FGV-SP 2019: A emergência da consciência ambientalista, nas últimas décadas do século XX, mudou o entendimento sobre a ecologia urbana

FGV-SP 2019: A emergência da consciência ambientalista, nas últimas décadas do século XX, mudou o entendimento sobre a ecologia urbana. Essa nova abordagem, denominada de metabolismo urbano, procura avaliar como as funções econômico-sociais se projetam sobre o espaço e o ambiente das cidades, envolvendo a funcionalidade do organismo urbano em todos os sentidos. Assim sendo, há que se avaliar a diversidade e o volume de tudo o que entra no organismo urbano e, a seguir, os diferentes tipos de descarga do material secundário, profundamente modificado pelos processos metabólicos.
Adaptado de Ab’Saber, Aziz Nacib. A sociedade urbano-industrial e
o metabolismo urbano. São Paulo: EDUSP, 2004.

Sobre as diferentes etapas do metabolismo urbano, analise as afirmações a seguir.

I. O descarte de resíduos sólidos em lixões ou aterros sanitários a céu aberto é recomendável, porque a ação da energia solar acelera a decomposição do material degradável sem provocar danos ambientais.

II. Os processos metabólicos derivados do mundo urbano e as tecnologias que respondem pela industrialização lançam gases e particulados no espaço aéreo urbano, já saturado pelas emanações dos veículos automotores.

III. A trama de distribuição de água e de drenagem de esgotos domésticos não acompanhou a velocidade do processo de urbanização, o que impede a universalização do acesso à água tratada e ao saneamento básico.

Está correto o que se afirma em

a) I, II e III.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I e II, apenas.

QUESTÃO ANTERIOR:
FGV-SP 2019: Alguns países latino-americanos, a partir da década de 1980, aderiram às recomendações do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, que preconizavam a realização de reformas estruturais como forma de restabelecer a competitividade e o crescimento econômico.

RESOLUÇÃO:
A alternativa I é falsa, pois a utilização de aterros sanitários ou lixões são altamente problemáticos e mesmo proibidos, como é o caso da legislação brasileira que recomenda sua completa desativação.

GABARITO:
d) II e III, apenas.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FGV-SP 2019: A recessão de 1973, acentuada pelo choque do petróleo, colocou em movimento processos que solaparam o fordismo e que retiraram o mundo capitalista da estagflação (estagnação da produção de bens e inflação de preços).

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova FGV-SP 2019; Questões com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários