Questões de Português para Concurso de Professor Intérprete de Libras (com Gabrito) Concurso: Prefeitura de São Sebastião - SP - 2018 ...
Questões de Português para Concurso de Professor Intérprete de Libras (com Gabrito)
Concurso: Prefeitura de São Sebastião - SP - 2018
Banca: CONSCAM (CONSCAM)
Cargo: Professor - Libras
Instituição: Prefeitura de São Sebastião - SP (Prefeitura Municipal de São Sebastião)
Área de Atuação: Outras
Nível: Superior Completo
PORTUGUÊS
O texto a seguir se refere às questões 01, 02 e 03.
O internetês – linguagem usada pelos adolescentes para a comunicação na internet, com abreviações, símbolos e supressão de acentos, como “kd” (cadê) e eh (é) – tem sido motivo de discussão entre estudiosos da língua e professores em relação ao impacto de seu uso na educação dos jovens e na dinâmica do português. A seguir, são listadas algumas opiniões sobre o tema:
I – “[...] [Sobre o uso do internetês] para a linguagem escrita, essa não é uma prática vantajosa. Além dos jovens terem pouco contato com o mundo dos livros, justamente por estarem mais ligados às novidades virtuais, vão perdendo as formas padrões da ortografia, que podem ficar comprometidas pela falta de contato com a grafia correta. [...] é necessário buscar formas de fazer os jovens não levarem esses aprendizados para a escrita formal, pois esses ficarão prejudicados tanto na fase escolar como num futuro próximo de profissionalismo.” (Jussara de Barros, pedagoga)
(Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/educacao/ointernetes-ortografia.htm)
II - [Sobre as várias linguagens] "Todas são válidas, desde que no seu devido lugar. É natural que a juventude, criativa como ela é, crie suas marcas. Cabe à escola, no entanto, ensinar a língua padrão, que é a que esses jovens vão precisar para trabalhar ou para fazer concursos. É por isso que o professor deve conhecer essa nova linguagem." (Sérgio Nogueira, professor e apresentador de TV)
(Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2404200531.htm)
III – “Inventar e alterar linguagens por meio do uso é talvez a mais humana das capacidades. Convencionar abreviações é tão antigo quanto a invenção da escrita e, posteriormente, da imprensa. Assim, nada de novo no front, para tranquilidade dos alarmistas que vivem prevendo o fim da civilização. O internetês é linguagem de uma tribo grande, poderosa e em expansão.” (Marisa Lajolo, professora do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade de Campinas – IEL/Unicamp)
(Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2404200531.htm)
(CONSCAM) Segundo o texto:
a) A opinião II condena veementemente o uso do internetês.
b) As três opiniões concordam com o uso do internetês pelos jovens em qualquer situação comunicativa.
c) A opinião II defende o uso das várias linguagens adequando-as ao contexto de comunicação.
d) A opinião I é favorável ao uso do internetês, sem restrições.
e) A opinião III não é favorável ao uso do internetês.
Resposta.
QUESTÃO 02
(CONSCAM) Considerando a discussão sobre o uso do internetês, “uma tribo grande, poderosa e em expansão” se refere:
a) Ao internetês.
b) Aos falantes do português formal.
c) Aos jovens.
d) Aos brasileiros usuários da internet.
e) Aos professores.
Resposta.
Direto às questões que interessam:
- Português (01 - 10) - você está aqui
QUESTÃO 03
(CONSCAM) São substantivos do texto:
a) Internetês, escola, linguagens.
b) Expansão, nova, concursos.
c) Jovens, válidas, escrita.
d) Civilização, próximo, profissionalismo.
e) Escolar, futuro, criativa.
Resposta.
(CONSCAM) São substantivos do texto:
a) Internetês, escola, linguagens.
b) Expansão, nova, concursos.
c) Jovens, válidas, escrita.
d) Civilização, próximo, profissionalismo.
e) Escolar, futuro, criativa.
Resposta.
QUESTÃO 04
(CONSCAM) Assinale a alternativa que contém erro de concordância:
a) A maioria dos professores gosta de sua profissão.
b) Visitou cidades as mais belas possíveis.
c) É necessário paciência neste momento.
d) Faz dez anos que moro aqui.
e) Ela mesmo fez seu próprio trabalho.
Resposta.
(CONSCAM) Assinale a alternativa que contém erro de concordância:
a) A maioria dos professores gosta de sua profissão.
b) Visitou cidades as mais belas possíveis.
c) É necessário paciência neste momento.
d) Faz dez anos que moro aqui.
e) Ela mesmo fez seu próprio trabalho.
Resposta.
QUESTÃO 05
(CONSCAM) Assinale a alternativa na qual a forma verbal está incorreta:
a) Antes de Maria sair, João já tinha chego.
b) Não compito com ninguém em meu ambiente de trabalho.
c) Ele trouxe os documentos que você pediu.
d) Não vou viajar com meus amigos porque não caibo no carro.
e) Ponha os livros na prateleira, por favor.
Resposta.
(CONSCAM) Assinale a alternativa na qual a forma verbal está incorreta:
a) Antes de Maria sair, João já tinha chego.
b) Não compito com ninguém em meu ambiente de trabalho.
c) Ele trouxe os documentos que você pediu.
d) Não vou viajar com meus amigos porque não caibo no carro.
e) Ponha os livros na prateleira, por favor.
Resposta.
QUESTÃO 06
(CONSCAM) Está correto o uso da crase na alternativa:
a) Sempre vou à pé ao trabalho.
b) Chegou à tempo para o jantar.
c) À partir de hoje, não venho mais neste lugar.
d) Está tão feliz que ri à toa.
e) Não conte à ninguém sobre isso.
Resposta.
(CONSCAM) Está correto o uso da crase na alternativa:
a) Sempre vou à pé ao trabalho.
b) Chegou à tempo para o jantar.
c) À partir de hoje, não venho mais neste lugar.
d) Está tão feliz que ri à toa.
e) Não conte à ninguém sobre isso.
Resposta.
QUESTÃO 07
(CONSCAM) As sentenças:
- Use dois dentes de alho na receita.
- Ouço Mozart todas as manhãs.
- “Amor é fogo que arde sem se ver.” (Camões)
- As árvores do planeta pedem socorro.
São exemplos de:
a) Catacrese, metonímia, metáfora, prosopopeia.
b) Metáfora, hipérbole, anáfora, anacoluto.
c) Hipérbato, eufemismo, aliteração, assonância.
d) Elipse, metáfora, antítese, silepse.
e) Metonímia, comparação, ironia, perífrase.
Resposta.
(CONSCAM) As sentenças:
- Use dois dentes de alho na receita.
- Ouço Mozart todas as manhãs.
- “Amor é fogo que arde sem se ver.” (Camões)
- As árvores do planeta pedem socorro.
São exemplos de:
a) Catacrese, metonímia, metáfora, prosopopeia.
b) Metáfora, hipérbole, anáfora, anacoluto.
c) Hipérbato, eufemismo, aliteração, assonância.
d) Elipse, metáfora, antítese, silepse.
e) Metonímia, comparação, ironia, perífrase.
Resposta.
QUESTÃO 08
(CONSCAM) No período “Fez muito calor ontem, mas hoje já esfriou novamente”, temos um sujeito, para os verbos grifados:
a) Oculto.
b) Indeterminado.
c) Não há sujeito.
d) Simples.
e) Composto.
Resposta.
(CONSCAM) No período “Fez muito calor ontem, mas hoje já esfriou novamente”, temos um sujeito, para os verbos grifados:
a) Oculto.
b) Indeterminado.
c) Não há sujeito.
d) Simples.
e) Composto.
Resposta.
O poema a seguir se refere às questões 09 e 10.
Meninos
Murilo Mendes
Sentado à soleira da porta
Menino triste
Que nunca leu Júlio Verne*
Menino que não joga bilboquê
Menino das brotoejas e da tosse eterna.
Contempla o menino rico na varanda
Rodando na bicicleta
O mar autônomo sem fim.
É triste a luta de classes.
(*Escritor francês do século XIX, autor da obra “Viagem ao centro da terra”)
QUESTÃO 09
(CONSCAM) No terceiro verso da primeira estrofe, considerando o contexto do poema, o eu lírico sugere que:
a) O menino triste não gosta de ler.
b) O menino ficou triste porque nunca leu Júlio Verne.
c) O menino triste gostaria de ler Júlio Verne.
d) O menino é triste porque não tem livros.
e) O menino, pobre, não tem oportunidade de acesso à cultura.
Resposta.
(CONSCAM) No terceiro verso da primeira estrofe, considerando o contexto do poema, o eu lírico sugere que:
a) O menino triste não gosta de ler.
b) O menino ficou triste porque nunca leu Júlio Verne.
c) O menino triste gostaria de ler Júlio Verne.
d) O menino é triste porque não tem livros.
e) O menino, pobre, não tem oportunidade de acesso à cultura.
Resposta.
(CONSCAM) “Brotoejas” e “bilboquê” se referem, respectivamente, a:
a) Pedras e um tipo de jogo.
b) Erupções na pele e um antigo brinquedo.
c) Brincadeiras e um tipo de bola.
d) Uma doença e um tipo de carrinho.
e) Nenhuma das anteriores.
COMENTÁRIOS