Recebe o nome de bloco econômico a associação de países que estabelece relações econômicas privilegiadas

ENADE 2015 - QUESTÃO 24
Recebe o nome de bloco econômico a associação de países que estabelece relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em abrir mão de parte da soberania nacional em proveito da associação. Como resultado da economia mundial globalizada, a tendência atual é a formação de blocos econômicos, destinados a realizar uma maior integração entre seus membros e facilitar o comércio entre eles.

Para isso, geralmente adotam a redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais. Em tese, o comércio entre os integrantes de um bloco aumenta e gera crescimento, e deixar de participar de uma organização desse tipo significa, atualmente, viver isolado do mundo comercial. Tais associações são costumeiramente formadas por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais.
Disponível em: <http;/ /www.infoescola.com> Acesso em: 30 jul. 2015 (adaptado). 

São os acordos estabelecidos entre os países integrantes dos blocos econômicos que os diferenciam em zona de preferência tarifária, zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica.

Considerando o texto e a classificação apresentada, avalie as afirmações a seguir.

I. Na união aduaneira é permitida a livre circulação de mão de obra entre os países membros,

II. Na zona de livre comércio, os países envolvidos concordam em permitir o trânsito de mercadorias entre eles sem a cobrança de Imposto de Importação (II).

III. O mercado comum reduz e/ou elimina as barreiras alfandegárias e possibilita a livre circulação de fatores de produção, como capital, mão de obra e tecnologia.

IV. A união econômica e monetária limita-se à redução de barreiras fiscais, não permitindo a livre circulação de capitais.

V. A área ou zona de preferência tarifária refere-se aos acordos realizados entre países para redução de tarifas alfandegárias no comércio entre os seus membros, mediante concessão de redução ou isenção tarifária.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.
B) I, IV e V.
C) II, III e IV.
D) II, III e V.
E) I, II, III e V.
 
QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
D) II, III e V.
 
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.