FGV-SP 2019: O gráfico a seguir mostra a relação entre a porcentagem do PIB gasto com a Previdência Social

FGV-SP 2019: O gráfico a seguir mostra a relação entre a porcentagem do PIB gasto com a Previdência Social e a porcentagem da população acima de 65 anos, ou seja, economicamente dependente do sistema previdenciário, em vários países, em 2017.

A linha pontilhada em vermelho representa a “razão de dependência” ideal, ou seja, a parcela da população inativa, que deveria ser sustentada pela parcela potencialmente produtiva.

gastos previdenciarios totais x razao de dependencia

Com relação aos dados apresentados no gráfico, analise as afirmações a seguir.

I. Os gastos previdenciários do Brasil, da França e da Alemanha são equivalentes, mas a crise brasileira é mais grave em função do modelo de capitalização adotado, ao passo que os países citados utilizam o de repartição.

II Pelo tamanho de sua população idosa, o Brasil é um "ponto fora da curva", pois deveria gastar cerca de 4% do PIB com previdência, mas suas despesas previdenciárias são mais do que o triplo desse percentual.

III. A proporção entre o número de adultos em idade economicamente ativa e de idosos é favorável no Brasil, país demograficamente jovem, mas a aceleração do ritmo de envelhecimento da população agrava a situação da seguridade social.

Está correto o que se afirma em

a) I, II e III.
b) II, apenas.
c) I, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I e II, apenas.

QUESTÃO ANTERIOR:
FGV-SP 2019: Meme sobre a proibição do Governo de usar imagens sem créditos para criação de memes do presidente Michel Temer.

RESOLUÇÃO:
Essa situação de “ponto fora da curva” é o que leva à atual discussão quanto à reforma do sistema previdenciário. Busca-se uma reorganização no sistema de modo a aproximá-lo àqueles observados em países como o Japão. Nesse gráfico só é observado o gasto previdenciário. No entanto, o item III refere-se ao Brasil como país domograficamente jovem, o que segundo o IBGE não é correto, pois há predomínio de ADULTOS no Brasil.

Assim, só podemos considerar correto, o item II – Alternativa B.

GABARITO:
b) II, apenas.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FGV-SP 2019: A montadora norte-americana Ford anunciou o fechamento de sua fábrica em São Bernardo do Campo, no ABCD paulista, como parte de seu plano de reestruturação global, para enxugar suas operações e preparar-se para uma nova gestão de sua cadeia de produção.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova FGV-SP 2019; Questões com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários