Questões de conhecimentos Pedagógicos e Legislativo para concurso Concurso: Prefeitura de São Sebastião - SP - 2018 Banca: CONSCAM (...
Questões de conhecimentos Pedagógicos e Legislativo para concurso
Concurso: Prefeitura de São Sebastião - SP - 2018
Banca: CONSCAM (CONSCAM)
Cargo: Professor - Libras
Instituição: Prefeitura de São Sebastião - SP (Prefeitura Municipal de São Sebastião)
Área de Atuação: Outras
Nível: Superior Completo
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS, PEDAGÓGICOS E LEGISLAÇÃO
QUESTÃO 21
(CONSCAM) Art. 7º - O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:
I- Autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público e Iniciativa Privada.
II- Cumprimento das normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino.
III- Capacidade de autofinanciamento, ressalvado o previsto no art. 213 da Constituição Federal.
De acordo com a Lei nº 9.394/96, é correto o que se afirma em:
a) I e II.
b) II e III.
c) I e III.
d) Somente I.
e) I, II e III.
Resposta.
(CONSCAM) Art. 7º - O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:
I- Autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público e Iniciativa Privada.
II- Cumprimento das normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino.
III- Capacidade de autofinanciamento, ressalvado o previsto no art. 213 da Constituição Federal.
De acordo com a Lei nº 9.394/96, é correto o que se afirma em:
a) I e II.
b) II e III.
c) I e III.
d) Somente I.
e) I, II e III.
Resposta.
Direto às questões que interessam:
- Prova completa
- Português (01 - 10)
- Matemática (11 - 20)
- Conhecimentos Específicos, Pedagógicos e Legislação (21 - 40) - você está aqui
QUESTÃO 22
(CONSCAM) Segundo consta o documento Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, no Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império, com a criação de duas instituições. Uma delas foi o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, em 1854, atual Instituto Benjamin Constant – IBC e a outra foi o(a):
a) Instituto para Pessoas Especiais, em 1857.
b) Escola Nacional Inclusiva, em 1857.
c) Escola Nacional para Portadores de Deficiência, em 1857.
d) Instituto dos Surdos Mudos, em 1857.
e) Escola Imperial Inclusiva, em 1857.
Resposta.
(CONSCAM) Segundo consta o documento Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, no Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império, com a criação de duas instituições. Uma delas foi o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, em 1854, atual Instituto Benjamin Constant – IBC e a outra foi o(a):
a) Instituto para Pessoas Especiais, em 1857.
b) Escola Nacional Inclusiva, em 1857.
c) Escola Nacional para Portadores de Deficiência, em 1857.
d) Instituto dos Surdos Mudos, em 1857.
e) Escola Imperial Inclusiva, em 1857.
Resposta.
QUESTÃO 23
(CONSCAM) “Provavelmente por isso, os pressupostos desse movimento acabaram sendo mais difundidos na educação infantil, onde era menor a preocupação com a aprendizagem de conteúdos específicos. O professor do Ensino Fundamental que se inspirava na _________________ acabou vivendo uma contradição aflitiva [...]”. (WEISZ, Telma – O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, p. 28).
A qual movimento da educação o texto se refere?
a) Pedagogia Renovadora.
b) Escola Nova.
c) Educação pela Igualdade.
d) Pedagogia Consciente.
e) Educação Popular.
Resposta.
(CONSCAM) “Provavelmente por isso, os pressupostos desse movimento acabaram sendo mais difundidos na educação infantil, onde era menor a preocupação com a aprendizagem de conteúdos específicos. O professor do Ensino Fundamental que se inspirava na _________________ acabou vivendo uma contradição aflitiva [...]”. (WEISZ, Telma – O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, p. 28).
A qual movimento da educação o texto se refere?
a) Pedagogia Renovadora.
b) Escola Nova.
c) Educação pela Igualdade.
d) Pedagogia Consciente.
e) Educação Popular.
Resposta.
QUESTÃO 24
(CONSCAM) Art. 14 - Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I- Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
II- Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.
III- Participação dos alunos no Plano Piloto da escola.
Com base na Lei nº 9.394/96, está incorreto o que se afirma em:
a) Somente III.
b) Somente I.
c) Somente II.
d) II e III.
e) Nenhuma das alternativas.
Resposta.
(CONSCAM) Art. 14 - Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I- Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
II- Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.
III- Participação dos alunos no Plano Piloto da escola.
Com base na Lei nº 9.394/96, está incorreto o que se afirma em:
a) Somente III.
b) Somente I.
c) Somente II.
d) II e III.
e) Nenhuma das alternativas.
Resposta.
QUESTÃO 25
(CONSCAM) “Em 1994, é publicada a ______________________________, orientando o processo de “integração instrucional” que condiciona o acesso às classes comuns do ensino regular àqueles que “(...) possuem condições de acompanhar e desenvolver as atividades curriculares programadas do ensino comum, no mesmo ritmo que os estudantes ditos normais” (p.19). Ao reafirmar os pressupostos construídos a partir de padrões homogêneos de participação e aprendizagem, a Política de 1994 não provoca uma reformulação das práticas educacionais de maneira que sejam valorizados os diferentes potenciais de aprendizagem no ensino comum, mas mantém a responsabilidade da educação desses estudantes exclusivamente no âmbito da educação especial”. (Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
a) Carta de Orientação.
b) Diretriz para a Inclusão da Nação.
c) Política Nacional de Educação Especial.
d) Norma Padrão de Atendimento Escolar Incluso.
e) Orientação de Educação de Crianças Especiais.
Resposta.
(CONSCAM) “Em 1994, é publicada a ______________________________, orientando o processo de “integração instrucional” que condiciona o acesso às classes comuns do ensino regular àqueles que “(...) possuem condições de acompanhar e desenvolver as atividades curriculares programadas do ensino comum, no mesmo ritmo que os estudantes ditos normais” (p.19). Ao reafirmar os pressupostos construídos a partir de padrões homogêneos de participação e aprendizagem, a Política de 1994 não provoca uma reformulação das práticas educacionais de maneira que sejam valorizados os diferentes potenciais de aprendizagem no ensino comum, mas mantém a responsabilidade da educação desses estudantes exclusivamente no âmbito da educação especial”. (Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
a) Carta de Orientação.
b) Diretriz para a Inclusão da Nação.
c) Política Nacional de Educação Especial.
d) Norma Padrão de Atendimento Escolar Incluso.
e) Orientação de Educação de Crianças Especiais.
Resposta.
QUESTÃO 26
(CONSCAM) Conforme a Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, para que se concretize a educação escolar, exige-se um padrão mínimo de insumos, que tem como base um investimento com valor calculado a partir das despesas essenciais ao desenvolvimento dos processos e procedimentos formativos, que levem, gradualmente, a uma educação integral, dotada de qualidade social:
I- Pessoal de apoio técnico e administrativo que responda às exigências do que se estabelece no projeto político-pedagógico.
II- creches e escolas que possuam condições de infraestrutura e adequados equipamentos.
III- Professores qualificados com remuneração adequada e compatível com a de outros profissionais com igual nível de formação, em regime de trabalho de 36 (trinta e seis) horas em tempo integral em uma mesma escola.
Está incorreto o que se afirma em:
a) Somente I.
b) Somente II.
c) Somente III.
d) I, II e III.
e) Nenhuma das alternativas.
Resposta.
(CONSCAM) Conforme a Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, para que se concretize a educação escolar, exige-se um padrão mínimo de insumos, que tem como base um investimento com valor calculado a partir das despesas essenciais ao desenvolvimento dos processos e procedimentos formativos, que levem, gradualmente, a uma educação integral, dotada de qualidade social:
I- Pessoal de apoio técnico e administrativo que responda às exigências do que se estabelece no projeto político-pedagógico.
II- creches e escolas que possuam condições de infraestrutura e adequados equipamentos.
III- Professores qualificados com remuneração adequada e compatível com a de outros profissionais com igual nível de formação, em regime de trabalho de 36 (trinta e seis) horas em tempo integral em uma mesma escola.
Está incorreto o que se afirma em:
a) Somente I.
b) Somente II.
c) Somente III.
d) I, II e III.
e) Nenhuma das alternativas.
Resposta.
QUESTÃO 27
(CONSCAM) Art. 20 - As instituições privadas de ensino se enquadrarão nas seguintes categorias:
I - Confessionais, assim entendidas as que são instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas que atendem a orientação confessional e ideologia específicas e ao disposto no inciso anterior.
II - Comunitárias, assim entendidas as que são instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas, inclusive cooperativas educacionais, sem fins lucrativos, que incluam na sua entidade mantenedora representantes da comunidade.
III - Particulares em sentido amplo, assim entendidas as que são instituídas e mantidas por uma ou mais pessoas físicas ou jurídicas de direito privado que apresentem características confessionais e filantrópicas.
Em consonância com a Lei nº 9.394/96, está correto o que se afirma em:
a) II e III.
b) Somente III.
c) Somente II.
d) I e II.
e) I e III.
Resposta.
(CONSCAM) Art. 20 - As instituições privadas de ensino se enquadrarão nas seguintes categorias:
I - Confessionais, assim entendidas as que são instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas que atendem a orientação confessional e ideologia específicas e ao disposto no inciso anterior.
II - Comunitárias, assim entendidas as que são instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas, inclusive cooperativas educacionais, sem fins lucrativos, que incluam na sua entidade mantenedora representantes da comunidade.
III - Particulares em sentido amplo, assim entendidas as que são instituídas e mantidas por uma ou mais pessoas físicas ou jurídicas de direito privado que apresentem características confessionais e filantrópicas.
Em consonância com a Lei nº 9.394/96, está correto o que se afirma em:
a) II e III.
b) Somente III.
c) Somente II.
d) I e II.
e) I e III.
Resposta.
QUESTÃO 28
(CONSCAM) “[...] pode ser entendida como “método de penetração na essência do fenômeno, método de análise da realidade e sua reprodução na lógica dos conceitos [...]”. (VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, p. 23).
A definição se refere à:
a) Metafísica.
b) Oratória.
c) Discurso.
d) Objeção.
e) Dialética.
Resposta.
(CONSCAM) “[...] pode ser entendida como “método de penetração na essência do fenômeno, método de análise da realidade e sua reprodução na lógica dos conceitos [...]”. (VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, p. 23).
A definição se refere à:
a) Metafísica.
b) Oratória.
c) Discurso.
d) Objeção.
e) Dialética.
Resposta.
QUESTÃO 29
(CONSCAM) Segundo consta a Lei nº 9.394/96, indique a alternativa correta:
a) A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
b) A educação fundamental, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 6 (seis) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
c) A educação infantil, primeira etapa da educação fundamental, tem como finalidade o desenvolvimento parcial da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
d) A educação infantil, primeira etapa da educação fundamental, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 6 (seis) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
e) A educação fundamental, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento parcial da criança de até 6 (seis) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Resposta.
(CONSCAM) Segundo consta a Lei nº 9.394/96, indique a alternativa correta:
a) A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
b) A educação fundamental, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 6 (seis) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
c) A educação infantil, primeira etapa da educação fundamental, tem como finalidade o desenvolvimento parcial da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
d) A educação infantil, primeira etapa da educação fundamental, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 6 (seis) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
e) A educação fundamental, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento parcial da criança de até 6 (seis) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Resposta.
QUESTÃO 30
(CONSCAM) Segundo Celso dos S. Vasconcellos, no início do século XX, o planejamento vai avançando para todos os setores da sociedade, provocando um enorme impacto a partir do seu uso na União Soviética não como simples organização interna a uma empresa, mas como planificação de toda uma economia.
Atualmente, pode-se identificar três grandes linhas em termos de planejamento administrativo:
I. Gerenciamento da qualidade parcial.
II. Planejamento estratégico.
III. Planejamento participativo.
Está correto o que se afirma em:
a) I, II e III.
b) Somente II.
c) I e III.
d) Somente I.
e) II e III.
Resposta.
(CONSCAM) Segundo Celso dos S. Vasconcellos, no início do século XX, o planejamento vai avançando para todos os setores da sociedade, provocando um enorme impacto a partir do seu uso na União Soviética não como simples organização interna a uma empresa, mas como planificação de toda uma economia.
Atualmente, pode-se identificar três grandes linhas em termos de planejamento administrativo:
I. Gerenciamento da qualidade parcial.
II. Planejamento estratégico.
III. Planejamento participativo.
Está correto o que se afirma em:
a) I, II e III.
b) Somente II.
c) I e III.
d) Somente I.
e) II e III.
Resposta.
QUESTÃO 31
(CONSCAM) Art. 10 - A exigência legal de definição de padrões mínimos de qualidade da educação traduz a necessidade de reconhecer que a sua avaliação associa-se à ação planejada, coletivamente, pelos sujeitos da escola.
§ 1º O planejamento das ações coletivas exercidas pela escola supõe que os sujeitos tenham clareza quanto:
I- Aos princípios e às finalidades da educação, além do reconhecimento e da análise dos dados indicados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e/ou outros indicadores, que o complementem ou substituam.
II- Aos padrões mínimos de qualidade (Custo AlunoQualidade Inicial – CAQi).
III- À relevância de um projeto político-pedagógico concebido e assumido colegiadamente pela comunidade educacional, respeitadas as múltiplas diversidades e a pluralidade cultural.
De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, está correto o que se afirma em:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) Somente I.
e) I, II e III.
Resposta.
(CONSCAM) Art. 10 - A exigência legal de definição de padrões mínimos de qualidade da educação traduz a necessidade de reconhecer que a sua avaliação associa-se à ação planejada, coletivamente, pelos sujeitos da escola.
§ 1º O planejamento das ações coletivas exercidas pela escola supõe que os sujeitos tenham clareza quanto:
I- Aos princípios e às finalidades da educação, além do reconhecimento e da análise dos dados indicados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e/ou outros indicadores, que o complementem ou substituam.
II- Aos padrões mínimos de qualidade (Custo AlunoQualidade Inicial – CAQi).
III- À relevância de um projeto político-pedagógico concebido e assumido colegiadamente pela comunidade educacional, respeitadas as múltiplas diversidades e a pluralidade cultural.
De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, está correto o que se afirma em:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) Somente I.
e) I, II e III.
Resposta.
QUESTÃO 32
(CONSCAM) O documento Avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais, inspira-se na intensificação dos movimentos em prol da efetiva melhoria da qualidade da educação para todos e com todos, oferecida em escolas que:
I- Funcionem como sistemas fechados.
II- Cultuem valores alicerçados no Absolutismo.
III- Se estruturem para funcionar como comunidades de aprendizagem.
Está correto o que se afirma em:
a) Somente I.
b) II e III.
c) Somente III.
d) Somente II.
e) I, II e III.
Resposta.
(CONSCAM) O documento Avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais, inspira-se na intensificação dos movimentos em prol da efetiva melhoria da qualidade da educação para todos e com todos, oferecida em escolas que:
I- Funcionem como sistemas fechados.
II- Cultuem valores alicerçados no Absolutismo.
III- Se estruturem para funcionar como comunidades de aprendizagem.
Está correto o que se afirma em:
a) Somente I.
b) II e III.
c) Somente III.
d) Somente II.
e) I, II e III.
Resposta.
QUESTÃO 33
(CONSCAM) De acordo com a Lei nº 9.394/96, assinale a alternativa incorreta:
a) O currículo do ensino fundamental incluirá, obrigatoriamente, conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes, tendo como diretriz a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente, observada a produção e distribuição de material didático adequado.
b) O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, sendo livres as formas de proselitismo.
c) Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso e estabelecerão as normas para a habilitação e admissão dos professores.
d) O ensino fundamental será presencial, sendo o ensino a distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais.
e) O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.
Resposta.
(CONSCAM) De acordo com a Lei nº 9.394/96, assinale a alternativa incorreta:
a) O currículo do ensino fundamental incluirá, obrigatoriamente, conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes, tendo como diretriz a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente, observada a produção e distribuição de material didático adequado.
b) O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, sendo livres as formas de proselitismo.
c) Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso e estabelecerão as normas para a habilitação e admissão dos professores.
d) O ensino fundamental será presencial, sendo o ensino a distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais.
e) O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.
Resposta.
QUESTÃO 34
(CONSCAM) Com base no artigo Tecnologia assistiva para o ensino de alunos com deficiência: um estudo com professores do ensino fundamental, aponte a alternativa incorreta acerca da tecnologia assistiva:
a) Pode ser usada como parte de um processo educativo ou reabilitação.
b) Pode servir a dois grandes objetivos: de ajuda e de apoio emocional.
c) Seu objetivo é amplo e subdivide-se em modalidades distintas.
d) É a tecnologia que ajuda uma pessoa a realizar uma atividade funcional.
e) Tem característica multidisciplinar, pois envolve vários profissionais que são responsáveis pela avaliação do usuário que irá fazer uso da tecnologia.
Resposta.
(CONSCAM) Com base no artigo Tecnologia assistiva para o ensino de alunos com deficiência: um estudo com professores do ensino fundamental, aponte a alternativa incorreta acerca da tecnologia assistiva:
a) Pode ser usada como parte de um processo educativo ou reabilitação.
b) Pode servir a dois grandes objetivos: de ajuda e de apoio emocional.
c) Seu objetivo é amplo e subdivide-se em modalidades distintas.
d) É a tecnologia que ajuda uma pessoa a realizar uma atividade funcional.
e) Tem característica multidisciplinar, pois envolve vários profissionais que são responsáveis pela avaliação do usuário que irá fazer uso da tecnologia.
Resposta.
QUESTÃO 35
(CONSCAM) A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais, garantindo:
I- Acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação.
II- Escolarização até o nível médio.
III- Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até o nível médio.
Está correto o que se afirma em:
a) Somente III.
b) Somente I.
c) I e III.
d) Somente II.
e) Nenhuma das alternativas.
Resposta.
(CONSCAM) A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais, garantindo:
I- Acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação.
II- Escolarização até o nível médio.
III- Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até o nível médio.
Está correto o que se afirma em:
a) Somente III.
b) Somente I.
c) I e III.
d) Somente II.
e) Nenhuma das alternativas.
Resposta.
QUESTÃO 36
(CONSCAM) Art. 4º - As bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os educandos de um ensino ministrado de acordo com os princípios de:
I- Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
II- Singularismo de ideias e de concepções pedagógicas.
III- Respeito à liberdade e aos direitos.
De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, está correto o que se afirma em:
a) I e III.
b) I e II.
c) II e III.
d) Somente I.
e) I, II e III.
Resposta.
(CONSCAM) Art. 4º - As bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os educandos de um ensino ministrado de acordo com os princípios de:
I- Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
II- Singularismo de ideias e de concepções pedagógicas.
III- Respeito à liberdade e aos direitos.
De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, está correto o que se afirma em:
a) I e III.
b) I e II.
c) II e III.
d) Somente I.
e) I, II e III.
Resposta.
QUESTÃO 37
(CONSCAM) Com base no documento Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, indique a alternativa correta:
a) Do nascimento aos quatro anos, o atendimento educacional especializado se expressa por meio de serviços de estimulação precoce, que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social. Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos estudantes, constituindo oferta facultativa dos sistemas de ensino. Deve ser realizado no turno inverso ao da classe comum, na própria escola ou centro especializado que realize esse serviço educacional.
b) Do nascimento aos cinco anos, o atendimento educacional especializado se expressa por meio de serviços de estimulação precoce, que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social. Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos estudantes, constituindo oferta optativa dos sistemas de ensino. Deve ser realizado no mesmo turno da classe comum, na própria escola ou centro especializado que realize esse serviço educacional.
c) Do nascimento aos dois anos, o atendimento educacional especializado se expressa por meio de serviços de estimulação precoce, que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social. Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos estudantes, constituindo oferta obrigatória dos sistemas de ensino. Deve ser realizado no turno inverso ao da classe comum, na própria escola ou centro especializado que realize esse serviço educacional.
d) Do nascimento aos três anos, o atendimento educacional especializado se expressa por meio de serviços de estimulação precoce, que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social. Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos estudantes, constituindo oferta obrigatória dos sistemas de ensino. Deve ser realizado no turno inverso ao da classe comum, na própria escola ou centro especializado que realize esse serviço educacional.
e) Do nascimento aos seis anos, o atendimento educacional especializado se expressa por meio de serviços de estimulação precoce, que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social. Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos estudantes, constituindo oferta facultativa dos sistemas de ensino. Deve ser realizado no mesmo turno classe comum, na própria escola ou centro especializado que realize esse serviço educacional.
Resposta.
(CONSCAM) Com base no documento Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, indique a alternativa correta:
a) Do nascimento aos quatro anos, o atendimento educacional especializado se expressa por meio de serviços de estimulação precoce, que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social. Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos estudantes, constituindo oferta facultativa dos sistemas de ensino. Deve ser realizado no turno inverso ao da classe comum, na própria escola ou centro especializado que realize esse serviço educacional.
b) Do nascimento aos cinco anos, o atendimento educacional especializado se expressa por meio de serviços de estimulação precoce, que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social. Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos estudantes, constituindo oferta optativa dos sistemas de ensino. Deve ser realizado no mesmo turno da classe comum, na própria escola ou centro especializado que realize esse serviço educacional.
c) Do nascimento aos dois anos, o atendimento educacional especializado se expressa por meio de serviços de estimulação precoce, que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social. Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos estudantes, constituindo oferta obrigatória dos sistemas de ensino. Deve ser realizado no turno inverso ao da classe comum, na própria escola ou centro especializado que realize esse serviço educacional.
d) Do nascimento aos três anos, o atendimento educacional especializado se expressa por meio de serviços de estimulação precoce, que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social. Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos estudantes, constituindo oferta obrigatória dos sistemas de ensino. Deve ser realizado no turno inverso ao da classe comum, na própria escola ou centro especializado que realize esse serviço educacional.
e) Do nascimento aos seis anos, o atendimento educacional especializado se expressa por meio de serviços de estimulação precoce, que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social. Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos estudantes, constituindo oferta facultativa dos sistemas de ensino. Deve ser realizado no mesmo turno classe comum, na própria escola ou centro especializado que realize esse serviço educacional.
Resposta.
QUESTÃO 38
(CONSCAM) Em consonância com a Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, indique a alternativa incorreta:
a) A concepção de educação deve orientar a institucionalização do regime de colaboração entre União e Estados, no contexto da estrutura federativa brasileira, em que convivem sistemas educacionais dependentes, para assegurar efetividade ao projeto da educação nacional, promover a fragmentação das políticas públicas.
b) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber é um dos princípios que dão sustentação ao projeto nacional de educação.
c) A Educação Básica é direito universal e alicerce indispensável para o exercício da cidadania em plenitude, da qual depende a possibilidade de conquistar todos os demais direitos, definidos na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na legislação ordinária e nas demais disposições que consagram as prerrogativas do cidadão.
d) O regime de colaboração entre os entes federados pressupõe o estabelecimento de regras de equivalência entre as funções distributiva, supletiva, normativa, de supervisão e avaliação da educação nacional, respeitada a autonomia dos sistemas e valorizadas as diferenças regionais.
e) Na Educação Básica, é necessário considerar as dimensões do educar e do cuidar, em sua inseparabilidade, buscando recuperar, para a função social desse nível da educação, a sua centralidade, que é o educando, pessoa em formação na sua essência humana.
Resposta.
(CONSCAM) Em consonância com a Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, indique a alternativa incorreta:
a) A concepção de educação deve orientar a institucionalização do regime de colaboração entre União e Estados, no contexto da estrutura federativa brasileira, em que convivem sistemas educacionais dependentes, para assegurar efetividade ao projeto da educação nacional, promover a fragmentação das políticas públicas.
b) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber é um dos princípios que dão sustentação ao projeto nacional de educação.
c) A Educação Básica é direito universal e alicerce indispensável para o exercício da cidadania em plenitude, da qual depende a possibilidade de conquistar todos os demais direitos, definidos na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na legislação ordinária e nas demais disposições que consagram as prerrogativas do cidadão.
d) O regime de colaboração entre os entes federados pressupõe o estabelecimento de regras de equivalência entre as funções distributiva, supletiva, normativa, de supervisão e avaliação da educação nacional, respeitada a autonomia dos sistemas e valorizadas as diferenças regionais.
e) Na Educação Básica, é necessário considerar as dimensões do educar e do cuidar, em sua inseparabilidade, buscando recuperar, para a função social desse nível da educação, a sua centralidade, que é o educando, pessoa em formação na sua essência humana.
Resposta.
QUESTÃO 39
(CONSCAM) “Em 1994, a _____________________________ proclama que as escolas regulares com orientação inclusiva constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias e que estudantes com deficiência e altas habilidades/superdotação devem ter acesso à escola regular, tendo como princípio orientador que “as escolas deveriam acomodar todas as crianças independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras”. (Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
a) Convenção da Guatemala.
b) Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
c) Declaração de Salamanca.
d) Cartilha – O Acesso de Alunos com Deficiência às Escolas e Classes Comuns da Rede Regular.
e) Declaração Mundial de Educação para Todos.
Resposta.
(CONSCAM) “Em 1994, a _____________________________ proclama que as escolas regulares com orientação inclusiva constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias e que estudantes com deficiência e altas habilidades/superdotação devem ter acesso à escola regular, tendo como princípio orientador que “as escolas deveriam acomodar todas as crianças independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras”. (Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
a) Convenção da Guatemala.
b) Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
c) Declaração de Salamanca.
d) Cartilha – O Acesso de Alunos com Deficiência às Escolas e Classes Comuns da Rede Regular.
e) Declaração Mundial de Educação para Todos.
Resposta.
(CONSCAM) Art. 9º - A escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento aos seguintes requisitos:
I- Foco no projeto político-pedagógico, no gosto pela aprendizagem e na avaliação das aprendizagens como instrumento de contínua progressão dos estudantes.
II- Inter-relação entre organização do currículo, do trabalho pedagógico e da jornada de trabalho do professor, tendo como objetivo a aprendizagem do estudante.
III- Realização de parceria com órgãos, tais como os de assistência social e desenvolvimento humano, cidadania, ciência e tecnologia, esporte, turismo, cultura e arte, saúde, meio ambiente.
Com base na Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, está correto o que se afirma em:
a) Somente I.
b) Somente II.
c) Somente III.
d) I e III.
e) I, II e III.
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