Prova Ciências da Computação (Bacharelado e Licenciatura) ENADE 2014 com Gabarito

Prova Ciências da Computação ENADE 2014 com Gabarito

Prova Ciências da Computação (Bacharelado) ENADE 2014 com Gabarito

OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

BACHARELADO

ENADE 2014 - QUESTÃO 09
A figura a seguir apresenta duas telas de um sistema de venda de passagens aéreas de uma empresa. Na tela 1, o usuário selecionou sua origem, seu destino, e, logo em seguida, sua data de ida. Ao mudar o foco para o campo de preenchimento da data de retorno, a ferramenta de calendário apresentou automaticamente a data do dia da compra (01/09/2014), conforme exibido na tela 2.

indagacao

Com base nas telas apresentadas e em dimensões de qualidade, tais como facilidade de aprendizagem, prevenção de erros, eficiência, memorização e satisfação subjetiva, avalie as afirmações a seguir.

I. O botão “Ir” apresenta uma metáfora adequada com o mundo real, facilitando a aprendizagem.

II. Na tela 1, o uso do calendário clicavel não auxilia na prevenção de erros, visto que a entrada de datas pode ser realizada manualmente pelos usuários.

III. Na tela 2, o fato de o calendário selecionar a data da compra prejudica a eficiência da interface, já que a data preenchida é anterior à data de ida

IV. A memorização é prejudicada pois a interface apresenta elementos gráficos em demasia.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.


ENADE 2014 - QUESTÃO 10
O gerenciamento de um projeto inclui atividades com o objetivo de garantir que todos os produtos definidos no seu escopo sejam entregues no prazo estimado. Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. Técnicas como PERT e CPM são utilizadas para obtenção de estimativas de esforço e como apoio para definição de atividades.

II. Séries históricas, quando utilizadas para obter estimativas de esforço no desenvolvimento de um novo sistema, levam à obtenção de estimativas consistentes, independentemente do domínio de aplicação dos sistemas que deram origem às séries históricas.

III. No caso de atraso na execução do cronograma, a contratação de novos desenvolvedores assegura que o produto será entregue de acordo com o cronograma inicialmente proposto.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I,II e III.


ENADE 2014 - QUESTÃO 11
Considere um esquema de gerência de memória por paginação simples, onde a memória física é dividida em quadros (frames) de 1 Kbyte e endereçada por byte. Os espaços de endereçamento dos processos são múltiplos de 1 Kbyte. A tabela de páginas para um determinado processo P é apresentada a seguir, em que o primeiro bit (BV) mostra se a página é válida (1) ou inválida (0).

INDAGACAO

Com base na tabela apresentada, avalie as afirmações a seguir.

I. O endereço físico é composto por 13 bits.

II. O esquema de gerência de memória apresentado reduz a fragmentação externa.

III. A tradução do endereço lógico 0110000000110 para endereço físico causa exceção.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I,II e III.


ENADE 2014 - QUESTÃO 12
Analise o custo computacional dos algoritmos a seguir, que calculam o valor de um polinômio de grau n, da forma:indagacao onde os coeficientes são números de ponto flutuante armazenados no vetor af0..n), e o valor de n é maior que zero. Todos os coeficientes podem assumir qualquer valor, exceto o coeficiente a, que é diferente de zero.

INDAGACAO

Com base nos algoritmos 1 e 2, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os algoritmos possuem a mesma complexidade assintótica.

PORQUE

II. Para o melhor caso, ambos os algoritmos possuem complexidade O (n).

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2014 - QUESTÃO 13
A figura a seguir apresenta uma árvore binária de pesquisa, que mantém a seguinte propriedade fundamental: o valor associado à raiz é sempre menor do que o valor de todos os nós da subárvore à direita e sempre maior do que o valor de todos os nós da subárvore à esquerda.

INDAGACAO

Em relação à árvore apresentada na figura, avalie as afirmações a seguir.

I. A árvore possui a vantagem de realizar a busca de elementos de forma eficiente, como a busca binária em um vetor.

II. A árvore está desbalanceada, pois a subárvore da esquerda possui um número de nós maior do que a subárvore da direita

III. Quando a árvore é percorrida utilizando o método de caminhamento pós-ordem, os valores são encontrados em ordem decrescente.

IV. O número de comparações realizadas em função do número n de elementos na árvore em uma busca binária realizada com sucesso é O (log n).

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


ENADE 2014 - QUESTÃO 14
Seja o universo U = {10, 20, 30, 40} e o conjunto dos números naturais N. Com base no conhecimento sobre a lógica de predicados, avalie as afirmações a seguir.

INDAGACAO

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2014 - QUESTÃO 15
Considere as seguintes expressões regulares cujo alfabeto é {a, b}.

R1 = a(a U b)*

R2 = b(a U b)*

Se L(R) é a linguagem associada a uma expressão regular R, é correto afirmar que

A) L(R1) = L(R2).

B) L(R2) = {w | w termina com b}.

C) existe um autômato finito determinístico cuja linguagem é igual a L(R1) U L(R2).

D) se R3 é uma expressão regular tal que L(R3) = L(R1) ꓵ L(R2), então L(R3) é uma linguagem infinita.

E) um autômato finito não determinístico que reconheça L(R1) U L(R2) tem, pelo menos, quatro estados.


ENADE 2014 - QUESTÃO 16
Uma pilha é uma estrutura de dados que armazena uma coleção de itens de dados relacionados e que garante o seguinte funcionamento: o último elemento a ser inserido é o primeiro a ser removido. É comum na literatura utilizar os nomes push e pop para as operações de inserção e remoção de um elemento em uma pilha, respectivamente. O seguinte trecho de código em linguagem C define uma estrutura de dados pilha utilizando um vetor de inteiros, bem como algumas funções para sua manipulação.

INDAGACAO

O programa a seguir utiliza uma pilha.

INDAGACAO


A esse respeito, avalie as afirmações a seguir.

I. A complexidade computacional de ambas funções push e pop é O(1).

II. O valor exibido pelo programa seria o mesmo caso a instrução a += pop(p); fosse trocada por a += a;

III. Em relação ao vazamento de memória (memory leak), é opcional chamar a função free(p), pois o vetor usado pela pilha é alocado estaticamente.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas
B) III, apenas
C) I e II, apenas
D) II e III, apenas
E) I, II e III.


ENADE 2014 - QUESTÃO 17
Considerando que o gerente de qualidade é o responsável por definir os meios necessários para se obter um produto com a qualidade desejada, bem como por estabelecer técnicas para aferir a qualidade do produto, avalie as afirmações a seguir.

I. O uso de processos de desenvolvimento padronizados, sem adaptações, independente do tipo de software a ser desenvolvido, assegura que o produto terá a qualidade desejada.

II. O controle de qualidade pode ser realizado por meio de revisões, incluindo inspeções de programas e de artefatos de projeto.

III. Fatores de qualidade de software estão diretamente relacionados a um único atributo interno de software.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2014 - QUESTÃO 18
Em relação à aplicação adequada das técnicas de Inteligência Artificial, avalie as afirmações a seguir.

I. Indução em Árvore de Decisão é utilizada para identificação de fraudes em cartões de crédito.

II. Redes Neurais Artificiais são utilizadas no desenvolvimento de sistemas de análise de risco em aplicações financeiras.

III. Sistemas Especialistas baseados em regras são utilizados no desenvolvimento de sistemas de diagnóstico de falhas em hardware.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2014 - QUESTÃO 19
O algoritmo de traçado de raios (ray-tracing) é considerado um marco no desenvolvimento de técnicas de computação gráfica para a geração de imagens realistas.

INDAGACAO

A partir da análise das imagens apresentadas, conclui-se que a técnica de traçado de raios foi utilizada para a geração

A) apenas da imagem 1.

B) apenas da imagem 2.

C) apenas das imagens 163.

D) apenas das imagens 2 e 3.

E) das imagens 1, 2 e 3.


ENADE 2014 - QUESTÃO 20
Um processo tem um ou mais fluxos de execução, normalmente denominados apenas por threads.

INDAGACAO

A partir das figuras 1 e 2 apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Tanto na figura 1 quanto na figura 2, existem três threads que utilizam o mesmo espaço de endereçamento.

II. Tanto na figura 1 quanto na figura 2, existem três threads que utilizam três espaços de endereçamento distintos.

III. Na figura 2, existe um processo com um único espaço de endereçamento e três threads de controle.

IV. Na figura 1, existem três processos tradicionais, cada qual tem seu espaço de endereçamento e uma única thread de controle.

V. As threads permitem que várias execuções ocorram no mesmo ambiente de processo de forma independente uma das outras.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.
B) I, II e IV.
C) I, III e V.
D) II, IV e V.
E) III, IV e V.


ENADE 2014 - QUESTÃO 21
O fragmento de código a seguir, escrito em Java, descreve duas implementações diferentes para um lock. Ambas possuem um método denominado acquire e um método denominado release.

Considera-se que:
 
* as duas implementações de lock são utilizadas por aplicações com, no máximo, duas threads;

* uma aplicação que utilizar qualquer uma destas implementações invocará o método acquire antes de entrar em sua seção crítica e o método release após deixar a seção crítica;

* tanto o método acquire quanto o método release são operações atômicas nas duas implementações de lock;

* para a implementação que requer um tid (thread id), assume-se que ele sempre será 0 ou 1;

* os métodos disableInterrupts e enableInterrupts são utilizados para desabilitar e habilitar respectivamente as interrupções do processador onde o código for executado. O código desses dois métodos foi desenvolvido para ser utilizado em uma máquina com um ou dois processadores.

A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. A implementação de LockA garante progresso.

II. A implementação de LockB garante progresso.

III. A implementação de LockA garante exclusão mútua.

IV. A implementação de LockB garante exclusão mútua.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.


ENADE 2014 - QUESTÃO 22
Considere o processo de fabricação de um produto siderúrgico que necessita passar por n tratamentos térmicos e químicos para ficar pronto. Cada uma das n etapas de tratamento é realizada uma única vez na mesma caldeira.

Além do custo próprio de cada etapa do tratamento, existe o custo de se passar de uma etapa para outra, uma vez que, dependendo da sequência escolhida, pode ser necessário alterar a temperatura da caldeira e limpá-la para evitar a reação entre os produtos químicos utilizados. Assuma que o processo de fabricação inicia e termina com a caldeira limpa. Deseja-se projetar um algoritmo para indicar a sequência de tratamentos que possibilite fabricar o produto com o menor custo total. Nessa situação, conclui-se que

A) a solução do problema é obtida em tempo de ordem O(nlogn), utilizando-se um algoritmo ótimo de ordenação.

B) uma heurística para a solução do problema de coloração de grafos solucionará o problema em tempo polinomial.

C) o problemas e reduz a encontrar a árvore geradora mínima para o conjunto de etapas do processo, requerendo tempo de ordem polinomial para ser solucionado.

D) a utilização do algoritmo de Dijkstra para se determinar o caminho de custo mínimo entre o estado inicial e o final soluciona o problema em tempo polinomial.

E) qualquer algoritmo conhecido para a solução do problema descrito possui ordem de complexidade de tempo não-polinomial, uma vez que o problema do caixeiro viajante se reduz a ele.


ENADE 2014 - QUESTÃO 23
Qual o valor de retorno da função a seguir, caso n = 27?

INDAGACAO


A) 8.
B) 9.
C) 12.
D) 16.
E) 18.


ENADE 2014 - QUESTÃO 24
Considere as seguintes tabelas de um banco de dados:

1. Fornecedor (cod_fornec, nome_fornec, telefone, cidade, UF)

2. Estado (UF, nome estado)

A expressão SQL que obtém os nomes dos estados para os quais não há fornecedores cadastrados é

INDAGACAO


ENADE 2014 - QUESTÃO 25
Uma gramática livre do contexto (GLC) é um modelo computacional geralmente utilizado para definir linguagens de programação e, quando está de acordo com a Forma de Backus-Naur (BNF), permite que alguns operadores sejam utilizados no lado direito de suas produções, como o operador | (pipe) que indica seleção, o operador [] que indica que o operando em questão é opcional, e o operador * que indica repetição de 0 ou mais vezes.

Projetar um compilador para uma determinada linguagem envolve, entre outras coisas, especificar quais são “os símbolos válidos nesta linguagem, bem como quais são as regras sintáticas que a definem.

A linguagem de programação Java é uma linguagem com suporte à orientação a objetos que não permite herança múltipla e que permite que uma classe implemente múltiplas interfaces. A seguir, exibem-se trechos de código sintaticamente válidos na linguagem Java.

Trecho 1:  
class A extends B { }  

Trecho 2: 
class F implements C { } 

Trecho 3: 
class J extends A implements C, D { } 

No trecho 1, cria-se uma classe chamada A que herda de uma classe chamada B. No trecho 2, cria-se uma classe chamada F que implementa uma interface chamada C. No trecho 3, cria-se uma classe chamada J que herda de uma classe chamada A e implementa duas interfaces, chamadas C e D.

Considere que:

*  <classdecl> é um não terminal cujo intuito é dar origem a declarações de classes;

*  <classbody> é um não terminal cujo intuito é dar origem ao corpo de classes;

* os terminais aparecem entre aspas duplas;

* “id” é um símbolo que representa qualquer identificador válido, como nomes de classes ou variáveis.

A gramática que especifica uma linguagem que não permita herança múltipla e que implemente zero ou mais interfaces é

A) <classdecl> “class” “id” [ “extends “ ] “id” <classbody>

B) <classdecl> “class” “id” (“extends “ “id")* <classbody>

C) <classdecl> “class” “id” [ “extends “] “id” [“implements” (, | “id")*] <classbody>

D) <classdecl> “class” “id” [ “extends “ “id"] [“implements” “id” ("," “id")*] <classbody>

E) <classdect> “class” “id” [extends “ “id"] “implements” “id” (“," “id")* <classbody>


ENADE 2014 - QUESTÃO 26
Um conjunto indutivo S é definido de acordo com os seguintes passos:

[Base] Declaração dos elementos iniciais, atômicos.

[Indução] Definição de regras que constroem  expressões a partir de elementos já existentes em S.

[Fecho] Uma declaração de que nada mais está em S a não ser os elementos construídos pelos passos Base e Indução

Os operadores que constroem as expressões nos passos Base e Indução são chamados de construtores do conjunto 5. Como um exemplo, a definição abaixo específica um conjunto indutivo Prop, das proposições booleanas formadas pelos construtores V (valor verdadeiro), F (valor falso), ! (para negação de expressões) e and (para conjunção de expressões).

1. [BaseVF estão em Prop.

2. [Indução] Se B está em Prop, então (! B) está em Prop.

3. [Indução] Se B1 e B2 estão em Prop, então (and B1 B2) está em Prop.

4. [Fecho] Nada mais está em Prop, a não ser o especificado em Base e Indução.

Expressões (termos) em Prop incluem V, F, ! F, (and V F), (and (! V) (! F)) e assim por diante. De forma análoga, linguagens funcionais permitem a declaração de tipos indutivos com seus respectivos construtores.

Neste contexto, avalie as seguintes afirmações.

I. Conjuntos indutivos são conjuntos enumeráveis.

II. Conjuntos infinitos não podem ser especificados por meio de definições indutivas.

III. Para estender a linguagem Prop de tal forma a considerar expressões para disjunção e implicação de proposição, é necessário acrescentar mais dois construtores à definição de Prop anterior.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2014 - QUESTÃO 27
Considere o seguinte argumento:

1- Se existe fogo, então existe oxigênio.

2- Não há oxigênio.

3- Então não há fogo.

A regra de inferência que justifica a validade do argumento acima é

indagacao


ENADE 2014 - QUESTÃO 28
Um cientista afirma ter encontrado uma redução polinomial de um problema NP-Completo para um problema pertencente à classe P.

Considerando que esta afirmação tem implicações importantes no que diz respeito à complexidade computacional, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A descoberta do cientista implica P = NP.

PORQUE

II. A descoberta do cientista implica na existência de algoritmos polinomiais para todos os problemas NP-Completos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2014 - QUESTÃO 29
Diferentes implementações da linguagem de programação PROLOG permitem predicados com parâmetros, aceitam as operações de conjunção e disjunção lógica, utilizando os símbolos vírgula (conjunção) e ponto e vírgula (disjunção), e a negação lógica com o predicado not.

Considere que um programador propoz as cláusulas mostradas a seguir, definidas em uma linguagem de programação como PROLOG, como parte da verificação de critérios para seleção de candidatos a uma chapa de presidente e vice-presidente de uma empresa. Estas cláusulas apresentam as premissas para chegar às conclusões selecionados, desconsiderados e descartado, a partir da possibilidade da existência de fatos ou regras com o identificador superior.

INDAGACAO

Considerando apenas as colocações e cláusulas acima e a hipótese de mundo fechado (closed world assumption), avalie as afirmações a seguir.

I. Para todos valores dos parâmetros P e Q, o predicado selecionados retornará um valor lógico falso.

II. Para todos valores de P e Q, os predicados selecionados e desconsiderados retornarão valores lógicos diferentes.

III. A conjunção dos predicados selecionados e desconsiderados, para quaisquer valores de P e Q, retornará um valor lógico verdadeiro.

IV. Para qualquer valor do parâmetro P, o predicado descartado retornará um valor verdadeiro.

V. A disjunção dos predicados selecionados e desconsiderados, para quaisquer valores de P e Q, retornará um valor lógico verdadeiro.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e V.
D) III e IV.
E) IV e V.


ENADE 2014 - QUESTÃO 30
Uma fazenda possui um único poço artesiano que deve abastecer n bebedouros para o gado. Deseja-se determinar um projeto de ligação entre esses n+1 pontos através de encanamentos com a menor extensão total. Um algoritmo proposto para a solução do problema executa os seguintes passos: 

1. Crie n+1 conjuntos unitários, cada um contendo um dos pontos a serem ligados entre si e insira esses conjuntos em um conjunto C.

2. Crie um conjunto D contendo um registro para cada combinação possível de dois pontos distintos a serem ligados. Cada registro deve conter os campos ci, cj e d, em que ci e cj são os dois pontos a serem ligados e d é a distância entre eles.

3. Enquanto D não estiver vazio faça

3.1.Remova o registro de D com o menor valor de distância d.

3.2.5e os valores de c, e c do registro removido pertencerem a conjuntos distintos de C, então:

3.2.1.Substitua estes dois conjuntos pela união entre eles.

3.2.2.Guarde o registro removido em um conjunto-solução.

Com base na descrição do problema e do algoritmo proposto, conclui-se que

A) o problema exemplifica a obtenção de uma árvore geradora mínima, portanto está no conjunto P.

B) o algoritmo é uma heurística para o Problema do Caixeiro Viajante, logo apresenta complexidade polinomial.

C) problema descrito é de otimização, logo pertence ao conjunto NP-difícil, mas não ao conjunto NP-completo.

D) uma alternativa para à solução do problema é usar o algoritmo de Dijkstra para obtenção do caminho mínimo entre dois pontos.

E) o passo de maior custo do algoritmo é a criação do conjunto D com as combinações de pontos, apresentando complexidade  computacional O(n!).


ENADE 2014 - QUESTÃO 31
Na transmissão de dados em sistemas computacionais, o dispositivo de verificação de erros conhecido como bit de paridade consiste da adição de um bit extra durante a transmissão. O valor associado a esse bit é uma função da quantidade de bits de dados iguais a 1 a serem transmitidos.

Nesse contexto, considere a transmissão de 7 bits de dados, com um bit extra de paridade, em um sistema de comunicação no qual a probabilidade de transmitir um bit de forma incorreta é igual a 10º e independe de outros erros ocorridos. O bit de paridade também pode sofrer erros.

A probabilidade da ocorrência de transmissão de 2 bits errados, que seria erroneamente detectada como uma transmissão sem erros, é

A) 1,0x10⁻¹².

B) 2,0x10⁻¹².

C) 2,8x10⁻¹¹.

D) 2,0 x10⁻⁶

E) 2,8x10⁻⁵


ENADE 2014 - QUESTÃO 32
Considere as proposições lógicas simples P, Q, R:

P: o programador lê a literatura técnica 
Q: o programador conhece o idioma inglês
R: o programador será selecionado

Pretende-se demonstrar a validade ou invalidade do seguinte argumento:

Se o programador lê a literatura técnica, então ele conhece inglês.

Se o programador conhece o idioma inglês, então ele será selecionado.

O programador não será selecionado ou ele lê a literatura técnica.

Logo, o programador lê a literatura técnica se e somente se conhece o idioma inglês.

Considerando as colocações acima, avalie as afirmações a seguir.

I. As premissas do argumento podem ser expressas na forma: P → Q, Q → R e-R v P. A conclusão do argumento pode ser expressa na forma: P ↔ Q.

II. A validade do argumento se demostra com os passos: -Q v P (equivalente de uma premissa), P → R (transitividade da implicação a partir das premissas) e conclusão Q ↔ R (conjunção de duas proposições condicionais e transformação em bicondicional).

III. A validade do argumento se demostra com os passos: R → P (equivalente de uma premissa), Q → P (transitividade da implicação), chegamos à conclusão P ↔ Q (conjunção de duas proposições condicionais e transformação em bicondicional).

IV. As premissas do argumento podem ser expressas na forma: P → Q, Q → R e -R → P e a conclusão do argumento acima pode ser expressa na forma: P → Q.

V. A invalidade do argumento acima se demonstra desta forma: a proposição lógica P ↔ Q é diferente das premissas P → Q, Q → R e -R v P.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) II e IV.
C) I, III e V.
D) I, II, IV e V.
E) II, III, IV e V.


ENADE 2014 - QUESTÃO 33
A seguinte sequência de instruções lógicas e aritméticas será executada por um processador em pipeline de 5 estágios: busca da instrução, leitura de registradores, execução, acesso à memória e escrita de registradores. A sequência, no entanto, apresenta conflito de dados.

and   R5, R4, R3
or    R6,R4,R2
add   R1, R2, R2
mul   R3,R2,R1
sub   R1,R1,R4

O pipeline foi implementado sem hardware adicional para a resolução de conflitos, mas os valores dos registradores podem ser escritos na primeira metade do ciclo e lidos na segunda metade. Sabendo-se que o primeiro operando das instruções é o registrador destino, avalie as afirmações a seguir.

I. A troca de posição entre as instruções or e add soluciona o conflito de dados.

II. A troca de posição entre as instruções add e and soluciona o conflito de dados.

III. A inserção de uma operação nop (sem operação) entre add e mul soluciona o conflito de dados.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2014 - QUESTÃO 34
Considere a implementação de um compilador em que as etapas de análise léxica e sintática possam compartilhar o mesmo processador de forma concorrente. Considere, ainda, uma solução para o problema, cujo pseudocódigo é mostrado abaixo.

O analisador léxico lê os lexemas e identifica os respectivos tokens do arquivo-fonte por meio da chamada ao procedimento Leia. O analisador sintático verifica a sequência dos tokens por meio da chamada ao procedimento Case. Os dois processos compartilham a constante N e as variáveis buffer, vez e cont.

INDAGACAO

A partir da análise da solução, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A eliminação da variável cont e das linhas 4, 7,13 e 16 causa erro de sincronismo entre os processos,

PORQUE

II. A variável cont é responsável pelo controle do acesso à seção crítica do código.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2014 - QUESTÃO 35
Um prédio de 4 andares, sendo o primeiro o andar térreo, é servido por 2 elevadores. Por motivo de economia de energia, o elevador 2 só é acionado se for solicitado em mais de 2 andares. Considere um circuito proposto para habilitar o acionamento do elevador 2 conforme é mostrado a seguir. Ele utiliza um multiplexador 4x1, cuja saída é selecionada através da composição dos sinais A e B, que indicam se os andares 1 e 2 solicitaram o serviço do elevador. Assim, o valor AB=10(2) indica que o primeiro andar solicitou elevador, mas não o segundo. Os sinais C e D indicam se os andares 3 e 4 solicitaram o serviço, respectivamente.

INDAGACAO

Com base na análise do circuito proposto para o problema, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O circuito não atende às especificações do projeto.

PORQUE

II. A entrada superior do multiplexador com valor constante O indica que a saída será O independentemente dos valores dos sinais A, B, C e D.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


LICENCIATURA

ENADE 2014 - QUESTÃO 19
O desenvolvimento de tecnologias educacionais na Computação deve ser bem planejado, pois além das questões técnicas, que são fundamentais em qualquer tipo de desenvolvimento tecnológico computacional, existe a peculiaridade de se abarcar requisitos pedagógicos e didáticos de ensino-aprendizagem. Assim, no planejamento do desenvolvimento e elaboração de tais tecnologias é importante a inclusão desses requisitos, que norteiam

A) os documentos usados pela equipe de desenvolvimento do sistema no qual estão definidos detalhes, em um nível mais técnico, acerca da implementação do sistema e sua arquitetura

B) a escolha e o modo de aplicação de uma tecnologia considerando, por um lado, a natureza do conteúdo a ser desenvolvido e, por outro, os recursos disponíveis na mesma.

C) os gastos para o usuário utilizar a tecnologia, a relação custo benefício e os tipos de contratos de uso.

D) as tendências sociais, aceitabilidade, métodos de interação social e sociabilidade.

E) a interface do usuário adaptação, confiabilidade, conectividade e segurança.


ENADE 2014 - QUESTÃO 20
O computador pode ser considerado um grande aliado no desenvolvimento cognitivo dos alunos, em especial através da utilização de softwares educacionais. Por isso, mais importante que o software em si, é o modo como ele será utilizado. Assim, o papel do professor é fundamental e indispensável na escolha do software educacional.
DANIELLE, C.; SÔNIA, M. S. B. Critérios para Avaliação de Softwares
 Educacionais. IX ANPEDSUL - Seminário de Pesquisa em 
Educação da Região Sul, 2012. Disponível em: <http://unww.ucs.br>.
 Acesso em: 25 jul. 2014.

Com base no texto apresentado e nos critérios de qualidade de software para aplicações educacionais, avalie as afirmações a seguir.

I. A escolha do software educacional deve considerar o público-alvo e a adequação da interface do software em relação à disciplina em que será utilizado.

II. A proposta pedagógica da disciplina deve ser elaborada ou alterada com o objetivo de atender os requisitos e características do software educacional escolhido.

III. A escolha do software educacional deve considerar a aplicabilidade deste como ferramenta no processo de ensino aprendizagem e não apenas como um instrumento para realização de tarefas.

IV. A escolha do software educacional deve considerar a existência de diferentes caminhos para apresentação do conteúdo e resolução de problemas, principalmente quanto aos critérios de usabilidade e acessibilidade.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.


ENADE 2014 - QUESTÃO 21
O processo de desenvolvimento de um software educacional é uma atividade complexa, em que diversos problemas podem ocorrer, como, por exemplo, a insatisfação dos usuários em relação aos problemas de usabilidade, que estão relacionados à facilidade do usuário utilizar o sistema. Há diversos princípios consolidados que fornecem as características básicas que todo produto precisa possuir para conseguir uma boa usabilidade.

Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. Design centrado no usuário é o processo de projetar produtos interativos que satisfaçam as necessidades do usuário.

II. As avaliações de interface baseiam-se em objetivos de usabilidade como eficácia, eficiência, segurança, utilidade, facilidade de aprender e lembrar.

III. Os critérios de usabilidade podem oferecer indicadores quantitativos que possibilitam melhorar a produtividade, porém eles não cobrem a qualidade da experiência do usuário, que é melhor analisada pelas metas da experiência do usuário.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2014 - QUESTÃO 22
As novas tecnologias de informação e comunicação possibilitam novos recursos e metodologias de ensino e aprendizagem. Os objetos de aprendizagem são elementos importantes que podem fazer parte e enriquecer um projeto de educação a distância.

Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. Os objetos de aprendizagem podem ser utilizados em diferentes contextos e em diferentes ambientes virtuais de aprendizagem.

II. Os objetos de aprendizagem podem ser recursos digitais interativos, permitindo que “os usuários dialoguem com os mesmos.

II. Os objetos de aprendizagem são itens a serem utilizados em contextos específicos, já que é difícil sua reutilização em outras situações.

IV. Os objetos de aprendizagem são unidades, instâncias ou recursos digitais que podem ser utilizados no ensino presencial, a distância ou híbrido.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


ENADE 2014 - QUESTÃO 23
A figura a seguir apresenta o processo de ensino aprendizagem usando os métodos Ensino sob Medida (EsM) e Instrução pelos Colegas (IpC), descrevendo o fluxo  de atividades realizadas pelo professor e pelos alunos antes e durante a aula.

INDAGACAO

Em relação ao processo descrito na figura, avalie as afirmações a seguir.

I. Os ambientes virtuais de aprendizagem podem ser utilizados como suporte aos métodos Ensino sob Medida (ESM) e Instrução pelos Colegas (IpC)

II. Os métodos descritos consideram o conhecimento prévio do aluno e favorecem interações sociais voltadas para a construção do conhecimento.

III. O professor deve limitar as interações sociais em sala de aula, pois elas trazem prejuízo aos alunos já que estimulam a cópia de trabalhos.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2014 - QUESTÃO 24
O ensino de algoritmos é um processo delicado e complexo, e seu sucesso depende de diversos fatores, tais como: habilidade do aluno em matemática e lógica, metodologia de ensino do professor, uso de ferramentas de simulação, realização eficiente de exercícios de fixação e práticas laboratoriais, apoio extraclasse na solução de dúvidas, trabalhos em grupo, dedicação do aluno entre outros. A escolha da linguagem de programação também merece atenção. Uns defendem o uso de linguagens orientadas a objetos, que possuem facilidades de programação de alto nível e facilitam a vida do desenvolvedor. Outros defendem o uso de linguagens mais básicas, que forçam o desenvolvedor a implementar muitas das estruturas e funções que necessita.

Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. O uso da linguagem de programação Pascal é adequado ao processo de ensino- aprendizagem de algoritmos porque, entre outros motivos, permite ao aluno entender melhor os diferentes tipos de dados, pois ela verifica os tipos das variáveis no momento da compilação, sendo considerada uma linguagem fortemente tipificada.

II. O uso da linguagem de programação C padrão é adequado ao processo de ensino- aprendizagem de algoritmos porque, entre outros motivos, permite ao aluno entender melhor sobre alocação e endereçamento de memória para as variáveis, pois esse aprendizado necessita do uso de ponteiros.

III. O uso da linguagem de programação Python é adequado ao processo de ensino-aprendizagem de algoritmos porque, entre outros motivos, permite ao aluno conhecer as estruturas de dados e as formas de manipulação, sem precisar implementá-las, permitindo o desenvolvimento de programas mais elaborados, mesmo por alunos com pouco conhecimento de algoritmos.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2014 - QUESTÃO 25
Em relação ao projeto e implementação de espaços de ensino, assinale a alternativa correta.

A) A utilização de realidade aumentada deve ser restrita, visto que tal ferramenta não apresenta fatos reais e concretos, apenas uma simulação virtual da realidade.

B) As normas de administração de laboratórios devem permitir a instalação irrestrita de software pelos alunos, permitindo o exercício da curiosidade e da busca pelo conhecimento.

C) os aspectos de inclusão digital devem ser considerados, buscando a democratização do acesso às tecnologias da informação e o atendimento às restrições dos alunos do ponto de vista físico.

D) A utilização de ferramentas de ensino a distância (EAD) deve ser limitada, para não colocar em risco a segurança das informações utilizadas nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino.

E) Os espaços não escolares, fora dos limites físicos dos campi das instituições de ensino, não fazem parte do escopo a ser considerado pelo professor para atender o processo de ensino-aprendizagem.


ENADE 2014 - QUESTÃO 26
A elaboração e a disponibilização de material didático interativo é importante para a motivação do estudante. O material pode ter a função de apresentar os objetivos do conteúdo a ser abordado em formato de tópicos ou aulas. Entre os materiais que podem ser elaborados, têm-se: as áudio-aulas, captura de tela, vídeo-aulas e o quadro digital.

Nesse contexto e em relação aos requisitos a serem adotados para a elaboração de uma vídeo-aula, o professor deve

A) utilizar vídeos com conteúdos temáticos diversificados e disponíveis em diferentes formatos como, por exemplo, a apresentação de uma atividade no laboratório ou no campo, um depoimento do professor ou uma conversa de um grupo.

B) usar uma lousa com sensor de localização que amplia a capacidade de controle de softwares e que permite usar uma espécie de tinta eletrônica para interagir com o material exibido por uma projeção.

C) usar um software para capturar em formato de vídeo tudo o que é feito na tela do computador, enquanto é gravada a sua voz ao realizar uma tarefa específica.

D) preparar uma apresentação em ferramentas para criação de slides, a qual receberá uma narração e, finalmente, exportar para um formato compatível

E) preparar uma simulação de um processo ou sistema que exija a intervenção do estudante.


ENADE 2014 - QUESTÃO 27
Objetos de aprendizagem podem ser definidos por uma unidade de conteúdo organizado em forma digital ou não digital, que possa ser utilizada e reutilizada durante o processo de aprendizagem por meio de tecnologias. Tais objetos podem ser desenvolvidos nas diversas áreas de conhecimento, diferenciando-se apenas os conteúdos didáticos.

Considerando essas informações e com base nos conceitos sobre objetos de aprendizagem, avalie as afirmações a seguir.

I. Autores não podem combinar objetos antigos € novos para satisfazer às necessidades de suas demandas, visto que não são permitidas alterações em um objeto de aprendizagem já desenvolvido.

II. Objetos de aprendizagem são um importante instrumento de ensino-aprendizagem e podem ser utilizados de diferentes formas, inclusive na educação a distância.

III. O desenvolvimento de um objeto de aprendizagem, por si só, pode ser considerado construção do conhecimento.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2014 - QUESTÃO 28
Cursos online Abertos e Massivos (Massive Online Open Courses - MOOC) possibilitam a educação de nível universitário livre em grande escala. Uma preocupação frequentemente levantada sobre MOOCs é que, embora milhares possam se inscrever para os cursos, uma proporção muito pequena realmente o conclui, como é possível observar na figura a seguir, que representa os tipos de estudantes e a taxa de retenção a cada semana em MOOCs.

INDAGACAO

A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. A evasão de alunos nos MOOCs aumenta a cada semana.

II. A maior parte dos estudantes que concluem os cursos participam ativa ou passivamente.

III. Os observadores, pessoas que apenas assistem sem participar de discussões, nunca concluem os cursos.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2014 - QUESTÃO 29
As pesquisas mostram que dos milhares de inscritos nos MOOCs (Massive Online Open Courses) apenas uma pequena parcela conclui o curso. Dados recentes indicam que a quantidade de matrículas está crescendo, entretanto a quantidade de estudantes que terminam os cursos não é proporcional a tal crescimento. Uma análise desses dados indica que a evasão se deve, entre outros fatores, às dificuldades na utilização das tecnologias empregadas.

Nesse sentido, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. É necessário aprimorar o ferramental tecnológico utilizado pelos MOOCs para possibilitar o aumento na taxa de retenção dos estudantes.

PORQUE

II. Os estudantes nem sempre conhecem os pré-requisitos dos conteúdos disponibilizados.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) A asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2014 - QUESTÃO 30
O desenvolvimento de um projeto na modalidade de educação a distância (EAD) exige profissionais capacitados e planejamento minucioso das diversas atividades envolvidas em cursos, disciplinas ou unidades a serem ofertadas. Algumas particularidades encontradas em um projeto de EAD, e especialmente os recursos e critérios utilizados para a avaliação, estão marcadas por algumas características fundamentais, como a distância, a virtualidade e o assincronismo.

Nesse contexto e em relação as atividades de avaliação na EAD, avalie as afirmações a seguir.

I. A elaboração de textos ou projetos colaborativos é uma possibilidade de avaliação na EAD.

II. O recurso conhecido como fórum de discussão não deve ser considerado como instrumento Ou critério de avaliação na EAD.

III. Atividades de avaliação que permitam construir conhecimento ou consolidar conceitos em diferentes etapas são adequadas em um contexto de EAD.

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.


ENADE 2014 - QUESTÃO 31
INDAGACAO

A gestão democrática pode ser definida como um processo político no qual as pessoas que atuam na e sobre à escola identificam problemas, discutem, deliberam, planejam, encaminham, acompanham, controlam e avaliam o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da própria escola, na busca da solução daqueles problemas. Esse processo, sustentado no diálogo, na alteridade e no reconhecimento das especificidades técnicas das diversas funções presentes na escola, tem como base a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar, o respeito às normas coletivamente construídas para os processos de tomada de decisões e a garantia de amplo acesso às informações aos sujeitos da escola
SOUZA, A. R. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática.
 Educação em Revista, Belo Horizonte, v25, n.03, dez. 2009, p. 125-126 (adaptado)

Com base nos textos apresentados, conclui-se que a gestão democrática da educação

I. implica colocar as instituições a serviço da formação qualificada dos estudantes, tendo a participação como prática cotidiana de todos os envolvidos.

II. propicia a criação de uma cultura institucional crítico-reflexiva, cujos envolvidos tenham discernimento em relação aos conteúdos que necessitam ou não para tomarem decisões sempre coletivas.

III. pressupõe a existência de líderes capazes de orientar pessoas para o desenvolvimento de ações que visem ao cumprimento de objetivos definidos por eles.
 
IV. efetiva-se pelo processo de construção coletiva do projeto pedagógico e de seu acompanhamento e avaliação.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


ENADE 2014 - QUESTÃO 32
O Plano Nacional de Educação (PNE) inclui 20 metas e estratégias traçadas para o setor nos próximos 10 anos. Entre as metas, está a aplicação de valor equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação pública, promovendo a universalização do acesso à educação infantil para crianças de quatro a cinco anos, do ensino fundamental e do ensino médio. Esse plano também prevê a abertura de mais vagas no ensino superior, investimentos maiores em educação básica em tempo integral e em educação profissional, além da valorização do magistério.

BRASIL. Conheça as 20 metas definidas pelo PNE. Disponível em:<http://www.brasil.gov.br>. Acesso em: 4 jul. 2014 (adaptado).

A Lei n.º 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o PNE, prevê importantes dispositivos, tais como:

Art. 5º A execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas.

Art. 10 O plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios serão formulados de maneira a assegurar a consignação de dotações orçamentárias compatíveis com as diretrizes, metas e estratégias deste PNE e com os respectivos planos de educação, a fim de viabilizar sua plena execução.

Art. 11 O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pela União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino.

Art. 13 O poder público deverá instituir, em lei específica, contados 2 (dois) anos da publicação desta Lei, o Sistema Nacional de Educação, responsável pela articulação entre os sistemas de ensino, em regime de colaboração, para efetivação das diretrizes, metas e estratégias do Plano Nacional de Educação.

Considerando as informações acima, conclui-se que o PNE

A) possibilita ao país iniciar seu processo de desenvolvimento, pois prevê aumento anual de 10% nos patamares de aplicação do PIB em educação e sistema de monitoramento da aplicação de investimentos, o Sistema de Avaliação da Educação Básica, a ser instituído nos próximos dois anos.


B) prevê meta de aplicação de 10% do PIB em educação, sinalizando que os gestores escolares terão 10 vezes mais possibilidades de atingir patamares mais elevados de educação nos próximos 10 anos, pois vincula os investimentos com a educação aos níveis de desenvolvimento do país, aferidos pelo PIB.

C) estabelece que a melhoria da educação básica — universalização do acesso à educação infantil, aumento de vagas no ensino superior, maior investimento em educação em tempo integral e em educação profissional — evidencia a base para o desenvolvimento, pois o crescimento econômico é o indicador do percentual de recursos do PIB a ser aplicado em educação.

D) disponibiliza para os gestores escolares o crescimento de 10% dos investimentos do PIB em educação, ao ano, durante os próximos 10 anos e um Sistema Nacional de Avaliação para verificar a efetivação das diretrizes e metas dispostas no referido Plano.

E) permite planejar a educação para os próximos 10 anos e institui mecanismos de monitoramento e avaliação, tanto da execução do Plano como da qualidade da educação, por meio do estabelecimento de metas educacionais e definição dos investimentos a serem disponibilizados para o alcance dessas metas.


ENADE 2014 - QUESTÃO 33
Os currículos organizam conhecimentos, culturas, valores e artes a que todo ser humano tem direito. Assim, o currículo deve ser analisado conforme as experiências vividas pelos estudantes, nas quais se articulam os saberes, aprendidos por eles na vivência e na convivência em suas comunidades, com os conhecimentos sistematizados que a escola deve lhes tornar acessíveis.
ARROYO, M. G. Educandos e educadores: seus direitos e o currículo. In: ARROYO, M. G.
 Indagações sobre o currículo: educandos e educadores: seus direitos é o currículo. Brasília: 
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007, p. 67 (adaptado).

A partir da definição de currículo abordada pelo autor, avalie as afirmações a seguir.

I. A construção do currículo constitui um processo de seleção cultural, o que pode colocar em desvantagem determinados grupos sociais e culturais.

II. O sistema educativo confere ao currículo efetividade que envolve uma multiplicidade de relações, razão pela qual este deve ser considerado práxis e sua materialização corresponder à forma como foi idealizado.

III. As teorias críticas reconhecem a existência de poderes diversos diluídos nas relações sociais, conferindo ao currículo a função de atuar em processos para a inclusão escolar.

IV. É desafio da escola incluir no currículo experiências culturais diversificadas, que não reproduzam estruturas da vida social em suas assimetrias e desigualdades.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e III, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) I, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.


ENADE 2014 - QUESTÃO 34
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) relaciona-se à organização do trabalho pedagógico da escola, indicando uma direção, explicitando os fundamentos teórico-metodológicos, os objetivos, o tipo de organização e as formas de implementação e avaliação da escola.
VEIGA. P. A; RESENDE, L.M.G. (Org.). Escola: espaço do Projeto 
Político-Pedagógico. 4. ed. Campinas-SP: Papirus, 1998 (adaptado).

Considerando a elaboração do PPP, avalie as seguintes afirmações.

I. O PPP constitui-se em processo participativo de decisões para instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições no interior da escola.

II. A discussão do PPP exige uma reflexão acerca da concepção de educação e sua relação com 2a sociedade e a escola, o que implica refletir sobre o homem a ser formado.

III. A construção do PPP requer o convencimento dos professores, da equipe escolar e dos funcionários para trabalharem em prol do plano estabelecido pela gestão educacional.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2014 - QUESTÃO 35
Da visão dos direitos humanos e do conceito de cidadania fundamentado no reconhecimento das diferenças e na participação dos sujeitos, decorre uma identificação dos mecanismos e processos de hierarquização que operam na regulação e produção de desigualdades. Essa problematização explicita os processos normativos de distinção dos alunos em razão de características intelectuais, físicas, culturais, sociais e linguísticas, estruturantes do modelo tradicional de educação escolar.
BRASIL, MEC. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da 
Educação Inclusiva, 2008, p. 6 (adaptado).

As questões suscitadas no texto ratificam a necessidade de novas posturas docentes, de modo a atender a diversidade humana presente na escola. Nesse sentido, no que diz respeito a seu fazer docente frente aos alunos, o professor deve

I. desenvolver atividades que valorizem o conhecimento  historicamente elaborado pela humanidade e aplicar avaliações criteriosas com o fim de aferir, em conceitos ou notas, o desempenho dos alunos.

II. instigar ou compartilhar as informações e a busca  pelo conhecimento de forma coletiva, por meio de relações respeitosas acerca dos diversos posicionamentos dos alunos, promovendo o acesso às inovações tecnológicas.

III. planejar ações pedagógicas extraescolares, visando ao convívio com a diversidade; selecionar e Organizar os grupos, a fim de evitar conflitos.

IV. realizar práticas avaliativas que evidenciem as habilidades e competências dos alunos, instigando esforços individuais para que cada um possa melhorar o desempenho escolar.

V. utilizar recursos didáticos diversificados, que busquem atender a necessidade de todos e de cada um dos alunos, valorizando o respeito individual e coletivo.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) II e V.
C) I, III e IV.
D) I, II, IV e V.
E) I, II, IV e V.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,11,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,27,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,7,arquivologia,1,arte,10,artes visuais,1,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,289,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,58,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,213,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,2,ciências contábeis,21,ciências da computação,1,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,507,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,11,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,20,educação infantil,351,eleicoes,1,enade,409,enare,1,encceja,44,enem,98,enfermagem,21,engenharia,5,engenharia ambiental,4,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,352,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,9,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,3,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,3,gestão da qualidade,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão de recursos humanos,1,gestão financeira,4,gestao hospitalar,4,gestão pública,2,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,leituras,1,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,livros,1,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,117,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,4,procurador,2,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1471,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,10,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas cnu,9,provas concurso,305,provas da univesp,2,provas enade,408,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,38,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas 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judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão cnu,40,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,557,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,120,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2891,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa 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dietética,40,questão de direito,3986,questão de direito administrativo,325,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,296,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,157,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,355,questão de enfermagem,382,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de 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teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,135,questão de vestibular,30306,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,642,questão do enade,9079,questão do enare,50,questão do encceja,1141,questão do enem,3826,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,1080,questão economia empresarial,29,questão engenharia,99,questão engenharia 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em marketing,1,teologia,2,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,7,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,945,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
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INDAGAÇÃO: Prova Ciências da Computação (Bacharelado e Licenciatura) ENADE 2014 com Gabarito
Prova Ciências da Computação (Bacharelado e Licenciatura) ENADE 2014 com Gabarito
Prova Ciências da Computação ENADE 2014 com Gabarito
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