(Enade 2018) O turismo e o lazer assumem, na contemporaneidade, papel destacado na regeneração e revitalização de centros urbanos

(Enade 2018) O turismo e o lazer assumem, na contemporaneidade, papel destacado na regeneração e revitalização de centros urbanos. Por esse motivo, muitas cidades com potencial turístico têm direcionado esforços para desenvolver novos produtos e novas estratégias de regeneração e dinamização não só do seu tecido econômico e social, mas também na criação de novos territórios, no estímulo à fruição de diferentes patrimônios e na (re)funcionalização dos espaços de lazer, conferindo-lhes novos usos e significados.
SIMÕES, P. O turismo e o lazer na cultura de consumo:
impactos nas variáveis do tempo e no espaço.
Disponível em: <https://www.uc.pt/>.
Acesso em: 10 de jul. 2018 (adaptado).

Nesse contexto, espaços urbanos como praças e parques podem se tornar importantes áreas de lazer e turismo. Segundo estudos da área, três fatores devem ser considerados na adoção de práticas e atividades em determinado espaço público, para que sejam inclusivas: a função social desempenhada pelo local; as atividades já desenvolvidas no espaço; e a identificação dos padrões de comportamento dos usuários desse espaço público.

Considerando essas informações, avalie as afirmações a seguir.

I. A inter-relação entre as condições do meio físico, as atividades desenvolvidas e a diversidade de pessoas é de suma importância para se avaliar o grau de inclusão social que um espaço público propicia.

II. Entre as atividades inclusivas a serem desenvolvidas em um espaço público, destacam-se as atividades espontâneas, como brincadeiras, caminhada, passeio e descanso, e as atividades formais, organizadas por instituições privadas ou públicas, como intervenções artísticas, eventos culturais e ações promocionais.

III. A função social desempenhada por um espaço de lazer e turismo é dinâmica, visto que se configura de acordo com o contexto vivenciado em seu entorno e pode ser política, social, comercial, cultural e/ou turística.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) Menos preocupado com a autenticidade dos destinos e mais interessado no lazer e na recreação em ambientes criados especialmente para o divertimento dos visitantes – as chamadas “ludópolis” –, o pós-turista rompe com a dicotomia turista versus viajante, predominante em diversos estudos da hospitalidade e do lazer no turismo.

GABARITO:
E) I, II e III.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) O novo Plano Nacional de Turismo (PNT, 2018-2022) mantém a gestão descentralizada como princípio norteador das políticas públicas de turismo no Brasil, com vistas a incrementar a maior participação e representatividade dos agentes produtivos nas diferentes instâncias de governança federal, estadual, regional e local.

Questão disponível em:
Prova Turismo ENADE 2018 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários