Questões de História da EsPCEx 2017 com Gabarito

Questões de História da EsPCEx 2017 com Gabarito
(Escola Preparatória de Cadetes do Exército)

Questões de:
Português (01 - 20)
Física (21 - 32)
Química (33 - 44)
Redação
Matemática (01 - 20)
Geografia (21 - 32)
História (33 - 44)
Inglês (45 - 56)

PROVA DE HISTÓRIA

QUESTÃO 33
(EsPCEx 2017) No início do século XIV, a China era a maior potência mundial e empenhava-se intensamente na expansão marítima e comercial, chegando à Índia, quase um século antes de Cabral. Os chineses estiveram no sul da África Oriental e no Mar Vermelho, enquanto os portugueses mal iniciavam sua exploração na costa norte da África. Entretanto, antes de 1440, a expansão marítima chinesa estagnou. Aponte, dentre as opções abaixo, aquela que apresenta a causa para o sucesso da exploração marítima portuguesa.

[A] O fato de os portugueses não terem desenvolvido tecnologias relacionadas à navegação ultramarina não afetou suas ações exploratórias.

[B] Em Portugal, a centralização monárquica só ocorreria no final do Século XIII, sendo este fato de pouca influência no processo exploratório dos portugueses além-mar.

[C] As finanças portuguesas não estavam estabilizadas e dificultaram os investimentos necessários para os projetos relacionados às navegações, o que fez com que D. Henrique procurasse financiamento público com os soberanos espanhóis.

[D] Portugal, apesar da guerra de emancipação política com a Espanha, manteve a busca por conhecimento para a consecução das grandes navegações.

[E] Em Portugal, as explorações foram conduzidas com recursos de empresas comerciais privadas e apoio governamental.

RESPOSTA.

QUESTÃO 34
(EsPCEx 2017) No início do século XVIII, a concorrência das Antilhas fez com que o preço do açúcar brasileiro caísse no mercado europeu. Os proprietários de engenho, em Pernambuco, para minimizar os efeitos desta crise, recorreram a empréstimos junto aos comerciantes da Vila de Recife.

Esta situação gerou um forte antagonismo entre estas partes, que se acirrou quando D. João V emancipou politicamente Recife, deixando esta de ser vinculada a Olinda. Tal fato desobrigou os comerciantes de Recife do recolhimento de impostos a favor de Olinda. O conflito que eclodiu em função do acima relatado foi a

[A] Revolta de Beckman.
[B] Guerra dos Mascates.
[C] Guerra dos Emboabas.
[D] Insurreição Pernambucana.
[E] Conjuração dos Alfaiates.

RESPOSTA.

QUESTÃO 35
(EsPCEx 2017) O território brasileiro é, atualmente, bem maior do que as terras atribuídas a Portugal pelo Tratado de Tordesilhas. A expansão da colônia ocorreu graças à ação de bandeirantes, missionários, militares e pecuaristas que ocuparam as vastidões pouco exploradas das áreas de ambos os lados da linha de Tordesilhas. O tratado em que a França renuncia às terras que ocupava na margem esquerda do rio Amazonas e aceita o rio Oiapoque como limite entre a colônia portuguesa e a Guiana Francesa é o

[A] Segundo Tratado de Ultrech.
[B] Tratado de Santo Ildefonso.
[C] Tratado de Madri.
[D] Tratado de Badajós.
[E] Primeiro Tratado de Ultrech.

RESPOSTA.

QUESTÃO 36
(EsPCEx 2017) No início da Era Moderna, a Igreja Católica foi abalada por uma série de acontecimentos que levaram a significativas mudanças internas e ao surgimento de novas religiões na Europa. Entre as ideias dos principais reformadores e contra – reformadores, podemos encontrar a(o):

I - Criação do Index.
II - Predestinação.
III - Criação da Companhia de Jesus.
IV - Uso da língua inglesa.
V - A Bíblia como fonte de fé e livre exame.
VI - Extinção da hierarquia eclesiástica.

Assinale, abaixo, a alternativa que apresenta ideias relacionadas com a Igreja Calvinista.

[A] III, V e VI.
[B] I, II e VI.
[C] II, V e VI.
[D] I, II e V.
[E] II, IV e V.

RESPOSTA.

QUESTÃO 37
(EsPCEx 2017) “Tendo subido os degraus da democracia, Hitler jogou a escada fora.”
Blainey, Geofrei em Uma Breve História da Século XX

De 1919 a 1933, a Alemanha viveu sob o signo da “República de Weimar”, primeira experiência democrática da história alemã. Junto com a República de Weimar, nasceu o Partido Nazista, que pregava, entre outras coisas: a existência da raça ariana; o nacionalismo exacerbado; o totalitarismo; e o anticomunismo. Em 1932, o Partido Nazista conquistou, democraticamente, 230 cadeiras no Parlamento, e Hitler foi nomeado Chanceler. A partir daí, houve uma espiral totalitarista que resultou na 2ª Guerra Mundial.

Aponte, dentre as alternativas abaixo, aquela que explica a ascensão democrática dos Nazistas ao poder.


[A] A Revolução Russa de 1917 já havia instaurado o comunismo em países como a Polônia, a Hungria e a Tchecoslováquia e continuava avançando em direção à Europa Ocidental, causando medo na população alemã, que resolveu eleger um partido claramente anticomunista.

[B] A grave crise econômica iniciada com a queda da Bolsa de Nova York, em 1929, aumentou ainda mais o sentimento de humilhação imposto pelo Tratado de Versalhes, gerando em grande parte da população o desejo por um líder carismático capaz de resgatar a honra nacional. Isso justificava a escolha de um partido ultranacionalista que promulgava a existência de uma raça superior.

[C] A morte do Presidente alemão Paul von Hindenburg levou à necessidade de escolher outro líder carismático, com capacidade de resgatar a honra nacional. Hitler, do Partido Nazista, personificava esse líder.

[D] O Fascismo na Itália, um regime claramente ditatorial, estava se expandindo por outros países da Europa, como Portugal, Hungria e Polônia. Isso amedrontou a população alemã, que optou por eleger, democraticamente, o Partido Nazista.

[E] O sucesso da Guerra Civil Espanhola, que derrotou o socialismo naquele país, com apoio do Partido Nazista, trouxe esperanças ao povo alemão, que resolveu eleger seus integrantes.

RESPOSTA.

QUESTÃO 38
(EsPCEx 2017) "… Caxias tinha visão certa de que pacificar é um esforço por costurar… de concessões recíprocas, de vontade sincera, tudo voltado para a conciliação..."
Neto, Jonas Correia em Revista Militar / Edição
comemorativa do Bicentenário de Caxias, 2003, pág 9

O fragmento de texto acima ressalta uma das características marcantes de Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, evidenciada durante sua carreira militar: ser um pacificador.

Das rebeliões listadas abaixo, ocorridas no Brasil durante os 1º e 2º Reinados, as que tiveram participação efetiva de Caxias foram a

[A] Revolta dos Malês; e Questão Religiosa.
[B] Sabinada; e Guerra dos Farrapos.
[C] Cabanagem; e Revolução Praieira.
[D] Conjuração baiana; e Sabinada.
[E] Balaiada; e Guerra dos Farrapos.

RESPOSTA.

QUESTÃO 39
(EsPCEx 2017) As ideias iluministas começaram a circular no Brasil na segunda metade do século XVIII. Elas refletiram-se em vários campos da atividade e do conhecimento humano. Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta um filósofo deste período, cujo pensamento incentivou, de forma relevante, a Inconfidência Mineira.

[A] Jean-Jacques Rousseau
[B] Adam Smith
[C] François Quesnay
[D] Vicent de Gournay
[E] Nicolau Maquiavel

RESPOSTA.

QUESTÃO 40
(EsPCEx 2017) Pouco depois da 1ª Guerra Mundial, em 28 de abril de 1919, os membros da Conferência de Paz de Versalhes aprovaram a criação da Liga das Nações, atendendo a uma proposta do presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson. Aponte, nas alternativas abaixo, o país que não participou da Liga das Nações, com o respectivo motivo.

[A] Estados Unidos, porque teve sua participação vetada pelo Senado Americano.
[B] Inglaterra, porque, sendo uma ilha, não viu necessidade de participar da Liga.
[C] França, porque era inimiga da Alemanha e queria sua destruição e não um acordo.
[D] Itália, que não teve direito de participar porque inicialmente integrou a Tríplice Aliança.
[E] Brasil, porque, sendo um país sul-americano, estava muito longe da guerra.

RESPOSTA.

QUESTÃO 41
(EsPCEx 2017) O barrete frígio ou barrete da liberdade, constante da imagem ao lado, é uma espécie de touca ou carapuça, originariamente utilizada pelos moradores da Frígia (antiga região da Ásia Menor, onde hoje está situada a Turquia). Foi adotado, na cor vermelha, pelos republicanos franceses que lutaram pela tomada e queda da Bastilha em 1789, que culminou com a instalação da Primeira República Francesa em 1793. As ideias a seguir também estão relacionadas com a Revolução Francesa.


I - Período do Terror
II - Segundo Estado
III - Primeiro Estado
IV - Jacobinos
V - Girondinos
VI - Comitê de Salvação Pública

Assinale a alternativa que apresenta as ideias relacionadas à Revolução Francesa e que estejam ligadas à imagem acima.

[A] I, II e IV.
[B] II, IV e V.
[C] IV, V e VI.
[D] I, IV e VI.
[E] II, III e VI.

RESPOSTA.

QUESTÃO 42
(EsPCEx 2017) Após a 2ª Guerra Mundial, iniciou-se um período de fortes tensões políticas que duraram até 1989, conhecido como “Guerra Fria”. Durante esse período, diversos conflitos foram travados, realçando a disputa entre o comunismo e o capitalismo. Dentre esses conflitos, o de maior duração, que representou uma séria derrota militar para o capitalismo, foi a

[A] Guerra do Vietnã.
[B] Guerra da Coreia.
[C] Guerra do Iraque.
[D] Guerra do Afeganistão.
[E] Guerra do Pacífico.

RESPOSTA.

QUESTÃO 43
(EsPCEx 2017) O Estado Novo foi um período da chamada “Era Vargas”, em que o presidente tinha os mais amplos poderes. Das alternativas abaixo, aponte aquela que corresponde a um evento ocorrido durante o Estado Novo.

[A] A população paulista deflagrou a chamada Revolução Constitucionalista.
[B] Foi criado o Ministério da Educação e Saúde, em novembro de 1930.
[C] Eclodiu a Intentona Comunista.
[D] O Governo aprovou a Lei de Sindicalização, que definia os sindicatos como órgãos consultivos.
[E] O Brasil participou da 2ª Guerra Mundial com a Força Expedicionária Brasileira.

RESPOSTA.

QUESTÃO 44
(EsPCEx 2017) O conflito ocorrido no final do Século XIX, caracterizado pelo caráter messiânico (religioso) e de contestação social, foi a

[A] Guerra do Contestado.
[B] Revolta da Armada.
[C] Revolta Federalista.
[D] Revolta da Vacina.
[E] Guerra de Canudos.

Questões de História da EsPCEx 2017 com Gabarito Questões de História da EsPCEx 2017 com Gabarito Reviewed by Redação on agosto 31, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.