(FAMERP 2019) Latão é uma liga metálica formada pela mistura de cobre e zinco

(FAMERP 2019) Latão é uma liga metálica formada pela mistura de cobre e zinco. Uma amostra de 3,25 g de latão foi colocada em um recipiente contendo ácido sulfúrico em quantidade suficiente para reagir com todo o zinco presente nessa amostra, produzindo 0,5 litro de gás hidrogênio, conforme a reação equacionada a seguir:

Zn (s) + H2SO4(aq) ZnSO4(aq) + H2(g)

a) Apresente o posicionamento dos elementos cobre e zinco na Classificação Periódica em relação ao período e ao grupo a que pertencem. O que esses elementos têm em comum devido a esse posicionamento?

b) Considerando que a massa molar do zinco seja 65 g/mol e que o volume molar dos gases, nas condições de realização do experimento, seja 25 L/mol, determine a porcentagem de zinco na amostra de latão utilizada.

QUESTÃO ANTERIOR:
(FAMERP 2019) Um extintor caseiro foi produzido utilizando-se vinagre e bicarbonato de sódio, conforme a figura

RESOLUÇÃO:
a) Verificando na Tabela Periódica fornecida:
Cu: grupo 11, 4º período
Zn: grupo 12, 4º período

Esses elementos (Cu, Zn) são metais de transição apresentando o subnível mais energético d, raios atômicos próximos e o mesmo número de níveis de energia (camadas eletrônicas).
29Cu: 1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p6 4s¹ 3d¹⁰
30Zn: 1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p6 4s² 3d¹⁰

b) De acordo com a equação química fornecida, temos:


PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FAMERP 2019) O magnésio é utilizado na confecção de ligas leves e em outros importantes compostos, como o leite de magnésia, Mg(OH)2, um antiácido estomacal e laxante. A figura representa a obtenção do magnésio metálico, feita a partir da eletrólise ígnea do cloreto de magnésio.
(FAMERP 2019) Latão é uma liga metálica formada pela mistura de cobre e zinco (FAMERP 2019) Latão é uma liga metálica formada pela mistura de cobre e zinco Reviewed by Redação on janeiro 04, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.