(FAMERP 2019) Analise a tabela que apresenta a fórmula estrutural e as constantes de ionização de alguns ácidos

(FAMERP 2019) Analise a tabela que apresenta a fórmula estrutural e as constantes de ionização de alguns ácidos monocarboxílicos encontrados na natureza.


Considere que três soluções de mesma concentração, em mol/L, uma de cada um desses ácidos, foram preparadas à mesma temperatura.

a) Qual das três soluções preparadas apresentará maior condutividade elétrica? Justifique sua resposta.

b) Em uma solução de ácido acético, foi adicionada certa quantidade de acetato de sódio (CH3 COONa) mantendo-se a temperatura constante. Indique o que deverá ocorrer com o grau de ionização do ácido acético. Justifique sua resposta com base no princípio de Le Chatelier e na equação de ionização a seguir:

CH3 – COOH ⇌ CH3 – COOˉ + H⁺

QUESTÃO ANTERIOR:
(FAMERP 2019) O magnésio é utilizado na confecção de ligas leves e em outros importantes compostos, como o leite de magnésia, Mg(OH)2, um antiácido estomacal e laxante.

RESOLUÇÃO:
a) Quanto maior a constante de ionização (Ka) de um ácido, maior a força do eletrólito e maior a quantidade de íons na solução de ácidos monopróticos de mesma concentração.

O ácido fórmico apresenta maior Ka e, portanto, é o ácido mais forte e que apresenta maior condutividade elétrica.

b) No ácido acético temos o seguinte equilíbrio em solução aquosa:
CH3 – COOH ⇆ CH3COOˉ + H

Ao adicionarmos acetato de sódio à solução, ocorrerá a dissociação do sal:
CH3 – COO–Na → CH3 – COOˉ + Na

A adição de íons acetato (CH3 — COOˉ) irá deslocar o equilíbrio de ionização do ácido acético para a esquerda, aumentando a concentração de ácido acético molecular e, consequentemente, diminuindo o grau de ionização (α) do ácido acético.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FAMERP 2019) A principal fonte de energia para o nosso organismo é a glicose, obtida por meio da alimentação a partir de fontes diversas. Sua fórmula estrutural é apresentada a seguir:
(FAMERP 2019) Analise a tabela que apresenta a fórmula estrutural e as constantes de ionização de alguns ácidos (FAMERP 2019) Analise a tabela que apresenta a fórmula estrutural e as constantes de ionização de alguns ácidos Reviewed by Redação on janeiro 04, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.