Questões História FASA 2018 com Gabarito

questoes-historia-fasa-2018-com-gabarito
Questões História FASA 2018 com Gabarito

HISTÓRIA

QUESTÃO 16
(FASA) Sobre a crise religiosa e as mudanças na Igreja Católica, na Europa Moderna, é correto afirmar:

A) O choque entre os interesses da classe economicamente dominante e a posição da Igreja Católica, no que se refere ao lucro excessivo, foi um importante fator dos movimentos reformistas.

B) A autoridade dos papas católicos saiu fortalecida e hegemônica, apesar dos conflitos com os imperadores e monarcas absolutistas europeus.

C) Os reformistas protestantes, nos tratados de paz religiosa, aceitaram todos os dogmas e preceitos da Igreja Católica, excetuando-se o celibato clerical.

D) Os humanistas do Renascimento participaram das discussões teológicas com filósofos católicos, com o objetivo de manter uma frente cristã unida no combate à expansão islâmica na Europa ocidental.

QUESTÃO 17
(FASA) A virada do século XIX para o XX apresentou, no Brasil, características tão dramáticas quanto decisivas para o destino futuro do país. Em maio de 1888, era tardiamente abolida a escravidão, uma vez que fomos a última nação do Ocidente a dar fim a esse tipo de sistema de trabalho compulsório e violento – ainda depois dos Estados Unidos (1865) e de Cuba (1886). Um ano e meio após a Abolição caía a Monarquia, por demais vinculada à escravidão e, ao final, isolada entre as demais forças políticas. (A VIRADA... 2012. p. 123).

A partir da análise do texto, aliada aos conhecimentos sobre o período de transição do trabalho compulsório para o livre, no Brasil, é correto afirmar:

A) Os ex-escravos passaram a ter as mesmas condições da população branca, como direito à cidadania, igualdade e oportunidades da trabalho.

B) A Lei Áurea, iniciativa da Coroa, visou garantir a estabilidade e o apoio dos setores rurais do Império.

C) A abolição demandou a urgente substituição da mão de obra negra por imigrantes, principalmente o europeu.

D) Após a libertação dos escravos, priorizou-se uma política de amparo social aos ex-escravos, evitando sua exclusão.


QUESTÃO 18

(FASA) Deve-se reconhecer que estes últimos anos tiveram como principal fonte de conflito [...] a oposição entre o capitalismo e o comunismo. Foi este conflito, denominado Guerra Fria, que envenenou as relações internacionais do após-guerra. (U-THAN. Secretário Geral da ONU. Em afirmativa de novembro de 1963). (U-THAN. IN: AQUINO ET AL.1990. p. 237).

A polarização do mundo entre as duas maiores potências do período pós-Segunda Guerra Mundial caracterizou-se

A) pelos desacordos em relação à distribuição territorial global das áreas de influência da Europa e dos Estados Unidos.

B) pela intensa propaganda ideológica entre o comunismo e o capitalismo.

C) pelo desarmamento mundial, decorrente dos flagelos provocados pela Segunda Guerra Mundial.

D) pelo predomínio da coexistência pacífica, graças ao trabalho dos organismos internacionais, como a OTAN e a ONU.


QUESTÃO 19
(FASA) Falhamos. Participei do golpe de 64 como capitão e, por isso, faço essa autocrítica muito à vontade. Falhamos. O AI-5 foi um dos grandes erros, porque institucionalizou o arbítrio justamente quando houve a oportunidade de uma transição para a democracia, com a Constituição de 1967. (CAVAGNARI. IN: CONTREIRAS. 1998. p. 209).

No Brasil do período do regime militar, vários atos institucionais foram editados.

Em relação ao AI-5, é correto afirmar:

A) Estabeleceu a eleição indireta para presidente e adotou o sistema de partido único.

B) Cassou os mandatos dos governadores e criou a imunidade parlamentar.

C) Acabou com a garantia do habeas corpus, além de dar poderes ao governo de cassar mandatos e suspender direitos políticos.

D) Criou a Comissão da Verdade, para identificar os responsáveis pelos crimes de tortura.


QUESTÃO 20
(FASA) Um carro esporte Mazda é desenhado na Califórnia, financiado por Tóquio; o protótipo é criado em Worthing (Inglaterra) e a montagem é feita nos Estados Unidos e no México, usando componentes eletrônicos inventados em Nova Jersey e fabricados no Japão. [...] Já a indústria de confecção norte-americana, quando inscreve em seus produtos “made in USA”, esquece de mencionar que eles foram produzidos no México, no Caribe ou nas Filipinas. (ORTIZ. In: CARMO. 2004. p. 147).

A análise do texto e os conhecimentos sobre a fase do capitalismo denominada de globalização permitem afirmar que ela apresenta, como uma de suas características, a

A) implementação de políticas de estatização de empresas privadas.

B) diminuição das desigualdades sociais entre os países ricos e pobres.

C) consolidação das organizações políticas dentro dos Estados, facilitando o advento de governos autoritários.

D) integração do espaço mundial, caracterizado pelo intenso fluxo de capital, serviços, produtos e tecnologias entre os países.

Questões História FASA 2018 com Gabarito Questões História FASA 2018 com Gabarito Reviewed by Redação on outubro 09, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.