(FUVEST 2019) Seria difícil encontrar hoje um crítico literário respeitável que gostasse de ser apanhado

(FUVEST 2019) Seria difícil encontrar hoje um crítico literário respeitável que gostasse de ser apanhado defendendo como uma ideia a velha antítese estilo e conteúdo. A esse respeito prevalece um religioso consenso. Todos estão prontos a reconhecer que estilo e conteúdo são indissolúveis, que o estilo fortemente individual de cada escritor importante é um elemento orgânico de sua obra e jamais algo meramente “decorativo”.

Na prática da crítica, entretanto, a velha antítese persiste praticamente inexpugnada.
Susan Sontag. “Do estilo”. Contra a interpretação.

Consideradas no contexto, as expressões “religioso consenso”, “orgânico” e “inexpugnada”, sublinhadas no texto, podem ser substituídas, sem alteração de sentido, respectivamente, por:

(A) místico entendimento; biológico; invencível.
(B) piedoso acordo; puro; inesgotável.
(C) secular conformidade; natural; incompreensível.
(D) fervorosa unanimidade; visceral; insuperada.
(E) espiritual ajuste; vital; indomada.

QUESTÃO ANTERIOR:
(FUVEST 2019) Sim, estou me associando à campanha nacional contra os verbos que acabam em "ilizar". Se nada for feito, daqui a pouco eles serão mais numerosos do que os terminados simplesmente em "ar".

RESOLUÇÃO:
Os termos “religioso consenso” e “fervorosa unanimidade” articulam o sentido mais aproximado. A palavra “visceral”, segundo Houaiss, pode ser concebida como algo “enraizado, muito íntimo ou profundo”, que poderia substituir a ideia de “orgânico” como referência figurada aos órgãos do corpo. Já a expressão “inexpugável” é definida, pela mesma obra de referência, como aquilo “que resiste a qualquer investida; invencível” e, portanto, pode ser associada ao sentido de “insuperada”.

GABARITO:
(D) fervorosa unanimidade; visceral; insuperada.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FUVEST 2019) No contexto do anúncio, a frase “A diferença tem que ser só uma letra” pressupõe a
(FUVEST 2019) Seria difícil encontrar hoje um crítico literário respeitável que gostasse de ser apanhado (FUVEST 2019) Seria difícil encontrar hoje um crítico literário respeitável que gostasse de ser apanhado Reviewed by Redação on novembro 29, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.