UNESP 2019: O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais

UNESP 2019: O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse fungo vive somente na pele dos anfíbios adultos e na boca dos girinos, alimentando-se de queratina e causando hiperqueratose, que é o espessamento da camada de queratina na pele. Porém, o B. dendrobatidis é capaz de sobreviver sem causar a doença em outras duas espécies, a rã-touro e a rã aquática africana.
(Vanessa K. Verdade et al. “Os riscos de extinção de sapos, rãs
e pererecas em decorrência das alterações ambientais”.
Estudos avançados, 2010. Adaptado.)

A figura mostra o ciclo de vida do fungo que tem os anfíbios como hospedeiros.


a) Que tipo de reprodução assexuada ocorre no ciclo de vida do B. dendrobatidis? Qual o papel ecológico da rã-touro ao abrigar o fungo na pele?

b) Que condição abiótica na pele dos anfíbios propicia a instalação e o crescimento do B. dendrobatidis? Por que o espessamento da camada de queratina na pele compromete a sobrevivência dos anfíbios?

QUESTÃO ANTERIOR:
UNESP 2019: Copérnico tira a Terra do centro do Universo e, com ela, o homem. A revolução científica não consistiu somente em adquirir teorias novas e diferentes das anteriores sobre a astronomia, o corpo humano e o planeta.

RESOLUÇÃO:
a) Reprodução assexuada por esporos móveis denominados zoósporos. A rã-touro é um reservatório natural do fungo.

b) A condição abiótica é a umidade. O espessamento da camada de queratina dificulta a respiração cutânea do anfíbio afetado.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UNESP 2019: A vacina de DNA é composta por um plasmídeo que carrega um gene de interesse que codifica um antígeno.
UNESP 2019: O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais UNESP 2019: O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais Reviewed by Redação on janeiro 07, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.