A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece limites ao uso de aditivos, como, por exemplo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece limites ao uso de aditivos, como, por exemplo
ENADE 2014 - QUESTÃO 29
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece limites ao uso de aditivos, como, por exemplo, os corantes. Para detecção desses limites, são necessárias metodologias analíticas adequadas para sua quantificação.

Nesse contexto, considere a seguinte situação: um refresco de cor amarela deve ser analisado para que seja verificado se ele atende ou não aos limites estabelecidos quanto à concentração de dois corantes: amarelo tartrazina e amarelo crepúsculo. A figura 1 apresenta as estruturas do amarelo crespúsculo (sal di-sódio 6-hidroxi-5 [(4 sulfofenil) azo]-naftaleno-2-sulfonato) e do amarelo tartrazina (sal tri-sódico 5-hidroxi-1 (4 sulfofenil)-4-[(4-sulfofenil) azo]-pirazole 3 carboxilato).

Um método que pode ser utilizado é o que se fundamenta na espectrofotometria, nesse caso, aplicado na região visível do espectro eletromagnético, como pode ser observado na figura 2, que apresenta os espectros das duas substâncias e, também, o da mistura.

indagacao

A situação apresentada para as duas substâncias sugere que

A) a análise por espectrofotometria não é possível, já que ambas são amarelas e absorvem nos mesmos comprimentos de onda.

B) a análise deve ser realizada por cromatografia, sendo a cromatografia em fase gasosa a mais indicada, pois é capaz de separar as duas substâncias.

C) a análise por espectrofotometria pode ser realizada aplicando-se o princípio da aditividade, sendo necessária uma curva padrão para cada substância.

D) a análise por espectrofotometria exige que se obtenham os espectros das duas substâncias nas condições de ensaio. Na figura 2, a curva x corresponde ao espectro do amarelo tartrazina e a curva y, ao espectro do amarelo crepúsculo.

E) a análise por espectrofotometria pode ser realizada aplicando-se o princípio da aditividade. No caso da substância que gerou a curva y (figura 2), a Lei de Beer-Lambert será obedecida em faixa mais ampla de concentrações em 450 nm do que em 425 ou 475 nm.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
E) a análise por espectrofotometria pode ser realizada aplicando-se o princípio da aditividade. No caso da substância que gerou a curva y (figura 2), a Lei de Beer-Lambert será obedecida em faixa mais ampla de concentrações em 450 nm do que em 425 ou 475 nm.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo