Questões de Arte da UEPG 2018

Questões de Arte da UEPG 2018

QUESTÃO 06
UEPG 2018: Sobre Ritmo nas Artes, assinale o que for correto.

01) Na Música, o ritmo é utilizado para representar os diferentes modos pelo qual o compositor organiza os sons musicais na perspectiva da duração e da acentuação.
02) As composições musicais sacras da Idade Média possuem ritmos acelerados e vibrantes, além de apresentar métrica bem definida.
04) No século XX, a música apresenta ritmos dinâmicos e acentuados, com a presença de sincopados, mudanças métricas de um compasso para o outro, além do uso de polirritmias.
08) Nas Artes Visuais, o ritmo se caracteriza pela ausência de repetições tanto na utilização da forma quanto na cor.

Resposta.

VEJA TAMBÉM:
Questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
Questões de Educação Física
Questões de Biologia
Questões de Física
Questões de Química
Questões de Matemática
Questões de História
Questões de Geografia
Questões de Filosofia
Questões de Sociologia

QUESTÃO 07
UEPG 2018: Sobre a Teoria Teatral de Augusto Boal, assinale o que for correto.

01) No teatro invisível, o espectador torna-se protagonista da ação, um espect ator, porém, sem ter a consciência de sua atuação na encenação teatral.
02) O teatro imagem está centrado na linguagem corporal e não verbal, os participantes são levados a pensar com imagens, utilizando-se de posições corporais e expressões fisionômicas.
04) No teatro fórum, o espect ator torna-se participante ativo do processo artístico de criação, tendo como função contribuir para a solução dos conflitos apresentados no espetáculo.
08) O teatro do oprimido, criado no início da década de 1970, propiciou a integração dos participantes do espetáculo teatral no destino das cenas que assistiam.


QUESTÃO 08
UEPG 2018: O século XX se destacou por inúmeras inovações e revoluções no campo musical. Sobre as principais tendências e técnicas da música do século XX, assinale o que for correto.

01) No século XX, os compositores se utilizaram da técnica da politonalidade, que significa ausência da tonalidade, fazendo o uso de todas as notas da escala cromática, dando igual importância a todas as notas utilizadas na peça musical.
02) A música impressionista é caracterizada por harmonias dissonantes, pela utilização de contrastes melódicos executados por instrumentos nos extremos de seus registros.
04) Arnold Schoenberg é um dos representantes da música do século XX, criou o dodecafonismo, um método de composição musical que utiliza as doze notas da escala cromática.
08) Nas composições do século XX, foram utilizados novos timbres musicais, como por exemplo, os clusters introduzidos no piano pelo compositor americano Henry Cowell, nos anos 20, e o piano preparado de John Cage, nos anos 40.

Resposta.

QUESTÃO 09
UEPG 2018: Sobre os elementos formais que caracterizam as linguagens artísticas, assinale o que for correto.

01) Nas Artes Visuais, o volume pode ser percebido tanto pelo tato quanto pela visão e utiliza aspectos bidimensionais como altura e largura.
02) Na música, a Melodia se define pelo conjunto de sons dispostos em ordem sucessiva.
04) O círculo cromático é um dos instrumentos que possibilita compreender a estrutura da cor e nele podem ser visualizadas as cores primárias e as cores secundárias.
08) O ponto é o sinal convencional das artes visuais e o elemento de base do sistema pelo qual são impressas as imagens: a retícula tipográfica.

Resposta.

QUESTÃO 10
UEPG 2018: Com relação às assertivas abaixo, assinale o que for correto.

01) A Assemblage, termo cunhado na década de 1950, é denotativo de obras de arte elaboradas a partir de fragmentos de materiais naturais ou fabricados, como por exemplo, o lixo doméstico.
02) O pontilhismo é uma técnica de pintura baseada no uso de pequenos toques regulares e cores puras, de modo que, quando a imagem é vista a partir de certa distância, os pontos reagem opticamente entre si criando efeitos de cores vibrantes.
04) O termo Arte Abstrata pode ser aplicado a qualquer arte que não represente objetos reconhecíveis, é utilizado também para caracterizar as formas de Arte do século XX que abandonaram a arte como imitação da natureza.
08) O processo fotográfico, no qual a imagem é produzida sobre uma placa de cobre revestida de prata e sensibilizada com iodo, é denominado calotipia e foi inventado pelo cientista inglês Henry Fox Talbot.

Resposta.
Questões de Arte da UEPG 2018 Questões de Arte da UEPG 2018 Reviewed by Redação on julho 15, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.