Esta noite, mais uma vez lembramos que os Estados Unidos podem fazer tudo o que se determinarem a fazer

Esta noite, mais uma vez lembramos que os Estados Unidos podem fazer tudo o que se determinarem a fazer
ENADE 2014 - QUESTÃO 20
Esta noite, mais uma vez lembramos que os Estados Unidos podem fazer tudo o que se determinarem a fazer. Essa é a história de nossa história, seja a busca da prosperidade para nosso povo, ou a luta pela igualdade de nossos cidadãos; nosso compromisso é lutar pelos nossos valores no exterior, e nosso sacrifício é fazer do mundo um lugar mais seguro. Deixem-nos lembrar de que podemos fazer tais coisas não apenas por riqueza e poder, mas pelo que somos: uma nação, sob um Deus, com liberdade e justiça para todos.
Disponível em: <http://megaarquivo.com>. Acesso em: 26 jul. 2014 (adaptado).

O discurso do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, por ocasião da morte de Osama Bin Laden, atualiza, de certa forma, a “Doutrina do Destino Manifesto” que se desenvolveu no século XIX. A tela abaixo, de 1872, costuma ser identificada como uma representação alegórica dessa doutrina.

INDAGACAO
GAST. Progresso Americano (1872). Disponível em:
 <http://picturinghistory.ge.cuny.edu>. Acesso em: 26 jul. 2014.

A partir do discurso e da imagem, avalie as afirmações a seguir.

I. A doutrina do “Destino Manifesto” exprime a noção alimentada pelos Estados Unidos de sua superioridade em relação aos outros povos.

II. A doutrina do “Destino Manifesto”, no século XIX, tinha o objetivo de justificar ações imperialistas.

III. A imagem expressa a concepção veiculada pela doutrina do “Destino Manifesto”, na qual os norte- americanos partem para a conquista de novos territórios.

IV. Os sentimentos de auto-confiança expressos na doutrina do “Destino Manifesto” contrastavam com o colonialismo europeu que se encontrava em refluxo.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
A) I e III.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo