(FAMERP 2019) O magnésio é utilizado na confecção de ligas leves e em outros importantes compostos

(FAMERP 2019) O magnésio é utilizado na confecção de ligas leves e em outros importantes compostos, como o leite de magnésia, Mg(OH)2, um antiácido estomacal e laxante. A figura representa a obtenção do magnésio metálico, feita a partir da eletrólise ígnea do cloreto de magnésio.


a) Escreva a equação que representa a redução do magnésio. Indique o nome do eletrodo em que essa redução ocorre.

b) Considerando que a concentração de HCℓ no estômago confira ao suco gástrico pH = 2, determine a concentração de íons H⁺ presentes no suco gástrico. Calcule a quantidade, em mol, de Mg(OH)2 necessária para neutralizar 100 mL de suco gástrico, conforme a equação a seguir:

2HCℓ + Mg(OH)2 MgCℓ2 + 2H2O

QUESTÃO ANTERIOR:
(FAMERP 2019) Latão é uma liga metálica formada pela mistura de cobre e zinco. Uma amostra de 3,25 g de latão foi colocada em um recipiente contendo ácido sulfúrico em quantidade suficiente para reagir com todo o zinco presente nessa amostra, produzindo 0,5 litro de gás hidrogênio, conforme a reação equacionada a seguir

RESOLUÇÃO:
a) Mg²⁺ (l) + 2 eˉ → Mg (l)
A redução ocorre no eletrodo chamado de catodo.

b) pH = 2 ∴ pH = – log [H⁺] ∴ [H⁺] = 1,0 . 10ˉ² mol/L


PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FAMERP 2019) Analise a tabela que apresenta a fórmula estrutural e as constantes de ionização de alguns ácidos monocarboxílicos encontrados na natureza.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários