UNESP 2019: O sr. ATO cinco e a sra. NAÇÃO BRASILEIRA, ambos brasileiros casados

UNESP 2019: O sr. ATO cinco e a sra. NAÇÃO BRASILEIRA, ambos brasileiros casados

a) Identifique e explique o que é o “sr. ATO cinco”.

b) Escolha dois dos quatro artigos do “pedido de divórcio” e justifique as afirmações neles apresentadas.

QUESTÃO ANTERIOR:
UNESP 2019: No livro The Moral Consequences of Economic Growth, Benjamin Friedman, professor de economia política [da Universidade] de Harvard, parte de vasta evidência histórica para defender que o crescimento econômico não é um facilitador apenas de melhorias materiais, mas também da liberdade, da tolerância, da justiça e da democracia.

RESOLUÇÃO:
a) Ato Institucional n.o 5, editado pelo marechalpresidente Costa e Silva em 13 de dezembro de 1968. Conjunto de medidas que endureceram o regime militar, atribuindo ao chefe do Executivo poderes excepcionais por tempo indeterminado.

b) O texto transcrito interpreta a entrada em vigor do AI-5 como um casamento ilegal entre o Governo Militar e a Nação Brasileira, tendo em vista a ilegitimidade do documento que “instituiu” esse “enlace”. Embasando essa interpretação podemos citar a excepcionalidade do AI-5 (item 1), a existência de 110 milhões de pessoas afetadas por essa união espúria (item 2), a necessidade de evitar novos contatos entre o pai/governo e os filhos/povo (item 3) e a necessidade de eliminar qualquer ingerência do governo na vida nacional (item 4).

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UNESP 2019: Aquilo que hoje chamamos “globalização” esteve na mira da classe capitalista o tempo todo.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários