UNESP 2019: Perfil esquemático da estrutura interna da Terra (valores médios)

UNESP 2019: Perfil esquemático da estrutura interna da Terra (valores médios)


a) Defina litosfera e astenosfera.

b) Considerando a dinâmica interna do planeta, explique o funcionamento das correntes de convecção no interior da Terra e identifique a sua manifestação superficial.

QUESTÃO ANTERIOR:
UNESP 2019: A Bayer se converteu, no dia 07.06.2018, em líder mundial de sementes, fertilizantes e pesticidas – o grupo farmacêutico e agroquímico alemão anunciou a compra da americana Monsanto.

RESOLUÇÃO:
a) Pode-se definir litosfera como a camada exterior, sólida, da superfície terrestre, que inclui a crosta e a parte superior do manto terrestre, à qual se atribui uma espessura de 50km a 200km. Já a astenosfera, localizada logo abaixo da litosfera, é uma camada com material em estado líquido (pastoso) e, portanto, mais plástica, fluida e maleável.

b) O material fluido que compõe a astenosfera, pressionada pela camada sólida da litosfera e aquecida a temperaturas cada vez maiores da mesosfera, forma correntes ascendentes (convectivas) e descendentes que giram constantemente. Essas correntes, ao subirem e se encontrarem (movimento de convergência) ou se separarem (movimento de divergência), podem provocar colisão ou separar placas tectônicas (nas quais se divide a litosfera), o que, em curto prazo, gera abalos sísmicos ou provoca a extrusão de material vulcânico e, em longo prazo, desenvolve processos orogenéticos, fazendo surgir montanhas ou cordilheiras (caso dos Andes, Himalaia, Alpes – que se constituem em dobramentos, ou da Dorsal Atlântica – que é uma extrusão vulcânica submarina). Os movimentos podem provocar também falhas geológicas, cujo melhor exemplo é a falha de San Andreas (América do Norte). Se nesses locais houver aglomerações humanas, podem-se atingir as populações e construções civis com destruição, ferimentos e mortes.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UNESP 2019: “Oceanos” de plástico
UNESP 2019: Perfil esquemático da estrutura interna da Terra (valores médios) UNESP 2019: Perfil esquemático da estrutura interna da Terra (valores médios) Reviewed by Redação on janeiro 06, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.