Prova Tecnologia em Design Gráfico ENADE 2015 com Gabarito

Prova Tecnologia em Design Gráfico ENADE 2015 com Gabarito OBS:  as questões de  01  a  08  são de Formação Geral, portanto, cobradas em tod...

Prova Tecnologia em Design Gráfico ENADE 2015 com Gabarito

OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

ENADE 2015 - QUESTÃO 09
No desenvolvimento de projetos de interface digital, o designer gráfico deve levar em conta uma série de aspectos e características de usabilidade e experiência do usuário.

Considerando a adesão das pessoas da terceira idade às novas tecnologias, projetos de sistemas direcionados a esse público têm sido uma realidade no trabalho do designer.

Nesse contexto, as características de ergonomia e acessibilidade adequadas a esses projetos estão presentes em layouts que

A) sejam estruturados em grids estáticos para navegabilidade intuitiva.

B) se adaptem apenas a um tipo de dispositivo de interação digital

C) privilegiem o baixo contraste entre o texto e o fundo, o que permite maior conforto na leitura.

D)apresentem texto composto em corpo fixo, deforma que se preservem as características do projeto gráfico.

E) possibilitem a navegação, por meio de diferentes dispositivos de entrada, tais como o teclado, o mouse, ou o toque em tela.


ENADE 2015 - QUESTÃO 10
Revistas são produtos de design editorial que, no geral, se diferenciam de outros, como jornais e livros, por características diversas, sejam de ordem física (formatos, tipo e qualidade do papel), sejam de ordem estética (forte apelo visual nas composições de capas, paleta de cores, acabamentos especiais, entre outros).

Sobre o uso do grid no processo de editoração de uma revista, avalie as afirmações a seguir.

I. Trata-se de elemento essencial para projetos editoriais, tanto do ponto de vista funcional quanto do estético.

II. É utilizado quando se pretende determinar a hierarquia das informações na página de uma revista.

III. Poderá ser dispensado para a diagramação quando forem utilizados programas de editoração eletrônica.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2015 - QUESTÃO 11
A confecção de um logotipo ou de um símbolo visual capaz de representar a assinatura institucional de uma empresa deve ser estabelecida por meio de um documento técnico denominado Manual da Identidade Visual. Esse documento serve para estabelecer normas e critérios técnicos de reprodução da marca nos mais variados suportes, como, por exemplo, suportes gráficos (impressão) e suportes eletrônicos (interfaces).

Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. No Manual da Identidade Visual, deve ser apresentado o padrão de utilização da marca em todo o material institucional previsto pela empresa, como, por exemplo, papel timbrado, envelope, etiqueta, adesivo, embalagem, objetos, uniforme e frota.

II. No processo de criação da marca, o designer desenvolve os conceitos, a partir das informações levantadas no briefing e na pesquisa da concorrência, realiza os estudos de forma, do lettering (tipografia), das proporções e das cores, levando em consideração o contexto cultural e a sociedade nos quais a marca da empresa está inserida.

III. O designer seleciona as melhores alternativas para testá-las e analisá-las junto ao público- alvo, com objetivo de verificar a legibilidade, a morfologia, a sintaxe, a semântica, a pregnância e a preferência do público, e, assim, demonstrar ao cliente que o trabalho sustenta-se em questões objetivas.

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e II.

 
ENADE 2015 - QUESTÃO 12
Os papéis especiais destacam-se por sua cor e/ou textura, aliadas à boa qualidade de suas propriedades, especialmente quanto ao corpo, podendo ser revestidos ou não, mas sempre formados, na totalidade ou preponderantemente, por pasta química. A maioria desses papéis é importada, e seu custo bastante alto. Em contrapartida, tendem a singularizar os projetos.
VILLAS-BOAS, A. Produção Gráfica para designers.
Rio de Janeiro: 2AB, 2008 (adaptado).

Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Na escolha dos papéis que serão utilizados em um projeto de papelaria, deve-se levar em consideração a qualidade de apresentação que se pretende alcançar, a despeito dos custos envolvidos.

PORQUE

II. Características como textura, brilho, cor e corpo, que são diferenciadas em papéis especiais, podem influenciar na conceituação do projeto.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2015 - QUESTÃO 13
Na Alemanha, a Primeira Guerra Mundial foi seguida pelo desemprego, pelo caos político e pela inflação.

Ainda assim, foi nessa época que o design gráfico emergiu como parte de uma sociedade moderna nas cidades setentrionais do meio da Europa. A Alemanha, situada entre duas poderosas vanguardas, estava aberta às suas influências. A leste estavam o comunismo e o construtivismo da União Soviética; a oeste, o entusiasmo doutrinário dos artistas holandeses do movimento De Stijl.

Os movimentos artísticos mais proeminentes ao final da guerra eram o expressionismo e o dadaísmo. A Bauhaus, famosa escola de artes e ofícios fundada em Weimar em 1919, introduziu mudanças no design gráfico, que passou do expressionismo para o funcionalismo e do artesanato para designs reproduzidos em máquinas.
HOLUS, R. Design gráfico: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000 (adaptado)

Considerando as imagens a seguir, que representam os estilos abordados no texto, assinale a opção em que se identifica corretamente o estilo de cada figura numerada, conforme ordenação numérica crescente em que estão apresentadas.

INDAGACAO
Disponíveis em:chttp://analogue76.com>; <http;//99designs.com>; 
<https;//oneImore2time3 wordpress. com>;<http;//es.sru.edu>;
 <htto;//blog visual-ly>. Acesso em: 8 jul. 2015.

A) Expressionismo, Dadaísmo, De Stijl, Construtivismo, Bauhaus.
B) Bauhaus, Construtivismo, Expressionismo, De Stijl, Dadaísmo.
C) Expressionismo, Dadaísmo, Bauhaus, Construtivismo, De Stijl.
D) De Stijl, Bauhaus, Construtivismo, Dadaísmo, Expressionismo.
E) Expressionismo, Dadaísmo, Construtivismo, Bauhaus, De Stijl.


ENADE 2015 - QUESTÃO 14
INDAGACAO
Disponível em: <http://www.obeygiant.com>. Acesso em: 28 jul. 2015.

A imagem reproduz a obra Obey, de Shepard Fairey, designer e artista gráfico que ganhou notoriedade em 2008 após criar o pôster Hope, peça amplamente utilizada na campanha de Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos. Assim como outros trabalhos do artista, a obra costuma ser aplicada em dimensões variadas e em diferentes tipos de suportes, como camisetas, pôsteres e adesivos,

A partir da análise da imagem e das informações apresentadas acerca de sua aplicação, é correto afirmar que, para sua construção, é mais apropriada a técnica

A) vetorial, pois a edição e a criação de desenhos dependem de softwares que trabalhem com vetores.

B) vetorial, pois os gráficos vetoriais podem ser redimensionados sem prejudicar a qualidade de reprodução da peça.

C) bitmap, pois é a linguagem mais adequada para aplicação em suportes, como pôsteres e adesivos.

D) bitmap, pois os softwares que trabalham com pixels permitem um controle mais preciso na aplicação de cores, com melhor fidelidade no resultado da impressão final.

E) mista, a partir do uso de softwares que trabalhem com vetores e bitmap, pois o uso associado das duas linguagens facilita a composição de gráficos com desenhos e tipografia.


ENADE 2015 - QUESTÃO 15
Protótipos reduzem as incertezas do projeto, pois são uma forma ágil de abandonar alternativas que não são bem recebidas e, portanto, auxiliam na identificação de uma solução final mais assertiva. O processo de prototipação inicia-se com a formulação de questões que precisam ser respondidas a respeito das soluções idealizadas.

A partir disso, então, são criados modelos que representem o aspecto em aberto e que viabilizem o teste. Os resultados são analisados e o ciclo pode se repetir inúmeras vezes até que a equipe de projeto chegue a uma solução final em consonância com as necessidades do usuário e interessante para o negócio da empresa contratante. Portanto, quanto mais testes e mais cedo se inicia o processo, maior o aprendizado e as chances de sucesso da solução final.
VIANNA, M. et al. Design thinking, Rio de Janeiro:
MIV Press, 2012 (adaptado).

