Prova Engenharia de Computação ENADE 2014 com Gabarito

Prova Engenharia de Computação ENADE 2014 com Gabarito

Prova Engenharia de Computação ENADE 2014 com Gabarito

OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

OBS: as questões de 09 a 18 são de Engenharia, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.

ENADE 2014 - QUESTÃO 19
De todas as propostas do Marco Civil da Internet, uma das mais polêmicas e importantes é a denominada “neutralidade da rede”. O Marco Civil defende que não deve haver “pedágios” na internet, ou seja, nenhuma empresa poderá criar barreiras para algum tipo de conteúdo com qualquer tipo de interesse financeiro.

As empresas dizem que a neutralidade total mata a possibilidade de oferecer pacotes mais acessíveis. Os defensores do projeto, por outro lado, dizem que a não aprovação seria uma medida antipopular, que criaria mais exclusão social, impedindo que os mais pobres usem os serviços mais caros.
Disponível em: <http://olhardigital.uol.com.br>. Acesso em: 20 jul 2014 (adaptado).

A partir das informações apreentadas e em relação à “neutralidade da rede”, avalie as afirmações a seguir.

I. Com a lei da neutralidade da rede brasileira, o roteamento interno na rede de uma corporação deve tratar todos os protocolos ou serviços (como VolP e SMTP) de modo igualitário.

II. A mudança de cenário com a adoção da lei da neutralidade da rede é exemplo de como as empresas e profissionais de tecnologia devem estar continuamente se atualizando e estar prontos para readequar seus produtos e serviços aos novos requisitos técnicos e sociais.

III. A lei brasileira da neutralidade da rede permite que um provedor de acesso à Internet, notando que seus usuários usam mais serviços de mensagens instantâneas que de transferências de arquivos, possa aumentar a prioridade do primeiro tráfego em relação ao do segundo para melhorar a satisfação de seus clientes.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2014 - QUESTÃO 20
Os filtros digitais são parte importante do processamento digital de sinais, dada a versatilidade em sua implementação, que é feita por software. Esses filtros são classificados em resposta infinita ao impulso (IIR, ou recursivos) e resposta finita ao impulso (FIR, ou não recursivos), tendo cada classe vantagens e desvantagens bem definidas. Um exemplo de algoritmo em Portugol para um filtro digital é apresentado a seguir.

indagacao

A partir do algoritmo apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O filtro digital do algoritmo é do tipo FIR.

PORQUE

II. O filtro digital do algoritmo não possui termo de transmissão direta,

A respeito das asserções, assinale a afirmação correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2014 - QUESTÃO 21
A compressão de dados pode ser realizada por intermédio de diversos algoritmos de compressão, reduzindo a quantidade de bits para representar um conjunto de dados. A compressão de imagem é a forma de armazenar informações visuais mais compactamente. A maioria desses métodos considera a identificação e o uso de estruturas e redundâncias que existem nos dados da imagem. Os tipos de redundância encontrados nas imagens são ligados à codificação de tons ou cor, redundância da informação inter-pixel, espectral e psicovisual.
CONCI, A; AZEVEDO, E; LETA, F. R. Computação Gráfica: teoria e prática. 
v.2, Rio de Janeiro: Elsevier, 2008 (adaptado).

Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. A redundância de codificação de tons ou cor ocorre quando os níveis de cinza ou as cores de uma imagem são codificados com mais símbolos de codificação que o necessário. A redundância inter-pixel (redundâncias espaciais) são as resultantes das relações geométricas ou estruturais entre os objetos na imagem.

II. A redundância espectral é a que ocorre em imagens com mais de uma faixa espectral, quando os valores espectrais para a mesma posição na matriz de pixels de cada banda são correlacionados. Nesse caso, apenas um canal precisa ser armazenado com mais detalhes.

III. As redundâncias psicovisuais ou baseadas na percepção são aquelas relacionadas ao fato de o sistema visual humano responder com a mesma sensibilidade a todas as informações visuais. Tais informações não podem ser eliminadas sem prejudicar significativamente a qualidade da imagem.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2014 - QUESTÃO 22
Dois conhecidos problemas de pesquisa operacional possuem uma ampla gama de aplicações em comunicação, transporte e planejamento: o problema do carteiro chinês (PCC), e o problema do caixeiro viajante (PCV). O primeiro consiste em minimizar o esforço de um carteiro que precisa percorrer todas as ruas de uma cidade. O segundo consiste em minimizar o deslocamento do vendedor que precisa visitar todas as cidades interconectadas de uma dada região, retornando à cidade de origem. Esses problemas têm sido modelados com teoria dos grafos, de onde se destacam dois conceitos relacionados: circuito euleriano e ciclo hamiltoniano.

Uma trilha é uma sequência de arestas adjacentes em que não há repetição de arestas, e seu comprimento é a quantidade de arestas. A trilha é dita fechada se inicia e finaliza no mesmo vértice. Assim, um grafo com m arestas é euleriano se nele existe uma trilha fechada de comprimento m (trilha euleriana). Um ciclo hamiltoniano é uma trilha fechada que passa sem repetir por todos os vértices.

Com base nos conceitos acima, avalie as afirmações a seguir.

I. Se o grafo das cidades e suas interconexões for euleriano, então o PCV pode ser resolvido de uma forma tal que o caixeiro não terá que fazer visitas repetidas,

II. Se todas as cidades se conectam com todas as outras, então a solução do PCV é um ciclo hamiltoniano correspondente ao menor deslocamento.

III. Se o grafo for euleriano e possuir um ciclo hamiltoniano, então o PCC e o PCV darão como resultado a mesma trilha.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2014 - QUESTÃO 23
Um componente bastante usado em circuitos lógicos é a matriz lógica programável (ou PLA, do inglês Programmable Logic Array). Uma PLA usa como entrada um conjunto de sinais e os complementos desses sinais (que podem ser implementados por um conjunto de inversores). A lógica é implementada a partir de dois estágios: o primeiro é uma matriz de portas AND, que formam o conjunto de termos- produto (também chamados mintermos); o segundo estágio é uma matriz de portas OR, cada uma efetuando uma soma lógica de qualquer quantidade dos mintermos. Cada um dos mintermos pode ser o resultado do produto lógico de qualquer dos sinais de entrada ou de seus complementos.

É comum, em lugar de desenhar todas as portas lógicas de cada um dos estágios, representar apenas a posição das portas lógicas em uma matriz, conforme ilustra a figura a seguir.

indagacao

A partir da figura apresentada, infere-se que as entradas JKL = 000 e JKL = 101 levam a saídas MNO iguais, respectivamente, a

A) 000 e 000.

B) 000 e 010.

C) 100 e 101.

D) 101 e 000.

E) 101 e 010.


ENADE 2014 - QUESTÃO 24
Acerca do protocolo de transporte TCP (Transmission Control Protocol) utilizado na Internet, considere o esquema abaixo, que mostra a comunicação entre dois processos A e B. No diagrama, o tempo cresce de cima para baixo e as setas diagonais representam segmentos TCP enviados de A para B ou de B para A, dependendo da orientação da seta. Os números de sequência dos dados de aplicação enviados de A para B estão indicados sobre as setas.

O processo A enviou segmentos com 40 bytes de dados de aplicação para B. O número de sequência do primeiro byte enviado através da conexão de A para B foi 20. Dos quatro segmentos enviados de A para B, o segundo segmento foi perdido pela rede e não alcançou o destino.

INDAGACAO

Com base na situação descrita acima, o número de confirmação (ACK) enviado pelo TCP de B para A, no instante de tempo t0, é igual a

A) 20.

B) 59.

C) 60.

D) 100.

E) 140.


ENADE 2014 - QUESTÃO 25
O lugar das raízes, também chamado root locus, é importante procedimento para a análise de sistemas de controle, bem como para a síntese de compensadores para esses sistemas. Por exemplo, deseja-se controlar, com um compensador série e realimentação negativa e unitária, um sistema sujeito a uma entrada degrau, cuja planta tem função de transferência

indagacao

e cujo lugar das raízes tem a forma ilustrada na figura abaixo.

indagacao

A partir do sistema acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Um compensador proporcional sempre produz um sistema em malha fechada contendo termos de resposta oscilatória.

PORQUE

II. As raízes do sistema em malha fechada são complexas para um compensador proporcional com ganho acima de 2,25.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2014 - QUESTÃO 26
Após o treinamento, uma rede neural perceptron com 2 sinais de entrada e um neurônio de saída será capaz de classificar quatro indivíduos (I1, I2, I3, I4 ) em duas classes, conforme o quadro a seguir.

INDAGACAO

O primeiro passo é codificar as informações em base binária. Os sinais devem ser representados da seguinte forma

indagacao

Considerando aprendizado supervisionado (com uso do algoritmo de correção de erros), verifique se cada  indivíduo é professor (0) ou dentista (1). Considere uma taxa de aprendizagem igual a 1, pesos iniciais iguais  a zero para cada entrada e a seguinte função de ativação: Se x > 0, então f(x) = 1, caso contrário f(x) = 0.

O quadro a seguir apresenta a entrada dos dados, a saída calculada pela RNA e a saída esperada.

indagacao

Com base nas informações apresentadas, conclui-se que a atualização dos pesos a cada nova entrada, no treinamento dessa rede neural, é igual a

A) [1,1], [1,0], [1,0], [1,0], [1,0], [1,0].

B) [1,1], [1,0], [0,0], [0,0], [1,0], [1,0].

C) [1,0], [1,1], [1,1], [1,1], [0,0], [1,0].

D) [1,1], [1,0], [1,0], [0,0], [0,0], [1,0].

E) [1,1] [1,0], [1,0], [0,0], [0,0], [0,0].


ENADE 2014 - QUESTÃO 27 - ANULADA

ENADE 2014 - QUESTÃO 28
As vibrações em um ônibus em movimento serão analisadas através da medida da aceleração durante períodos de tempo, por meio do sistema de aquisição formado por quatro módulos: um sensor de aceleração, um amplificador, um Sample & Hold e um conversor A/D, conforme esquema a seguir.

indagacao

O sensor é um acelerômetro que converte linearmente leituras entre  -1,0 m/s² e +1,0 m/s² em sinal de tensão Vin entre -800 mV e +800 mV. Esse sinal passa por um amplificador operacional com ganho de tensão dado por Av=1+Rf/R, em que Rf=Rg = 10 kΩ. Uma vez amplificado, o sinal Vout, é submetido a um Sample & Hold, cuja chave de amostragem pode ser controlada por software através de seu ponto de controle “c”.

O conversor A/D converte linearmente valores entre -2,00 V e + 2,00 V para valores binários que podem, então, ser lidos por software. Com esse sistema de aquisição, serão feitas coletas de dados de 1 000 aquisições a uma taxa de 500 aquisições por segundo, ou seja, cada coleta dura dois segundos.

A análise desse sistema de aquisição de dados revela que

A) o amplificador tem ganho unitário e alta impedância de entrada, isolando o sensor do resto do circuito.

B) o conversor A/D deverá ser de 12 ou mais bits, para que as leituras obtidas tenham uma resolução de 0,001 m/s².

C) o software que fará o processamento da aquisição necessitará trocar o sinal da leitura feita, já que a montagem do amplificador é inversora.

D) a faixa de passagem do amplificador deve ficar pelo menos entre O e 250 Hz, correspondentes à taxa de Nyquist, já que ocorrerão 500 aquisições por segundo.

E) o Sample & Hold vai ser ligado no início da coleta de dados e desligado ao seu final, com a chave mantida fechada durante todos os 2 segundos de cada coleta.


ENADE 2014 - QUESTÃO 29
Expressões regulares constituem formas sucintas de descrever linguagens regulares. Uma de suas aplicações é descrever padrões a serem procurados em um texto. As expressões regulares R1, R2, R3 e R4 a seguir utilizam a seguinte convenção: o fecho de Kleene é denotado por * e a união é denotada pelo símbolo |.

- R1 = a*ba*ba*ba*

- R2 = a*(a|b)a(a|b)*

- R3 = a*ab*a(a|b)

- R4 = (a|b)*

Em relação às linguagens definidas pelas expressões regulares apresentadas, conclui-se que a cadeia abbb está contida apenas nas linguagens definidas por

A) R1 e R4.
B) R2 e R3.
C) R2 e R4.
D) R1 e R3:.
E) R2,R3 e R4.


ENADE 2014 - QUESTÃO 30 - ANULADA

ENADE 2014 - QUESTÃO 31
Em uma rede local de computadores em barramento, um dos métodos de controle de acesso ao meio, denominado CSMA/CD, tem uma característica peculiar: se uma estação começar a transmitir sozinha no meio em determinado instante e permanecer sozinha por um intervalo T (conhecido como slot de contenção), sem que qualquer outra estação comece a transmitir, então não haverá colisão e o acesso ao meio estará garantido para essa transmissão.

Considere que uma rede tenha N estações com transmissões completamente independentes e que à probabilidade de uma estação transmitir dentro de um intervalo T seja igual a P e, que, portanto, 1- P seja a probabilidade de a estação não transmitir nesse intervalo. A probabilidade de se ter um intervalo T no qual apenas uma das estações transmita e ganhe o acesso ao meio é igual a

INDAGACAO


ENADE 2014 - QUESTÃO 32
Suponha que, para armazenar exatamente 999 999 chaves de um índice, um engenheiro de computação tenha escolhido a estrutura de uma árvore B, de grau mínimo 5, com todos os nós completos. Nessa Situação, a profundidade dessa árvore é igual a

A) 4.
B) 5.
C) 6.
D) 7.
E) 8.


ENADE 2014 - QUESTÃO 33
O advento da indústria de alta tecnologia, ou seja, a indústria com base na microeletrônica e assistida por computadores, introduziu uma nova lógica de localização industrial. As empresas eletrônicas, produtoras dos novos dispositivos da tecnologia da informação, foram as primeiras a utilizar a estratégia de localização, possibilitada e exigida pelo processo produtivo embasado na informação.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. 
São Paulo: Paz e Terra, 1999(adaptado).

Em relação ao contexto do “novo espaço industrial”, avalie as afirmações a seguir.

I. Apesar da existência de novos e importantes centros de inovação para desenvolvimento de tecnologia da informação, os principais centros metropolitanos do mundo continuam a acumular fatores indutores de inovação e a gerar sinergia na indústria e serviços avançados.

II. A indústria de alta tecnologia depende da força de trabalho de um grupo de profissionais altamente qualificados com base científica e tecnológica. A localização da mão de obra não qualificada ou semiqualificada, necessária para a realização de operações auxiliares, não influencia a escolha da localização industrial.

III. O novo espaço industrial caracteriza-se, entre outros aspectos, pela capacidade organizacional de separar o processo produtivo em diferentes localizações.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2014 - QUESTÃO 34 - ANULADA

ENADE 2014 - QUESTÃO 35
O código a seguir mostra um programa escrito na linguagem de programação Java.

indagacao

Após ser executado o código, o valor impresso na saída padrão do usuário será

A) 5 2 5 10 15 20 25.

B) 2 5 2 4 6 8 10.

C) 5 2 2 4 6 8 10.

D) 5 2 1 2 3 4 5.

E) 2 5 1 2 3 4 5.

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo