Prova Engenharia ENADE 2014 com Gabarito
Prova Engenharia ENADE 2014 com Gabarito
OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
ENADE 2014 - QUESTÃO 09
Suponha que a distância percorrida por um ciclista que pedala regularmente pode ser inferida pela variável aleatória 7, com densidade de probabilidade normal,
com µ =25k m e
= 25km². A duração média do seu treino é de 1h15min.
= 25km². A duração média do seu treino é de 1h15min.Com base nesses dados, avalie as afirmações abaixo.
I. A velocidade média de cada treino é de 21,7 km/h.
II. A distância média percorrida em cada treino é de 25 km.
III. A área média percorrida em cada treino é de 25 km².
IV. A distância percorrida de cada treino, em um desvio-padrão, está entre 20 km e 30 km.
V. A velocidade média de cada treino, em um desvio-padrão, está entre 16 km/h e 24 km/h.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) I e IV.
C) II e III.
D) III e V.
E) II, IV e V.
ENADE 2014 - QUESTÃO 10
Denominam-se cargas os elementos de um circuito elétrico que se opõem à passagem de corrente elétrica. Essencialmente, distinguem-se três tipos de cargas: resistivas, capacitivas e indutivas. As cargas resistivas dissipam energia, enquanto as puramente capacitivas ou puramente indutivas são consideradas armazenadoras de energia.
Se o circuito mostrado acima é alimentado por uma fonte de tensão contínua de 12 V e as lâmpadas são de 12 V/6 W, observa-se que, em regime permanente,
A) as três lâmpadas, L1, L2 e L3, ficarão apagadas, pois lâmpadas incandescentes só operam com corrente alternada.
B) somente L2 e L3 ficarão acesas, pois a corrente que passa em L2 é a soma das correntes em L3 e no indutor.
C) as três lâmpadas, L1, L2 e L3, ficarão acesas, pois estão ligadas à fonte de alimentação.
D) somente L2 ficará acesa, pois está em série com a fonte de alimentação.
E) somente L1 ficará acesa, pois está em série com o capacitor.
ENADE 2014 - QUESTÃO 11
A DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) de uma amostra de água é a quantidade de oxigênio necessária para oxidar a matéria orgânica por decomposição aeróbia. Quando a amostra é guardada por 5 dias em uma temperatura de incubação de 20ºC, ela é referida como DBO5,20, que é normalmente utilizada como um dos parâmetros para verificação da qualidade da água.
O seguinte quadro classifica um curso d'água em função da sua DBO5,20
A imagem abaixo mostra um trecho de um rio com 5 seções (X, Y, Z, W e T), em que são coletadas amostras de água para a determinação de DBO520, em laboratório.
Considerando que pode ocorrer autodepuração no rio, em qual seção dele a água não pode ser classificada, no mínimo, como “razoável”?
A) x.
B) y.
C) z.
D) w.
E) T.
ENADE 2014 - QUESTÃO 12
Um ambiente termicamente confortável é uma das condições que devem ser consideradas em projetos de edificações. A fim de projetar um ambiente interno com temperatura de 20ºC para uma temperatura externa média de 35ºC, um engenheiro considerou, no dimensionamento, um fluxo de calor através de uma parede externa de 105 W/m², conforme ilustra a figura abaixo.
A tabela a seguir apresenta os valores da condutividade térmica para alguns materiais de construção.
A fim de se obter a temperatura interna desejada, qual deve ser o material selecionado, entre os apresentados na tabela acima, para composição da parede externa?
A) concreto.
B) Pedra natural.
C) Placa de madeira prensada.
D) Placa com espuma rígida de poliuretano.
E) Placa de aglomerado de fibras de madeira.
ENADE 2014 - QUESTÃO 13
Engenheiros de uma empresa holandesa encontraram uma maneira de fazer com que os elevadores terrestres subam até o topo de edifícios com 1 000 metros de altura, pois os cabos de aço usados nos elevadores atuais só conseguem alçá-los a alturas de, aproximadamente, 500 metros. Isso será possível com a criação de um novo cabo superleve e superforte, ou seja, uma espécie de cinta, tecida com fibras de carbono. Em vez dos fios de aço entrelaçados usados nos cabos de aço comuns, à cinta é formada por quatro fitas de fibra de carbono seladas em plástico transparente.
O plástico é necessário para proteger do atrito as fibras de carbono e aumentar à vida útil do conjunto. Cada fita tem 4 centímetros de largura por 4 milímetros de espessura. Elas são parecidas com uma régua escolar flexível. Esse novo material supera ligeiramente a resistência à tensão do aço, mas pesa sete vezes menos que o atualmente usado. Assim, a força gasta para sustentar o peso do próprio cabo passa a ser aplicada para sustentar apenas o elevador, e à consumo de energia dos elevadores também é cerca de 15% menor do que os anteriores.
Disponível em: <http://www.inovacaotecnologica.com.br>.
Acesso em: 27 jul. 2014 (adaptado).
Tendo em vista a situação descrita, avalie as afirmações a seguir.
I. O cabo de fibra de carbono suporta elevadas cargas devido à sua elevada resistência à tração.
II. A fibra de carbono torna o cabo bem mais flexível, o que, aliado a sua resistência à tração, proporciona a esse material uma vantagem em relação aos cabos de aço convencionais.
III. A relação resistência/peso do cabo de fibra de carbono assegura vantagem desse material em relação aos cabos de aço, pois a economia do peso próprio do cabo pode ser usada para sustentar o elevador e reduzir o consumo de energia.
IV. Apesar da resistência à tensão ser apenas ligeiramente maior no cabo de fibra de carbono, a vantagem principal de seu uso é a alta relação resistência/peso.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) I e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
ENADE 2014 - QUESTÃO 14
O transporte de um fluido entre dois pontos no interior de um tubo ocorre simultaneamente, com perda de energia, devido ao atrito do fluido com a parede e ao escoamento turbulento. Portanto, quanto maior for a rugosidade da parede da tubulação ou mais viscoso for o fluido, maior será a perda de energia. A forma de determinação do fator de atrito foi estabelecida em 1939, por intermédio da equação de Colebrook- White, apresentada a seguir.

em que
f é o fator de atrito de Darcy-Weisbach (adimensional);
k é a rugosidade equivalente da parede do tubo (m);
D é o diâmetro interno do tubo (m);
Re é o número de Reynolds (adimensional).
A resolução dessa equação requer um processo iterativo, pois a função é implícita em relação ao fator de atrito (presente nos dois membros da equação). Em 1939, a resolução de equações por procedimentos iterativos demandava excesso de tempo, mas, com o desenvolvimento dos conhecimentos de computação, esse problema foi solucionado.
As etapas de um algoritmo que soluciona a equação, sem ordenação lógica, assim como seu fluxograma são apresentados a seguir.
A) D = 1
B) f0 = 0,03
C) Início
D) Cálculo de f1 através da equação de Colebrook- White
E)|f0 - f1| < 0,00001
F) Témino
G) Re = 10 000
H) k = 0,0001
I) f0 = f1
J) Visualização do resultado
Com base nessas informações, verifica-se que a solução da equação é obtida pela seguinte associação das etapas do algoritmo com o fluxograma

ENADE 2014 - QUESTÃO 15
Observe o programa classificador (“sort”), em pseudocódigo, apresentado abaixo.
Esse programa classifica, em ordem
A) decrescente, notas de alunos e nomes de alunos de mesma nota.
B) alfabética crescente, nomes e notas de alunos de mesmo nome.
C) decrescente, notas de alunos.
D) alfabética crescente, nomes de alunos,
E) crescente, notas de alunos.
ENADE 2014 - QUESTÃO 16
Uma indústria de blocos cerâmicos pretende utilizar queima de biomassa resultante de resíduos de madeira, para gerar energia térmica para seus fornos, que, atualmente, utilizam gás natural. Tal iniciativa poderá reduzir o consumo de combustível, porém será necessário um investimento no valor de 20% do consumo/ano atual de combustível, visando à adaptação dos fornos.
Além disso, o transporte anual dos resíduos da fonte geradora até a indústria irá custar 5% do consumo/ano atual de combustível.
Estima-se que essa alteração promova uma economia, no consumo/ano atual de combustível, de 10% ao ano.
A partir da situação descrita, avalie as afirmações a seguir.
I. A partir do quinto ano, a indústria começaria a ter benefícios econômicos.
II. Na proposta apresentada, a indústria substituiria o combustível atual por uma fonte de energia com menor produção e emissão de partículas devido ao processo de combustão (particulados).
III. Na proposta apresentada, a indústria substituiria o combustível atual por uma fonte renovável de energia.
IV. O valor do investimento supera os benefícios promovidos com a economia de combustível durante os 5 primeiros anos.
É correto apenas o que se afirma em
A) II.
B) IV.
C) I e II.
D) I e III.
E) III e IV.
ENADE 2014 - QUESTÃO 17
Existem controvérsias acerca da magnitude dos fatores que influenciam o voto do eleitor. Embora, atualmente, as pesquisas eleitorais possam ser divulgadas próximo ao dia da eleição, durante muito tempo essa divulgação não era permitida sob a alegação de que as mesmas influenciavam a decisão de um tipo particular de eleitor, à qual desejava “votar no candidato ganhador” e tendia a votar nos candidatos cuja suposta probabilidade de vitória é maior, independentemente do conteúdo da proposta política apresentada.
Considerando que o Candidato B esteja interessado no voto do tipo de eleitor mencionado no texto e esteja examinando os dois gráficos acima para apresentar, em seu material de propaganda, os resultados de uma pesquisa eleitoral, avalie as afirmações que se seguem.
I. Os dois gráficos apresentam resultados diferentes.
II. Em relação aos objetivos do Candidato B, o gráfico | é mais adequado que o Il.
III. A decisão a ser tomada apresenta implicações de natureza ética, além das de natureza técnica.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2014 - QUESTÃO 18
No Brasil, é comercializada uma cadeira de rodas de alumínio com peso aproximado de 12 kg, que representa cerca da metade do peso de um modelo convencional. Construída em estrutura tubular de uma liga de alumínio aeronáutico, essa cadeira de rodas possui alta resistência mecânica, além de ter custo reduzido.
Disponível em:chttp:/ /vmwwhospitalarcom>.
Acesso em: 26 jul. 2014 (adaptado).
O alumínio aeronáutico possui uma combinação única de propriedades que o torna um material de construção versátil, altamente utilizável e atrativo. Essas características são devidas a quais propriedades?
A) Alta resistência mecânica e baixa densidade.
B) Baixa plasticidade e alto ponto de fusão.
C) Alta dureza a quente e baixa dutilidade.
D) Baixa plasticidade e alta soldabilidade.
E) Alta dureza e alta densidade.
ENADE 2014 - QUESTÃO 19
Pigmentos e corantes são substâncias que, ao serem aplicadas a um material, conferem-lhe cor. A principal diferença entre pigmentos e corantes é que, quando aplicados, os pigmentos são insolúveis e os corantes são solúveis. Outro diferencial entre os dois produtos diz respeito à cobertura: quando se usa o pigmento numa tinta, ele promove simultaneamente a cobertura, a opacidade, o tingimento e a cor; o corante só promove o tingimento, sem proporcionar cobertura. [...] Os pigmentos podem ser orgânicos ou inorgânicos, sintéticos ou naturais, e apresentam diferenças entre si com relação à opacidade, resistência a intempéries, facilidade de dispersão e moagem.
MENDA, M. Corantes e Pigmentos. Disponível em:
<http://erq4.org.br>. Acesso em: 15 jul. 2014 (adaptado).
Eliminado das tintas decorativas, o chumbo ainda resiste nas linhas automotivas e industriais, mas tende a ser banido também desses segmentos. “As tintas podem ser formuladas sem a necessidade de se usar cádmio, chumbo ou cromo, pois os pigmentos orgânicos os substituem”, disse Peres. [...] Os pigmentos de óxido de ferro se apresentam como alternativa para substituir o cromato de chumbo em tintas. “O óxido de ferro apresenta elevada resistência às intempéries e à luz, com alta estabilidade térmica, sendo inerte aos seres vivos”, explica a técnica em aplicação de pigmentos.
FAIRBANKS, M. Tintas e revestimentos: Copa e eleições esquentam o
clima dos negócios com pigmentos sustentáveis (adaptado).
In: Química e Derivados, n. 543, 2014 , p. 36-40.
Considerando o exposto, avalie as afirmações a seguir.
I. O inconveniente dos pigmentos à base de cromato de chumbo é o fato de eles serem tóxicos aos seres vivos.
II. Dióxido de titânio, cromato de zinco e ferrocianeto de ferro Ill são exemplos de pigmentos orgânicos utilizados em tintas.
III. O chumbo na poeira constitui a principal rota de exposição. Assim, reforma de casas antigas é um risco, a menos que se tome cuidado para conter a poeira das camadas de tinta velha.
IV. O pigmento mantém a transparência do objeto tingido; já o corante dá cor e tira a transparência.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) I e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
ENADE 2014 - QUESTÃO 20
No gráfico abaixo, está representada a distribuição da temperatura ao longo do comprimento de uma barra de cobre exposta a uma fonte de calor. A temperatura é monitorada por quatro termômetros (T1, T2, T3 e T4) fixados na barra, com o objetivo de se avaliar a condução de calor no material.
Com base nos dados que podem ser observados no gráfico, avalie as afirmações a seguir.
I. Os termômetros T3 e T4 estavam próximos da fonte de calor.
II. A temperatura máxima do experimento foi de, aproximadamente, 110ºC.
III. Os termômetros T1 e T2 registraram temperatura instável durante todo o experimento.
IV. A temperatura mais alta registrada por qualquer um dos termômetros foi atingida aproximadamente aos 26 minutos.
V. Todos os termômetros registraram variações significativas de temperatura durante os dez primeiros minutos do experimento.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) I e II.
C) II e IV.
D) III e V.
E) III, IV e V.
ENADE 2014 - QUESTÃO 21
As instalações de uma empresa de grande porte são dentro de um galpão cuja estrutura de sustentação do telhado é construída por treliça. A equipe de manutenção dessa empresa verificou a necessidade de substituição de algumas barras dessa treliça, as quais apresentavam oxidação excessiva e vida útil muito inferior à projetada pelo fabricante. Verificando os cálculos do projeto, os engenheiros constataram que as barras com maior carregamento tinham seções de 0,0008 m² e eram tracionadas com uma força de 160 kN.
O gráfico abaixo mostra a relação tensão x deformação desse material.
Com base nessas informações, avalie as afirmações a seguir.
I. O material utilizado nas barras da treliça é um material frágil.
II. As barras sofrerão uma deformação plástica quando aplicada uma força de tração de 160 kN.
III. A tensão normal aplicada na barra será igual a 200 MPa.
IV. Nessa situação, a deformação da peça (E) está associada à tensão
de acordo com a lei de Hooke:
,em que
é o módulo de elasticidade.
de acordo com a lei de Hooke:
,em que
é o módulo de elasticidade.É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) IV.
C) I e II.
D) II e II.
E) III e IV.
ENADE 2014 - QUESTÃO 22
A análise de um sistema físico geralmente é feita, no domínio do tempo, por equações diferenciais ou, no domínio da frequência complexa, por meio da transformada de Laplace. Um sistema é considerado estável se, e somente se, todos os polos da sua função de transferência estiverem contidos no semiplano esquerdo aberto; caso contrário, o sistema é considerado instável. Nessa análise, os polos da função de transferência são os valores da variável s, que fazem com que a função tenda ao infinito, sendo que o semiplano esquerdo aberto é constituído por números reais negativos ou números complexos cuja parte real é negativa. Em dada modelagem, dois sistemas resultaram em duas funções de transferência no domínio da transformada de Laplace, dadas por:

A) um sistema de controle estável, pois seus polos são s1 = -2 e s2 = -4, e um sistema de controle estável, pois seus polos são s1 = -1 + j e s2 = -1 -j.
B) um sistema de controle estável, pois seus polos são s1 = -2 e s2 = -4,e um sistema de controle instável, pois seus polos são s1 = 2 + j e s2 = 2 - j.
C) um sistema de controle estável, pois seus polos são s1 = -2 e s2 = -2,e um sistema de controle estável, pois seus polos são sl = -1 + j2 e s2= -1 -j2.
D) um sistema de controle instável, pois seus polos são s1 = -8 e s2 = -6,e um sistema de controle instável, pois seus polos são s1 = 1+j e s2 = 1-j.
E) um sistema de controle estável, pois seus polos são s1 =m-6 e s2 = -8 ,e um sistema de controle estável, pois seus polos são sl = -1 + j e s2 = -1-j.
ENADE 2014 - QUESTÃO 23
Os limites de resistência a tração do aço de cinco fabricantes diferentes foram ensaiados. Os resultados da análise estatística são apresentados no quadro a seguir.
No quadro, as médias seguidas pela mesma letra não diferem significativamente entre si — Teste de comparações múltiplas de Tukey (nível de significância = 5%).
Considerando que o preço do material é diretamente proporcional ao limite médio de resistência a tração, avalie as seguintes opções de compras a serem feitas pela seção de suprimentos de uma indústria.
I. F2 preferencialmente que F3
II. F3 preferencialmente que F4
III. F1 preferencialmente que F3
IV. F1 preferencialmente que F5
V. F3 preferencialmente que F5 São opções de compra corretas do ponto de vista da relação custo-benefício apenas as explicitadas em
A) I e II.
B) I, III e V.
C) II, IV e V.
D) III, IV e V.
E) I, II, III e IV.
ENADE 2014 - QUESTÃO 24
A Dureza é uma propriedade intrínseca do material e pode ser avaliada por meio de vários métodos, entre os quais o da dureza Vickers (HV). Nesse método, utiliza se um penetrador piramidal de base quadrada de diamante, que é comprimida com uma força F contra a superfície do material sob análise. O método baseia-se no princípio de que as impressões provocadas pelo penetrador na amostra possuem similaridade geométrica, independentemente da carga (força) aplicada, e a profundidade de penetração é função da dureza do material avaliado. A figura abaixo ilustra a impressão típica obtida na amostra utilizando-se esse método.
Na figura, d1 e d2 são as diagonais da impressão deixada na amostra. Dessa forma, a dureza Vickers (HV) é calculada pela equação:
Nessa situação, se a intensidade da força (F) aplicada ao penetrador contra a superfície do corpo sob análise for
A) duplicada, o valor da impressão (d ) provocada pelo penetrador dobrará.
B) quadruplicada, o valor da impressão (d ) provocada pelo penetrador dobrará.
C) aumentada, o valor da impressão (d ) provocada pelo penetrador será mantido, pois a dureza do material é uma propriedade intrínseca
D) dobrada, o valor da impressão (d ) provocada pelo penetrador será a metade do valor anterior.
E) quadruplicada, o valor da impressão (d ) provocada pelo penetrador será um quarto do valor anterior.
ENADE 2014 - QUESTÃO 25
Para o projeto de uma estrutura, um projetista pode considerar algumas situações de carregamento e suporte para uma barra de comprimento L, como mostram as situações 1, 2 e 3.
A barra L possui seção retangular, de dimensões b e h, com h > b. Essa barra pode ser posicionada conforme as situações 4 e 5, ilustradas a seguir.
Tendo em vista o exposto, a melhor combinação de situações de carregamento, suporte e posição da barra de seção retangular para uma situação de menor tensão de flexão é obtida com a combinação entre as situações
A) 1 e 4.
B) 2 e 4.
C) 2 e 5.
D) 3 e 4.
E) 3 e 5.
ENADE 2014 - QUESTÃO 26
A diretoria de uma construtora decidiu que deveriam ser substituídos determinados equipamentos. Para comparar a vida econômica dos equipamentos e tomar essa decisão, deve ser realizada uma análise financeira tomando como base o cálculo do Valor Presente Líquido (VPL): quanto menor for o VPL, menor é o limite de vida econômica. No cálculo do VPL, considera-se o investimento, a recuperação por meio da venda do equipamento, os custos operacionais, a receita gerada e a taxa de juros anual, de modo que:
VPL = investimento + recuperação (1 + juros) - custo operacional / (1+ juros) + receita / (1+ juros).
Os dados obtidos sobre os equipamentos estão listados no quadro a seguir.
Considerando o valor presente de cada equipamento à taxa de juros anual de 10%, conclui-se que
A) apenas a compra do equipamento X é inviável.
B) apenas a compra dos equipamentos X e Z é inviável.
C) a compra dos equipamentos X, Y e 2 é inviável.
D) a compra do equipamento Z é viável, mas não a dos equipamentos X e Y.
E) a compra do equipamento X é viável, mas não a dos equipamentos Y e Z.
ENADE 2014 - QUESTÃO 27
Descoberta na França, há mais de um século, pelos irmãos Pierre e Jacques Currie, a piezoeletricidade possibilita a geração de energia elétrica limpa e isenta de resíduos através da deformação mecânica aplicada em alguns materiais cristalinos. Essas deformações podem ser, por exemplo, o movimento de carros e de pessoas nas ruas, em shoppings e em danceterias. Um dos impeditivos para geração de energia elétrica em larga escala é o custo de produção dos cristais (SiO2, BaTiO3, PbZrxTi(1-x)O3, PbZrO3 ZnO) e, principalmente, a baixa conversão de energia.
Nesse contexto, um dos parâmetros mais importantes nos materiais piezoelétricos é o coeficiente de acoplamento eletromecânico K²:
Dos materiais listados, qual deles apresenta um fator de acoplamento eletromecânico impossível?

ENADE 2014 - QUESTÃO 28
Um objeto P move-se em uma trajetória circular, como indicado na figura a seguir, com velocidade angular w . A componente horizontal desse movimento (Sx, em metros), descrita no gráfico, é uma função cossenoidal dó temos (em milissegundos).
Na situação descrita,
A) a velocidade angular w é de 40π rad/s.
B) a velocidade na trajetória do movimento é de 20π m/s.
C) a velocidade angular é máxima em módulo nos instantes 0, 50, 100, 150, 200... em milissegundos.
D) a componente vertical do movimento do objeto P em função do tempo, Sy(t), é Sy(t)= 2cos(wt), em metros.
E) a velocidade instantânea do objeto P no eixo x, vz(t), é vx(t) = - 40πsen(20πt), em metros por segundo.
ENADE 2014 - QUESTÃO 29
A inovação aberta é um processo dinâmico que envolve entrada e saída de conhecimento da empresa para acelerar a inovação interna e expandir o mercado para a inovação.
CHESBROUGH, H. W. The era of open innovation. MIT Sloan Management
Review, n. 44, 2003, p. 35-41.
Com base nesse fundamento, uma empresa pretende desenvolver um processo para tratamento de efluentes provenientes de uma indústria de laticínios e, para tanto, entrou em contato com um grupo de pesquisa que atua na sua região. A caracterização do efluente foi realizada e surgiram algumas propostas para o processo de tratamento, mas todas contemplavam uma etapa de neutralização do efluente, que se apresentou bastante ácido.
Considerando essa situação, avalie as afirmações a seguir.
I. A empresa está aplicando os conceitos de inovação aberta e promovendo a troca de conhecimento.
II. A neutralização pode ser feita utilizando-se uma solução de hidróxido de sódio.
III. Uma estação de lodo ativado pode ser uma das propostas para o processo de tratamento,
IV. A inovação aberta acontece quando um novo processo é desenvolvido na empresa.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.
ENADE 2014 - QUESTÃO 30
A recursividade, técnica muito utilizada em programação, permite que um número finito de instruções processe um número potencialmente infinito de dados por intermédio do paradigma dividir-para-conquistar.
A função Intersecão (vlv2, v3v4: segmento) é uma função que retorna a interseção P entre dois segmentos concorrentes v1v2 e v3v4 através das divisões sucessivas do segmento vlv2, como mostra o seguinte pseudocódigo:
A função ponto_medio(AB) retorna o ponto médio do segmento AB. A função pertence(A,BC) retorna um valor lógico, Verdadeiro ou Falso, quanto à pertinência do ponto A com respeito ao segmento BC. A função lado(A,BC) retorna o lado em que se encontra o ponto A em relação ao segmento BC.
A respeito desse pseudocódigo, avalie as afirmações a seguir.
I. v3v4 é dividido sucessivamente para conquistar P.
II. As condições de parada da recursão estão nas linhas 6, 20 e 21.
III. As condições de parada da recursão estão nas linhas 6, 10, 15, 20 e 21.
IV. Pelas condições iniciais da posição relativa entre os segmentos v1v2 e v3v4, a linha 21 nunca será executada.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.
ENADE 2014 - QUESTÃO 31
Os impactos relativos ao comprometimento da qualidade ambiental, durante a fase de implantação de um empreendimento, considerando-se especificamente a poluição sonora, dependem basicamente dos níveis de emissão de ruído e das distâncias dos receptores em relação às fontes de emissão da área em análise. Um equipamento que emita um valor medido de 95 dB (A), a cerca de 1,5 metro de distância, apresentará a diminuição de ruído conforme indicado no quadro a seguir.
Abaixo é apresentado um trecho de um programa de computador, escrito em pseudocódigo, que armazena, na matriz M, valores oriundos do quadro.

Com base na simulação da resposta apresentada após a execução desse trecho de programa, assinale a opção que contempla corretamente os respectivos valores armazenados na matriz M.

ENADE 2014 - QUESTÃO 32
No dimensionamento de tubulações, fatores como rugosidade do material dos tubos ou, ainda, inclusão de peças especiais e conexões elevam a turbulência, provocam atritos e causam o choque de partículas, o que origina as perdas de carga. Essas perdas são classificadas em perdas contínuas ao longo dos condutos, por resistência, ocasionadas pelo movimento da água na própria tubulação, e em perdas locais, provocadas pelas peças especiais e demais singularidades de uma instalação.
O esquema da figura I apresenta a vista lateral de um trecho de tubulação em regime permanente, com diâmetro constante de 200 mm e para a qual há um desnível de 8 m entre os trechos horizontais. As cargas de pressão disponíveis nas seções A e B são de, respectivamente, 24 m.c.a. e 10 m.c.a. O gráfico da figura II relaciona a vazão da tubulação com a perda de carga contínua para dois valores de diâmetros de tubos constituídos do mesmo material da tubulação.
Com base nos dados apresentados e considerando apenas as perdas de carga contínuas, conclui-se que a vazão na tubulação é de
A) 26 L/S.
B) 33 L/S.
C) 38 L/S.
D) 43 L/S.
E) 48 L/S.
ENADE 2014 - QUESTÃO 33
O payback, ou tempo de retorno, é utilizado como referência para julgar a atratividade relativa das opções de investimento, mas deve ser encarado com reservas, pois é apenas um indicador: quanto menor o payback, melhor pode ser o investimento.
MOTTA, RR; CALÔBA, G. M. Análise de Investimentos: tomada de
decisão em projetos industriais, São Paulo: Atas, 2002 (adaptado).
Considere as seguintes opções de equipamentos industriais, o investimento necessário e o retorno anual obtido.
Utilizando o payback como referência para a tomada de decisão, avalie as afirmações a seguir.
I. As opções A e B são de mesmo valor, ou seja, de 10 anos.
II. A opção C é de 6 anos.
II. A opção C é melhor que as outras duas opções.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I,II e III.
ENADE 2014 - QUESTÃO 34
Com o intuito de estabelecer requisitos e procedimentos básicos que garantam a segurança e a saúde dos trabalhadores em instalações e serviços elétricos, o Ministério do Trabalho e Emprego criou normatização específica.
Considerando o tema da segurança em instalações e serviços em eletricidade, avalie as afirmações a seguir.
I. Os serviços em instalações elétricas devem ser precedidos por ordens de serviço específicas e conduzidos por pessoal tecnicamente capacitado.
II. A tensão de 13,8 kV, classificada como baixa tensão, oferece baixo risco de arco elétrico.
III. Um trabalhador, mesmo que tecnicamente capacitado, não pode atuar sozinho em serviços de instalações elétricas energizadas em alta tensão.
IV. Os processos ou equipamentos suscetíveis de gerar ou acumular eletricidade estática devem dispor de proteção específica e dispositivos de descarga elétrica.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2014 - QUESTÃO 35
Devido às enchentes em um município, um engenheiro foi incumbido de emitir um parecer sobre o relatório de medidas de readequação da infraestrutura de drenagem urbana, entre as quais o aumento da seção transversal de um canal pelo qual um rio atravessa o município.
Para avaliar a viabilidade técnica do projeto, o engenheiro analisou o corte da seção transversal do canal apresentado no relatório (figura I) e utilizou um modelo numérico no qual a vazão de projeto Q (em m/s) para a área de drenagem a montante, considerando
em que y e b são parâmetros geométricos do dimensionamento (em metros).
em que y e b são parâmetros geométricos do dimensionamento (em metros).Com os dados do projeto — área de drenagem a montante no local igual a 525 km² e igual a 3,0 m -, o engenheiro produziu, com base no modelo numérico utilizado, os resultados apresentados no gráfico da figura II.
Com base nessas informações e na metodologia utilizada pelo engenheiro, conclui se que o valor da dimensão D mais próximo da solução numérica do problema é igual a
A) 26,50 m.
B) 26,75 m.
C) 27,00 m.
D) 27,25 m.
E) 27,50 m.


























COMENTÁRIOS