Considerando o contexto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. No desenvolvimento de protótipos, consideram-se intangíveis as avaliações interativas de ideias, sem influência de amostras/testes direcionados ao público.

PORQUE

II. Prototipações são como simulações que antecipam problemas, testam hipóteses e exemplificam ideias, de modo a trazê-los à realidade para a abertura de discussões.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2015 - QUESTÃO 16
O pensamento estratégico na criação de produtos ou impressos sustentáveis deve levar em conta o ciclo de vida da peça, desde a extração da matéria-prima até os processos de fabricação, utilização e descarte. Muitas vezes, as escolhas dos materiais dos quais serão feitos os produtos podem ser otimizadas de acordo com o seu tempo de vida ou o seu tipo de uso.

Em relação ao ciclo de vida dos produtos, os designers devem entender que a intenção é criar uma ideia sistêmica de produto, em que os inputs de materiais e energia bem como o impacto de todas as emissões e refugos sejam reduzidos ao mínimo possível, seja em termos quantitativos ou qualitativos, ponderando, assim, a nocividade de seus efeitos.
Anais do 2º Simpósio Brasileiro de Design Sustentável
São Paulo, 2009 (adaptado).

A partir do texto, é correto concluir que, ao criar um produto, deve-se

A) priorizar o emprego de recursos não renováveis para garantir que a ação projetual não seja comprometida.

B) ter como base os aspectos estéticos dos materiais 1a serem utilizados, em detrimento de suas origens.

C) condicionar o ciclo de vida do produto à competitividade do mercado.

D) projetá-lo tendo como preocupação os impactos que esse produto possa causar.

E) agir de modo que indivíduos e comunidades ultrapassem os limites de seu ecossistema em prol da livre criação estética.


ENADE 2015 - QUESTÃO 17
Em relação ao requisito ergonômico “acessibilidade”, ao conceber um sistema de sinalização para espaços urbanos, o designer gráfico deve considerar

A) a topografia do ambiente, uma vez que são informações espaciais indispensáveis para o projeto dos elementos iconográficos relativos à acessibilidade das informações visuais contidas no sistema de sinalização.

B) o tipo de informação e como ela será transmitida aos diversos usuários que circulam nesses espaços, visto que um sistema de sinalização deve ser acessível inclusive a usuários com necessidades especiais.

C) a eficácia da informação veiculada, uma vez que um sistema de sinalização deve alertar o usuário, principalmente aqueles com mobilidade reduzida, sobre elementos perigosos referentes ao espaço urbano.

D) os sistemas de identidade visual, a publicidade e propaganda e demais conteúdos visuais dispostos no espaço urbano, porque podem interferir na visualização das informações do sistema de sinalização, principalmente pelos usuários com baixa acuidade visual.

E) os estereótipos populares dos usuários que circulam no espaço urbano e as práticas sociais de uso consagradas ao elaborar os ícones que farão parte do sistema de sinalização, para que sejam acessíveis às diversas origens étnicas e culturais.


ENADE 2015 - QUESTÃO 18
Em um projeto de design editorial, o layout é o arranjo dos elementos, dos textos e das imagens, em uma página, levando-se em consideração aspectos práticos e estéticos, como o formato, o tipo de mídia e a organização da página de forma harmônica, agradável e clara.

A identidade visual da peça gráfica pode ser obtida com o uso de um grid, composto por linhas, que permite o posicionamento rápido, preciso e ordenado dos elementos nas páginas.
AMBROSE, G.; HARRIS, P. Fundamentos do design criativo.
Porto Alegre: Bookman, 2009 (adaptado).

Considerando a atuação flexível e criativa, esperada do designer gráfico, bem como soluções atraentes e práticas para projetos editoriais, avalie as afirmações a seguir.

I. A Sequência de Fibonacci pode ser utilizada para formar um grid, o que possibilita uma infinidade de combinações de formatos e de distribuições criativas dos elementos nas páginas.

II. A Seção Áurea pode ser utilizada como base para definir formatos de papéis e para proporcionar equilíbrio ao design de um modo geral.

III. grid pode proporcionar layouts organizados e elegantes, mas seu uso restringe as possibilidades criativas do designer e a eficácia da peça gráfica.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2015 - QUESTÃO 19
No projeto de identidade visual criado para o Walker Art Center, de Minneapolis, Estados Unidos, os designers receberam um briefing no qual a principal questão era uma nova abordagem para a identidade visual do museu, de modo que fosse distinta, conceitual e tecnologicamente singular, bem como versátil.

Deveria apresentar uma variedade de escalas que possibilitasse aplicações em pequenos e grandes suportes, de cartões de visitas a grandes paredes, satisfazendo diferentes funções, por vezes de maneira discreta ou, quando isolada, mais explícita e intensa.  Entretanto, a antiga identidade visual não poderia ser totalmente substituída, sendo necessário mantero logotipo para o qual havia sido desenvolvida uma tipografia, a Walker.

O resultado, que pode ser visto na figura a seguir, foi a criação de uma fonte tipográfica conhecida como Walker Expanded, na qual os caracteres são linhas de palavras, padrões e texturas, os quais podem ser combinados de diversas maneiras e com variadas paletas de cores. Essas combinações dispostas em linhas funcionam como um rolo de fita que pode ser aplicado virtualmente a tudo, desde material impresso e websites a produtos e arquitetura.

indagacao
TWEMLOW, A. Para que serve o design gráfico? Barcelona:
 Editorial Gustavo Gil, 2007 (adaptado).

Com base no case apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Atualmente, um projeto de identidade visual não se restringe à criação de uma marca gráfica que busque sintetizar a essência da empresa ou instituição nem à definição de uso e aplicações estabelecida no manual de identidade visual.

PORQUE

II. O desenvolvimento tecnológico e comunicacional atual oferece uma infinidade de opções para a aplicação da marca em diversas situações, mídias e materiais, atingindo variados públicos,

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2015 - QUESTÃO 20
Todos lidamos com as relações entre projeto gráfico, cultura e contemporaneidade em nosso dia a dia como designers. Quando elaboramos um projeto, dois dos fatores que mais levamos em conta são o cliente e o público-alvo, ou melhor, o discurso do cliente e o discurso do público-alvo. São esses dois discursos que temos de considerar para a eles submeter outras variáveis da situação de projeto (processos de produção, orçamentos, cronogramas etc) e chegar a soluções dadas como compatíveis e viáveis.
VILLAS-BOAS, A. Identidade e cultura.
Teresópolis: 2AB, 2009 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Em um projeto gráfico, é preciso considerar os elementos que compõem os discursos do cliente e de seu público-alvo antes de decidir a respeito de outras variáveis.

PORQUE

II. A escolha dos materiais e dos processos de produção que serão utilizados depende da conceituação do projeto.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2015 - QUESTÃO 21
INDAGACAO

Um fluxograma, ou flowchart, é um diagrama que tem como finalidade representar processos ou fluxos de materiais e operações (diagramação lógica, ou de fluxo).
FARIA, C. Disponível em: <wwucinfoescola. como.
Acesso em: 27 jul. 2015.

Considerando o exposto, avalie as funcionalidades apresentadas a seguir, no que se refere às possibilidades de uso do fluxograma,

I. Estabelecer padrões visuais.
II. Aperfeiçoar o processo de navegação.
III. Documentar o processo para análise e adequação.
IV. Conhecer a sequência e o encadeamento das ações.
V. Identificar as ações que não devem ser executadas.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e V.
B) I, III e IV.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.
E) II, III e V.


ENADE 2015 - QUESTÃO 22
É possível identificar várias funções e responsabilidades atribuídas ao design uma de suas funções básicas é tornar os produtos comunicáveis em relação às funções simbólicas e ao seu uso. Para alguns autores, o design é a arte mais vivaz e mais popular do presente, um fenômeno de cultura de massas e, por isso, participa de modo decisivo na constituição de juízos de gosto generalizados, por ser capaz de despertar nos consumidores, através de signos e símbolos de sua cultura, emoções e sentimentos.

A partir das informações do texto, avalie as afirmações a seguir.

I. O design gráfico é atividade humana que sofre indiretamente influências da sociedade.

II. O design gráfico é, também, uma atividade integrativa que, em sentido amplo, possui, simultaneamente, uma dimensão semântica e uma dimensão técnica e operativa.

III. O design gráfico desempenha um papel fundamental no marketing porque a diferenciação visual é percebida pelo consumidor final, influenciando  seu comportamento cognitivo e emocional.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2015 - QUESTÃO 23
A respeito da fase de pré-impressão para uma peça a ser produzida em um sistema offset, avalie as seguintes afirmações sobre a forma de preparação e envio de um arquivo digital.

I. As imagens da peça gráfica a ser impressa devem ser convertidas para o padrão RGB.

II. As informações da peça gráfica em um arquivo fechado não podem ser modificadas.

III. A área mínima de 3 mm de sangramento tem sido tecnicamente adotada para imagens que estão alinhadas com a margem de corte.

IV. As imagens utilizadas na peça gráfica devem estar com 150 dpi de resolução para impressão.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.


ENADE 2015 - QUESTÃO 24
Com o avanço tecnológico, a arquitetura da informação tornou-se um dos principais objetos de estudo para a construção de websites. Nesse contexto, destaca-se a organização dos elementos gráficos de uma interface como verdadeira aliada da comunicação digital.

INDAGACAO

A partir do texto e da figura acima, que representa um sistema de navegação, avalie as afirmações a seguir.

I. O modelo representa um sistema de navegação global, em que se complementa a informação disposta de modo hierárquico.

II. O modelo representa um sistema de navegação local, em que se recorre ao conceito de “subsite”.

III. O modelo representa um sistema de navegação contextual, em que palavras ou expressões atuam como links de hipertexto.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2015 - QUESTÃO 25
A depender da cultura, a interpretação de um signo ou de uma articulação sígnica se dá de modo próprio. Para o adequado desenvolvimento do projeto, o designer deve ter familiaridade, compreensão e domínio do grupo cultural em que o produto resultante circulará.
NIEMEVER, L Elementos de semiótica aplicados ao design.
Rio de Janeiro: 246, 2010.

A partir do exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Nas etapas iniciais do projeto, o designer deve considerar os aspectos culturais do contexto para onde seu produto será destinado.

PORQUE

II. Aspectos relativos a tradições, valores e costumes influenciam na forma como os produtos são recebidos pelos seus usuários e podem contribuir para o sucesso ou para o fracasso de uma determinada solução.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2015 - QUESTÃO 26
Capítulo III, Artigo 12. — O Designer Gráfico não deve, sozinho ou em concorrência, participar de projetos especulativos pelo qual só receberá o pagamento se o projeto vier a ser aprovado.
DADG — Associação dos Designers Gráficos. Código de Ética Profissional
do Designer Gráfico. Disponível em: <http://waw.adg .org.br>.
Acesso em: 19 ago. 2015.

Frequentemente empresas ou instituições lançam mão de concursos como forma de obter várias opções de projeto a um custo muito baixo. Jovens designers, atraídos pela oportunidade, e designers experientes, seduzidos por alguma situação desafiadora, muitas vezes caem nessa armadilha.
Kotzel, R. Concursos de design: uma oportunidade ou um desserviço
à categoria? Disponível em: <http://www.designbrasil.org.br>.
Acesso em: 19 ago. 2015 (adaptado).

A partir dos textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. Em concursos de design, a relação do profissional com o cliente é superficial, limitando-se à descrição do edital e a um briefing com informações insuficientes.

II. As remunerações de projetos especulativos, quando ocorrem, não são compatíveis com a prática de mercado.

III. Os profissionais de design gráfico, por não serem regulamentados, são obrigados a participar de concursos de design.

IV. Diferentemente da prática especulativa que visa o desenvolvimento de um projeto original, o propósito de premiações é avaliar e reconhecer trabalhos já existentes.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


ENADE 2015 - QUESTÃO 27
O minimalismo abordado no desenvolvimento de interfaces em mídias digitais é tecnicamente conhecido como flat design, que, em português, significa “design plano”. É uma abordagem de design que enfatiza a usabilidade e defende a simplicidade e clareza em interfaces.

Considerando essas informações, é correto afirmar que flat design

A) apresenta um aspecto limpo, cores vibrantes, ilustrações planas e utiliza-se de bordas chanfradas, gradientes, sombras e reflexos.

B) preza pela simplicidade por meio de formas planas e uso de perspectivas.

C) utiliza-se de cores e tipografia como elementos secundários dos layouts aplicados à web.

D) é amplamente utilizado no videografismo da televisão brasileira contemporânea.

E) mantém a simplicidade e privilegia a informação, por essa razão, não utiliza elementos que simulem a tridimensionalidade nas interfaces.


ENADE 2015 - QUESTÃO 28
Trata-se de uma produção estético-cultural recorrente no dia a dia, mas que ainda sofre alguns preconceitos. Muitos pesquisadores reconhecem a importância dessas expressões gráficas do homem comum, que alimenta a cultóra popular em seu meio social. São letristas autodidatas que adornam placas de estabelecimentos ou muros da cidade, carrocerias de caminhões, comunicadores entre produtor/usuário, grandes contribuidores da construção cultural e estética de uma sociedade.

Em qual das opções apresentadas é identificada a produção estético-cultural descrita no texto?

A) cordel.

B) arte Naif.

C) Pichação.

D) Tipografia.

E) Design Vernacular.


ENADE 2015 - QUESTÃO 29
Os designers devem apoiar as atividades econômicas e considerar o ciclo de vida dos produtos e serviços para buscar o desenvolvimento sustentável. A sua colaboração se efetiva no controle do uso dos materiais e nas técnicas de produção, em todas as fases do desenvolvimento da metodologia projetual, e leva em conta as possíveis implicações ambientais ligadas a cada fase do processo de criação e de comunicação visual, buscando, assim, diminuir todos os efeitos negativos para o ambiente e contribuir para o desenvolvimento econômico, porém sustentável.
SILVA, GG; GOMEZ, LS. R.; BRAUN, |. R. R. O Design Gráfico e o
Desenvolvimento Sustentável. In: Encuentro Latino americano
de Disefo. Actas de Disefo. Palermo: Facultad de
Diseão y Comunicación, 2007 (adaptado).

Considerando um projeto de design gráfico em que se busque diminuir o impacto ambiental, avalie as afirmações a seguir.

I. Na etapa de impressão, o designer deve dar preferência a papéis branqueados com cloro.

II. Na etapa de projetação, o designer irá considerar o aproveitamento de papel.

III. Na etapa de acabamento, o designer deve dar preferência aos revestimentos UV e à laminação.

IV. Na etapa de impressão, o designer, ao utilizar papel virgem, deve optar pelos que tenham a certificação do FSC (Forest Stewardship Council).

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.


ENADE 2015 - QUESTÃO 30
Em cada projeto de design gráfico, as etapas metodológicas podem sofrer sobreposições ou podem acontecer em ordens diversas daquelas apresentadas nos manuais de metodologia. Porém, há ações recorrentes, se não em todos, ao menos em grande parte dos projetos e, por isso, é necessário que o designer conheça tais etapas para que possa refletir e fazer escolhas a respeito de quais ações são as mais adequadas para cada trabalho que desenvolve.
MELO, E. H. O processo do projeto. In: ADG Brasil. O valor do
design: guia ADG Brasil de prática profissional do designer gráfico.
2 ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004 (adaptado).

A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Em projetos de identidade visual, a etapa da proposta preliminar consiste em materializar os conceitos através de esboços, que geralmente, serão transpostos para softwares de desenho que utilizam a linguagem bitmap.

PORQUE

II. Identidades visuais envolvem variados itens, processos de impressão e formatos, e os pixels possibilitam vasta multiplicidade de aplicações e impedem a perda de qualidade gráfica.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2015 - QUESTÃO 31
A imagem a seguir é uma reprodução do pôster criado pelo designer norte-americano Milton Glaser para representar o ícone do folk-rock americano, o músico Bob Dylan. Este pôster vinha encartado em seu LP Dylan's Greatest Hits (1966).

INDAGACAO
Disponível em: <http://www .smithsonianmag.com>. Acesso em: 6 ago. 2015.

A partir do texto e da imagem, é correto afirmar que o designer Milton Glaser realizou, nesse projeto gráfico,

A) a atualização dos referenciais classicistas presentes em cartazes da década de 1960.

B) a transposição dos ícones, símbolos e signos semióticos do movimento Flower Power.

C) a criação de um estilo inédito para o mundo, embasado em elementos do Pop Art e do Kitsch.

D) a apropriação direta das normas estéticas do Art Dêco, sobretudo no que se refere a cores, formas e diagramação do cartaz.

E) a interpretação de elementos relacionados ao Art Nouveau, como o ornamental orgânico, e ao Art Dêco, como a tipografia geométrica.


ENADE 2015 - QUESTÃO 32
O anúncio a seguir integra a campanha de lançamento da revista Billboard Brasil, em 2010, com o slogan “Música: entenda do que é feita”. Usando referências de obras de Roy Lichtenstein e Andy Warhol, as peças têm como base uma retícula produzida a partir de imagens de pessoas que foram referências na formação de cada artista retratado — como se pode ver na imagem do músico Bono Vox, vocalista da banda inglesa U2, composta por Bob Dylan (C), David Bowie (M), Lou Reed (Y) e Madre Teresa (K).

INDAGACAO
Disponível em: <http://www.portalimprensa.com.br>. Acesso em: 2 set. 2015 (adaptado).

Para realizar a peça acima, são necessários conhecimentos na área do design gráfico. Avalie, entre os conhecimentos apresentados a seguir, quais são os necessários para esta peça.

I. Ergonomia Informacional, para identificação dos significados.

II. Teoria da Cor e Produção Gráfica, para a composição da imagem.

III. Identidade Visual, para definições de formato e técnicas de impressão.

IV. História da Arte e do Design, como repertório, para a elaboração do conceito.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.


ENADE 2015 - QUESTÃO 33
INDAGACAO

Tempos atrás, o Google era um destino ao qual você chegava por meio de um único dispositivo: um PC. Agora, as pessoas interagem com os produtos do Google por meio de diferentes plataformas, apps e dispositivos. Você espera que o Google te ajude onde e quando você precisar, seja no seu telefone celular, na sua TV, no seu relógio, no painel de controle de seu carro e, sim, até no seu desktop! Apresentamos uma nova linguagem visual que reflete essa realidade e que te mostra quando a magia do Google está trabalhando por você, mesmo nas mais pequenas telas.

Como você vai ver, nós colocamos a marca do Google, que fora originalmente desenhada para uma página de desktop, e a atualizamos para um mundo em que a computação acontece de forma imperceptível, através de um número infinito de dispositivos e de diferentes formas de interação.
YEHOSHUA, T; NATH, 8. O visual do Google, em evolução. Disponível em: 
<http://googlebrasilblog blogspot com.br>. Acesso em: 5 set. 2015 (adaptado).

Considerando o contexto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Em sua atividade prática, o designer pode ser considerado um “construtor de discursos”, uma vez que ele materializa, ao longo das etapas metodológicas de um projeto gráfico, os discursos visuais dos seus clientes, atuando como um intermediador no processo de comunicação.

PORQUE

II. A concepção de elementos gráficos — como um logotipo — é influenciada pela cultura de massa, sendo necessário considerar elementos não só de ordem visual (suas características estéticas), mas também linguística (simbólica, determinada por “convenções sociais”).

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2015 - QUESTÃO 34
A Associação dos Designers Gráficos (ADG Brasil) foi fundada em 1989 com o objetivo de fortalecer o Design Gráfico brasileiro e, há mais de 25 anos, atua para a consolidação da profissão por meio de diversas ações, inclusive do desenvolvimento do Código de Ética Profissional do Designer Gráfico.

A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O Designer Gráfico deve, quando consultado, orientar, de forma expressa, seus clientes e empregadores, oferecendo-lhes, após cauteloso exame, elementos precisos a respeito do assunto questionado.

PORQUE

II. O Código de Ética Profissional do Designer Gráfico da ADG Brasil proíbe aos designer gráfico aceitar instruções do cliente ou empregadores que acarretem infração contra os direitos próprios de outras pessoas e também de agir, conscientemente, de modo a acarretar alguma infração.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2015 - QUESTÃO 35
Na identidade visual de um projeto editorial, costuma-se pensar o uso de cores, formas, imagens, tipografias e a distribuição desses elementos nas páginas. O uso de muitas cores pode criar um visual vibrante, porém, em exagero, pode oprimir a mensagem.

A coerência no uso das cores pode ser conseguida com a definição de uma paleta controlada. Quando há necessidade de listar muitas informações específicas, um grid que combina módulos de cores pode destacar datas e dados de outros tipos de textos ou imagens. Para dar ênfase a títulos, pode-se aplicar a cor na tipografia.

As cores também podem ser usadas como códigos, bem como estar vinculadas a ícones, ajudando os leitores a encontrar rapidamente aquilo que procuram, o que pode ser observado na imagem a seguir.

INDAGACAO
Sistema de cores e ícones para Earth Institute at Columbia University
TONDREAU, B. Criar grids: 100 fundamentos de layout. São Paulo:
 Editora Brucher, 2009 (adaptado)

Considerando um projeto editorial informativo, avalie as afirmações a seguir.

I. A tipografia necessita ser legível e recursos como formato, cor e posicionamento, quando utilizados de forma coerente e contextualizada com o conteúdo, orientam o leitor.

II. O uso de um grid na elaboração contribui para a função informacional do impresso, evitando espaços em branco, que podem confundir o leitor.

III. A identidade visual de um impresso se dá, entre outras maneiras, com a repetição de elementos nas páginas, principalmente das cores.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,10,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,289,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,58,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,213,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,464,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,5,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,351,eleicoes,1,enade,392,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,21,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,352,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1433,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas concurso,291,provas da univesp,2,provas enade,391,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,120,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2891,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,249,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10062,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1757,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,228,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,125,questão de matemática,4488,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2810,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5334,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,243,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,135,questão de vestibular,29906,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,642,questão do enade,8630,questão do enare,50,questão do encceja,1141,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,886,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,224,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,130,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em comércio exterior,27,questão tecnologia em design de interiores,27,questão tecnologia em design de moda,27,questão tecnologia em design gráfico,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,81,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,61640,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,65,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,6,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em comércio exterior,1,tecnologia em design de interiores,1,tecnologia em design de moda,1,tecnologia em design gráfico,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,2,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,7,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova Tecnologia em Design Gráfico ENADE 2015 com Gabarito
Prova Tecnologia em Design Gráfico ENADE 2015 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjusVWhWHJeFjzB5y0L524RbUXC6EgpQWpg_QN3478G5OCVJzgsDF7v7kLa_fDZQjAl_7c6BoMB7WwBV6Zk9bFYBF4WWDmUD_BQ-UUia1XMmxHkYx4Sr8qWcqoUEZjoVxBJ8Ypk9zSQZCuJAoi5wTP7eBolLCAWu8q_8VQzdBi14dw3vUmqzgD1gO4Gi6vi/s16000/indagacao%2013.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjusVWhWHJeFjzB5y0L524RbUXC6EgpQWpg_QN3478G5OCVJzgsDF7v7kLa_fDZQjAl_7c6BoMB7WwBV6Zk9bFYBF4WWDmUD_BQ-UUia1XMmxHkYx4Sr8qWcqoUEZjoVxBJ8Ypk9zSQZCuJAoi5wTP7eBolLCAWu8q_8VQzdBi14dw3vUmqzgD1gO4Gi6vi/s72-c/indagacao%2013.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2024/06/prova-tecnologia-em-design-grafico-enade-2015-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2024/06/prova-tecnologia-em-design-grafico-enade-2015-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo