formal.
ENADE 2015 - QUESTÃO 25
A cor é uma poderosa mensageira na comunicação da moda, além de ser item importantíssimo no efeito da imagem pessoal, pois representa a maneira como as pessoas se sentem. Quando a pessoa usa cores que se harmonizam com o tom da sua pele, a aparência se torna mais iluminada, saudável e rejuvenescida; caso contrário, quando as cores são usadas de maneira inadequada, a pessoa pode aparentar cansaço, envelhecimento e se tornar apagada.
AGUIAR, T. Personal stylist: guia para consultores de imagem. 6 ed.
São Paulo: SENAC, 2011 (adaptado).
A partir das informações do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Para a classificação do tipo de pele de uma pessoa, deve-se investigar tom, temperatura e estação da pele.
PORQUE
II. A análise do tom da pele permite verificar à tez das pessoas, o que evita equívocos na caracterização da pele.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 26
Na composição de um modelo, podem estar previstas as aplicações de estampas, que podem ocorrer pela utilização de tecidos estampados (estampa corrida) ou de motivos aplicados sobre a peça em lugares específicos (estamparia localizada). O designer é responsável pela criação ou escolha do desenho, baseando-se no fundo em que será aplicado. Entre as técnicas de estamparia, podemos citar: estampagem em clear sobre fundos claros, mix, gel, silicone, puff, tintas personalizadas, glitter, silicone 3D, tintas fotossensíveis ou termossensíveis, efeito de corrosão, sublimação e estampagem digital.
TREPTOW, D. Inventando moda: planejamento e coleção.
São Paulo: Treptow, 2013 (adaptado).
Com relação à técnica de estampagem digital, assinale a opção correta.
A) A estampa é formada pela aplicação de tinta no tecido esticado sobre um bastidor, em que será colocada uma tela com a imagem a ser revelada.
B) A estampa é transferida através de cilindros rotativos, e a imagem atravessa uma tela porosa à medida que o cilindro rola sobre o tecido.
C) A estampa contida no arquivo pode ser impressa diretamente no tecido, dispensando-se, assim, a preparação de tela, o que torna o método mais econômico na utilização de insumos.
D) A estampa é formada a partir de um cilindro de gravação que utilizado para cada cor do padrão, grava o desenho no tecido à medida que este passa pela máquina de estampagem.
E) A estampa é transferida para o tecido através de um cilindro quente, que possibilita a fixação profunda das cores, e o uso de tintas especiais para uma grande variedade de tecidos.
ENADE 2015 - QUESTÃO 27
A moulage, também conhecida como draping, é uma técnica de modelagem tridimensional, enquanto a modelagem tradicional é plana bidimensional. O nome vem do francês, moule, que significa forma, molde. Atualmente, grandes marcas da indústria de confecção estão adotando a moulage como uma das principais ferramentas criativas para o desenvolvimento de produtos inovadores.
A técnica é bastante apropriada para a confecção de roupas que fogem do padrão ou que são muito modeladas no corpo, pois elas podem ter muitos recortes, ou recortes diferentes dos tradicionais, volumes exagerados, golas de tamanhos e formatos diferentes, alterações na estrutura do molde, como pregas, franzidos, dobras e torcidos.
Uma vantagem da técnica de moulage como ferramenta criativa é
A) dispensar a confecção da peça piloto e, consequentemente, a prova da peça criada, o que reduz os custos.
B) favorecer a liberdade de criação, em função dos variados tamanhos dos manequins e das possibilidades de cálculos.
C) permitir o trabalho com qualquer tipo de tecido, que pode ser utilizado em qualquer posição, o que evita gastos e desperdícios.
D) demandar pouco tempo e baixo custo para o desenvolvimento de novos produtos, que poderão ser provados várias vezes.
E) possibilitar resultados mais precisos, pois é realizada diretamente sobre o corpo ou manequim, o que evita muitas provas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 28
A preparação da costura é etapa imprescindível para a produtividade e a qualidade da peça. O profissional que prepara a peça deve estar munido da sua ficha técnica completa com a sequência operacional, que o auxiliará na identificação de todas as partes que compõem a peça, bem como de seus aviamentos.
SEBRAE. Gestão do processo produtivo. Têxtil e confecções, 2007 (adaptado).
A imagem a seguir representa uma camiseta de malha simples encaminhada para confecção.
Qual é a sequência operacional e o maquinário necessário para a confecção dessa peça?
A) Unir ombros/overloque; unir mangas à peça/overloque; fechar as laterais da peça/overloque; unir ribana o degolo/overloque; rebater costura da ribana/galoneira (colarete); barra do punho da manga/galoneira (colarete); barra da camiseta/galoneira (colarete).
B) Unir ombros/overloque; unir mangas à peça/overloque; fechar as laterais da peça/overloque; unir ribana ao degolo/overloque; barra do punho da manga/máquina de costura reta; barra da camiseta/ máquina de costura reta; rebater costura da ribana/galoneira (colarete).
C) Fechar as laterais da peça/interloque; unir ombros/overloque; unir mangas à peça/overloque; unir ribana ao degolo/galoneira (colarete); rebater costura da ribana/galoneira (colarete); barra do punho da manga/galoneira (colarete); barra da camiseta/galoneira (colarete).
D) Fechar as laterais da peça/overloque; unir mangas à peça/overloque; unir ombros/overloque; unir ribana ao degolo/interloque; rebater costura da ribana/máquina de costura reta; barra do punho da manga/galoneira (colarete); barra da camiseta/galoneira (colarete).
E) Unir mangas à peça/interloque; unir ombros/interloque; fechar as laterais da peça/interloque; unir ribana ao degolo/interloque; rebater costura da ribana/máquina de costura reta; barra do punho da manga/galoneira (colarete); barra da camiseta/galoneira (colarete).
ENADE 2015 - QUESTÃO 29
Os caminhos para o sucesso do empreendedorismo na área de moda dependem de investimentos na capacidade produtiva da empresa. Conhecer o maquinário ideal para cada tipo de peça ou tecido é requisito elementar para iniciar os investimentos.
Diante dessa consideração, assinale a opção correta quanto às máquinas de costura e suas possibilidades de uso.
A) A máquina de costura reta industrial é utilizada em tecidos planos, em costuras de sustentação das peças e em acabamentos.
B) A máquina de travete é utilizada para fazer casa de botões, para pregar zíperes, e para a costura final de barras, bolsos, paletós, calças e lingeries.
C) A máquina overloque, permite cortar e fazer pontos que se caracterizam por uma série de fios que se combinam e fecham o tecido ao longo da borda.
D) A máquina doméstica permite fazer a costura retacomu, alguns pontos especiais, o zigue-zague e o chuleado, mas não possibilita pregar zíperes e fazer caseamento.
E) A máquina interloque é uma opção para o acabamento das peças, preferencialmente indicada para trabalhos com tecidos elásticos, porém depende da máquina de costura reta para fazer a costura de segurança.
ENADE 2015 - QUESTÃO 30
A modelagem plana pode ser desenvolvida por meio de sistemas CAD. Esse sistema pode operar de duas maneiras: com a construção de moldes pela alteração de bases arquivadas no próprio sistema ou pela digitalização de moldes produzidos fora do sistema. Este software pode configurar uma graduação automática por meio da tabela de medidas. Com o molde de diversos tamanhos graduados, parte-se para uma terceira etapa, que é a simulação do encaixe.
TREPTOW, D. Inventando moda: planejamento e coleção.
São Paulo: Treptow, 2013 (adaptado).
Em relação às ferramentas de simulação de encaixe do sistema CAD, avalie as afirmações a seguir.
I. Informa o consumo total de tecido, tanto no encaixe automático quanto no interativo.
II. Identifica as padronagens (listra, xadrez e estampas) e sentido (direito e avesso) dos tecidos utilizador.
III. Permite análise do boneco de encaixe por meio de impressão em escala reduzida.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2015 - QUESTÃO 31
Os elementos de design — linha, cor, textura, padronagem, silhueta e forma — são usados em combinação, de acordo com as escolhas do designer e os princípios de design. Os modelos apresentados na imagem a seguir representam a utilização desses elementos.
Considerando os elementos e princípios do design, bem como os biotipos físicos e a ergonomia, assinale a opção correta em relação à esses modelos.
A) O vestido 1, por ser estruturado, é recomendado para mulheres de biotipo triângulo, dado o efeito de redução do quadril.
B) O vestido 2, com linhas bem definidas, utiliza o princípio do contraste, sendo indicado para qualquer biotipo, pois é um vestido harmônico, leve e capaz de equilibrar qualquer proporção corpórea.
C) O vestido 3 favorece o efeito de redução do quadril em função da utilização do elemento linha, sendo indicado para mulheres de biotipo oval, triângulo invertido e retângulo.
D) O vestido 4, que apresenta o elemento linha, utiliza o princípio da radiação, visto que todas as linhas partem de um ponto, sendo adequado para mulheres de biotipo retângulo.
E) O vestido 5 alonga a silhueta, em razão do decote em V e das linhas de corte, sendo mais apropriado para biotipos longilíneos.
ENADE 2015 - QUESTÃO 32
Definir o arranjo físico ou layout de uma operação produtiva é decidir onde colocar todas as instalações, máquinas e equipamentos na produção, proporcionando o melhor fluxo possível de escoamento/ movimentação dos recursos utilizados e dos indivíduos que vão trabalhar na produção.
ROSA,. A. Roteiro prático para o desenvolvimento de novos produtos. São Paulo:
Editora STS, 1999 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas no texto, o layout fabril e a distribuição do arranjo físico de uma confecção, avalie as afirmações a seguir.
I. No arranjo físico por processo, as tarefas similares são mantidas juntas e os produtos seguem o mesmo fluxo, percorrendo um roteiro de processo a processo.
II. No arranjo físico por produto, busca-se posicionar os recursos produtivos transformadores de acordo com o que é mais conveniente ao produto que está sendo transformado; cada produto segue a sequência operacional requerida, que coincide com aquela em que os processos foram arranjados fisicamente.
III. No arranjo físico celular, os recursos transformadores são pré selecionados para movimentarem-se para partes específicas da operação; a célula, analisada isoladamente, pode obedecer a arranjo físico por processo ou por produto.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2015 - QUESTÃO 33
A construção do vestuário é a base do trabalho em design de moda. É decisivo que o profissional conheça e compreenda as técnicas de criação de roupas, que são tridimensionais, a partir de molde bidimensional. Atualmente, um corte muito utilizado é o corte em viés. Introduzido por Madeleine Vionnet, esse corte destaca os contornos do corpo.
A partir dessas informações, avalie as afirmações a seguir.
I. As roupas enviesadas devem ser cortadas em ângulo de 75 graus em relação ao fio do tecido.
II. O corte no sentido do urdume cai mais facilmente no viés, pois não se retorce tanto como o corte no sentido da trama.
III. Devido à sua leveza e ao tipo de caimento, Os tecidos como crepe, crepe da China, seda e chiffon são ideais para o corte em viés.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2015 - QUESTÃO 34
A construção de produtos em malha, bem como em tecidos com elastano, requer métodos específicos de manuseio. Com relação a esse tema, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As malhas e tecidos com elastano podem ser enfestadas diretamente, seguindo-se o comprimento e a largura da mesa.
PORQUE
II. O enfesto e o corte das malhas e tecidos com elastano dispensam a etapa de descanso, tendo em vista que tais tecidos não apresentam problemas de encolhimento posteriores à costura, pois possuem grande estabilidade dimensional.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 35
A representação gráfica para produtos de moda pode ser complementada com aplicações de texturas táteis e de materiais que favorecem uma representação criativa, inovadora e, muitas vezes, mais realística dos produtos que estão sendo desenvolvidos para a coleção. Uma técnica que tem sido incorporada pelos ilustradores de moda é a colagem, representada nos croquis a seguir. O segredo da popularidade da colagem no mundo da moda é sua diversidade envolvente, que permite que se trabalhe fora das convenções habituais dos materiais de arte e técnicas de desenho.
HOPKINS, ). Desenho de moda. Bookman: Porto Alegre, 2011 (adaptado).
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Esse tipo de croqui permite a eliminação da etapa de produção da peça piloto.
PORQUE
II. Embora sejam representações bidimensionais, a aplicação de tecidos e aviamentos confere aos croquis um caráter de quase tridimensionalidade, o que os torna mais realistas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
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