(Enade 2018) A partir da metade do século XVII, o mobiliário português foi assimilando alguns elementos

(Enade 2018) A partir da metade do século XVII, o mobiliário português foi assimilando alguns elementos dos estilos italianos Renascença e Barroco, com os torneados e a farta decoração entalhada. Embora determinados elementos continuassem a ser empregados em alguns móveis ainda por um bom tempo, na transição do século XVII para o XVIII, as características indo-portuguesas foram sendo substituídas por outras, de caráter mais nacional. Incorporando e filtrando várias influências externas, o estilo nacional-português afirmava-se. Mantendo a robustez e a estrutura reta originais, os móveis passaram a apresentar a madeira bastante trabalhada.
MUSEU DA CASA BRASILEIRA. O móvel da casa brasileira.
Texto de Glória Bayeux. São Paulo: M.C.B., 1997 (adaptado).

No mercado de antiguidades, o tipo de mobiliário retratado nas figuras a seguir é denominado móvel manuelino, em referência ao estilo decorativo que floresceu em Portugal no final do século XVI, durante o reinado de D. Manuel (1449-1521), e que proliferou com diversas ramificações e reinterpretações de um estilo gótico tardio.

mesa manuelina século xviii cadeira manielina século xviii

A partir do texto e da análise das imagens dos mobiliários apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. A mesa apresenta estrutura retangular, pés de bolacha ou disco e entalhes em goivados, característicos do móvel nacional-português.

II. Espaldar e assento encourados e tacheados são comuns no modelo de cadeira manuelina, muitas vezes também chamada de cadeira de sola.

III. Em ambos os móveis, as prumadas têm suas terminações em pináculos que remetem ao gótico tardio do estilo manuelino.

IV. O tipo de perna dos dois móveis, composto por madeira torneada, também é chamado de perna de cabriolet.

V. As amarrações dos dois móveis são formadas por estruturas em madeira torneada e(ou) espiralada.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e IV.
B) I, II e V.
C) I, III e IV.
D) II, III e V.
E) III, IV e V.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) Muitas vezes, no design de interiores, a qualidade da iluminação natural é considerada de maneira genérica, e não integrada de modo total no conceito de projeto.

GABARITO:
B) I, II e V.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) Charles Ormond Eames (1907–1978) e Bernice Ray Eames (1912–1988) são chamados de “casal de ouro” do design norte-americano do pós-guerra, tendo sido pioneiros em áreas como multimídia, arquitetura, design de mobiliário, design gráfico, fotografia, cinema e artes plásticas.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova Design de Interiores ENADE 2018 com Gabarito
(Enade 2018) A partir da metade do século XVII, o mobiliário português foi assimilando alguns elementos (Enade 2018) A partir da metade do século XVII, o mobiliário português foi assimilando alguns elementos Reviewed by Redação on fevereiro 11, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.