UCB 2019: O modelo atômico de Bohr é o primeiro modelo de átomo amplamente reconhecido, que contém elementos da mecânica quântica

UCB 2019: O modelo atômico de Bohr é o primeiro modelo de átomo amplamente reconhecido, que contém elementos da mecânica quântica. Foi desenvolvido em 1913 por Niels Bohr. Nesse modelo, os átomos consistem em um núcleo pesado, carregado positivamente, e elétrons leves, carregados negativamente, que orbitam o núcleo atômico em órbitas fechadas.

Por meio de três postulados, Bohr parcialmente substituiu a física clássica dentro do modelo. Ao contrário dos modelos de átomos mais antigos, o modelo atômico de Bohr mostra muitas das propriedades observadas no átomo de hidrogênio. Por outro lado, muitos detalhes das medidas espectroscópicas não são capturados por ele.

As ligações químicas não podem explicá-lo. O conceito de elétrons em caminhos estreitos ao redor do núcleo está em contradição com o princípio da incerteza.

Tendo em vista o exposto, assinale a alternativa correta.

(A) O modelo atômico de Bohr assegura que os elétrons podem ocupar quaisquer regiões ao redor do núcleo.

(B) É possível encontrar elétrons sobre o núcleo, uma vez que este é positivamente carregado, enquanto os elétrons possuem carga negativa.

(C) Ao receberem energia, elétrons em órbitas mais afastadas transferem-se para órbitas mais internas, mais energéticas.

(D) Bohr considera os elétrons como ondas massivas, só não assumindo o princípio da incerteza.

(E) Enquanto um elétron circula o núcleo em uma mesma órbita, não há nenhuma mudança na respectiva energia.

QUESTÃO ANTERIOR:
UCB 2019: De acordo com o critério de regionalização que divide os países conforme a importância no cenário internacional e o poder nas decisões globais, assinale a alternativa correta.

GABARITO:
(E) Enquanto um elétron circula o núcleo em uma mesma órbita, não há nenhuma mudança na respectiva energia.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UCB 2019: Em “Apesar de parecer, muitas vezes, impossível proteger toda a população, a imunização tem dado resultados no Brasil e no mundo.” (linhas de 14 a 16), justifica-se o emprego dos sinais de pontuação porque

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova da UCB 2019 Medicina com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários