(FAMERP 2019) Um motor funciona obedecendo ao ciclo de Stirling, no qual um gás ideal é

(FAMERP 2019) Um motor funciona obedecendo ao ciclo de Stirling, no qual um gás ideal é submetido a duas transformações isotérmicas, AB e CD, e a duas transformações isovolumétricas, BC e DA, como mostra a figura.


a) Sabendo que a temperatura do gás na transformação AB é 327 ºC e que a pressão nos pontos B e C valem 8,0 × 10⁵ Pa e 4,0 × 10⁵ Pa, respectivamente, calcule a temperatura do gás, em kelvins, durante a transformação CD.

b) Sabendo que a área S sob a curva da transformação CD, destacada na figura, corresponde a uma quantidade de energia igual a 3700 J, calcule a quantidade de calor, em joules, que o gás libera nessa transformação.

QUESTÃO ANTERIOR:
(FAMERP 2019) Um paralelepípedo reto-retângulo é apoiado sobre uma superfície plana, horizontal e lisa, primeiramente sobre a face de lados 10 cm e 15 cm, como mostra a figura 1.

RESOLUÇÃO:
a) Equação geral dos gases perfeitos:



b) A transformação CD é isotérmica e, portanto, a energia interna do gás permanece constante. De C para D, o gás recebeu energia na forma de tra balho (3700J) e vai ceder a mesma quantidade de energia (3700J) na forma de calor.

GABARITO:
a) TC = TD = 300K
b) 3700J

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FAMERP 2019) A figura mostra uma lâmpada retilínea, de comprimento 90 cm, fixa horizontalmente no teto de uma sala, 200 cm acima da superfície plana e horizontal de uma mesa.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários