UNESP 2019: O Pezosiren portelli foi um mamífero quadrúpede terrestre, ancestral das espécies de peixe-boi atuais

UNESP 2019: O Pezosiren portelli foi um mamífero quadrúpede terrestre, ancestral das espécies de peixe-boi atuais, que viveu há 50 milhões de anos. Há 23 milhões de anos, havia na Amazônia um braço de mar, o Lago Pebas, habitado por peixes-boi de água salgada. Há 8 milhões de anos, este braço de mar fechou-se e confinou os animais em um ambiente de água doce. Ao longo da evolução, estes animais originaram o atual peixe-boi-da-amazônia.

Pezosiren portelli

a) Comparando-se os esqueletos do P. portelli e do peixe-boi-da-amazônia, há semelhança na organização anatômica dos membros anteriores. Como são classificados estes órgãos quanto à origem embrionária? Por que esta comparação evidencia a divergência evolutiva entre o P. portelli e as espécies de peixe-boi atuais?

b) Justifique como o fechamento do braço de mar e o novo ambiente de água doce levaram à formação da espécie de peixe-boi na bacia do Rio Amazonas.

QUESTÃO ANTERIOR:
UNESP 2019: A vacina de DNA é composta por um plasmídeo que carrega um gene de interesse que codifica um antígeno.

RESOLUÇÃO:
a) Os órgãos citados são homólogos, por apresentarem a mesma origem embrionária. A divergência verificada evidencia o processo evolutivo de adaptação ao meio pela seleção natural.

b) A formação da espécie de peixe-boi da Bacia do Rio Amazonas envolveu o isolamento geográfico, seleção natural diversificadora sobre a variabilidade gerada por mutações e recombinações gênicas, as quais resultaram no isolamento reprodutivo.

PRÓXIMA QUESTÃO:
-UNESP 2019: De acordo com a teoria atômica de Dalton, os átomos eram considerados maciços e indestrutíveis, sendo preservados intactos nas transformações químicas.

UNESP 2019: O Pezosiren portelli foi um mamífero quadrúpede terrestre, ancestral das espécies de peixe-boi atuais UNESP 2019: O Pezosiren portelli foi um mamífero quadrúpede terrestre, ancestral das espécies de peixe-boi atuais Reviewed by Redação on janeiro 07, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.