UCB 2019: Em “Apesar de parecer, muitas vezes, impossível proteger toda a população, a imunização tem dado resultados no Brasil e no mundo.”

Texto 3 para responder às questões de 24 a 26.

Importância da vacinação

A importância da vacinação vai muito além da prevenção individual. Ao se vacinar, o indivíduo está ajudando toda a comunidade a diminuir os casos de determinada doença. Ao vacinar a população, diminui-se a incidência de determinada doença porque uma pessoa vacinada consegue que seu sistema imune atue de maneira mais rápida, evitando que a doença se desenvolva.

Assim sendo, a vacina atua como um agente preventivo, devendo ser utilizada antes do contágio. Ela é considerada uma forma de imunização ativa, pois estimula nosso organismo, que passa a produzir substâncias de defesa.

À medida que toda a população vai sendo vacinada, os índices caem até que nenhum caso seja mais registrado, pois toda a população está protegida. Apesar de parecer, muitas vezes, impossível proteger toda a população, a imunização tem dado resultados no Brasil e no mundo. Em nosso País, já ocorreu a erradicação da poliomielite e da varíola graças à utilização de vacinas.

Além disso, segundo a Fundação Oswaldo Cruz, ocorreu a eliminação da circulação do vírus autóctone do sarampo em 2000 e da rubéola desde 2009. Outras doenças que também tiveram seus casos reduzidos aparecem nos estudos, como é o caso do tétano neonatal.
Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br>.
Acesso em: 9 maio 2019, com adaptações.

QUESTÃO 24
UCB 2019: Em “Apesar de parecer, muitas vezes, impossível proteger toda a população, a imunização tem dado resultados no Brasil e no mundo.” (linhas de 14 a 16), justifica-se o emprego dos sinais de pontuação porque

(A) há orações coordenadas em posição inversa e a expressão “muitas vezes”, que sempre deve estar acompanhada por vírgula.

(B) há uma inversão sintática em período composto por subordinação, bem como expressão intercalada em “Apesar de parecer impossível”.

(C) a oração principal inicia-se por conjunção concessiva, estabelecendo, assim, essa relação com a respectiva subordinada. Além disso, “muitas vezes” sempre está entre vírgulas, independentemente da respectiva posição no período.

(D) períodos mistos, ou seja, aqueles que têm relação de coordenação e subordinação, apresentam orações e termos separados por vírgulas.

(E) períodos compostos por relação de subordinação entre os termos e as orações utilizam-se de vírgulas para evitar falta de clareza e possíveis ambiguidades.

QUESTÃO ANTERIOR:
UCB 2019: O modelo atômico de Bohr é o primeiro modelo de átomo amplamente reconhecido, que contém elementos da mecânica quântica.

GABARITO:
(B) há uma inversão sintática em período composto por subordinação, bem como expressão intercalada em “Apesar de parecer impossível”.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UCB 2019: Para defender a ideia de que a vacinação vai muito além da prevenção individual, o autor

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova da UCB 2019 Medicina com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários