(Enade 2018) As conclusões que extraímos do debate sobre ganhos relativos são diferentes das do professor Mearsheimer

(Enade 2018) As conclusões que extraímos do debate sobre ganhos relativos são diferentes das do professor Mearsheimer. É verdade que, quando...
(Enade 2018) As conclusões que extraímos do debate sobre ganhos relativos são diferentes das do professor Mearsheimer. É verdade que, quando apenas dois Estados existem e têm interesses diretamente conflitantes, as instituições não serão significativas, mas este ponto é óbvio. Duas questões são mais significativas: 1) as condições sob as quais os ganhos relativos são importantes; e 2) o papel das instituições quando as questões distributivas são significativas – isto é, quando ganhos relativos estão em jogo.
KEOHANE, R; MARTIN, L. The promise of institutionalist theory.
International Security, vol. 20, nº. 1, p. 44, 1995. (adaptado).

Considerando as características da abordagem liberal institucionalista, avalie as afirmações a seguir.

I. Embora a abordagem dos autores do texto parta de pressupostos distintos da abordagem de John Mearsheimer, o foco da análise liberal institucionalista, em ambos estudos, é o papel dos ganhos relativos.

II. Segundo a abordagem liberal institucionalista, situações de conflitos distributivos, em que se coloca a questão dos ganhos relativos, reforçam a pertinência das instituições internacionais.

III. Na abordagem liberal institucionalista, destaca-se o papel das instituições internacionais e da reciprocidade, para se lidar com as dificuldades que têm origem na coordenação de ações entre mais de dois Estados.

IV. Na abordagem liberal institucionalista, enfatiza-se o papel da governança supranacional e de instituições capazes de lidar com as situações em que há conflitos distributivos resultantes da cooperação.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) Períodos de crise têm sido comuns na história. O aspecto característico dos vinte anos de crise, entre 1919 e 1939, foi a queda súbita das esperanças visionárias da primeira década para o sombrio desespero da segunda, da utopia, que não se prendia a realidade, para uma realidade da qual a utopia fora rigorosamente excluída.

GABARITO:
B) II e III.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) A crise de 2008 levou a economia mundial, além do colapso financeiro, a um impacto generalizado no comércio internacional, com quedas das taxas de exportações e de investimentos externos.

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo