UNESP 2019: De acordo com a teoria atômica de Dalton, os átomos eram considerados maciços e indestrutíveis

UNESP 2019: De acordo com a teoria atômica de Dalton, os átomos eram considerados maciços e indestrutíveis, sendo preservados intactos nas transformações químicas. Além disso, o que diferenciava um elemento químico de outro era o peso de seus átomos. Em sua teoria, Dalton não admitia a união entre átomos de um único elemento químico. Átomos de elementos químicos diferentes poderiam se unir, formando o que Dalton denominava “átomos compostos”.

A imagem mostra os símbolos criados por Dalton para representar os elementos químicos hidrogênio e nitrogênio e a substância amônia. Ao lado, há uma tabela com os pesos atômicos relativos estimados por Dalton para esses dois elementos.


a) Escreva a equação da reação de formação da amônia a partir de hidrogênio e nitrogênio, de acordo com a teoria de Dalton. Escreva a equação dessa reação de acordo com os símbolos e conhecimentos atuais.

b) Calcule a razão entre os pesos de nitrogênio e de hidrogênio na amônia, tal como considerada por Dalton, e compare esse resultado com a razão entre as massas desses elementos na molécula de amônia, tal como conhecemos hoje. Admitindo como correta a razão calculada com base nos conhecimentos atuais, indique a diferença percentual, aproximadamente, entre as duas razões calculadas.

QUESTÃO ANTERIOR:
UNESP 2019: O Pezosiren portelli foi um mamífero quadrúpede terrestre, ancestral das espécies de peixe-boi atuais, que viveu há 50 milhões de anos.

RESOLUÇÃO:
a) De acordo com o modelo atômico de Dalton um átomo de hidrogênio reage com um átomo de nitrogênio formando um “átomo composto” de amônia.


Atualmente, temos:
N2 + 3 H2 → 2 NH3

b)


Aumento percentual (x) de 4,2 a 4,66
4,2 + x 4,2 = 4,66
x = 10,9
portanto: 10,9%

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UNESP 2019: A vitamina D3 é lipossolúvel e opticamente ativa. Certo laboratório produz e comercializa suplementos dessa vitamina na forma de cápsulas contendo diferentes quantidades de colecalciferol.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários