UNESP 2019: Copérnico tira a Terra do centro do Universo e, com ela, o homem

UNESP 2019: Copérnico tira a Terra do centro do Universo e, com ela, o homem. A revolução científica não consistiu somente em adquirir teorias novas e diferentes das anteriores sobre a astronomia, o corpo humano e o planeta. A revolução científica foi uma revolução da ideia de saber e de ciência. A ciência não é mais a intuição privilegiada do mago ou astrólogo iluminado, mas sim investigação e discurso sobre o mundo da natureza. Tratou-se de um processo verdadeiramente complexo que encontra seu resultado mais claro na autonomia da ciência em relação às proposições de fé. O discurso qualifica-se porque procede com base nas experiências sensatas e nas demonstrações necessárias. A ciência é ciência experimental. É através do experimento que os cientistas tendem a obter proposições verdadeiras sobre o mundo.
(Giovanni Reale e Dario Antiseri. História da filosofia, 1990. Adaptado.)

a) A qual tese de Copérnico o texto faz referência? Explique a diferença entre a “intuição do mago” e a “ciência experimental”.

b) Justifique, com base no texto, por que a revolução científica implicou a superação do teocentrismo. Explique a importância do experimento para a superação de concepções dogmáticas de mundo.

QUESTÃO ANTERIOR:
UNESP 2019: Com base no texto 1, justifique por que o método de Descartes aspira à universalidade. Explique a importância da matemática para a produção de conhecimentos dotados de clareza e distinção.

RESOLUÇÃO:
a) Copérnico refere-se ao heliocentrismo, supondo que o centro do Cosmos seria o Sol. O saber produzido pela intuição do mago se baseia numa percepção subjetiva, influenciada pela suas crenças míticas e religiosas; enquanto o conhecimento produzido pela ciência experimental se fundamenta no exercício da observação, experimentação no contato com a realidade empírica e uso da razão.

b) A ciência terminou por superar o teocentrismo porque pôde estabelecer um conhecimento das relações de causa e efeito e sobre as leis da natureza, relativizando a ideia metafísica da ordem do mundo, baseada em dogmas.

- Ciências da Natureza e Matemática
- UNESP 2019: O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO