Prova Tecnologia em Design Gráfico ENADE 2015 com Gabarito OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em tod...
Prova Tecnologia em Design Gráfico ENADE 2015 com Gabarito
OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
ENADE 2015 - QUESTÃO 09
No desenvolvimento de projetos de interface digital, o designer gráfico deve levar em conta uma série de aspectos e características de usabilidade e experiência do usuário.
Considerando a adesão das pessoas da terceira idade às novas tecnologias, projetos de sistemas direcionados a esse público têm sido uma realidade no trabalho do designer.
Nesse contexto, as características de ergonomia e acessibilidade adequadas a esses projetos estão presentes em layouts que
A) sejam estruturados em grids estáticos para navegabilidade intuitiva.
B) se adaptem apenas a um tipo de dispositivo de interação digital
C) privilegiem o baixo contraste entre o texto e o fundo, o que permite maior conforto na leitura.
D)apresentem texto composto em corpo fixo, deforma que se preservem as características do projeto gráfico.
E) possibilitem a navegação, por meio de diferentes dispositivos de entrada, tais como o teclado, o mouse, ou o toque em tela.
ENADE 2015 - QUESTÃO 10
Revistas são produtos de design editorial que, no geral, se diferenciam de outros, como jornais e livros, por características diversas, sejam de ordem física (formatos, tipo e qualidade do papel), sejam de ordem estética (forte apelo visual nas composições de capas, paleta de cores, acabamentos especiais, entre outros).
Sobre o uso do grid no processo de editoração de uma revista, avalie as afirmações a seguir.
I. Trata-se de elemento essencial para projetos editoriais, tanto do ponto de vista funcional quanto do estético.
II. É utilizado quando se pretende determinar a hierarquia das informações na página de uma revista.
III. Poderá ser dispensado para a diagramação quando forem utilizados programas de editoração eletrônica.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2015 - QUESTÃO 11
A confecção de um logotipo ou de um símbolo visual capaz de representar a assinatura institucional de uma empresa deve ser estabelecida por meio de um documento técnico denominado Manual da Identidade Visual. Esse documento serve para estabelecer normas e critérios técnicos de reprodução da marca nos mais variados suportes, como, por exemplo, suportes gráficos (impressão) e suportes eletrônicos (interfaces).
Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. No Manual da Identidade Visual, deve ser apresentado o padrão de utilização da marca em todo o material institucional previsto pela empresa, como, por exemplo, papel timbrado, envelope, etiqueta, adesivo, embalagem, objetos, uniforme e frota.
II. No processo de criação da marca, o designer desenvolve os conceitos, a partir das informações levantadas no briefing e na pesquisa da concorrência, realiza os estudos de forma, do lettering (tipografia), das proporções e das cores, levando em consideração o contexto cultural e a sociedade nos quais a marca da empresa está inserida.
III. O designer seleciona as melhores alternativas para testá-las e analisá-las junto ao público- alvo, com objetivo de verificar a legibilidade, a morfologia, a sintaxe, a semântica, a pregnância e a preferência do público, e, assim, demonstrar ao cliente que o trabalho sustenta-se em questões objetivas.
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e II.
ENADE 2015 - QUESTÃO 12
Os papéis especiais destacam-se por sua cor e/ou textura, aliadas à boa qualidade de suas propriedades, especialmente quanto ao corpo, podendo ser revestidos ou não, mas sempre formados, na totalidade ou preponderantemente, por pasta química. A maioria desses papéis é importada, e seu custo bastante alto. Em contrapartida, tendem a singularizar os projetos.
VILLAS-BOAS, A. Produção Gráfica para designers.
Rio de Janeiro: 2AB, 2008 (adaptado).
Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Na escolha dos papéis que serão utilizados em um projeto de papelaria, deve-se levar em consideração a qualidade de apresentação que se pretende alcançar, a despeito dos custos envolvidos.
PORQUE
II. Características como textura, brilho, cor e corpo, que são diferenciadas em papéis especiais, podem influenciar na conceituação do projeto.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 13
Na Alemanha, a Primeira Guerra Mundial foi seguida pelo desemprego, pelo caos político e pela inflação.
Ainda assim, foi nessa época que o design gráfico emergiu como parte de uma sociedade moderna nas cidades setentrionais do meio da Europa. A Alemanha, situada entre duas poderosas vanguardas, estava aberta às suas influências. A leste estavam o comunismo e o construtivismo da União Soviética; a oeste, o entusiasmo doutrinário dos artistas holandeses do movimento De Stijl.
Os movimentos artísticos mais proeminentes ao final da guerra eram o expressionismo e o dadaísmo. A Bauhaus, famosa escola de artes e ofícios fundada em Weimar em 1919, introduziu mudanças no design gráfico, que passou do expressionismo para o funcionalismo e do artesanato para designs reproduzidos em máquinas.
HOLUS, R. Design gráfico: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000 (adaptado)
Considerando as imagens a seguir, que representam os estilos abordados no texto, assinale a opção em que se identifica corretamente o estilo de cada figura numerada, conforme ordenação numérica crescente em que estão apresentadas.
Disponíveis em:chttp://analogue76.com>; <http;//99designs.com>;
<https;//oneImore2time3 wordpress. com>;<http;//es.sru.edu>;
<htto;//blog visual-ly>. Acesso em: 8 jul. 2015.
A) Expressionismo, Dadaísmo, De Stijl, Construtivismo, Bauhaus.
B) Bauhaus, Construtivismo, Expressionismo, De Stijl, Dadaísmo.
C) Expressionismo, Dadaísmo, Bauhaus, Construtivismo, De Stijl.
D) De Stijl, Bauhaus, Construtivismo, Dadaísmo, Expressionismo.
E) Expressionismo, Dadaísmo, Construtivismo, Bauhaus, De Stijl.
ENADE 2015 - QUESTÃO 14
Disponível em: <http://www.obeygiant.com>. Acesso em: 28 jul. 2015.
A imagem reproduz a obra Obey, de Shepard Fairey, designer e artista gráfico que ganhou notoriedade em 2008 após criar o pôster Hope, peça amplamente utilizada na campanha de Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos. Assim como outros trabalhos do artista, a obra costuma ser aplicada em dimensões variadas e em diferentes tipos de suportes, como camisetas, pôsteres e adesivos,
A partir da análise da imagem e das informações apresentadas acerca de sua aplicação, é correto afirmar que, para sua construção, é mais apropriada a técnica
A) vetorial, pois a edição e a criação de desenhos dependem de softwares que trabalhem com vetores.
B) vetorial, pois os gráficos vetoriais podem ser redimensionados sem prejudicar a qualidade de reprodução da peça.
C) bitmap, pois é a linguagem mais adequada para aplicação em suportes, como pôsteres e adesivos.
D) bitmap, pois os softwares que trabalham com pixels permitem um controle mais preciso na aplicação de cores, com melhor fidelidade no resultado da impressão final.
E) mista, a partir do uso de softwares que trabalhem com vetores e bitmap, pois o uso associado das duas linguagens facilita a composição de gráficos com desenhos e tipografia.
ENADE 2015 - QUESTÃO 15
Protótipos reduzem as incertezas do projeto, pois são uma forma ágil de abandonar alternativas que não são bem recebidas e, portanto, auxiliam na identificação de uma solução final mais assertiva. O processo de prototipação inicia-se com a formulação de questões que precisam ser respondidas a respeito das soluções idealizadas.
A partir disso, então, são criados modelos que representem o aspecto em aberto e que viabilizem o teste. Os resultados são analisados e o ciclo pode se repetir inúmeras vezes até que a equipe de projeto chegue a uma solução final em consonância com as necessidades do usuário e interessante para o negócio da empresa contratante. Portanto, quanto mais testes e mais cedo se inicia o processo, maior o aprendizado e as chances de sucesso da solução final.
VIANNA, M. et al. Design thinking, Rio de Janeiro:
MIV Press, 2012 (adaptado).
Considerando o contexto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. No desenvolvimento de protótipos, consideram-se intangíveis as avaliações interativas de ideias, sem influência de amostras/testes direcionados ao público.
PORQUE
II. Prototipações são como simulações que antecipam problemas, testam hipóteses e exemplificam ideias, de modo a trazê-los à realidade para a abertura de discussões.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 16
O pensamento estratégico na criação de produtos ou impressos sustentáveis deve levar em conta o ciclo de vida da peça, desde a extração da matéria-prima até os processos de fabricação, utilização e descarte. Muitas vezes, as escolhas dos materiais dos quais serão feitos os produtos podem ser otimizadas de acordo com o seu tempo de vida ou o seu tipo de uso.
Em relação ao ciclo de vida dos produtos, os designers devem entender que a intenção é criar uma ideia sistêmica de produto, em que os inputs de materiais e energia bem como o impacto de todas as emissões e refugos sejam reduzidos ao mínimo possível, seja em termos quantitativos ou qualitativos, ponderando, assim, a nocividade de seus efeitos.
Anais do 2º Simpósio Brasileiro de Design Sustentável
São Paulo, 2009 (adaptado).
A partir do texto, é correto concluir que, ao criar um produto, deve-se
A) priorizar o emprego de recursos não renováveis para garantir que a ação projetual não seja comprometida.
B) ter como base os aspectos estéticos dos materiais 1a serem utilizados, em detrimento de suas origens.
C) condicionar o ciclo de vida do produto à competitividade do mercado.
D) projetá-lo tendo como preocupação os impactos que esse produto possa causar.
E) agir de modo que indivíduos e comunidades ultrapassem os limites de seu ecossistema em prol da livre criação estética.
ENADE 2015 - QUESTÃO 17
Em relação ao requisito ergonômico “acessibilidade”, ao conceber um sistema de sinalização para espaços urbanos, o designer gráfico deve considerar
A) a topografia do ambiente, uma vez que são informações espaciais indispensáveis para o projeto dos elementos iconográficos relativos à acessibilidade das informações visuais contidas no sistema de sinalização.
B) o tipo de informação e como ela será transmitida aos diversos usuários que circulam nesses espaços, visto que um sistema de sinalização deve ser acessível inclusive a usuários com necessidades especiais.
C) a eficácia da informação veiculada, uma vez que um sistema de sinalização deve alertar o usuário, principalmente aqueles com mobilidade reduzida, sobre elementos perigosos referentes ao espaço urbano.
D) os sistemas de identidade visual, a publicidade e propaganda e demais conteúdos visuais dispostos no espaço urbano, porque podem interferir na visualização das informações do sistema de sinalização, principalmente pelos usuários com baixa acuidade visual.
E) os estereótipos populares dos usuários que circulam no espaço urbano e as práticas sociais de uso consagradas ao elaborar os ícones que farão parte do sistema de sinalização, para que sejam acessíveis às diversas origens étnicas e culturais.
ENADE 2015 - QUESTÃO 18
Em um projeto de design editorial, o layout é o arranjo dos elementos, dos textos e das imagens, em uma página, levando-se em consideração aspectos práticos e estéticos, como o formato, o tipo de mídia e a organização da página de forma harmônica, agradável e clara.
A identidade visual da peça gráfica pode ser obtida com o uso de um grid, composto por linhas, que permite o posicionamento rápido, preciso e ordenado dos elementos nas páginas.
AMBROSE, G.; HARRIS, P. Fundamentos do design criativo.
Porto Alegre: Bookman, 2009 (adaptado).
Considerando a atuação flexível e criativa, esperada do designer gráfico, bem como soluções atraentes e práticas para projetos editoriais, avalie as afirmações a seguir.
I. A Sequência de Fibonacci pode ser utilizada para formar um grid, o que possibilita uma infinidade de combinações de formatos e de distribuições criativas dos elementos nas páginas.
II. A Seção Áurea pode ser utilizada como base para definir formatos de papéis e para proporcionar equilíbrio ao design de um modo geral.
III. grid pode proporcionar layouts organizados e elegantes, mas seu uso restringe as possibilidades criativas do designer e a eficácia da peça gráfica.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2015 - QUESTÃO 19
No projeto de identidade visual criado para o Walker Art Center, de Minneapolis, Estados Unidos, os designers receberam um briefing no qual a principal questão era uma nova abordagem para a identidade visual do museu, de modo que fosse distinta, conceitual e tecnologicamente singular, bem como versátil.
Deveria apresentar uma variedade de escalas que possibilitasse aplicações em pequenos e grandes suportes, de cartões de visitas a grandes paredes, satisfazendo diferentes funções, por vezes de maneira discreta ou, quando isolada, mais explícita e intensa. Entretanto, a antiga identidade visual não poderia ser totalmente substituída, sendo necessário mantero logotipo para o qual havia sido desenvolvida uma tipografia, a Walker.
O resultado, que pode ser visto na figura a seguir, foi a criação de uma fonte tipográfica conhecida como Walker Expanded, na qual os caracteres são linhas de palavras, padrões e texturas, os quais podem ser combinados de diversas maneiras e com variadas paletas de cores. Essas combinações dispostas em linhas funcionam como um rolo de fita que pode ser aplicado virtualmente a tudo, desde material impresso e websites a produtos e arquitetura.
TWEMLOW, A. Para que serve o design gráfico? Barcelona:
Editorial Gustavo Gil, 2007 (adaptado).
Com base no case apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Atualmente, um projeto de identidade visual não se restringe à criação de uma marca gráfica que busque sintetizar a essência da empresa ou instituição nem à definição de uso e aplicações estabelecida no manual de identidade visual.
PORQUE
II. O desenvolvimento tecnológico e comunicacional atual oferece uma infinidade de opções para a aplicação da marca em diversas situações, mídias e materiais, atingindo variados públicos,
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 20
Todos lidamos com as relações entre projeto gráfico, cultura e contemporaneidade em nosso dia a dia como designers. Quando elaboramos um projeto, dois dos fatores que mais levamos em conta são o cliente e o público-alvo, ou melhor, o discurso do cliente e o discurso do público-alvo. São esses dois discursos que temos de considerar para a eles submeter outras variáveis da situação de projeto (processos de produção, orçamentos, cronogramas etc) e chegar a soluções dadas como compatíveis e viáveis.
VILLAS-BOAS, A. Identidade e cultura.
Teresópolis: 2AB, 2009 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Em um projeto gráfico, é preciso considerar os elementos que compõem os discursos do cliente e de seu público-alvo antes de decidir a respeito de outras variáveis.
PORQUE
II. A escolha dos materiais e dos processos de produção que serão utilizados depende da conceituação do projeto.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 21
Um fluxograma, ou flowchart, é um diagrama que tem como finalidade representar processos ou fluxos de materiais e operações (diagramação lógica, ou de fluxo).
FARIA, C. Disponível em: <wwucinfoescola. como.
Acesso em: 27 jul. 2015.
Considerando o exposto, avalie as funcionalidades apresentadas a seguir, no que se refere às possibilidades de uso do fluxograma,
I. Estabelecer padrões visuais.
II. Aperfeiçoar o processo de navegação.
III. Documentar o processo para análise e adequação.
IV. Conhecer a sequência e o encadeamento das ações.
V. Identificar as ações que não devem ser executadas.
É correto apenas o que se afirma em
A) I, II e V.
B) I, III e IV.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.
E) II, III e V.
ENADE 2015 - QUESTÃO 22
É possível identificar várias funções e responsabilidades atribuídas ao design uma de suas funções básicas é tornar os produtos comunicáveis em relação às funções simbólicas e ao seu uso. Para alguns autores, o design é a arte mais vivaz e mais popular do presente, um fenômeno de cultura de massas e, por isso, participa de modo decisivo na constituição de juízos de gosto generalizados, por ser capaz de despertar nos consumidores, através de signos e símbolos de sua cultura, emoções e sentimentos.
A partir das informações do texto, avalie as afirmações a seguir.
I. O design gráfico é atividade humana que sofre indiretamente influências da sociedade.
II. O design gráfico é, também, uma atividade integrativa que, em sentido amplo, possui, simultaneamente, uma dimensão semântica e uma dimensão técnica e operativa.
III. O design gráfico desempenha um papel fundamental no marketing porque a diferenciação visual é percebida pelo consumidor final, influenciando seu comportamento cognitivo e emocional.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2015 - QUESTÃO 23
A respeito da fase de pré-impressão para uma peça a ser produzida em um sistema offset, avalie as seguintes afirmações sobre a forma de preparação e envio de um arquivo digital.
I. As imagens da peça gráfica a ser impressa devem ser convertidas para o padrão RGB.
II. As informações da peça gráfica em um arquivo fechado não podem ser modificadas.
III. A área mínima de 3 mm de sangramento tem sido tecnicamente adotada para imagens que estão alinhadas com a margem de corte.
IV. As imagens utilizadas na peça gráfica devem estar com 150 dpi de resolução para impressão.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.
ENADE 2015 - QUESTÃO 24
Com o avanço tecnológico, a arquitetura da informação tornou-se um dos principais objetos de estudo para a construção de websites. Nesse contexto, destaca-se a organização dos elementos gráficos de uma interface como verdadeira aliada da comunicação digital.
A partir do texto e da figura acima, que representa um sistema de navegação, avalie as afirmações a seguir.
I. O modelo representa um sistema de navegação global, em que se complementa a informação disposta de modo hierárquico.
II. O modelo representa um sistema de navegação local, em que se recorre ao conceito de “subsite”.
III. O modelo representa um sistema de navegação contextual, em que palavras ou expressões atuam como links de hipertexto.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2015 - QUESTÃO 25
A depender da cultura, a interpretação de um signo ou de uma articulação sígnica se dá de modo próprio. Para o adequado desenvolvimento do projeto, o designer deve ter familiaridade, compreensão e domínio do grupo cultural em que o produto resultante circulará.
NIEMEVER, L Elementos de semiótica aplicados ao design.
Rio de Janeiro: 246, 2010.
A partir do exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Nas etapas iniciais do projeto, o designer deve considerar os aspectos culturais do contexto para onde seu produto será destinado.
PORQUE
II. Aspectos relativos a tradições, valores e costumes influenciam na forma como os produtos são recebidos pelos seus usuários e podem contribuir para o sucesso ou para o fracasso de uma determinada solução.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 26
Capítulo III, Artigo 12. — O Designer Gráfico não deve, sozinho ou em concorrência, participar de projetos especulativos pelo qual só receberá o pagamento se o projeto vier a ser aprovado.
DADG — Associação dos Designers Gráficos. Código de Ética Profissional
do Designer Gráfico. Disponível em: <http://waw.adg .org.br>.
Acesso em: 19 ago. 2015.
Frequentemente empresas ou instituições lançam mão de concursos como forma de obter várias opções de projeto a um custo muito baixo. Jovens designers, atraídos pela oportunidade, e designers experientes, seduzidos por alguma situação desafiadora, muitas vezes caem nessa armadilha.
Kotzel, R. Concursos de design: uma oportunidade ou um desserviço
à categoria? Disponível em: <http://www.designbrasil.org.br>.
Acesso em: 19 ago. 2015 (adaptado).
A partir dos textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. Em concursos de design, a relação do profissional com o cliente é superficial, limitando-se à descrição do edital e a um briefing com informações insuficientes.
II. As remunerações de projetos especulativos, quando ocorrem, não são compatíveis com a prática de mercado.
III. Os profissionais de design gráfico, por não serem regulamentados, são obrigados a participar de concursos de design.
IV. Diferentemente da prática especulativa que visa o desenvolvimento de um projeto original, o propósito de premiações é avaliar e reconhecer trabalhos já existentes.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2015 - QUESTÃO 27
O minimalismo abordado no desenvolvimento de interfaces em mídias digitais é tecnicamente conhecido como flat design, que, em português, significa “design plano”. É uma abordagem de design que enfatiza a usabilidade e defende a simplicidade e clareza em interfaces.
Considerando essas informações, é correto afirmar que flat design
A) apresenta um aspecto limpo, cores vibrantes, ilustrações planas e utiliza-se de bordas chanfradas, gradientes, sombras e reflexos.
B) preza pela simplicidade por meio de formas planas e uso de perspectivas.
C) utiliza-se de cores e tipografia como elementos secundários dos layouts aplicados à web.
D) é amplamente utilizado no videografismo da televisão brasileira contemporânea.
E) mantém a simplicidade e privilegia a informação, por essa razão, não utiliza elementos que simulem a tridimensionalidade nas interfaces.
ENADE 2015 - QUESTÃO 28
Trata-se de uma produção estético-cultural recorrente no dia a dia, mas que ainda sofre alguns preconceitos. Muitos pesquisadores reconhecem a importância dessas expressões gráficas do homem comum, que alimenta a cultóra popular em seu meio social. São letristas autodidatas que adornam placas de estabelecimentos ou muros da cidade, carrocerias de caminhões, comunicadores entre produtor/usuário, grandes contribuidores da construção cultural e estética de uma sociedade.
Em qual das opções apresentadas é identificada a produção estético-cultural descrita no texto?
A) cordel.
B) arte Naif.
C) Pichação.
D) Tipografia.
E) Design Vernacular.
ENADE 2015 - QUESTÃO 29
Os designers devem apoiar as atividades econômicas e considerar o ciclo de vida dos produtos e serviços para buscar o desenvolvimento sustentável. A sua colaboração se efetiva no controle do uso dos materiais e nas técnicas de produção, em todas as fases do desenvolvimento da metodologia projetual, e leva em conta as possíveis implicações ambientais ligadas a cada fase do processo de criação e de comunicação visual, buscando, assim, diminuir todos os efeitos negativos para o ambiente e contribuir para o desenvolvimento econômico, porém sustentável.
SILVA, GG; GOMEZ, LS. R.; BRAUN, |. R. R. O Design Gráfico e o
Desenvolvimento Sustentável. In: Encuentro Latino americano
de Disefo. Actas de Disefo. Palermo: Facultad de
Diseão y Comunicación, 2007 (adaptado).
Considerando um projeto de design gráfico em que se busque diminuir o impacto ambiental, avalie as afirmações a seguir.
I. Na etapa de impressão, o designer deve dar preferência a papéis branqueados com cloro.
II. Na etapa de projetação, o designer irá considerar o aproveitamento de papel.
III. Na etapa de acabamento, o designer deve dar preferência aos revestimentos UV e à laminação.
IV. Na etapa de impressão, o designer, ao utilizar papel virgem, deve optar pelos que tenham a certificação do FSC (Forest Stewardship Council).
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2015 - QUESTÃO 30
Em cada projeto de design gráfico, as etapas metodológicas podem sofrer sobreposições ou podem acontecer em ordens diversas daquelas apresentadas nos manuais de metodologia. Porém, há ações recorrentes, se não em todos, ao menos em grande parte dos projetos e, por isso, é necessário que o designer conheça tais etapas para que possa refletir e fazer escolhas a respeito de quais ações são as mais adequadas para cada trabalho que desenvolve.
MELO, E. H. O processo do projeto. In: ADG Brasil. O valor do
design: guia ADG Brasil de prática profissional do designer gráfico.
2 ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004 (adaptado).
A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Em projetos de identidade visual, a etapa da proposta preliminar consiste em materializar os conceitos através de esboços, que geralmente, serão transpostos para softwares de desenho que utilizam a linguagem bitmap.
PORQUE
II. Identidades visuais envolvem variados itens, processos de impressão e formatos, e os pixels possibilitam vasta multiplicidade de aplicações e impedem a perda de qualidade gráfica.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 31
A imagem a seguir é uma reprodução do pôster criado pelo designer norte-americano Milton Glaser para representar o ícone do folk-rock americano, o músico Bob Dylan. Este pôster vinha encartado em seu LP Dylan's Greatest Hits (1966).
Disponível em: <http://www .smithsonianmag.com>. Acesso em: 6 ago. 2015.
A partir do texto e da imagem, é correto afirmar que o designer Milton Glaser realizou, nesse projeto gráfico,
A) a atualização dos referenciais classicistas presentes em cartazes da década de 1960.
B) a transposição dos ícones, símbolos e signos semióticos do movimento Flower Power.
C) a criação de um estilo inédito para o mundo, embasado em elementos do Pop Art e do Kitsch.
D) a apropriação direta das normas estéticas do Art Dêco, sobretudo no que se refere a cores, formas e diagramação do cartaz.
E) a interpretação de elementos relacionados ao Art Nouveau, como o ornamental orgânico, e ao Art Dêco, como a tipografia geométrica.
ENADE 2015 - QUESTÃO 32
O anúncio a seguir integra a campanha de lançamento da revista Billboard Brasil, em 2010, com o slogan “Música: entenda do que é feita”. Usando referências de obras de Roy Lichtenstein e Andy Warhol, as peças têm como base uma retícula produzida a partir de imagens de pessoas que foram referências na formação de cada artista retratado — como se pode ver na imagem do músico Bono Vox, vocalista da banda inglesa U2, composta por Bob Dylan (C), David Bowie (M), Lou Reed (Y) e Madre Teresa (K).
Disponível em: <http://www.portalimprensa.com.br>. Acesso em: 2 set. 2015 (adaptado).
Para realizar a peça acima, são necessários conhecimentos na área do design gráfico. Avalie, entre os conhecimentos apresentados a seguir, quais são os necessários para esta peça.
I. Ergonomia Informacional, para identificação dos significados.
II. Teoria da Cor e Produção Gráfica, para a composição da imagem.
III. Identidade Visual, para definições de formato e técnicas de impressão.
IV. História da Arte e do Design, como repertório, para a elaboração do conceito.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.
ENADE 2015 - QUESTÃO 33
Tempos atrás, o Google era um destino ao qual você chegava por meio de um único dispositivo: um PC. Agora, as pessoas interagem com os produtos do Google por meio de diferentes plataformas, apps e dispositivos. Você espera que o Google te ajude onde e quando você precisar, seja no seu telefone celular, na sua TV, no seu relógio, no painel de controle de seu carro e, sim, até no seu desktop! Apresentamos uma nova linguagem visual que reflete essa realidade e que te mostra quando a magia do Google está trabalhando por você, mesmo nas mais pequenas telas.
Como você vai ver, nós colocamos a marca do Google, que fora originalmente desenhada para uma página de desktop, e a atualizamos para um mundo em que a computação acontece de forma imperceptível, através de um número infinito de dispositivos e de diferentes formas de interação.
YEHOSHUA, T; NATH, 8. O visual do Google, em evolução. Disponível em:
<http://googlebrasilblog blogspot com.br>. Acesso em: 5 set. 2015 (adaptado).
Considerando o contexto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Em sua atividade prática, o designer pode ser considerado um “construtor de discursos”, uma vez que ele materializa, ao longo das etapas metodológicas de um projeto gráfico, os discursos visuais dos seus clientes, atuando como um intermediador no processo de comunicação.
PORQUE
II. A concepção de elementos gráficos — como um logotipo — é influenciada pela cultura de massa, sendo necessário considerar elementos não só de ordem visual (suas características estéticas), mas também linguística (simbólica, determinada por “convenções sociais”).
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 34
A Associação dos Designers Gráficos (ADG Brasil) foi fundada em 1989 com o objetivo de fortalecer o Design Gráfico brasileiro e, há mais de 25 anos, atua para a consolidação da profissão por meio de diversas ações, inclusive do desenvolvimento do Código de Ética Profissional do Designer Gráfico.
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O Designer Gráfico deve, quando consultado, orientar, de forma expressa, seus clientes e empregadores, oferecendo-lhes, após cauteloso exame, elementos precisos a respeito do assunto questionado.
PORQUE
II. O Código de Ética Profissional do Designer Gráfico da ADG Brasil proíbe aos designer gráfico aceitar instruções do cliente ou empregadores que acarretem infração contra os direitos próprios de outras pessoas e também de agir, conscientemente, de modo a acarretar alguma infração.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 35
Na identidade visual de um projeto editorial, costuma-se pensar o uso de cores, formas, imagens, tipografias e a distribuição desses elementos nas páginas. O uso de muitas cores pode criar um visual vibrante, porém, em exagero, pode oprimir a mensagem.
A coerência no uso das cores pode ser conseguida com a definição de uma paleta controlada. Quando há necessidade de listar muitas informações específicas, um grid que combina módulos de cores pode destacar datas e dados de outros tipos de textos ou imagens. Para dar ênfase a títulos, pode-se aplicar a cor na tipografia.
As cores também podem ser usadas como códigos, bem como estar vinculadas a ícones, ajudando os leitores a encontrar rapidamente aquilo que procuram, o que pode ser observado na imagem a seguir.
Sistema de cores e ícones para Earth Institute at Columbia University
TONDREAU, B. Criar grids: 100 fundamentos de layout. São Paulo:
Editora Brucher, 2009 (adaptado)
Considerando um projeto editorial informativo, avalie as afirmações a seguir.
I. A tipografia necessita ser legível e recursos como formato, cor e posicionamento, quando utilizados de forma coerente e contextualizada com o conteúdo, orientam o leitor.
II. O uso de um grid na elaboração contribui para a função informacional do impresso, evitando espaços em branco, que podem confundir o leitor.
III. A identidade visual de um impresso se dá, entre outras maneiras, com a repetição de elementos nas páginas, principalmente das cores.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
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