(Enade 2018) Considerando a ilustração apresentada, as técnicas construtivas e o processo de trabalho do casal Eames

Charles Ormond Eames (1907–1978) e Bernice Ray Eames (1912–1988) são chamados de “casal de ouro” do design norte-americano do pós-guerra, tendo sido pioneiros em áreas como multimídia, arquitetura, design de mobiliário, design gráfico, fotografia, cinema e artes plásticas. Os anos 1940 e 1950 foram os mais produtivos, quando nasceram La Chaise, a Lounge Chair, a Dining Chair Wood (DCW) e a Dining Chair Metal (DCM), entre outros ícones do mobiliário moderno.

A dupla também produziu curtas metragens que documentaram, por exemplo, a produção das suas peças de mobiliário. A figura a seguir ilustra o projeto do casal para mobiliário infantil, chamado “Cadeira Elefante”, exibida pela primeira vez no Museum of Modern Art (MoMA), em 1945. O conceito do projeto era criar um objeto que fosse tanto um brinquedo quanto uma peça de mobília e que possuísse a forma de um animal apreciado pelas crianças.

EAMES B R EAMES C O Cadeira elefante 1945

Disponível em: <https://store.moma.org/home/home-decor/>.
Acesso em: 12 jul. 2018.

(Enade 2018) Considerando a ilustração apresentada, as técnicas construtivas e o processo de trabalho do casal Eames, avalie as afirmações a seguir.

I. A adoção da madeira compensada moldada, na construção dessa peça, representou uma inovação para o mobiliário da época.

II. A “Cadeira Elefante” evidencia uma convergência de linguagens, na medida em que alia o lúdico ao funcional.

III. O móvel, projetado para a produção industrial em série, insere-se no contexto do design entreguerras.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.

QUESTÃO ANTERIOR:
- Design
(Enade 2018) A seleção francesa participante da Copa do Mundo de Futebol de 2018, composta de 19 jogadores filhos de imigrantes da África e de outros países da Europa, foi mais multicultural que o elenco campeão da Copa de 1998.

- Design de Interiores
- (Enade 2018) A partir da metade do século XVII, o mobiliário português foi assimilando alguns elementos dos estilos italianos Renascença e Barroco, com os torneados e a farta decoração entalhada.

GABARITO:
E) I, II e III.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- Design
- (Enade 2018) A inovação guiada pelo design veio complementar a visão do mercado de que, para inovar, é preciso focar no desenvolvimento ou na integração de novas tecnologias e na abertura e/ou no atendimento a novos mercados.

- Design de Interiores
- (Enade 2018) O projeto de interiores dispõe de estratégias de iluminação que devem relacionar os usos do espaço aos objetivos a serem alcançados com os efeitos da luz, proporcionando conforto lumínico e valorização dos atributos estéticos mais relevantes.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários