(Enade 2018) O Ministério do Turismo, em conjunto com outras organizações, desenvolveu o Projeto Economia da Experiência

(Enade 2018) O Ministério do Turismo, em conjunto com outras organizações, desenvolveu o Projeto Economia da Experiência, com o objetivo de aplicar e disseminar esse conceito em vários empreendimentos turísticos brasileiros, a fim de auxiliá-los na inovação dos seus atrativos e propor aos empresários uma reflexão sobre os desejos, as necessidades e as exigências do turista contemporâneo. O projeto-piloto foi desenvolvido na Região Uva e Vinho, no Rio Grande do Sul, obtendo resultados promissores.

Em uma das etapas seguintes do projeto foi realizada uma pesquisa com operadores do setor turístico e os resultados demonstraram que o público que consome o turismo de experiência tem entre 35 e 50 anos de idade e pertence às classes socioeconômicas A e B. Esse grupo, tem como motivação para suas viagens a interação com a população local, a vivência da cultura, a contemplação e interação com a natureza e o autoconhecimento.
Disponível em: <http://www.turismo.gov.br>.
Acesso em: 15 jul. 2018 (adaptado).

Considerando as informações no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os empreendimentos turísticos, além de cumprir com os serviços básicos, devem agregar valor ao seu produto, fornecendo atividades diferenciadas que atendam aos interesses dos turistas, com foco em experiências memoráveis.

PORQUE

II. O turista contemporâneo tem uma postura mais ativa e participativa, o que requer a adequação da oferta turística.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) Em tempos de transformação tecnológica no turismo, o usuário é quem define e as companhias devem não só adaptar-se, mas também adiantar-se a seus interesses.

GABARITO:
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) Um dos objetivos principais do turismo de base comunitária é ser um instrumento de desenvolvimento local e sustentável para as comunidades e de valorização das riquezas naturais e culturais das localidades, bem como do conhecimento que a população local possui em relação ao meio em que vive.

Questão disponível em:
Prova Turismo ENADE 2018 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários