(FUVEST 2019) A tabela mostra o número total de refugiados no mundo em 2017

(FUVEST 2019) A tabela mostra o número total de refugiados no mundo em 2017, segundo relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas Para Refugiados (UNHCR ou ACNUR em português).

Refugiados do Mundo

Sobre os refugiados e sua distribuição no mundo, é correto afirmar:

(A) Os provenientes do Sudão do Sul e da Somália são acolhidos na Turquia, onde encontram oferta de empregos nas atividades comerciais, tradição econômica do país, desde o século XVII.

(B) A maioria provém da África, devido aos processos de desertificação, e tem como destino o Oriente Médio e a Europa.

(C) O Irã recebe majoritariamente refugiados de países da África Subsaariana, dentre os quais se destacam o Sudão e o Sudão do Sul.

(D) Os de origem síria são a maior população nesta condição, e estão sendo acolhidos em vários países do Extremo Oriente e da África, os quais apoiam o governo sírio na guerra civil que ocorre nesse país desde 2011.

(E) São majoritariamente provenientes do Oriente Médio, África e Ásia, deslocam‐se, forçadamente, devido a longas guerras, em grande parte para países e/ou regiões fronteiriços.

QUESTÃO ANTERIOR:
(FUVEST 2019) A curva de temperatura do ar ilustrada na figura caracteriza um fenômeno meteorológico que é mais frequente no outono e no inverno.

RESOLUÇÃO:
Nas regiões apresentadas como aquelas de origem dos grupos emigrantes – Oriente Médio, África e Ásia –, há países como Síria, Afeganistão e Sudão do Sul, que se encontram em sérias crises políticas, alguns envolvidos em guerras civis, o que força sua população a se retirar desesperadamente. O caminho mais fácil é se transferir para países vizinhos, em função da proximidade, deixando os países mais distantes como último recurso.

GABARITO:
(E) São majoritariamente provenientes do Oriente Médio, África e Ásia, deslocam‐se, forçadamente, devido a longas guerras, em grande parte para países e/ou regiões fronteiriços.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FUVEST 2019) A Litosfera é fragmentada em placas que deslizam, convergem e se separam umas em relação às outras à medida que se movimentam sobre a Astenosfera.
(FUVEST 2019) A tabela mostra o número total de refugiados no mundo em 2017 (FUVEST 2019) A tabela mostra o número total de refugiados no mundo em 2017 Reviewed by Redação on novembro 29, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.