FGV-SP 2019: Alguns países latino-americanos, a partir da década de 1980

FGV-SP 2019: Alguns países latino-americanos, a partir da década de 1980, aderiram às recomendações do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, que preconizavam a realização de reformas estruturais como forma de restabelecer a competitividade e o crescimento econômico. Sob o rótulo de Consenso de Washington, essas medidas ganharam apoio político e ressonância pública. Esse processo de reestruturação, em que as novas tecnologias de informação desempenharam um papel fundamental, significou a incorporação desses países à dinâmica da globalização. Nesse novo cenário, houve uma reestruturação do papel das áreas metropolitanas.
Adaptado de Matos, Carlos A. Redes, nodos e cidades:
transformação da metrópole latino-americana. São Paulo: FASE, 2004.

Sobre as mudanças ocorridas nas metrópoles latino-americanas no contexto da globalização, analise as afirmações a seguir.

I. As empresas produtivas e financeiras sediadas nas metrópoles foram integradas à circulação supranacional e impulsionadas a se organizar em rede.

II. A base econômica metropolitana foi transformada, o que contribuiu para consolidar uma estrutura urbana segregada, na qual a estratificação social tem uma clara expressão territorial.

III. As atividades produtivas foram redistribuídas para locais estratégicos, sob a crescente influência das novas tecnologias da informação, ao passo que as atividades e funções de decisão foram mantidas nas metrópoles.

IV. A construção de prédios corporativos e de conjuntos empresariais inteligentes mudou o funcionamento e a fisionomia da metrópole, configurando uma estrutura policêntrica.

Está correto o que se afirma em

a) II, III e IV, apenas.
b) I, III e IV, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:
FGV-SP 2019: Leia com atenção trechos selecionados da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), de 1943

RESOLUÇÃO:
As perspectivas da globalização mudaram o sentido e a função das áreas metropolitanas que alteraram aquelas precedentes vigentes na velha ordem mundial. As metrópoles tornaram-se os centros de decisão das grandes empresas transnacionais por concentrarem os sistemas de informação e os grandes mercados consumidores, deixando de ser as áreas de produção.

GABARITO:
e) I, II, III e IV.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FGV-SP 2019: A emergência da consciência ambientalista, nas últimas décadas do século XX, mudou o entendimento sobre a ecologia urbana.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova FGV-SP 2019; Questões com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários