(Enade 2018) Uma maneira de diminuir os riscos de implantação em negócios no mercado food service

(Enade 2018) Uma maneira de diminuir os riscos de implantação em negócios no mercado food service é por meio de um plano de negócios, que é um exercício de planejamento da criação de um empreendimento.

É um instrumento que contém a caracterização do negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia do mercado e as projeções de despesas, receitas e resultados financeiros. Nele, estão documentadas todas as etapas de planejamento de um negócio: a oportunidade de mercado detectada, o planejamento estratégico, a análise de mercado, o desenvolvimento do plano de marketing, a estrutura de operações e as projeções financeiras.
SALIM, C. S. et al. Construindo planos de negócios.
3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.


Considerando a aplicabilidade do plano de negócios à área de Gastronomia, avalie as afirmações a seguir.

I. O plano de negócios é impactado pelo planejamento do ponto (local) e pela oferta de produtos, sendo que a pesquisa com público-alvo para definir o cardápio deve ser feita após instalado o estabelecimento.

II. A forma de operação do negócio é especificação básica do plano de negócios de um estabelecimento de food service, devendo estar definidos o modelo de atendimento, o fluxo de produção, o estoque e a estrutura financeira.

III. O plano de negócios é uma forma de se conhecerem os clientes, os concorrentes, os fornecedores e o ambiente em que a empresa vai atuar, permitindo determinar se o negócio é realmente viável.

IV. A constituição da empresa, sendo uma fase que envolve trâmites burocráticos em vários órgãos governamentais, deve ser realizada após a construção do plano de negócios, pois foge ao escopo desse documento.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) A alimentação sempre foi tema muito presente desde os primórdios da experiência humana, e os espaços para sua realização passaram por constantes transformações ao longo dos milênios.

GABARITO:
B) II e III.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) A estrutura administrativa do setor de food service requer profissionais especializados, que administrem com cortesia e visem à eficiência nos serviços prestados, compondo corretamente a equipe, de modo a atender à demanda e ao público, montando um organograma compatível com o negócio.

Questão disponível em:
Prova Gastronomia ENADE 2018 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários