UCB 2019: Para defender a ideia de que a vacinação vai muito além da prevenção individual, o autor

Texto 3 para responder às questões de 24 a 26.

Importância da vacinação

A importância da vacinação vai muito além da prevenção individual. Ao se vacinar, o indivíduo está ajudando toda a comunidade a diminuir os casos de determinada doença. Ao vacinar a população, diminui-se a incidência de determinada doença porque uma pessoa vacinada consegue que seu sistema imune atue de maneira mais rápida, evitando que a doença se desenvolva.

Assim sendo, a vacina atua como um agente preventivo, devendo ser utilizada antes do contágio. Ela é considerada uma forma de imunização ativa, pois estimula nosso organismo, que passa a produzir substâncias de defesa.

À medida que toda a população vai sendo vacinada, os índices caem até que nenhum caso seja mais registrado, pois toda a população está protegida. Apesar de parecer, muitas vezes, impossível proteger toda a população, a imunização tem dado resultados no Brasil e no mundo. Em nosso País, já ocorreu a erradicação da poliomielite e da varíola graças à utilização de vacinas.

Além disso, segundo a Fundação Oswaldo Cruz, ocorreu a eliminação da circulação do vírus autóctone do sarampo em 2000 e da rubéola desde 2009. Outras doenças que também tiveram seus casos reduzidos aparecem nos estudos, como é o caso do tétano neonatal.
Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br>.
Acesso em: 9 maio 2019, com adaptações.

QUESTÃO 25
UCB 2019: Para defender a ideia de que a vacinação vai muito além da prevenção individual, o autor

(A) cita doenças já erradicadas no mundo todo, tais como a poliomielite e a varíola.

(B) aponta resultados da imunização da população no Brasil e no mundo.

(C) cita doenças erradicadas no Brasil, como o sarampo, a rubéola e o tétano neonatal.

(D) apresenta dado da Fundação Oswaldo Cruz acerca de vírus oriundos do local onde foram encontrados.

(E) argumenta por meio de exemplos de doenças que já foram erradicadas no Brasil e no mundo.

QUESTÃO ANTERIOR:
UCB 2019: Em “Apesar de parecer, muitas vezes, impossível proteger toda a população, a imunização tem dado resultados no Brasil e no mundo.” (linhas de 14 a 16), justifica-se o emprego dos sinais de pontuação porque

GABARITO:
(D) apresenta dado da Fundação Oswaldo Cruz acerca de vírus oriundos do local onde foram encontrados.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UCB 2019: Assinale a alternativa em que a palavra “que” apresenta a mesma função morfológica que no trecho “Ao vacinar a população, diminui-se a incidência de determinada doença porque uma pessoa vacinada consegue que seu sistema imune atue de maneira mais rápida” (linhas de 4 a 7).

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova da UCB 2019 Medicina com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários