Prova concurso de Professor de Educação Básica I (Intérprete de Libras) com Gabarito Concurso: Prefeitura de São Sebastião - SP - 2018...
Concurso: Prefeitura de São Sebastião - SP - 2018
Banca: CONSCAM (CONSCAM)
Cargo: Professor - Libras
Instituição: Prefeitura de São Sebastião - SP (Prefeitura Municipal de São Sebastião)
Área de Atuação: Outras
Nível: Superior Completo
Direto às questões que interessam:
- Português (01 - 10)
- Matemática (11 - 20)
- Conhecimentos Específicos, Pedagógicos e Legislação (21 - 40)
PORTUGUÊS
O texto a seguir se refere às questões 01, 02 e 03.
O internetês – linguagem usada pelos adolescentes para a comunicação na internet, com abreviações, símbolos e supressão de acentos, como “kd” (cadê) e eh (é) – tem sido motivo de discussão entre estudiosos da língua e professores em relação ao impacto de seu uso na educação dos jovens e na dinâmica do português. A seguir, são listadas algumas opiniões sobre o tema:
I – “[...] [Sobre o uso do internetês] para a linguagem escrita, essa não é uma prática vantajosa. Além dos jovens terem pouco contato com o mundo dos livros, justamente por estarem mais ligados às novidades virtuais, vão perdendo as formas padrões da ortografia, que podem ficar comprometidas pela falta de contato com a grafia correta. [...] é necessário buscar formas de fazer os jovens não levarem esses aprendizados para a escrita formal, pois esses ficarão prejudicados tanto na fase escolar como num futuro próximo de profissionalismo.” (Jussara de Barros, pedagoga)
(Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/educacao/ointernetes-ortografia.htm)
II - [Sobre as várias linguagens] "Todas são válidas, desde que no seu devido lugar. É natural que a juventude, criativa como ela é, crie suas marcas. Cabe à escola, no entanto, ensinar a língua padrão, que é a que esses jovens vão precisar para trabalhar ou para fazer concursos. É por isso que o professor deve conhecer essa nova linguagem." (Sérgio Nogueira, professor e apresentador de TV)
(Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2404200531.htm)
III – “Inventar e alterar linguagens por meio do uso é talvez a mais humana das capacidades. Convencionar abreviações é tão antigo quanto a invenção da escrita e, posteriormente, da imprensa. Assim, nada de novo no front, para tranquilidade dos alarmistas que vivem prevendo o fim da civilização. O internetês é linguagem de uma tribo grande, poderosa e em expansão.” (Marisa Lajolo, professora do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade de Campinas – IEL/Unicamp)
(Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2404200531.htm)
(CONSCAM) Segundo o texto:
a) A opinião II condena veementemente o uso do internetês.
b) As três opiniões concordam com o uso do internetês pelos jovens em qualquer situação comunicativa.
c) A opinião II defende o uso das várias linguagens adequando-as ao contexto de comunicação.
d) A opinião I é favorável ao uso do internetês, sem restrições.
e) A opinião III não é favorável ao uso do internetês.
Resposta.
QUESTÃO 02
(CONSCAM) Considerando a discussão sobre o uso do internetês, “uma tribo grande, poderosa e em expansão” se refere:
a) Ao internetês.
b) Aos falantes do português formal.
c) Aos jovens.
d) Aos brasileiros usuários da internet.
e) Aos professores.
Resposta.
QUESTÃO 03
(CONSCAM) São substantivos do texto:
a) Internetês, escola, linguagens.
b) Expansão, nova, concursos.
c) Jovens, válidas, escrita.
d) Civilização, próximo, profissionalismo.
e) Escolar, futuro, criativa.
Resposta.
(CONSCAM) São substantivos do texto:
a) Internetês, escola, linguagens.
b) Expansão, nova, concursos.
c) Jovens, válidas, escrita.
d) Civilização, próximo, profissionalismo.
e) Escolar, futuro, criativa.
Resposta.
QUESTÃO 04
(CONSCAM) Assinale a alternativa que contém erro de concordância:
a) A maioria dos professores gosta de sua profissão.
b) Visitou cidades as mais belas possíveis.
c) É necessário paciência neste momento.
d) Faz dez anos que moro aqui.
e) Ela mesmo fez seu próprio trabalho.
Resposta.
(CONSCAM) Assinale a alternativa que contém erro de concordância:
a) A maioria dos professores gosta de sua profissão.
b) Visitou cidades as mais belas possíveis.
c) É necessário paciência neste momento.
d) Faz dez anos que moro aqui.
e) Ela mesmo fez seu próprio trabalho.
Resposta.
QUESTÃO 05
(CONSCAM) Assinale a alternativa na qual a forma verbal está incorreta:
a) Antes de Maria sair, João já tinha chego.
b) Não compito com ninguém em meu ambiente de trabalho.
c) Ele trouxe os documentos que você pediu.
d) Não vou viajar com meus amigos porque não caibo no carro.
e) Ponha os livros na prateleira, por favor.
Resposta.
(CONSCAM) Assinale a alternativa na qual a forma verbal está incorreta:
a) Antes de Maria sair, João já tinha chego.
b) Não compito com ninguém em meu ambiente de trabalho.
c) Ele trouxe os documentos que você pediu.
d) Não vou viajar com meus amigos porque não caibo no carro.
e) Ponha os livros na prateleira, por favor.
Resposta.
QUESTÃO 06
(CONSCAM) Está correto o uso da crase na alternativa:
a) Sempre vou à pé ao trabalho.
b) Chegou à tempo para o jantar.
c) À partir de hoje, não venho mais neste lugar.
d) Está tão feliz que ri à toa.
e) Não conte à ninguém sobre isso.
Resposta.
(CONSCAM) Está correto o uso da crase na alternativa:
a) Sempre vou à pé ao trabalho.
b) Chegou à tempo para o jantar.
c) À partir de hoje, não venho mais neste lugar.
d) Está tão feliz que ri à toa.
e) Não conte à ninguém sobre isso.
Resposta.
QUESTÃO 07
(CONSCAM) As sentenças:
- Use dois dentes de alho na receita.
- Ouço Mozart todas as manhãs.
- “Amor é fogo que arde sem se ver.” (Camões)
- As árvores do planeta pedem socorro.
São exemplos de:
a) Catacrese, metonímia, metáfora, prosopopeia.
b) Metáfora, hipérbole, anáfora, anacoluto.
c) Hipérbato, eufemismo, aliteração, assonância.
d) Elipse, metáfora, antítese, silepse.
e) Metonímia, comparação, ironia, perífrase.
Resposta.
(CONSCAM) As sentenças:
- Use dois dentes de alho na receita.
- Ouço Mozart todas as manhãs.
- “Amor é fogo que arde sem se ver.” (Camões)
- As árvores do planeta pedem socorro.
São exemplos de:
a) Catacrese, metonímia, metáfora, prosopopeia.
b) Metáfora, hipérbole, anáfora, anacoluto.
c) Hipérbato, eufemismo, aliteração, assonância.
d) Elipse, metáfora, antítese, silepse.
e) Metonímia, comparação, ironia, perífrase.
Resposta.
QUESTÃO 08
(CONSCAM) No período “Fez muito calor ontem, mas hoje já esfriou novamente”, temos um sujeito, para os verbos grifados:
a) Oculto.
b) Indeterminado.
c) Não há sujeito.
d) Simples.
e) Composto.
Resposta.
(CONSCAM) No período “Fez muito calor ontem, mas hoje já esfriou novamente”, temos um sujeito, para os verbos grifados:
a) Oculto.
b) Indeterminado.
c) Não há sujeito.
d) Simples.
e) Composto.
Resposta.
O poema a seguir se refere às questões 09 e 10.
Meninos
Murilo Mendes
Sentado à soleira da porta
Menino triste
Que nunca leu Júlio Verne*
Menino que não joga bilboquê
Menino das brotoejas e da tosse eterna.
Contempla o menino rico na varanda
Rodando na bicicleta
O mar autônomo sem fim.
É triste a luta de classes.
(*Escritor francês do século XIX, autor da obra “Viagem ao centro da terra”)
QUESTÃO 09
(CONSCAM) No terceiro verso da primeira estrofe, considerando o contexto do poema, o eu lírico sugere que:
a) O menino triste não gosta de ler.
b) O menino ficou triste porque nunca leu Júlio Verne.
c) O menino triste gostaria de ler Júlio Verne.
d) O menino é triste porque não tem livros.
e) O menino, pobre, não tem oportunidade de acesso à cultura.
Resposta.
(CONSCAM) No terceiro verso da primeira estrofe, considerando o contexto do poema, o eu lírico sugere que:
a) O menino triste não gosta de ler.
b) O menino ficou triste porque nunca leu Júlio Verne.
c) O menino triste gostaria de ler Júlio Verne.
d) O menino é triste porque não tem livros.
e) O menino, pobre, não tem oportunidade de acesso à cultura.
Resposta.
QUESTÃO 10
(CONSCAM) “Brotoejas” e “bilboquê” se referem, respectivamente, a:
a) Pedras e um tipo de jogo.
b) Erupções na pele e um antigo brinquedo.
c) Brincadeiras e um tipo de bola.
d) Uma doença e um tipo de carrinho.
e) Nenhuma das anteriores.
Resposta.
(CONSCAM) “Brotoejas” e “bilboquê” se referem, respectivamente, a:
a) Pedras e um tipo de jogo.
b) Erupções na pele e um antigo brinquedo.
c) Brincadeiras e um tipo de bola.
d) Uma doença e um tipo de carrinho.
e) Nenhuma das anteriores.
Resposta.
MATEMÁTICA
(CONSCAM) Em uma fábrica de roupas, 10 costureiras, trabalhando em um mesmo ritmo, fabricam 60 blusas em 1 hora. Em quanto tempo 6 costureiras, trabalhando nesse mesmo ritmo, irão fabricar 45 blusas:
a) 65 minutos.
b) 70 minutos.
c) 75 minutos.
d) 80 minutos.
e) 90 minutos.
Resposta.
QUESTÃO 12
(CONSCAM) Uma escola tem em seu quadro de funcionários 25 professores, dos quais 20% ensinam Matemática. Sabendo que hoje, um dos professores de matemática faltou, a quantidade de professores de matemática que estão presentes hoje na escola é:
a) 7 professores.
b) 6 professores.
c) 5 professores.
d) 4 professores.
e) 3 professores.
Resposta.
(CONSCAM) Uma escola tem em seu quadro de funcionários 25 professores, dos quais 20% ensinam Matemática. Sabendo que hoje, um dos professores de matemática faltou, a quantidade de professores de matemática que estão presentes hoje na escola é:
a) 7 professores.
b) 6 professores.
c) 5 professores.
d) 4 professores.
e) 3 professores.
Resposta.
QUESTÃO 13
(CONSCAM) A forma simplificada da expressão algébrica (x²+14x+49) / (x+7).(x-7) é:
a) (x + 7).
b) (x – 7).
c) (x + 7) / (x – 7).
d) (x – 7) / (x + 7).
e) 1.
Resposta.
(CONSCAM) A forma simplificada da expressão algébrica (x²+14x+49) / (x+7).(x-7) é:
a) (x + 7).
b) (x – 7).
c) (x + 7) / (x – 7).
d) (x – 7) / (x + 7).
e) 1.
Resposta.
QUESTÃO 14
(CONSCAM) Um capital aplicado a juro simples com taxa de 10% ao mês, durante cinco meses produziu um juro de R$ 600,00. O capital aplicado foi de:
a) R$ 1.000,00.
b) R$ 1.200,00.
c) R$ 1.250,00.
d) R$ 1.300,00.
e) R$ 1.500,00.
Resposta.
(CONSCAM) Um capital aplicado a juro simples com taxa de 10% ao mês, durante cinco meses produziu um juro de R$ 600,00. O capital aplicado foi de:
a) R$ 1.000,00.
b) R$ 1.200,00.
c) R$ 1.250,00.
d) R$ 1.300,00.
e) R$ 1.500,00.
Resposta.
QUESTÃO 15
(CONSCAM) Um tanque com capacidade de 576 dm³, tem em litros, capacidade igual a:
a) 576 litros.
b) 57.600 litros.
c) 567.000 litros
d) 5.670.000 litros
e) 56.700.000 litros.
Resposta.
(CONSCAM) Um tanque com capacidade de 576 dm³, tem em litros, capacidade igual a:
a) 576 litros.
b) 57.600 litros.
c) 567.000 litros
d) 5.670.000 litros
e) 56.700.000 litros.
Resposta.
QUESTÃO 16
(CONSCAM) Em meu primeiro dia de caminhada, andei 3750 metros e durante os próximos seis dias fui aumentando 500 metros a cada dia. Ao final de 7 dias, andei o equivalente a:
a) 3,75 km.
b) 6,75 km.
c) 8,75 km.
d) 32 km.
e) 36,75 km.
Resposta.
(CONSCAM) Em meu primeiro dia de caminhada, andei 3750 metros e durante os próximos seis dias fui aumentando 500 metros a cada dia. Ao final de 7 dias, andei o equivalente a:
a) 3,75 km.
b) 6,75 km.
c) 8,75 km.
d) 32 km.
e) 36,75 km.
Resposta.
QUESTÃO 17
(CONSCAM) Certo capital foi aplicado a uma taxa de 30% ao ano durante 5 meses, rendendo juros simples no valor de R$ 194,00. O capital aplicado foi de:
a) R$ 1.552,00.
b) R$ 5.450,00.
c) R$ 6.466,00.
d) R$ 7.760,00.
e) R$ 8.560,00.
Resposta.
(CONSCAM) Certo capital foi aplicado a uma taxa de 30% ao ano durante 5 meses, rendendo juros simples no valor de R$ 194,00. O capital aplicado foi de:
a) R$ 1.552,00.
b) R$ 5.450,00.
c) R$ 6.466,00.
d) R$ 7.760,00.
e) R$ 8.560,00.
Resposta.
QUESTÃO 18
(CONSCAM) O resultado da operação √2048 - √32 é igual a:
a) 28.
b) 6√2.
c) 8√2.
d) 28√2.
e) 60√2.
Resposta.
(CONSCAM) O resultado da operação √2048 - √32 é igual a:
a) 28.
b) 6√2.
c) 8√2.
d) 28√2.
e) 60√2.
Resposta.
QUESTÃO 19
(CONSCAM) Sobre as conversões de unidade de medida, estão corretas apenas as afirmações:
I- 4 m² = 40000 cm².
II- 1 dam² = 100 m².
III- 1m³ = 1 litro.
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) Todas estão corretas.
Resposta.
(CONSCAM) Sobre as conversões de unidade de medida, estão corretas apenas as afirmações:
I- 4 m² = 40000 cm².
II- 1 dam² = 100 m².
III- 1m³ = 1 litro.
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) Todas estão corretas.
Resposta.
QUESTÃO 20
(CONSCAM) Em uma empresa de telefonia, para atender todas as ligações são utilizadas 3 telefonistas, atendendo cada uma delas, em média, a 120 ligações diárias. Aumentando-se para 4 o número de telefonistas, o número de ligações atendidas diariamente por cada uma delas em média será:
a) 80 ligações.
b) 90 ligações.
c) 150 ligações.
d) 160 ligações.
e) 200 ligações.
Resposta.
(CONSCAM) Em uma empresa de telefonia, para atender todas as ligações são utilizadas 3 telefonistas, atendendo cada uma delas, em média, a 120 ligações diárias. Aumentando-se para 4 o número de telefonistas, o número de ligações atendidas diariamente por cada uma delas em média será:
a) 80 ligações.
b) 90 ligações.
c) 150 ligações.
d) 160 ligações.
e) 200 ligações.
Resposta.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS, PEDAGÓGICOS E LEGISLAÇÃO
QUESTÃO 21
(CONSCAM) Art. 7º - O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:
I- Autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público e Iniciativa Privada.
II- Cumprimento das normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino.
III- Capacidade de autofinanciamento, ressalvado o previsto no art. 213 da Constituição Federal.
De acordo com a Lei nº 9.394/96, é correto o que se afirma em:
a) I e II.
b) II e III.
c) I e III.
d) Somente I.
e) I, II e III.
Resposta.
(CONSCAM) Art. 7º - O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:
I- Autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público e Iniciativa Privada.
II- Cumprimento das normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino.
III- Capacidade de autofinanciamento, ressalvado o previsto no art. 213 da Constituição Federal.
De acordo com a Lei nº 9.394/96, é correto o que se afirma em:
a) I e II.
b) II e III.
c) I e III.
d) Somente I.
e) I, II e III.
Resposta.
QUESTÃO 22
(CONSCAM) Segundo consta o documento Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, no Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império, com a criação de duas instituições. Uma delas foi o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, em 1854, atual Instituto Benjamin Constant – IBC e a outra foi o(a):
a) Instituto para Pessoas Especiais, em 1857.
b) Escola Nacional Inclusiva, em 1857.
c) Escola Nacional para Portadores de Deficiência, em 1857.
d) Instituto dos Surdos Mudos, em 1857.
e) Escola Imperial Inclusiva, em 1857.
Resposta.
(CONSCAM) Segundo consta o documento Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, no Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império, com a criação de duas instituições. Uma delas foi o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, em 1854, atual Instituto Benjamin Constant – IBC e a outra foi o(a):
a) Instituto para Pessoas Especiais, em 1857.
b) Escola Nacional Inclusiva, em 1857.
c) Escola Nacional para Portadores de Deficiência, em 1857.
d) Instituto dos Surdos Mudos, em 1857.
e) Escola Imperial Inclusiva, em 1857.
Resposta.
QUESTÃO 23
(CONSCAM) “Provavelmente por isso, os pressupostos desse movimento acabaram sendo mais difundidos na educação infantil, onde era menor a preocupação com a aprendizagem de conteúdos específicos. O professor do Ensino Fundamental que se inspirava na _________________ acabou vivendo uma contradição aflitiva [...]”. (WEISZ, Telma – O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, p. 28).
A qual movimento da educação o texto se refere?
a) Pedagogia Renovadora.
b) Escola Nova.
c) Educação pela Igualdade.
d) Pedagogia Consciente.
e) Educação Popular.
Resposta.
(CONSCAM) “Provavelmente por isso, os pressupostos desse movimento acabaram sendo mais difundidos na educação infantil, onde era menor a preocupação com a aprendizagem de conteúdos específicos. O professor do Ensino Fundamental que se inspirava na _________________ acabou vivendo uma contradição aflitiva [...]”. (WEISZ, Telma – O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, p. 28).
A qual movimento da educação o texto se refere?
a) Pedagogia Renovadora.
b) Escola Nova.
c) Educação pela Igualdade.
d) Pedagogia Consciente.
e) Educação Popular.
Resposta.
QUESTÃO 24
(CONSCAM) Art. 14 - Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I- Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
II- Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.
III- Participação dos alunos no Plano Piloto da escola.
Com base na Lei nº 9.394/96, está incorreto o que se afirma em:
a) Somente III.
b) Somente I.
c) Somente II.
d) II e III.
e) Nenhuma das alternativas.
Resposta.
(CONSCAM) Art. 14 - Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I- Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
II- Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.
III- Participação dos alunos no Plano Piloto da escola.
Com base na Lei nº 9.394/96, está incorreto o que se afirma em:
a) Somente III.
b) Somente I.
c) Somente II.
d) II e III.
e) Nenhuma das alternativas.
Resposta.
QUESTÃO 25
(CONSCAM) “Em 1994, é publicada a ______________________________, orientando o processo de “integração instrucional” que condiciona o acesso às classes comuns do ensino regular àqueles que “(...) possuem condições de acompanhar e desenvolver as atividades curriculares programadas do ensino comum, no mesmo ritmo que os estudantes ditos normais” (p.19). Ao reafirmar os pressupostos construídos a partir de padrões homogêneos de participação e aprendizagem, a Política de 1994 não provoca uma reformulação das práticas educacionais de maneira que sejam valorizados os diferentes potenciais de aprendizagem no ensino comum, mas mantém a responsabilidade da educação desses estudantes exclusivamente no âmbito da educação especial”. (Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
a) Carta de Orientação.
b) Diretriz para a Inclusão da Nação.
c) Política Nacional de Educação Especial.
d) Norma Padrão de Atendimento Escolar Incluso.
e) Orientação de Educação de Crianças Especiais.
Resposta.
(CONSCAM) “Em 1994, é publicada a ______________________________, orientando o processo de “integração instrucional” que condiciona o acesso às classes comuns do ensino regular àqueles que “(...) possuem condições de acompanhar e desenvolver as atividades curriculares programadas do ensino comum, no mesmo ritmo que os estudantes ditos normais” (p.19). Ao reafirmar os pressupostos construídos a partir de padrões homogêneos de participação e aprendizagem, a Política de 1994 não provoca uma reformulação das práticas educacionais de maneira que sejam valorizados os diferentes potenciais de aprendizagem no ensino comum, mas mantém a responsabilidade da educação desses estudantes exclusivamente no âmbito da educação especial”. (Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
a) Carta de Orientação.
b) Diretriz para a Inclusão da Nação.
c) Política Nacional de Educação Especial.
d) Norma Padrão de Atendimento Escolar Incluso.
e) Orientação de Educação de Crianças Especiais.
Resposta.
QUESTÃO 26
(CONSCAM) Conforme a Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, para que se concretize a educação escolar, exige-se um padrão mínimo de insumos, que tem como base um investimento com valor calculado a partir das despesas essenciais ao desenvolvimento dos processos e procedimentos formativos, que levem, gradualmente, a uma educação integral, dotada de qualidade social:
I- Pessoal de apoio técnico e administrativo que responda às exigências do que se estabelece no projeto político-pedagógico.
II- creches e escolas que possuam condições de infraestrutura e adequados equipamentos.
III- Professores qualificados com remuneração adequada e compatível com a de outros profissionais com igual nível de formação, em regime de trabalho de 36 (trinta e seis) horas em tempo integral em uma mesma escola.
Está incorreto o que se afirma em:
a) Somente I.
b) Somente II.
c) Somente III.
d) I, II e III.
e) Nenhuma das alternativas.
Resposta.
(CONSCAM) Conforme a Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, para que se concretize a educação escolar, exige-se um padrão mínimo de insumos, que tem como base um investimento com valor calculado a partir das despesas essenciais ao desenvolvimento dos processos e procedimentos formativos, que levem, gradualmente, a uma educação integral, dotada de qualidade social:
I- Pessoal de apoio técnico e administrativo que responda às exigências do que se estabelece no projeto político-pedagógico.
II- creches e escolas que possuam condições de infraestrutura e adequados equipamentos.
III- Professores qualificados com remuneração adequada e compatível com a de outros profissionais com igual nível de formação, em regime de trabalho de 36 (trinta e seis) horas em tempo integral em uma mesma escola.
Está incorreto o que se afirma em:
a) Somente I.
b) Somente II.
c) Somente III.
d) I, II e III.
e) Nenhuma das alternativas.
Resposta.
QUESTÃO 27
(CONSCAM) Art. 20 - As instituições privadas de ensino se enquadrarão nas seguintes categorias:
I - Confessionais, assim entendidas as que são instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas que atendem a orientação confessional e ideologia específicas e ao disposto no inciso anterior.
II - Comunitárias, assim entendidas as que são instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas, inclusive cooperativas educacionais, sem fins lucrativos, que incluam na sua entidade mantenedora representantes da comunidade.
III - Particulares em sentido amplo, assim entendidas as que são instituídas e mantidas por uma ou mais pessoas físicas ou jurídicas de direito privado que apresentem características confessionais e filantrópicas.
Em consonância com a Lei nº 9.394/96, está correto o que se afirma em:
a) II e III.
b) Somente III.
c) Somente II.
d) I e II.
e) I e III.
Resposta.
(CONSCAM) Art. 20 - As instituições privadas de ensino se enquadrarão nas seguintes categorias:
I - Confessionais, assim entendidas as que são instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas que atendem a orientação confessional e ideologia específicas e ao disposto no inciso anterior.
II - Comunitárias, assim entendidas as que são instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas, inclusive cooperativas educacionais, sem fins lucrativos, que incluam na sua entidade mantenedora representantes da comunidade.
III - Particulares em sentido amplo, assim entendidas as que são instituídas e mantidas por uma ou mais pessoas físicas ou jurídicas de direito privado que apresentem características confessionais e filantrópicas.
Em consonância com a Lei nº 9.394/96, está correto o que se afirma em:
a) II e III.
b) Somente III.
c) Somente II.
d) I e II.
e) I e III.
Resposta.
QUESTÃO 28
(CONSCAM) “[...] pode ser entendida como “método de penetração na essência do fenômeno, método de análise da realidade e sua reprodução na lógica dos conceitos [...]”. (VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, p. 23).
A definição se refere à:
a) Metafísica.
b) Oratória.
c) Discurso.
d) Objeção.
e) Dialética.
Resposta.
(CONSCAM) “[...] pode ser entendida como “método de penetração na essência do fenômeno, método de análise da realidade e sua reprodução na lógica dos conceitos [...]”. (VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, p. 23).
A definição se refere à:
a) Metafísica.
b) Oratória.
c) Discurso.
d) Objeção.
e) Dialética.
Resposta.
QUESTÃO 29
(CONSCAM) Segundo consta a Lei nº 9.394/96, indique a alternativa correta:
a) A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
b) A educação fundamental, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 6 (seis) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
c) A educação infantil, primeira etapa da educação fundamental, tem como finalidade o desenvolvimento parcial da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
d) A educação infantil, primeira etapa da educação fundamental, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 6 (seis) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
e) A educação fundamental, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento parcial da criança de até 6 (seis) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Resposta.
(CONSCAM) Segundo consta a Lei nº 9.394/96, indique a alternativa correta:
a) A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
b) A educação fundamental, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 6 (seis) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
c) A educação infantil, primeira etapa da educação fundamental, tem como finalidade o desenvolvimento parcial da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
d) A educação infantil, primeira etapa da educação fundamental, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 6 (seis) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
e) A educação fundamental, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento parcial da criança de até 6 (seis) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Resposta.
QUESTÃO 30
(CONSCAM) Segundo Celso dos S. Vasconcellos, no início do século XX, o planejamento vai avançando para todos os setores da sociedade, provocando um enorme impacto a partir do seu uso na União Soviética não como simples organização interna a uma empresa, mas como planificação de toda uma economia.
Atualmente, pode-se identificar três grandes linhas em termos de planejamento administrativo:
I. Gerenciamento da qualidade parcial.
II. Planejamento estratégico.
III. Planejamento participativo.
Está correto o que se afirma em:
a) I, II e III.
b) Somente II.
c) I e III.
d) Somente I.
e) II e III.
Resposta.
(CONSCAM) Segundo Celso dos S. Vasconcellos, no início do século XX, o planejamento vai avançando para todos os setores da sociedade, provocando um enorme impacto a partir do seu uso na União Soviética não como simples organização interna a uma empresa, mas como planificação de toda uma economia.
Atualmente, pode-se identificar três grandes linhas em termos de planejamento administrativo:
I. Gerenciamento da qualidade parcial.
II. Planejamento estratégico.
III. Planejamento participativo.
Está correto o que se afirma em:
a) I, II e III.
b) Somente II.
c) I e III.
d) Somente I.
e) II e III.
Resposta.
(CONSCAM) Art. 10 - A exigência legal de definição de padrões mínimos de qualidade da educação traduz a necessidade de reconhecer que a sua avaliação associa-se à ação planejada, coletivamente, pelos sujeitos da escola.
§ 1º O planejamento das ações coletivas exercidas pela escola supõe que os sujeitos tenham clareza quanto:
I- Aos princípios e às finalidades da educação, além do reconhecimento e da análise dos dados indicados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e/ou outros indicadores, que o complementem ou substituam.
II- Aos padrões mínimos de qualidade (Custo AlunoQualidade Inicial – CAQi).
III- À relevância de um projeto político-pedagógico concebido e assumido colegiadamente pela comunidade educacional, respeitadas as múltiplas diversidades e a pluralidade cultural.
De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, está correto o que se afirma em:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) Somente I.
e) I, II e III.
Resposta.
QUESTÃO 32
(CONSCAM) O documento Avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais, inspira-se na intensificação dos movimentos em prol da efetiva melhoria da qualidade da educação para todos e com todos, oferecida em escolas que:
I- Funcionem como sistemas fechados.
II- Cultuem valores alicerçados no Absolutismo.
III- Se estruturem para funcionar como comunidades de aprendizagem.
Está correto o que se afirma em:
a) Somente I.
b) II e III.
c) Somente III.
d) Somente II.
e) I, II e III.
Resposta.
(CONSCAM) O documento Avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais, inspira-se na intensificação dos movimentos em prol da efetiva melhoria da qualidade da educação para todos e com todos, oferecida em escolas que:
I- Funcionem como sistemas fechados.
II- Cultuem valores alicerçados no Absolutismo.
III- Se estruturem para funcionar como comunidades de aprendizagem.
Está correto o que se afirma em:
a) Somente I.
b) II e III.
c) Somente III.
d) Somente II.
e) I, II e III.
Resposta.
QUESTÃO 33
(CONSCAM) De acordo com a Lei nº 9.394/96, assinale a alternativa incorreta:
a) O currículo do ensino fundamental incluirá, obrigatoriamente, conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes, tendo como diretriz a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente, observada a produção e distribuição de material didático adequado.
b) O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, sendo livres as formas de proselitismo.
c) Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso e estabelecerão as normas para a habilitação e admissão dos professores.
d) O ensino fundamental será presencial, sendo o ensino a distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais.
e) O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.
Resposta.
(CONSCAM) De acordo com a Lei nº 9.394/96, assinale a alternativa incorreta:
a) O currículo do ensino fundamental incluirá, obrigatoriamente, conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes, tendo como diretriz a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente, observada a produção e distribuição de material didático adequado.
b) O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, sendo livres as formas de proselitismo.
c) Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso e estabelecerão as normas para a habilitação e admissão dos professores.
d) O ensino fundamental será presencial, sendo o ensino a distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais.
e) O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.
Resposta.
QUESTÃO 34
(CONSCAM) Com base no artigo Tecnologia assistiva para o ensino de alunos com deficiência: um estudo com professores do ensino fundamental, aponte a alternativa incorreta acerca da tecnologia assistiva:
a) Pode ser usada como parte de um processo educativo ou reabilitação.
b) Pode servir a dois grandes objetivos: de ajuda e de apoio emocional.
c) Seu objetivo é amplo e subdivide-se em modalidades distintas.
d) É a tecnologia que ajuda uma pessoa a realizar uma atividade funcional.
e) Tem característica multidisciplinar, pois envolve vários profissionais que são responsáveis pela avaliação do usuário que irá fazer uso da tecnologia.
Resposta.
(CONSCAM) Com base no artigo Tecnologia assistiva para o ensino de alunos com deficiência: um estudo com professores do ensino fundamental, aponte a alternativa incorreta acerca da tecnologia assistiva:
a) Pode ser usada como parte de um processo educativo ou reabilitação.
b) Pode servir a dois grandes objetivos: de ajuda e de apoio emocional.
c) Seu objetivo é amplo e subdivide-se em modalidades distintas.
d) É a tecnologia que ajuda uma pessoa a realizar uma atividade funcional.
e) Tem característica multidisciplinar, pois envolve vários profissionais que são responsáveis pela avaliação do usuário que irá fazer uso da tecnologia.
Resposta.
QUESTÃO 35
(CONSCAM) A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais, garantindo:
I- Acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação.
II- Escolarização até o nível médio.
III- Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até o nível médio.
Está correto o que se afirma em:
a) Somente III.
b) Somente I.
c) I e III.
d) Somente II.
e) Nenhuma das alternativas.
Resposta.
(CONSCAM) A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais, garantindo:
I- Acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação.
II- Escolarização até o nível médio.
III- Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até o nível médio.
Está correto o que se afirma em:
a) Somente III.
b) Somente I.
c) I e III.
d) Somente II.
e) Nenhuma das alternativas.
Resposta.
QUESTÃO 36
(CONSCAM) Art. 4º - As bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os educandos de um ensino ministrado de acordo com os princípios de:
I- Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
II- Singularismo de ideias e de concepções pedagógicas.
III- Respeito à liberdade e aos direitos.
De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, está correto o que se afirma em:
a) I e III.
b) I e II.
c) II e III.
d) Somente I.
e) I, II e III.
Resposta.
(CONSCAM) Art. 4º - As bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os educandos de um ensino ministrado de acordo com os princípios de:
I- Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
II- Singularismo de ideias e de concepções pedagógicas.
III- Respeito à liberdade e aos direitos.
De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, está correto o que se afirma em:
a) I e III.
b) I e II.
c) II e III.
d) Somente I.
e) I, II e III.
Resposta.
QUESTÃO 37
(CONSCAM) Com base no documento Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, indique a alternativa correta:
a) Do nascimento aos quatro anos, o atendimento educacional especializado se expressa por meio de serviços de estimulação precoce, que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social. Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos estudantes, constituindo oferta facultativa dos sistemas de ensino. Deve ser realizado no turno inverso ao da classe comum, na própria escola ou centro especializado que realize esse serviço educacional.
b) Do nascimento aos cinco anos, o atendimento educacional especializado se expressa por meio de serviços de estimulação precoce, que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social. Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos estudantes, constituindo oferta optativa dos sistemas de ensino. Deve ser realizado no mesmo turno da classe comum, na própria escola ou centro especializado que realize esse serviço educacional.
c) Do nascimento aos dois anos, o atendimento educacional especializado se expressa por meio de serviços de estimulação precoce, que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social. Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos estudantes, constituindo oferta obrigatória dos sistemas de ensino. Deve ser realizado no turno inverso ao da classe comum, na própria escola ou centro especializado que realize esse serviço educacional.
d) Do nascimento aos três anos, o atendimento educacional especializado se expressa por meio de serviços de estimulação precoce, que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social. Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos estudantes, constituindo oferta obrigatória dos sistemas de ensino. Deve ser realizado no turno inverso ao da classe comum, na própria escola ou centro especializado que realize esse serviço educacional.
e) Do nascimento aos seis anos, o atendimento educacional especializado se expressa por meio de serviços de estimulação precoce, que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social. Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos estudantes, constituindo oferta facultativa dos sistemas de ensino. Deve ser realizado no mesmo turno classe comum, na própria escola ou centro especializado que realize esse serviço educacional.
Resposta.
(CONSCAM) Com base no documento Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, indique a alternativa correta:
a) Do nascimento aos quatro anos, o atendimento educacional especializado se expressa por meio de serviços de estimulação precoce, que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social. Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos estudantes, constituindo oferta facultativa dos sistemas de ensino. Deve ser realizado no turno inverso ao da classe comum, na própria escola ou centro especializado que realize esse serviço educacional.
b) Do nascimento aos cinco anos, o atendimento educacional especializado se expressa por meio de serviços de estimulação precoce, que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social. Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos estudantes, constituindo oferta optativa dos sistemas de ensino. Deve ser realizado no mesmo turno da classe comum, na própria escola ou centro especializado que realize esse serviço educacional.
c) Do nascimento aos dois anos, o atendimento educacional especializado se expressa por meio de serviços de estimulação precoce, que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social. Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos estudantes, constituindo oferta obrigatória dos sistemas de ensino. Deve ser realizado no turno inverso ao da classe comum, na própria escola ou centro especializado que realize esse serviço educacional.
d) Do nascimento aos três anos, o atendimento educacional especializado se expressa por meio de serviços de estimulação precoce, que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social. Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos estudantes, constituindo oferta obrigatória dos sistemas de ensino. Deve ser realizado no turno inverso ao da classe comum, na própria escola ou centro especializado que realize esse serviço educacional.
e) Do nascimento aos seis anos, o atendimento educacional especializado se expressa por meio de serviços de estimulação precoce, que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social. Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos estudantes, constituindo oferta facultativa dos sistemas de ensino. Deve ser realizado no mesmo turno classe comum, na própria escola ou centro especializado que realize esse serviço educacional.
Resposta.
QUESTÃO 38
(CONSCAM) Em consonância com a Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, indique a alternativa incorreta:
a) A concepção de educação deve orientar a institucionalização do regime de colaboração entre União e Estados, no contexto da estrutura federativa brasileira, em que convivem sistemas educacionais dependentes, para assegurar efetividade ao projeto da educação nacional, promover a fragmentação das políticas públicas.
b) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber é um dos princípios que dão sustentação ao projeto nacional de educação.
c) A Educação Básica é direito universal e alicerce indispensável para o exercício da cidadania em plenitude, da qual depende a possibilidade de conquistar todos os demais direitos, definidos na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na legislação ordinária e nas demais disposições que consagram as prerrogativas do cidadão.
d) O regime de colaboração entre os entes federados pressupõe o estabelecimento de regras de equivalência entre as funções distributiva, supletiva, normativa, de supervisão e avaliação da educação nacional, respeitada a autonomia dos sistemas e valorizadas as diferenças regionais.
e) Na Educação Básica, é necessário considerar as dimensões do educar e do cuidar, em sua inseparabilidade, buscando recuperar, para a função social desse nível da educação, a sua centralidade, que é o educando, pessoa em formação na sua essência humana.
Resposta.
(CONSCAM) Em consonância com a Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, indique a alternativa incorreta:
a) A concepção de educação deve orientar a institucionalização do regime de colaboração entre União e Estados, no contexto da estrutura federativa brasileira, em que convivem sistemas educacionais dependentes, para assegurar efetividade ao projeto da educação nacional, promover a fragmentação das políticas públicas.
b) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber é um dos princípios que dão sustentação ao projeto nacional de educação.
c) A Educação Básica é direito universal e alicerce indispensável para o exercício da cidadania em plenitude, da qual depende a possibilidade de conquistar todos os demais direitos, definidos na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na legislação ordinária e nas demais disposições que consagram as prerrogativas do cidadão.
d) O regime de colaboração entre os entes federados pressupõe o estabelecimento de regras de equivalência entre as funções distributiva, supletiva, normativa, de supervisão e avaliação da educação nacional, respeitada a autonomia dos sistemas e valorizadas as diferenças regionais.
e) Na Educação Básica, é necessário considerar as dimensões do educar e do cuidar, em sua inseparabilidade, buscando recuperar, para a função social desse nível da educação, a sua centralidade, que é o educando, pessoa em formação na sua essência humana.
Resposta.
QUESTÃO 39
(CONSCAM) “Em 1994, a _____________________________ proclama que as escolas regulares com orientação inclusiva constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias e que estudantes com deficiência e altas habilidades/superdotação devem ter acesso à escola regular, tendo como princípio orientador que “as escolas deveriam acomodar todas as crianças independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras”. (Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
a) Convenção da Guatemala.
b) Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
c) Declaração de Salamanca.
d) Cartilha – O Acesso de Alunos com Deficiência às Escolas e Classes Comuns da Rede Regular.
e) Declaração Mundial de Educação para Todos.
Resposta.
(CONSCAM) “Em 1994, a _____________________________ proclama que as escolas regulares com orientação inclusiva constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias e que estudantes com deficiência e altas habilidades/superdotação devem ter acesso à escola regular, tendo como princípio orientador que “as escolas deveriam acomodar todas as crianças independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras”. (Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
a) Convenção da Guatemala.
b) Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
c) Declaração de Salamanca.
d) Cartilha – O Acesso de Alunos com Deficiência às Escolas e Classes Comuns da Rede Regular.
e) Declaração Mundial de Educação para Todos.
Resposta.
QUESTÃO 40
(CONSCAM) Art. 9º - A escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento aos seguintes requisitos:
I- Foco no projeto político-pedagógico, no gosto pela aprendizagem e na avaliação das aprendizagens como instrumento de contínua progressão dos estudantes.
II- Inter-relação entre organização do currículo, do trabalho pedagógico e da jornada de trabalho do professor, tendo como objetivo a aprendizagem do estudante.
III- Realização de parceria com órgãos, tais como os de assistência social e desenvolvimento humano, cidadania, ciência e tecnologia, esporte, turismo, cultura e arte, saúde, meio ambiente.
Com base na Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, está correto o que se afirma em:
a) Somente I.
b) Somente II.
c) Somente III.
d) I e III.
e) I, II e III.
Resposta.
(CONSCAM) Art. 9º - A escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento aos seguintes requisitos:
I- Foco no projeto político-pedagógico, no gosto pela aprendizagem e na avaliação das aprendizagens como instrumento de contínua progressão dos estudantes.
II- Inter-relação entre organização do currículo, do trabalho pedagógico e da jornada de trabalho do professor, tendo como objetivo a aprendizagem do estudante.
III- Realização de parceria com órgãos, tais como os de assistência social e desenvolvimento humano, cidadania, ciência e tecnologia, esporte, turismo, cultura e arte, saúde, meio ambiente.
Com base na Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, está correto o que se afirma em:
a) Somente I.
b) Somente II.
c) Somente III.
d) I e III.
e) I, II e III.
Resposta.
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