(Enade 2018) O novo Plano Nacional de Turismo (PNT, 2018-2022) mantém a gestão descentralizada

(Enade 2018) O novo Plano Nacional de Turismo (PNT, 2018-2022) mantém a gestão descentralizada como princípio norteador das políticas públic...
(Enade 2018) O novo Plano Nacional de Turismo (PNT, 2018-2022) mantém a gestão descentralizada como princípio norteador das políticas públicas de turismo no Brasil, com vistas a incrementar a maior participação e representatividade dos agentes produtivos nas diferentes instâncias de governança federal, estadual, regional e local.

Contudo, o pouco entendimento sobre as responsabilidades e papéis de cada agente da cadeia produtiva do setor representa ainda um grande desafio à concretização de processos de gestão e planejamento participativo no âmbito do turismo brasileiro.
MINISTÉRIO DO TURISMO. Secretaria Nacional de
Qualificação e Promoção do Turismo.
Plano Nacional de Turismo 2018-2022:
mais emprego e renda para o Brasil.
Brasília, MTur, 2017 (adaptado).

Considerando as informações do texto bem como as responsabilidades do Estado no processo de gestão e planejamento descentralizado do turismo, é correto afirmar que o Estado é responsável por

A) apoiar o funcionamento das instâncias de governança regionais e incentivar a criação e/ou o fortalecimento dos conselhos municipais de turismo.

B) garantir que a iniciativa privada promova ações periódicas voltadas à formação e capacitação de recursos humanos, visando incrementar a qualidade dos serviços ofertados aos turistas.

C) intervir nas iniciativas locais de planejamento turístico, viabilizar o funcionamento efetivo das instâncias de governança regionais e incentivar a mobilização dos conselhos municipais de turismo.

D) viabilizar a participação da classe empresarial na implantação e adequação da infraestrutura dos destinos turísticos bem como na modernização de equipamentos e serviços de hospedagem, alimentação e recreação.

E) promover a mobilização entre os diversos atores, como agentes públicos, instituições de ensino, classe empresarial e sociedade civil organizada, de forma a incentivar ações individualizadas no âmbito do processo de planejamento turístico.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) O turismo e o lazer assumem, na contemporaneidade, papel destacado na regeneração e revitalização de centros urbanos.

GABARITO:
A) apoiar o funcionamento das instâncias de governança regionais e incentivar a criação e/ou o fortalecimento dos conselhos municipais de turismo.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) A organização institucional do turismo brasileiro reproduz fielmente a da administração político-administrativa, dos organismos de gestão e de promoção do turismo, privilegiando exclusivamente seus limites territoriais (Estados e municípios). Entretanto, o território turístico é diferente do território administrativo.

Questão disponível em:
Prova Turismo ENADE 2018 com Gabarito

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo