UNESP 2019: “Oceanos” de plástico

UNESP 2019: “Oceanos” de plástico

Oceanos de plástico

a) O combate à poluição por plástico foi um dos principais problemas debatidos pela ONU em 2018. Mencione uma consequência da poluição dos oceanos por plástico e o país que mais tem contribuído para esse problema.

b) Identifique os dois mecanismos responsáveis pela concentração de plásticos nos cinco giros oceânicos destacados.

QUESTÃO ANTERIOR:
UNESP 2019: Perfil esquemático da estrutura interna da Terra (valores médios)

RESOLUÇÃO:
a) A poluição nos mares causadas pela deposição de lixo, em especial o plástico, pode ocasionar risco à vida marinha, contaminação das águas, ameaçaaos recifes de corais, entre outras importantes ameaças à biodiversidade dos oceanos e mares. De acordo com as informações e a escala do mapa, observa-se que a CHINA é o país que mais contribui para a poluição de plástico nos oceanos.

b) O mapa mostra as cinco correntes que apresentam a maior concentração de resíduos, em relação a outras partes dos oceanos. O fenômeno provocado pelos redemoinhos que aprisionam os resíduos, também conhecido por “sopa de plásticos”, é ocasionado pelos mecanismos das correntes marítimas e pela influência dos ventos ciclonares e anticiclonares, por meio de forças gravitacionais e Coriolis.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UNESP 2019: Com base no texto 1, justifique por que Voltaire foi um pensador que defendeu a emancipação do gênero humano. Explique por que o caráter dogmático da religião é irracionalista.
UNESP 2019: “Oceanos” de plástico UNESP 2019: “Oceanos” de plástico Reviewed by Redação on janeiro 06, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.