(Enade 2018) A crise de 2008 levou a economia mundial, além do colapso financeiro

(Enade 2018) A crise de 2008 levou a economia mundial, além do colapso financeiro, a um impacto generalizado no comércio internacional, com ...
(Enade 2018) A crise de 2008 levou a economia mundial, além do colapso financeiro, a um impacto generalizado no comércio internacional, com quedas das taxas de exportações e de investimentos externos. Os países integrantes do Brics não ficaram excluídos dessas estatísticas. Os resultados mostram que a queda no comércio teve a duração de dois anos e as recuperações começaram a surgir após esse choque.
BANERJEE, R.; VASHISTH, P. The Financial Crisis: impact on BRIC and policy response.
Revista Tempo do Mundo, vol. 2, n. 2, 2010, p. 57-80 (adaptado).

O gráfico a seguir apresenta as variações das exportações de bens e serviços, em relação ao produto interno bruto (PIB), dos países integrantes do Brics, durante o período de 2005 a 2015.


Com base nesse gráfico, é correto concluir que

A) a África do Sul foi uma exceção entre as nações emergentes ao atingir a taxa de 35% do PIB com exportações de bens e serviços, demonstrando maior dinamismo comercial que os demais países do Brics.

B) as exportações dos Brics sofreram rápida queda no ano seguinte ao da crise de 2008, reflexo da vulnerabilidade das potências emergentes aos fatores sistêmicos da economia política internacional.

C) a Rússia, a Índia e a China atingiram índices de exportações de bens e serviços semelhantes entre si em 2013, após suas recuperações econômicas influenciadas pelo baixo índice de investimento público.

D) a crise de 2008 afetou, de forma homogênea, as dinâmicas comerciais dos países, que atingiram o menor índice nas taxas de exportação de bens e serviços nesse mesmo ano.

E) as políticas de austeridade e o baixo índice de investimento nos setores de bens manufaturados contribuíram para a estabilidade das taxas brasileiras.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) As conclusões que extraímos do debate sobre ganhos relativos são diferentes das do professor Mearsheimer.

GABARITO:
B) as exportações dos Brics sofreram rápida queda no ano seguinte ao da crise de 2008, reflexo da vulnerabilidade das potências emergentes aos fatores sistêmicos da economia política internacional.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) Percebe-se que as reflexões aqui analisadas, ora mais otimistas, ora mais pessimistas quanto à possibilidade de consolidação e aprofundamento da Zona de Paz na América do Sul, parecem concordar que os aspectos domésticos, tais como Estados fracos, Estados fortes com regiões e/ou situações de fragilidade, instituições democráticas instáveis, subdesenvolvimento e tensões sociais, são elementos chave para a compreensão do quadro de segurança regional da América do Sul.

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo