Questões concurso Consultor Legislativo (Redação Parlamentar) com Gabarito

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Questões concurso Consultor Legislativo - Redação Parlamentar

Concurso: Câmara Legislativa do Distrito Federal - 2018 - Consultor Legislativo
Órgão/Instituição: Câmara Legislativa do Distrito Federal
Banca/Organizadora: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Cargo: Consultor Legislativo
Escolaridade: Superior
Aplicada em 09/2018

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 31 a 38.

A retórica de que se trata aqui é essa metalinguagem (cuja linguagem-objeto foi o “discurso”) que reinou no Ocidente do século V a.C. até o século XIX d.C. Esse discurso sobre o discurso comportou várias práticas, presentes, simultânea ou sucessivamente, segundo as épocas, na “Retórica”, entre elas:

1. uma técnica, isto é, uma “arte”, no sentido clássico da palavra – arte da persuasão, conjunto de preceitos cuja aplicação permite convencer o ouvinte do discurso (e mais tarde, o leitor da obra), mesmo quando aquilo de que se deve persuadi-lo seja “falso”;

2. um ensinamento – de início transmitida por vias pessoais, inseriu-se rapidamente em instituições de ensino;

3. uma ciência, ou, em todo caso, uma protociência − um campo de observação autônomo delimitando certos fenômenos, a saber, os “efeitos” de linguagem;

4. uma moral – sendo um sistema de “regras”, a retórica está penetrada da ambiguidade da palavra: é ao mesmo tempo um manual de receitas, animadas por uma finalidade prática, e um Código, um corpo de prescrições morais, cuja função é vigiar (isto é, permitir e limitar) os “desvios” da linguagem passional;

5. uma prática social – a Retórica é essa técnica privilegiada (pois que é preciso pagar para adquiri-la) que permite à classe dirigente garantir para si a propriedade da palavra. Sendo a linguagem um poder, decidiu-se das regras seletivas de acesso a esse poder, constituindo-o em pseudociência, fechada para “aqueles que não sabem falar”, tributária de uma iniciação dispendiosa (nascida há 2500 anos de processo de propriedade, a retórica se esgota e morre na classe de “retórica”, consagração iniciática da cultura burguesa).

A Retórica (como metalinguagem) nasceu do processo de propriedade. Por volta de 485 a. C., dois tiranos sicilianos, Géron e Hiéron, operaram deportações, transferências de população e expropriações, para povoar Siracusa e distribuir lotes aos mercenários; quando foram derrubados por um levante democrático e se quis voltar ao ante qua, houve inumeráveis processos, pois os direitos de propriedade estavam obscurecidos. Esses processos eram de um tipo novo e mobilizavam grandes júris populares, diante dos quais, para convencer, era preciso ser “eloquente”.

Essa eloquência, participando ao mesmo tempo da democracia e da demagogia, do judicial e do político (o que se chamou depois de deliberativo), constituiu-se rapidamente em objeto de ensino. Os primeiros professores dessa nova disciplina foram Empédocles de Agrigento, Córax, aluno seu de Siracusa (o primeiro a cobrar pelas aulas), e Tísias. Esse ensino passou com igual rapidez para a Ática (depois das guerras médicas), graças às contestações dos comerciantes, que moviam processos conjuntamente em Siracusa e em Atenas: a retórica já é, em parte, ateniense desde meados do século V.

Córax coloca já as cinco grandes partes da oratio, que formarão durante séculos o “plano” do discurso oratório: 1. exórdio; 2. narração (relação dos fatos); 3. argumentação ou prova; 4. digressão; 5. epílogo. É fácil verificar que, ao passar do discurso judicial para a dissertação escolar, esse plano conservou a sua organização principal: uma introdução, um corpo demonstrativo, uma conclusão.
(Adaptado de: BARTHES, Roland. “A Antiga Retórica”,
A Aventura Semiológica, Lisboa, Edições 70, 1987)

QUESTÃO 31
(FCC) Em consonância com o texto e com os fundamentos da retórica, pode-se afirmar:

(A) Da Antiguidade, com Demóstenes ou Cícero, até chegar às redações escolares, é preciso acrescentar também outra modalidade de discursos retóricos, os sermões eclesiásticos, embora neles a persuasão e a credibilidade não tivessem importância, visto que a fé constituía um dado inexorável.

(B) O convencimento era preocupação secundária para a retórica, uma vez que os tribunais de júri na Antiguidade importavam-se sobretudo com a eloquência dos discursos.

(C) A retórica, que se origina nas disputas por poder político, tem início em Atenas, a partir de um desmembramento da filosofia, já que esta se dedicava ao pensamento abstrato, enquanto a arte da eloquência tinha por base a utilidade.

(D) A verdade por si só, a que se dedicava a filosofia, não era necessariamente persuasiva; este atributo cabia de modo mais apropriado à arte retórica, cujos discursos procuravam obter eficácia através da verossimilhança.

(E) O texto, esclarecendo um caminho de decadência da retórica até os dias de hoje, culmina com um paralelo com a estrutura da dissertação escolar, que mantém a mesma organização, embora sem utilidade prática.

RESPOSTA.

QUESTÃO 32
(FCC) Sendo a linguagem um poder, decidiu-se das regras seletivas de acesso a esse poder, constituindo-o em pseudociência, fechada para “aqueles que não sabem falar”, tributária de uma iniciação dispendiosa... (item 5)

Mantendo a correção e, em linhas gerais, o sentido do texto, os elementos sublinhados podem ser corretamente substituídos por:

(A) Uma vez que era − de forma que fosse constituído
(B) Para que fosse − posto que se constituísse
(C) Conquanto fosse − a fim de que o constituíssem
(D) Como fosse − para que se constituísse
(E) Quando era − de modo que o constituísse

RESPOSTA.

QUESTÃO 33
(FCC) ... houve inumeráveis processos, pois os direitos de propriedade estavam obscurecidos. Esses processos eram de um tipo novo. (2º parágrafo)

Uma nova redação para o segmento acima, coesa e articulada por meio de subordinação, sem prejuízo da clareza e do sentido, encontra-se em:

(A) Houve inumeráveis processos, em que eram de um tipo novo, já que os direitos de propriedade estavam obscurecidos.

(B) Houve inumeráveis processos, pois os direitos de propriedade, que estavam obscurecidos, eram de um tipo novo.

(C) Como estivessem obscurecidos os direitos de propriedade, houve inumeráveis processos, que eram de um tipo novo.

(D) Estando obscurecidos os direitos de propriedade e havendo inumeráveis processos, que eram de um tipo novo.

(E) Houve inumeráveis processos que eram de um tipo novo, haja vista os direitos de propriedade estavam obscurecidos.

RESPOSTA.

QUESTÃO 34
(FCC) As afirmações abaixo dizem respeito a características sintáticas do texto.

I. Se comparado ao emprego de orações distendidas, o uso de orações reduzidas de gerúndio, como em sendo um sistema de “regras” (item 4), torna o sentido das frases mais impreciso, transferindo ao leitor a tarefa de atribuir o sentido mais adequado.

II. As orações ligadas por conjunção aditiva “e”, como em Esses processos eram de um tipo novo e mobilizavam grandes júris populares (2º parágrafo), ao contrário do período subordinado, têm sua relação de sentido bastante clara, sem deixar margem a outros sentidos advindos da interpretação do leitor.

III. No segmento: a retórica já é (fim do 3º parágrafo) os dois-pontos inserem uma conclusão, que pode ser reescrita do seguinte modo: “...em Atenas; assim, a retórica já é...”.

Está correto o que consta em

(A) I, II e III.
(B) I e III, apenas.
(C) I, apenas.
(D) II, apenas.
(E) II e III, apenas.

RESPOSTA.

QUESTÃO 35
(FCC) Substitui-se corretamente o segmento sublinhado pelo que se encontra entre parênteses em

(A) o que se chamou depois de deliberativo (foi chamado)

(B) constituiu-se rapidamente em objeto de ensino (alterou)

(C) participando ao mesmo tempo da democracia (aderindo)

(D) A retórica de que se trata aqui é essa metalinguagem (se estuda)

(E) mesmo quando aquilo de que se deve persuadi-lo seja “falso” (analisá-lo)

RESPOSTA.

QUESTÃO 36
(FCC) O termo sublinhado deve sua flexão ao que está destacado em

(A) houve inumeráveis processos, pois os direitos de propriedade estavam obscurecidos (2º parágrafo)

(B) É fácil verificar que, ao passar do discurso judicial para a dissertação escolar (último parágrafo)

(C) graças às contestações dos comerciantes, que moviam processos conjuntamente (3º parágrafo)

(D) técnica privilegiada [...] que permite à classe dirigente garantir para si a propriedade (item 5)

(E) a retórica está penetrada da ambiguidade da palavra: é ao mesmo tempo um manual de receitas (item 4)

RESPOSTA.

QUESTÃO 37
(FCC) As frases abaixo dizem respeito à pontuação do 2º parágrafo.

I. Em nasceu do processo de propriedade. Por volta de 485 a. C., com as devidas alterações, o ponto final pode ser substituído por dois-pontos, pois o texto seguinte consiste na explicação do que acaba de ser dito.

II. A vírgula em se quis voltar ao ante qua, houve inumeráveis processos separa as duas orações subordinadas, ainda que coordenadas entre si, da oração principal.

III. Transferindo-se o segmento sublinhado em diante dos quais, para convencer, era preciso ser “eloquente” para o fim da frase, não há necessidade de vírgula.

Está correto o que consta em

(A) I, II e III.
(B) I e II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) III, apenas.
(E) II, apenas.

RESPOSTA.

QUESTÃO 38
(FCC) Constitui estritamente resumo do texto o que consta em:

(A) Com o acirramento das disputas por terra na Antiguidade, importa perceber como a retórica, surgida no século V a.C., deve ser analisada como uma dinâmica política com reflexos na estrutura da sociedade contemporânea.

(B) A retórica, enquanto conjunto de preceitos e práticas, tem origem na Antiguidade, em disputas de poder e propriedade no século V a.C., mantendo-se viva até o século XIX, com reflexos ainda hoje na estruturação dos textos escolares.

(C) O desenvolvimento da retórica, em um arco temporal de mais de vinte séculos, oferece uma possibilidade de compreensão do desenvolvimento dos mais variados discursos, de jurídicos e educacionais a literários e religiosos, até o presente.

(D) Comprometidos com o ensino da retórica, Empédocles e seu aluno Córax, fundaram as bases dessa disciplina que, tendo nascido na Antiguidade, nem por isso deixa de proporcionar ainda hoje o que há de mais interessante nas artes ligadas ao discurso.

(E) Embora surja na Sicília, a retórica estende-se a Atenas, onde passa a ser cultivada nas escolas como ciência e como moral, enquanto reguladora do discurso, característica a que se deve atentar ao analisar textos antigos.

RESPOSTA.

QUESTÃO 39
(FCC) A adequada transição de tópico frasal se encontra em:

(A) Górgias, para provar a eficácia do discurso, compõe dois discursos sobre Helena, causa da Guerra de Troia, que provam um suas virtudes, o conhecido Elogio de Helena, e outro seus vícios.

(B) Os tratados retóricos latinos eram devedores dos gregos, que traziam os princípios basilares da disciplina, cujos textos remanescentes mais antigos remontam aos fragmentos de Górgias.

(C) Platão, no Fedro, diálogo que trata da boa e da má retórica, que por seu turno oferece duas diferentes perspectivas sobre o problema, ainda escreve outros dois diálogos relacionados diretamente à linguagem, o Sofista e Górgias.

(D) A retórica grega concentra-se na êuresis, ou descoberta dos argumentos, e não na linguagem, ou elocutio, que, por sua vez, relaciona-se ao termo “eloquência”.

(E) A eloquência romana tem, como seus teóricos mais representativos, Cícero e Quintiliano; por seu turno, é um desenvolvimento da retórica grega, sobretudo quanto ao que Platão teoriza em seus diálogos.

RESPOSTA.

QUESTÃO 40
(FCC) Tendo vicejado em meio à democracia e à demagogia, a retórica desenvolveu-se como instrumento para a soberania do povo e para seu direcionamento político; logo, passa a ser ensinada por professores como Empédocles e Córax.

O comentário acima, que retoma um segmento do texto, caracteriza-se como

(A) correta relação entre conceitos, seguida de uma falsa conclusão.

(B) falsa analogia entre conceitos, seguida de uma conclusão tautológica.

(C) tautologia, seguida de uma conclusão sem nexo causal com o segmento que a antecede.

(D) contradição, seguida de uma conclusão que repete o que foi dito no segmento anterior.

(E) ênfase retórica inicial que retoma conceitos importantes para a conclusão que fecha o período.

RESPOSTA.

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 41 a 45.

A exemplo de toda a Europa, que viveu no Humanismo Renascentista um renovado interesse pelos textos clássicos – com ênfase na retórica, principalmente nas obras de Aristóteles, Cícero e Quintiliano –, também no Brasil, por influência de Portugal, a retórica foi muito difundida. Chegou aqui pelas mãos dos padres jesuítas, que vieram em 1549 e aqui permaneceram até 1759, ou seja, por 210 anos. Essa retórica aqui chegada, a mesma praticada à época em toda a Europa, caracteriza-se pelo que se costuma chamar de “ciceronianismo jesuítico”: os jesuítas confiam no poder da palavra, considerada um prolongamento da palavra divina.

Um importante testemunho do tipo de retórica trazida ao Brasil pelos jesuítas é o Sermão da Sexagésima, do Padre Antônio Vieira, em que o jesuíta defende que não se conseguem bons frutos com a palavra de Deus porque o pregador não sabe pregar, ou seja, não domina as estratégias da persuasão retórica. Nessa homilia, Vieira apresenta uma verdadeira aula de retórica:

“Há de tomar o pregador uma só matéria; há de defini-la, para que se conheça; há de dividi-la, para que se distinga; há de prová-la com a Escritura; há de declará-la com a razão; há de confirmá-la com o exemplo; há de amplificá-la com as causas, com os efeitos, com as circunstâncias, com as conveniências que hão de seguir, com os inconvenientes que se devem evitar; há de responder às dúvidas, há de satisfazer as dificuldades; há de impugnar e refutar com toda a força da eloquência os argumentos contrários; e depois disto há de colher, há de apertar, há de concluir, há de persuadir, há de acabar. Isto é sermão, isto é pregar; e o que não é isto, é falar de mais alto.”
(Adaptado de: MENDES, E. A. de M. “A retórica no Brasil: Um pouco da história”, Revista Latinoamericana de Retórica, mar. 2013, v. 1, n. 1, pp. 43-57)

QUESTÃO 41
(FCC) A respeito do texto, é correto afirmar que consiste em

(A) exposição histórica, seguida de exemplo de discurso retórico da época, de caráter preceptivo e metalinguístico.

(B) exposição contrastiva, que visa mostrar como uma disciplina da Antiguidade, anterior ao cristianismo portanto, é subvertida pelos jesuítas, ainda que referida em seus próprios sermões.

(C) argumentação a propósito da validade da retórica no período do Renascimento, utilizando texto de Antônio Vieira como prova para o que é postulado no primeiro parágrafo.

(D) preceituação didática, a relacionar noções contemporâneas a conselhos proferidos à época da Renascença, tendo como exemplo uma homilia de Antônio Vieira.

(E) demonstração de preceitos retóricos com base na autoridade de Antônio Vieira, até hoje considerado modelar no uso da língua portuguesa.

RESPOSTA.

QUESTÃO 42
(FCC) Sobre o primeiro parágrafo do texto, é correto afirmar:

(A) Prevalece a narração histórica, para a qual a repetição de informações constitui recurso que as mantém vivas na mente do leitor, de maneira a facilitar a compreensão dos argumentos.

(B) A compreensão do texto encontra-se prejudicada por problemas de coesão, a ponto de algumas expressões, como “ciceronianismo jesuítico”, ficarem pouco claras.

(C) O uso expressivo da pontuação colabora para a compreensão do texto e torna claro o ponto de vista do autor sem que precise ser enunciado abertamente.

(D) Exceto pelo problema na mudança de tópico frasal, do primeiro para o segundo período, a repetição de informações acentua o caráter acadêmico do texto e privilegia sua clareza.

(E) Embora não haja problemas de clareza, há pouca articulação entre as orações, e repetem-se informações e termos, como o advérbio “aqui”, por exemplo.

RESPOSTA.

QUESTÃO 43
(FCC) ...o pregador não sabe pregar, ou seja, não domina as estratégias da persuasão retórica. Nessa homilia, Vieira apresenta uma verdadeira aula de retórica... (2º parágrafo)

Mantendo a clareza e, em linhas gerais, o sentido, o trecho acima encontra-se reescrito em um único período, com coesão e concisão, em:

(A) Nessa homilia, Vieira apresenta uma verdadeira aula, sem a qual o pregador não sabe pregar, pois não domina as estratégias de persuasão retórica.

(B) Sem dominar as estratégias de persuasão da qual Vieira, nesta homilia, apresenta uma verdadeira aula de retórica, o pregador não sabe pregar.

(C) O pregador, sem as estratégias de persuasão retórica, não sabe pregar, de modo que Vieira apresenta uma aula das mesmas nesta homilia.

(D) O pregador não sabe pregar, uma vez que não domina as estratégias de persuasão, sobre as quais, nessa homilia, Vieira apresenta uma verdadeira aula de retórica.

(E) O pregador não sabe pregar, de forma que não domina as estratégias de persuasão; assim, nesta homilia, Vieira apresenta-lhe uma verdadeira aula.

RESPOSTA.

QUESTÃO 44
(FCC) Quanto aos recursos expressivos, o 3º parágrafo caracteriza-se

(A) pela variação de figuras, de modo a ressaltar o aspecto barroco da linguagem, demonstrando, de forma metalinguística, como deve ser o discurso.

(B) pela ênfase de uma mesma estrutura sintática, utilizada para descrever progressiva e didaticamente os procedimentos necessários a um discurso.

(C) pelo caráter coercitivo, comum a textos encomiásticos, como gramáticas, e normativos, como os códigos legais, de modo a inclinar seu leitor ao aprendizado.

(D) pelo contraste entre cada uma das recomendações, a conferir-lhes relevo e, consequentemente, maior clareza, uma das principais virtudes do discurso retórico.

(E) pela repetição de um mesmo sujeito das orações, chamando a atenção do leitor para a quantidade de obrigações centradas na figura do orador.

RESPOSTA.

QUESTÃO 45
(FCC) Dentre os preceitos retóricos elencados por Vieira no 3º parágrafo, é correto afirmar:

(A) Recomendações como “há de prová-la com a Escritura; há de declará-la com a razão” são sintomáticas do antagonismo característico dos discursos de Vieira, compostos em um contexto barroco.

(B) Ao dizer que há de amplificar a matéria “com as causas, com os efeitos, com as circunstâncias”, Vieira refere-se a questões que, por parte do público, não teriam por si só o respaldo necessário.

(C) Com “há de dividi-la, para que se distinga”, embora abra precedente contrário ao primeiro preceito, pois trata de matéria compósita, dividi-la permite que o enunciador se dedique apenas ao que importa para o convencimento da audiência.

(D) Embora as três primeiras recomendações se relacionem diretamente com a clareza do discurso, o orador há de saber calar o que não convém que seja exposto, como está dito em “com os inconvenientes que se devem evitar”.

(E) O primeiro deles, “Há de tomar o pregador uma só matéria”, refere-se à unidade do texto, de início, meio e fim com base na unidade do assunto abordado.

RESPOSTA.

QUESTÃO 46
(FCC) Considere as frases abaixo.

I. O argumento indutivo deve considerar a possibilidade de relativização, sobretudo em questões relacionadas a ética e direitos humanos, cuja generalização pode facilmente recair em problemas de coerência.

II. Como formas canônicas de raciocínio, tanto a indução como a dedução são válidas e incontestes, desde que resultantes de premissas aceitas pela maioria, uma vez que todo pensamento parte de uma generalização.

III. Ainda que muito usados, processos de raciocínio como a dedução carecem de relevância no contexto ideológico atual, em que até mesmo na redação de uma lei devem prevalecer determinações particulares.

Está correto o que consta em

(A) I, II e III.
(B) I e II, apenas.
(C) II e III, apenas.
(D) III, apenas.
(E) I, apenas.

RESPOSTA.

QUESTÃO 47
(FCC) O sofisma, enquanto raciocínio coerente de lógica,

(A) visa ao convencimento, como o entimema retórico, mas é deliberadamente fraudulento, sendo uma de suas espécies mais conhecidas o argumento ad hominem, que apela para questões relacionadas ao enunciador para desqualificar seu discurso.

(B) é semelhante ao entimema retórico, pois também busca persuadir mediante o uso da linguagem balizado pela ética, fazendo-se necessário quando há incerteza a respeito dos argumentos do adversário.

(C) presta-se sobremaneira a incentivar o debate de ideias, em particular o gênero nomeado como “petição de princípio”, que faz com que os altercadores tenham de retornar às bases de sua argumentação.

(D) caracteriza-se sobretudo pela eficácia de seu resultado, o convencimento, semelhante ao entimema retórico, ao passo que sua relação com a verdade o aproxima do silogismo filosófico.

(E) é facilmente reconhecível, pois, ademais de ser um argumento falso, não se preocupa com a persuasão, diferentemente do entimema retórico ou mesmo do silogismo filosófico.

RESPOSTA.

QUESTÃO 48
(FCC) Entre as definições mais conhecidas, para Aristóteles a retórica é a arte de persuadir, procurando nos argumentos o que concorra para tal finalidade, ao passo que, para Quintiliano, já com o nome de eloquência, trata-se da arte de bem falar, compreendendo aí não apenas a eficácia (em comparação à gramática, que é a arte de falar corretamente), mas ainda o bem enquanto virtude do orador.

Levando em consideração as duas definições acima, um dos recursos que pode ser usado para que se obtenha um discurso adequado é

(A) o elogio daqueles em cujas mãos está a tomada de decisão a respeito da causa pleiteada, para além da demonstração de idoneidade do caráter de quem discursa.

(B) a demonstração de que os argumentos do oponente contradizem suas ações pretéritas, de modo a garantir sua perda de credibilidade.

(C) o uso de lances patéticos de maneira equilibrada durante o discurso, a incrementar sua expressividade, sobretudo quando se carece de argumentos plausíveis.

(D) a refutação lógica dos argumentos do oponente, demonstrando-lhe que o que se pretende é justo e, ademais, vantajoso também para ele.

(E) o uso de linguagem elevada, como modo de denotar o conhecimento que embasa o discurso e, por decorrência, a natureza de quem o profere, de modo a agregar confiança ao que é dito.

RESPOSTA.

QUESTÃO 49
(FCC) Em um discurso, a linguagem em conjunto com o tema devem concorrer para a finalidade pretendida. A relação entre esses dois domínios do texto recebe o nome de decoro, do latim decorum, que significa “adequação”. Foi assim da Antiguidade ao século XVIII, antes que românticos passassem a atribuir ao estilo do indivíduo uma importância capital. Desse modo, é correto afirmar:

(A) Para a eficácia de um discurso, atualmente, é necessário que se privilegie a imagem de quem o profere, pois o caráter do orador é condição de eficácia e importante para que se obtenha a confiança da audiência.

(B) Ao se discursar, deve-se usar linguagem apropriada ao assunto: se elevado, vocabulário e construções sintáticas correspondentes; se baixo, linguagem semelhante, que reforce e torne mais visível a questão tratada, o que corrobora a finalidade pretendida.

(C) A linguagem de um discurso deve levar em consideração não apenas o assunto, mas sua audiência, de modo que, por exemplo, se direcionado a pessoas de baixa escolaridade, adote vocabulário e sintaxe que tornem eficiente a comunicação.

(D) Tanto a linguagem como a abordagem de um discurso devem variar de acordo com a audiência: devem-se adotar argumentos e estilo que corroborem a opinião do público visado.

(E) Independentemente das circunstâncias em que é produzido um discurso, sua linguagem deve adotar um tom formal e elevado, buscando não apenas enunciar as questões em pauta, como garantir a admiração e respeito por parte da audiência.

RESPOSTA.

QUESTÃO 50
(FCC) Como forma de garantir a coesão e a clareza, o período que ilustra o uso adequado de anafóricos encontra-se em:

(A) Cícero tornou-se conhecido como o grande orador da Antiguidade, ao lado de Demóstenes, que tiveram um fim semelhante: um termina por suicidar-se, outro é executado, tendo sua cabeça exibida em pleno foro.

(B) A retórica, entre os romanos, recebeu duas outras denominações, eloquência e oratória: aquela, a conferir especial atenção à linguagem (elocutio em latim); esta, a destacar a noção de discurso (oratio) em sua integralidade.

(C) Com o Renascimento, a Antiguidade tem seu valor restabelecido, ainda que a retórica não venha a servir a uma democracia ou a uma república, como aqui, mas nem por isso, de caráter religioso, é lá menos vigorosa, como o atestam os discursos de Vieira.

(D) Um dos objetivos da retomada do estudo da retórica no século XX é a compreensão de discursos demagógicos, a qual perpassa todo o século; no Brasil, é exemplo disto o estudo de Haquira Osakabe sobre o discurso de Getúlio Vargas.

(E) Desde que se firma como disciplina e é ensinada nas escolas, a retórica, na Antiguidade se caracteriza como tal, servindo de modelo para o desenvolvimento da mesma no Renascimento.

RESPOSTA.

QUESTÃO 51
(FCC) Considere o poema abaixo de João Cabral de Melo Neto:

Lendo provas de um poema

Com Rubem Braga, certa vez,
lia em provas “Dois parlamentos”.
Na manhã ipanema e verão,
em volta do alto apartamento,
sem que carniça houvesse perto,
sem explicação, todo um elenco
de urubus se pôs a rondar
a cobertura, em voos pensos:
como se farejassem a morte
no texto que estávamos lendo
e se a inodora morte escrita
não fosse esconjuro mas treno.
(MELO NETO, João Cabral. A educação pela
pedra e depois. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,
1997, p.73)

É correto afirmar que

(A) em “morte escrita” pode-se apontar o uso de uma prosopopeia que colabora para a intensidade do efeito dramático do poema.

(B) os vocábulos “morte” e “treno” criam, em parte, a justificativa da presença dos urubus, pela sugestão de um cortejo fúnebre.

(C) Em como se farejassem a morte é utilizada forma verbal que aponta ação certa, a ser desenvolvida no futuro próximo.

(D) o poema é essencialmente metalinguístico na medida em que expõe seu próprio processo de construção, explicitando os recursos que utiliza.

(E) em relação ao léxico, pode-se alterar a palavra “treno”, por “treino”, sem perda de sentido, optando-se por uma variedade linguística mais corrente.

RESPOSTA.

QUESTÃO 52
(FCC) Considere o texto abaixo, de Ricardo Ramos, publicado em Circuito Fechado (1972):

Circuito Fechado 1

Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapo. [...] Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, chinelos. Vaso, descarga, pia, água, escova, creme dental, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.
(RAMOS, Ricardo. Circuito fechado. In: LADEIRA, Julieta de Godoy (org.).
Contos brasileiros contemporâneos. São Paulo: Moderna 1994)

Depreende-se do conto Circuito Fechado que

(A) o encadeamento das ações atende a um critério fortuito, mitigando a ideia de submissão do homem à imperatividade do tempo.

(B) visa, por meio do uso de apenas uma classe morfológica, revelar aspectos do cotidiano de um homem comum e suas epifanias.

(C) a ausência de verbos de ação reflete a inércia do personagem, preso em um cenário doméstico, imbuído de afetividade.

(D) é construído predominantemente por substantivos de forma iterativa, o que pode sugerir o nexo entre circularidade e fechamento explicitado no título.

(E) em Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, chinelos [...] encontra-se o uso estilístico da gradação decrescente.

RESPOSTA.

QUESTÃO 53
(FCC) Considere o texto abaixo.

A viola pode ter mais dificuldade em se libertar de sua linguagem natural não apenas pelo preconceito que ainda persiste, mas por uma própria história sempre muito representativa na chamada música caipira. Vilela lembra que, ao contrário do violão, que puxou linhagens a partir de referências eruditas e populares, como Francisco Tárrega, Andrés Segovia, Baden Powell ou Yamandú Costa, a viola “não tem uma escola definida”, não se academizou e pouco foi objeto de peças clássicas escritas especialmente para ela. O que poderia se tornar sua produção menor se reverte em liberdade. “Sobretudo os mais jovens estão trazendo uma gama de informações surpreendentes”, diz Vilela.
(MARIA, Julio. A moda da liberdade. O Estado de São
Paulo, Caderno 2, C6, 29 de junho de 2018)

É correto afirmar:

(A) Trata-se de texto informativo e argumentativo que visa, por meio de exemplos e pontos de vista, estabelecer ideias.

(B) O caráter injuntivo do texto é corroborado pela menção a autoridades musicais.

(C) O texto mescla objetividade e subjetividade, notadamente no que se refere aos usos contemporâneos da viola caipira.

(D) Por se tratar de um texto apologético, o uso de argumentos de autoridade torna-se um procedimento comum.

(E) O texto explora enunciados em que predomina a denotação, evidenciando seu caráter literário.

RESPOSTA.

Atenção: Para responder às questões de números 54 e 55, considere o texto abaixo.

Sr. Presidente, eu queria deixar como lido o meu pronunciamento intitulado “Não é hora de aumentar tarifas, e sim de melhorar a qualidade dos transportes públicos”, em que nós fazemos uma análise do que está para acontecer: um novo aumento das tarifas em várias cidades de São Paulo, articulado com o Governo do Estado, o Metrô e a CPTM. As tarifas vão a R$ 3,40 ou R$ 3,50. Lembro que o movimento de 2013 partiu daí para incendiar o País.

Nós queremos dizer que, na verdade, essa é uma linha para dar prioridade ao transporte individual, não ao coletivo. Inclusive, há 2 dados importantes: a redução do IPI e o subsídio da gasolina. Foram destinados R$ 20 bilhões para esse setor. O BNDES também recebeu R$ 32 bilhões, enquanto os setores de mobilidade urbana não receberam nem metade disso.

Por isso, nós estamos colocando aqui a necessidade, Sr. Presidente, Srs. Deputados, de aprovarmos o projeto de lei de minha autoria, já aprovado por esta Casa por unanimidade, que propõe a transparência total das planilhas de custo das tarifas de ônibus, que está lá no Senado Federal para ser votado há quase 1 ano. Na verdade, há um Senador que é dono de empresa de ônibus e que pede vista todas as vezes que o projeto vai para o plenário do Senado.

Nós estamos entendendo que 64% da população quer maior atenção à questão do transporte coletivo de massa; 71%, conforme pesquisa realizada nacionalmente, deixariam de usar o carro se houvesse um transporte coletivo de massa decente; e 41%, Sr. Presidente, já são a favor da chamada tarifa zero, ou seja, do direito ao transporte e à livre circulação dos cidadãos. Muito obrigado.
(Disponível em: http://www.camara.leg.br/. Acesso em 02/07/2018)

QUESTÃO 54
(FCC) A partir da leitura do texto acima, infere-se:

(A) O uso da função fática, principalmente no trecho: “O BNDES também recebeu R$32 bilhões (...)”.

(B) A função referencial é explicitada na passagem: “Por isso, nós estamos colocando aqui a necessidade (...)”.

(C) A ênfase na mensagem utilizada, marcada pela fundamentação dos argumentos em várias informações numéricas.

(D) O predomínio da linguagem conativa, instaurada por apelos ao bom senso e à razoabilidade dos parlamentares.

(E) A função expressiva, marcada pelo uso da primeira pessoa e pela indignação no eventual aumento das tarifas.

RESPOSTA.

QUESTÃO 55
(FCC) O texto

(A) é predominantemente denotativo, porém faz uso pontual de conotação no fim do 1º parágrafo para intensificar uma ideia.

(B) apela para a emotividade como principal recurso para garantir o encadeamento das ideias.

(C) consegue, devido ao seu caráter impessoal, abranger grupos diversos, pois as reivindicações afetam todos os cidadãos.

(D) modaliza o uso da norma culta no sentido de extrair efeitos de convencimento pela sua simplicidade.

(E) vale-se, quanto ao léxico, de variantes regionais para cooptar maior adesão à causa debatida.

RESPOSTA.

Atenção: Para responder às questões de números 56 e 57, considere o texto abaixo.

O mundo moderno está em crise (os mundos do passado tiveram suas crises; é a nossa perspectiva presente). É truísmo, esse, inarredável. E o sentem os que veem a crise como um mal de cujo ventre irromperá monstros, como o sentem os que a veem como um bem de cujo cerne nascerá algo como a Utopia. Isso é dito pelo poeta em mais de um lugar da Obra, que é perpassada por toda essa crise. Veja-se na sua transposição simbólica de um joão-ninguém ou joão-todo-o-mundo.
(Adaptado de: HOUAISS, Antônio. Drummond. In: Drummond mais seis
poetas e um problema. Rio de Janeiro: Imago, 1976, p. 35)

QUESTÃO 56
(FCC)  De acordo com o texto,

(A) a Obra do poeta atravessa a crise de modo a criar uma transposição simbólica.

(B) a crise é um truísmo que não pode ser depreendido, já que inarredável.

(C) a crise referida no texto pode ser relativizada de acordo com o ponto de vista.

(D) do cerne da crise nascerá a Utopia, eis a perspectiva inarredável do poeta.

(E) a Utopia e a Obra são componentes da tradução simbólica da crise moderna.

RESPOSTA.

QUESTÃO 57
(FCC) No texto, há um vício de linguagem identificado como:

(A) Vulgarismo em: “João-todo-o-mundo”.

(B) Arcaísmo em: “É truísmo, esse, inarredável”.

(C) Solecismo em: “os que veem a crise como um mal de cujo ventre irromperá monstros”.

(D) Neologismo em: “João-ninguém”.

(E) Clichê em: “como um bem de cujo cerne nascerá algo como a Utopia”.

RESPOSTA.

Atenção: Para responder às questões de números 58 e 59, considere o texto abaixo.

Tive a sorte, entre muitas, de me criar onde a conversação era cravejada de particularidades tão fascinantes quanto ininteligíveis ultramuros. Exemplo? Palanfrão, esquisitice de uso exclusivo, que eu saiba, da família do meu pai, constituída por dois cariocas radicados em Belo Horizonte (quase digo radicalizados, pois a cidade tinha apenas 9 anos de fundação).

Cheguei a pensar que se tratasse de carioquismo perdido nas Gerais. Por mais que procure entre nativos do Rio de Janeiro, porém, ainda não encontrei quem saiba me dizer o que seja palanfrão, esse quase palavrão que na casa da vovó Dora e do vovô Hugo designava assadeira, ou, em Minas, tabuleiro desses de assar pão de queijo. O vocábulo mais próximo a que me levaram os dicionários é palanfrório, “conjunto de palavras ou conversa desconexa, sem importância; bolodório”, e, em outra acepção,” verbosidade ardilosa”.
(WERNECK, Humberto. Gasguitos na gagosa. In: O Estado de São
Paulo, Caderno 2, C6, 10 de julho de 2018)

QUESTÃO 58
(FCC) Sobre o texto, é correto afirmar:

(A) Por se tratar de um texto em prosa, o paralelismo sonoro é preterido como recurso expressivo e plástico.

(B) Busca, para criar efeitos irônicos e jocosos, o uso da onomatopeia, como em “verbosidade ardilosa”.

(C) O aspecto sonoro é articulado de forma circunstancial, sem a pretensão de estabelecer efeitos estilísticos.

(D) Faz uso de paronomásias que ampliam o seu sentido lúdico, colaborando para instaurar certa comicidade.

(E) As assonâncias são desprezadas, já que esses recursos são predominantemente utilizados em textos poéticos.

RESPOSTA.

QUESTÃO 59
(FCC) O texto possui caráter

(A) exortativo, com comandos específicos sobre léxicos regionais.

(B) informativo, com pretensão de veicular dados e divulgá-los.

(C) opinativo, ao demarcar usos da linguagem relacionados a lugares diversos.

(D) narrativo, em que se compartilham experiências passadas.

(E) dissertativo, que recolhe exemplos da vida pessoal do autor.

RESPOSTA.

QUESTÃO 60
(FCC) Considere o texto abaixo

“Não darei um passo, uma afirmação, sem ouvir, antes, a diretoria e este plenário. A opinião pessoal de quem ocupa temporariamente esta presidência não pode ser confundida com a opinião do Conselho Federal. Esta é aquela decidida e deliberada pelo plenário. O presidente vai expressar a opinião da advocacia brasileira. [...]

Devemos procurar a verdade, devemos buscá-la sempre, mas com a sabedoria de que a verdade absoluta jamais é alcançada e, portanto, é do debate que surgem as melhores definições e caminhos. Quando se participa do debate com alma aberta e espírito livre é que se avança. O debate não corrói, não ofende e não diminui. O debate engrandece, constrói, conquista e inclui. [...]

Convoco as senhoras e senhores, conselheiros federais de todas as bancadas, a participar desta bela página da história de nossa entidade, que ora se inicia. Continuando a tradição de belas páginas anteriores. Participem! Integrem! Compartilhem! Sintam-se diretores do Conselho Federal. Muito obrigado.”
(Disponível em: http://www.camara.leg.br/. Acesso em 13/07/2018)

Considere as proposições abaixo sobre o texto:

I. O uso da primeira pessoa confere maior expressividade e emotividade ao discurso.
II. O uso da conotação é ausente no texto, já que discursos como esse primam pela objetividade.
III. Ao final, o texto faz um chamamento como estratégia de convencimento do leitor.

Está correto o que se afirma APENAS em

(A) II.
(B) I e II.
(C) III.
(D) II e III.
(E) I e III.

RESPOSTA.

QUESTÃO 61
(FCC) A ascensão do Nacional-socialismo (Nazismo) (1919-1933) foi possível graças à conjugação dos defeitos da política alemã, desde os primórdios do século XIX, com as raízes fatídicas e a história repleta de crises da República de Weimar. A democracia de 1918 foi considerada responsável pelas consequências da derrota na Primeira Guerra Mundial. O novo Governo se tornou o bode expiatório e o objeto do ódio das forças da restauração e da reação no Estado e na sociedade, bem como nos movimentos revolucionários ditatoriais reunidos nos belicosos Freikorps, em seitas populares antissemitas e em organizações paramilitares. O “espantalho vermelho” da revolução comunista completou a tarefa de tornar exército e burocracia, classe média e patrões, fácil conquista de tais sentimentos.
(Adaptado de: BOBBIO, Norberto, MATTEUCI, Nicola e PASQUINO, Gianfranco. Nacional-Socialismo. Dicionário de Política v.2, Brasília: Universidade de Brasília, 12.ed., 2004, p. 809)

A vigilância e o terror de Estado, uma ideologia oficial abrangendo Estado, Indivíduo e Sociedade, a concentração dos meios de propaganda, dos meios militares, o controle central e a direção de toda a economia, permitem caracterizar o regime nazista como

(A) antidemocrático.
(B) totalitário.
(C) ditatorial.
(D) autoritário.
(E) militarista.

RESPOSTA.

QUESTÃO 62
(FCC) O Estado de Direito se caracteriza pela divisão dos poderes, atribuições específicas distribuídas entre órgãos do Estado. Graças a essa divisão, com os poderes limitando uns aos outros, o governo fundado na lei, ou seja, a liberdade, torna-se possível. As três ordens de poderes são: o parlamento (o legislativo), que faz as leis; o executivo, que aplica as leis, executando as normas estabelecidas pelo legislativo e o judiciário, que as aplica exercendo sua função de resolver conflitos entre os componentes da sociedade e entre estes e o Estado. No entanto, essa separação não pode ser considerada uma prática rígida, pois na conformação do Estado contemporâneo o princípio da interdependência e o controle mútuo levam a práticas que relativizam a divisão ou separação dos poderes.
(Adaptado de: MOSCA, G. e BOUTHOUL, G. História das Doutrinas Políticas desde a Antiguidade. Zahar Editores, 1962, cap. XXIX, pp 200-204)

São exemplos de aplicação do princípio da interdependência e de controle mútuo entre os poderes:

(A) a fiscalização dos atos do Poder Executivo pelo Legislativo, a nomeação de juízes de instâncias intermediárias pelo Poder Executivo e a possibilidade de processar membros do Executivo e do Legislativo nas Instâncias Inferiores do Judiciário.

(B) o uso de decretos legislativos pelo Poder Executivo, aprovados ou não pelo parlamento, a aprovação ou rejeição de contas do Poder Executivo (ouvidos órgãos de controle) e o poder do Judiciário de fixar o próprio orçamento.

(C) a interferência mútua por meio de poderes, de veto do Executivo a Leis, fiscalização do Legislativo em relação ao cumprimento das Leis pelo Executivo e o poder do Judiciário de declarar inconstitucionais Leis feitas pelo Legislativo.

(D) a definição de competências para instâncias do Judiciário pelo Legislativo, o poder do Executivo de instaurar o processo constituinte, a fixação de prazos para apresentação de relatórios de gestão do executivo pelo Judiciário.

(E) a realização e controle do processo eleitoral pelo Judiciário, a instauração de processo de destituição de Ministros do Judiciário, o poder de veto de atos do Executivo pelo Legislativo, após processo formal instaurado no Parlamento.

RESPOSTA.

QUESTÃO 63
(FCC) O Estado, como realidade política, é o que, além de seus elementos constitutivos, população, território e governo, dispõe do monopólio da coerção legal, ou seja, a capacidade de impor, pela força, se necessário, suas decisões a quantos vivem em seu território.
(Adaptado de: NOGUEIRA, Octaciano. Estado, Vocabulário da Política.
Brasília: Edições Unilegis de Ciência Política. v. V, 2010, pp. 157-158)

O texto acima remete ao pensamento sobre o Estado de

(A) Max Weber.
(B) Thomas Hobbes.
(C) Jean-Jacques Rousseau.
(D) Nicolau Maquiavel.
(E) Cardeal Mazarino.

RESPOSTA.

QUESTÃO 64
(FCC) A política não é necessária, em absoluto – seja no sentido de uma necessidade imperiosa da natureza humana como a fome ou o amor, seja no sentido de uma instituição indispensável do convívio humano. Aliás, ela só começa onde cessa o reino das necessidades materiais e da força física. Como tal, a coisa política existiu sempre e em toda parte tão pouco que, falando em termos históricos, apenas poucas grandes épocas a conheceram e realizaram. Esses poucos e grandes acasos felizes da História são, porém, decisivos; é só neles que se manifesta de cheio o sentido da política e, na verdade, tanto o bem quanto a desgraça da coisa política. Com isso, eles tornam-se determinantes, mas não a ponto de poder ser copiadas as formas de organização que lhes são inerentes, e sim porque certas ideias e conceitos que se tornaram plena realidade para um curto período de tempo, também co-determinem as épocas para as quais seja negada uma experiência plena com a coisa política.
(Adaptado de: ARENDT, Hannah. O que é Política? – fragmentos das obras póstumas compilados por Úrsula Ludz. Tradução de Reinaldo Guarany, 11.ed., Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013, pp. 50-51)

O texto acima é classificado como parte de uma obra de

(A) Ciência Política.
(B) História Política.
(C) Análise Política.
(D) Filosofia Política.
(E) Sociologia Política.

RESPOSTA.

QUESTÃO 65
(FCC) Estado em que há vários governos regionais e um central, no qual ambos têm poderes quanto a questões específicas. Esses poderes encontram-se, quase invariavelmente, incorporados numa Constituição escrita, que enuncia as questões da alçada dos governos regionais e as da alçada do governo central, bem como os métodos pelos quais devem ser solucionados os conflitos entre os dois (quase sempre processo de revisão judicial). Ambos os níveis de governo possuem, em geral, poderes para tributar e para fazer executar as leis, e ambos [...] são eleitos diretamente pelo povo. [...]
(Adaptado de: ROBERTS, Geoffrey K. Federação. In: Dicionário de Análise Política.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira S. A., 1972, p. 99)

Em termos de formas de Estado, o texto acima refere-se a uma

(A) forma de governo republicano.
(B) federação.
(C) monarquia parlamentarista.
(D) República descentralizada.
(E) confederação.

RESPOSTA.

QUESTÃO 66
(FCC) A crise internacional do capitalismo, ainda em curso, provocada pela irresponsabilidade do sistema financeiro norte-americano, submergiu a economia internacional e, como desastre, representa o segundo grande marco da vitória histórica dos sistemas de interesse. O primeiro, a Queda do Muro de Berlim, ruiu como monumento às avessas, celebrando o fracasso da ousada tentativa de construir uma sociedade assentada sobre a solidariedade. Sem inovações institucionais [...] a futura nova sociedade serviu-se do abastardamento das instituições políticas predominantes nas democracias capitalistas, partidos e eleições, para ao final desvirtuar-se economicamente na contrafação do mercado negro, e politicamente na centralização e corrupção burocráticas. [...] Antes, na sequela da crise mundial de 1929, também originada nos Estados Unidos, deu-se o início de políticas sociais mais sistemáticas e consistentes, lá e na Europa. [...] O desastre iniciado em 2007, ao contrário, ocasionou o desmanche mundial da rede de proteção construída no último meio século. O medo do socialismo [...] havia desaparecido. [...] O socialismo não se manteve como opção realista ao capitalismo contemporâneo, e o mundo presencia, pela primeira vez a sério, um capitalismo sem competidores.
(Adaptado de: SANTOS, Wanderley Guilherme dos. A democracia impedida: o Brasil no século XXI, Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017, pp 129-130)

Nesse texto, é caracterizada uma análise

(A) do Estado sob o capitalismo.
(B) da crise do Estado de bem-estar social.
(C) do Estado contemporâneo.
(D) dos limites do Estado de Direito.
(E) da sociedade e do Estado no século XXI.

RESPOSTA.

QUESTÃO 67
(FCC) Não existe, talvez, nenhum chefe de partido que não pense e não aja e, se tiver temperamento forte e caráter leal, que não se expresse como, digamos, o Rei Sol: “Le parti, c’est moi” (o partido sou eu). O burocrata identifica-se completamente com a organização e confunde seus interesses com os interesses dela. Considera como ofensa pessoal toda censura objetiva endereçada ao partido por quem quer que seja. [...] Mas se alguns chefes agem dessa forma por cálculo, é justo reconhecer que, para outros, a identificação de sua própria pessoa com o partido decorre de um fanatismo cego ou de profunda e cega convicção. [...] O despotismo dos chefes não deriva apenas de um vulgar amor ao poder e de um egoísmo imoderado, mas também da consciência de seu próprio valor e dos serviços prestados à causa comum. A burocracia mais fiel aos seus deveres e mais competente será também a mais autoritária.
(Adaptado de: MICHELS, Robert. Os Partidos Políticos. (Trad. de Hamilton Trevisan).
São Paulo: Senzala, s/d. pp 130-131)

Um líder político que pode ter um perfil caricatural a partir dos traços acima delineados é:

(A) Richard Nixon (ex-Presidente norte-americano).

(B) Leonel Brizola (político nacionalista, fundador do PDT - Partido Democrático Trabalhista).

(C) Getúlio Vargas (ditador, Presidente do Brasil, fundador do PTB – Partido Trabalhista Brasileiro).

(D) Fidel Castro (Presidente de Cuba por 49 anos, estrategista e líder revolucionário).

(E) Winston Churchill (político conservador, primeiro-ministro e escritor britânico laureado com o Prêmio Nobel).

RESPOSTA.

QUESTÃO 68
(FCC) A Constituição de 1891 definiu as bases institucionais do novo regime – presidencialismo, federalismo e sistema bicameral [...] A proposta federalista, por sua vez organizava o novo regime em bases descentralizadas, dando às antigas províncias, agora transformadas em estados, maior autonomia e controle fiscal, e jogava por terra a crença no centralismo monárquico como agente de coesão nacional. A agenda republicana substituiu o Poder Moderador – a chave da organização política do Império – pelo princípio da divisão e do equilíbrio entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário [...].
(Adaptado de: SCHWARCZ, Lilia M. e STARLING, Heloísa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, pp. 319- 320)

No modelo americano, o federalismo surgiu da passagem de um Estado Composto Confederado para um Estado Simples Federal (as 13 ex-colônias britânicas eram estados soberanos que abriram mão de sua soberania para a criação de um Estado Nacional). A experiência brasileira de federalismo é marcada pela passagem da concentração de poderes representada pelo Estado Simples Unitário (a Monarquia Imperial) para a descentralização do poder nos estados (unidades federativas) que foram criados após a mudança de regime (de Monarquia para República).

As diferenças entre as experiências de federalismo americana e brasileira permitem dizer que

(A) nos EUA uma confederação se dissolveu para dar lugar a um Estado Federal (federalismo por agregação).

(B) no Brasil um Estado unitário, centralizado, foi desmembrado, dando lugar a um Estado descentralizado (federalismo por decantação).

(C) nos EUA uma confederação se dissolveu para dar lugar a um Estado Federal (modelo centrífugo).

(D) no Brasil um Estado unitário, centralizado, foi desmembrado, dando lugar a um Estado descentralizado (modelo centrípeto).

(E) no Brasil o modelo americano foi reinterpretado de forma a garantir a criação de um Estado federal semelhante ao dos EUA.

RESPOSTA.

QUESTÃO 69
(FCC) Para definir o Estado contemporâneo é preciso enfrentar inúmeras questões que envolvem uma análise exaustiva das relações que se criaram entre o Estado e a sociedade, ao mesmo tempo captando os efeitos dessas mudanças sobre o sistema político. Compreender o desenvolvimento do Estado contemporâneo é desenvolver uma análise que leve em conta as dificuldades de coexistência das formas do Estado de Direito com os conteúdos do Estado Social. A “questão social”, surgida como efeito da Revolução Industrial, representou o fim de uma concepção orgânica da sociedade e do Estado. Os desdobramentos da questão social não permitiram que a unidade da formação econômico-política pudesse ser assegurada pelo desenvolvimento autônomo da sociedade. Impôs-se a necessidade de uma tecnologia social que determinasse as causas das divisões sociais e tratasse de lhes remediar, mediante adequadas intervenções de reforma social.
(Adaptado de: BOBBIO, Norberto, MATTEUCI, Nicola e PASQUINO, Pasquino. Estado Contemporâneo, Dicionário de Política (v. 1), Brasília: Universidade de Brasília, 12. ed. 2004, p. 401 e de NOGUEIRA, Octaciano. Estado de bem-estar social, Vocabulário da Política, Brasília: Edições Unilegis de Ciência Política, v. V, 2010, p. 158)

Dentre os benefícios que devem estar assegurados aos cidadãos num Estado Social, destaca-se:

(A) o crédito subsidiado.
(B) a estabilidade econômica.
(C) a proteção das liberdades individuais.
(D) o princípio da isonomia.
(E) a proteção contra o desemprego.

RESPOSTA.

QUESTÃO 70
(FCC) O Contrato Social é inspirado pela paixão da unidade. Unidade de corpo social, subordinação dos interesses particulares à vontade geral, soberania absoluta e indissolúvel da vontade geral, reino da virtude numa nação de cidadãos. [...] Pelo pacto social, segundo Rousseau, cada indivíduo une-se a todos. O contrato é feito com a comunidade. [...] O soberano por nada está obrigado, mas, segundo a teoria de Rousseau, não pode ter interesse contrário aos particulares que o compõem. O soberano é portanto essa vontade geral que é a vontade da comunidade e não dos membros que constituem essa comunidade. [...] O soberano é [...] a vontade geral, de que a lei é a expressão: “A vontade do soberano é o próprio soberano. O soberano quer o interesse geral e, por definição, só pode querer o interesse geral”.
(Adaptado de: TOUCHARD, Jean (dirigida por) – O “Contrato Social” e O Soberano. In: História das Ideias Políticas, quarto volume, Lisboa: Publicações Europa-América, 1970, pp. 90-92)

Além de absoluta e indissolúvel, a Soberania para Rousseau possui mais duas características:

(A) ser efêmera e ser impessoal.
(B) ser seletiva e ser pactuada.
(C) ser livre e ser a proteção da liberdade.
(D) ser um dom e ser um atributo.
(E) ser inalienável e ser infalível.

RESPOSTA.

QUESTÃO 71
(FCC) Sócrates é um dos personagens mais conhecidos e influentes do pensamento ocidental. Embora não tenha deixado nada escrito, suas ideias foram redigidas por um de seus discípulos, Platão, que lhe atribui a seguinte máxima: “a única coisa que sei é que nada sei”. Com essa máxima, Sócrates expressa que o caminho do conhecimento

(A) é impossível e todo o saber possível é uma ilusão.
(B) depende da experiência e não de proposições teóricas.
(C) desconsidera a opinião sobre assunto que se ignora.
(D) pressupõe dar opinião sobre assunto que se ignora.
(E) é limitado porque a razão humana não pode saber tudo.


QUESTÃO 72
(FCC) Uma das sentenças mais conhecidas da história da filosofia foi formulada pelo filósofo francês René Descartes: “Penso, logo existo”. Para chegar a essa sentença, Descartes põe em dúvida o conhecimento da realidade. Mas, com essa sentença, ele garante que

(A) o ser que existe tem existência anterior ao ato de pensar, pois o pensamento só é possível num ser que existe.

(B) pensar é ter certeza de que a realidade pensada é verdadeira, porque pensar implica não pôr em dúvida a existência da realidade.

(C) o ser que duvida se mantém no caminho da dúvida indefinidamente, pois o ato de pensar põe em dúvida a existência.

(D) o limite da dúvida é pôr em dúvida tudo que existe, mas ao pôr tudo que existe em dúvida não se pode duvidar do próprio ato de pensar.

(E) o limite do pensamento é admitir não haver conexão entre pensamento e realidade, já que só existe realidade no próprio ato de pensar.


QUESTÃO 73
(FCC) O existencialismo é um dos movimentos filosóficos mais importantes da modernidade. E o tema da liberdade humana é uma das questões centrais tratadas pelos filósofos existencialistas. Sobre a liberdade, o filósofo francês Jean-Paul Sartre sustenta que “o homem está condenado a ser livre”. Assim sendo, para Sartre

(A) a ideia de liberdade nas ações humanas é ilusória, já que toda ação humana está condenada.

(B) toda ação humana é livre, porque estamos fadados a ser os únicos responsáveis por aquilo que somos.

(C) a liberdade possível para as ações humanas depende das circunstâncias da existência, não de escolha livre.

(D) qualquer ação humana tem sua escolha determinada pelas convenções sociais, e assim não há escolha livre.

(E) a liberdade de escolha nas ações humanas é relativa e cada um tem seu próprio conceito de liberdade.


QUESTÃO 74
(FCC) Democracia é uma forma de governo que nasceu na Grécia antiga. Para os gregos, os interesses dos cidadãos e da cidade eram decididos em assembleia em praça pública. Os cidadãos eram convocados para votar quando havia um assunto que fosse de interesse comum. Com isso, os gregos exerciam um tipo de democracia na qual

(A) todos os cidadãos votavam em um grupo seleto previamente indicado que dava a palavra final sobre temas específicos.

(B) o conjunto dos cidadãos convocados a votar variava conforme a gravidade do assunto e os interesses em disputa.

(C) os eleitores podiam recorrer da decisão quando era realizada a votação de um assunto de interesse comum.

(D) eram considerados cidadãos todos os homens que viviam na cidade, e excluídas da cidadania todas as mulheres.

(E) todos os cidadãos tinham participação direta em todas as decisões que fossem de interesse comum. 


QUESTÃO 75
(FCC) Um dos conceitos fundamentais na análise do capitalismo feita por Karl Marx é o de materialismo dialético. Com o materialismo dialético, Marx expressa que o movimento da história ocorre tendo por base o antagonismo entre duas classes:

(A) a nobreza, que vive de privilégios, e os plebeus, que constituem o restante da sociedade.

(B) os grandes latifundiários, que detém o poder político, e os escravos, que eram suas propriedades.

(C) os senhores feudais durante a Idade Média, e os vassalos, que lhes devem lealdade.

(D) a burguesia, que detém os meios de produção, e o proletariado, que vende sua força de trabalho.

(E) os ricos, que acumulam dinheiro com a exploração capitalista, e os servos, que servem a seus caprichos.


QUESTÃO 76
(FCC) Para o filósofo francês Jean-Jacques Rousseau, o homem é bom, livre e feliz no estado de natureza. Os vícios e a corrupção resultam da vida em sociedade. É na sociedade que os homens adquirem sentimento de inveja, cobiça e ódio entre seus semelhantes. Para que o homem viva conforme sua natureza boa, livre e feliz, Rousseau defende

(A) a ruptura radical com os vícios da vida em sociedade e o retorno definitivo à vida em contato com a natureza.

(B) uma educação em contato com a natureza para que na infância o homem não seja contaminado pelos vícios da sociedade.

(C) uma revolução que ponha fim às instituições criadas pelo homem em sociedade e a adoção de um modo de vida anarquista.

(D) a adequação aos bons costumes da vida em sociedade, pois é impossível o retorno definitivo à natureza.

(E) que cada indivíduo busque ser bom na vida social ao controlar seus instintos maldosos, pois assim alcançará a felicidade.


QUESTÃO 77
(FCC) O Distrito Federal encontra-se no Planalto Central. A esta localização somam-se outras características naturais, tais como:

(A) A existência de diferentes biomas que se adaptam aos solos, muitos dos quais lateríticos; clima tropical semiúmido com pluviosidade média anual entre 700 e 900 mm, fortemente influenciado pelas massas de ar Tropical Atlântica e Continental; presença de rios pertencentes às bacias hidrográficas do Paraná e Tocantins-Araguaia (como o rio Preto).

(B) A presença de campos limpos e cerrados com forte degradação; clima tropical úmido sem estação seca e forte influência de massas de ar tropicais continentais responsáveis pelas fracas amplitudes térmicas anuais; presença de rios pertencentes às bacias do Tocantins e São Francisco (como o rio Maranhão).

(C) O predomínio da vegetação de cerrado; presença de rios pertencentes a importantes bacias hidrográficas brasileiras, como o rio Descoberto (bacia do Paraná); clima tropical com chuvas concentradas no verão e forte atuação de anticiclones responsáveis por baixa umidade do ar nos meses de inverno.

(D) A ocorrência de altitudes variando entre 800 e 1500 metros; existência de afluentes de rios pertencentes às bacias hidrográficas do Tocantins e do São Francisco (como o rio Maranhão); clima temperado chuvoso de inverno seco que sofre periodicamente a influência da Frente Polar Atlântica nos meses de junho a setembro; a vegetação de cerrado encontra-se devastada.

(E) A presença de rochas cristalinas resistentes aos processos erosivos; rios que fazem parte de importantes bacias hidrográficas brasileiras, como o rio São Bartolomeu (bacia do São Francisco); vegetação de cerrado entremeado de matas galerias e ciliares em forte processo de desmatamento; clima tropical úmido com 2 a 4 meses de seca provocada pelo predomínio da massa de ar Tropical Continental.


QUESTÃO 78
(FCC) Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Distrito Federal apresenta, sob o aspecto demográfico,

(A) proporção semelhante de crianças e adultos, baixa taxa de natalidade e de mortalidade infantil.

(B) predomínio de população adulta, baixa taxa de fecundidade e alta expectativa de vida.

(C) pequeno predomínio de população masculina, elevada renda per capita e alta taxa de mortalidade infantil.

(D) grande proporção de atividade terciária, alta taxa de natalidade e baixa expectativa de vida.

(E) predomínio de população jovem, alta taxa de fecundidade e elevada renda per capita.


QUESTÃO 79
(FCC) (...) entre o mandão de uma cidadezinha e o presidente da República, surgiu uma instância intermediária, que barganhava favores, empregos e verbas em troca de apoio político. Esse arranjo consistia no núcleo da política dos governadores que, entre 1898 e 1930, dominou a República Velha. Campos Sales, seu idealizador, é, por isso mesmo, considerado um político sagaz e de grande imaginação.
(DEL PRIORE, Mary e VENÂNCIO, Renato Pinto. O livro de ouro da História do Brasil: do descobrimento à globalização. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001. p. 305)

A denominada política dos governadores

(A) desestabilizou o poder dos coronéis, principalmente no Nordeste, além de reduzir o chamado voto de cabresto e as fraudes nas eleições.

(B) garantiu aos governos estaduais desenvolver políticas sociais e econômicas voltadas à autonomia dos grupos locais,

(C) fortaleceu o poder Legislativo que passou a neutralizar as forças políticas hegemônicas dos estados mais ricos da federação.

(D) representou uma estratégia de troca de apoio político entre as oligarquias estaduais e o governo central, fortalecendo o poder executivo.

(E) promoveu o diálogo e as negociações entre grupos oligárquicos que, durante o período monárquico, promoveram sérios conflitos.


QUESTÃO 80
(FCC) Em 1945, ao final da Segunda Guerra Mundial, a Europa perdeu a posição hegemônica que, historicamente, ocupava no cenário mundial. Em seu lugar surgiram duas superpotências – os Estados Unidos e a União Soviética. Esse novo quadro internacional bipolar, gerou a chamada Guerra Fria.

Sobre este momento do pós-guerra são feitas as afirmações:

I. A Guerra Fria consistiu em uma série de atritos em várias partes do mundo, criando-se uma situação de constantes conflitos políticos, diplomáticos e geopolíticos que, no entanto, não evoluiu para a guerra direta entre as duas superpotências.

II. Sob a influência política, econômica e ideológica da União Soviética, em 1960, a China promoveu uma revolução radical e implantou o socialismo sob o comando de Mao Tsé-tung.

III. Um dos fenômenos mais importantes do período foi a rápida liquidação dos antigos impérios coloniais europeus, estabelecidos na Ásia e na África com a formação de novos países, independentes, mas com economias frágeis e dependentes.

Está correto o que se afirma APENAS em

(A) I e III.
(B) I.
(C) I e II.
(D) II e III.
(E) III.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da 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carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
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