UDESC 2019: Analise as proposições em relação à obra Quarto de despejo: diário de uma favelada, Carolina Maria de Jesus, e ao Texto 2

UDESC 2019: QUESTÃO 44 - PORTUGUÊS E LITERATURA

Texto 2

21 de junho... Vesti o José Carlos para ir na escola. Quando eu estava na rua, comecei ficar nervosa. Todos os dias é a mesma luta. Andar igual um judeu errante atraz de dinheiro, e o dinheiro que se ganha não dá pra nada. Passei no Frigorifico, ganhei uns ossos. Quando eu saí a Vera recomendou-me para trazer os sapatos.

Deixei o João brincando com ela, porque hoje não tem aula para o segundo ano. Percorri varias ruas e não havia papel. Quando ganhei 30 cruzeiros, pensei: já dá para pagar os sapatos da Vera. Mas era sabado e precisava arranjar dinheiro para o domingo. E Vera já estava idealizando o cardapio de domingo. Na Avenida Tiradentes eu ganhei uma folhas de flandres e fui vender no deposito do Senhor Salvador Zanutti, na rua Voluntarios da Patria. Eu estava de mal com ele. Mas ele não me fez mal nenhum. Até emprestou-me dinheiro quando eu fiquei doente. Quando eu fiquei doente eu andava até querendo suicidar por falta de recursos.

... O senhor Salvador perguntou-me porque foi que eu sumi de lá. Eu fiquei envergonhada com a sua acolhida tão gentil (...) Ele deu-me 31 cruzeiros. Fiquei alegre. Saí correndo. Ia comprar os sapatos para a Vera. Lembrei que havia deixado a sacola no deposito. Mas o transito estava impedido. Consegui atravessar para pegar a sacola. Ele disse-me:

- Você saiu correndo e esqueceu a sacola.
Jesus, Carolina Maria de. Quarto de Despejo: diário de uma favelada.
10ª.ed.São Paulo: Ática. pp.66 e 67.

QUESTÃO 44
UDESC 2019: Analise as proposições em relação à obra Quarto de despejo: diário de uma favelada, Carolina Maria de Jesus, e ao Texto 2.

I. Em “Mas ele não me fez mal nenhum” (linha 10) e “Até emprestou-me dinheiro” (linhas 10 e 11), quanto à colocação pronominal, na primeira oração tem-se o pronome proclítico, devido à palavra com sentido negativo, e na segunda tem-se o pronome enclítico, que, de acordo com a língua padrão culta, deveria estar proclítico devido à palavra até que possui, também, sentido de obrigatoriedade.

II. Em “Ele disse-me: - Você saiu correndo e esqueceu a sacola” (linhas 16 a 18), na transposição da fala da personagem para o discurso indireto é correto dizer: Ele disse-me que eu havia saído correndo e esquecido a sacola.

III. A leitura da narrativa permite observar que nos primeiros relatos Carolina revela sensibilidade ética em relação à política, quando narra as condições de vida das pessoas pobres, miséria, fome, falta de educação, divisão de classes, exclusão social e ideologia da época, enfim procura mostrar a sua preocupação com a sociedade e a política. E tudo vai se diluindo, conforme suas reflexões e o avanço da narrativa.

IV. A publicação da obra, em formato do gênero discursivo-diário, de Carolina Maria de Jesus, mostrando a triste realidade das favelas brasileiras, marcadas pelos sistemas de dominação e exploração das mulheres, minorias políticas, dos negros e pobres, e o descaso social e político para com os menos favorecidos, foi um fator para amenizar a situação degradante das favelas na sociedade contemporânea.

V. Da leitura do período “Todos os dias é a mesma luta” (linha 2), depreende-se a rotina da catadora de lixo, desvelando uma mulher cuja existência é sinônimo de resistência, pois é desta rotina que traz o sustento para a família.

Assinale a alternativa correta.

A. ( ) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
B. ( ) Somente as afirmativas II e V são verdadeiras.
C. ( ) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.
D. ( ) Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.
E. ( ) Todas as afirmativas são verdadeiras.

QUESTÃO ANTERIOR:
UDESC 2019: Analise as proposições em relação à obra Quarto de despejo: diário de uma favelada, Carolina Maria de Jesus, e ao Texto 2.

GABARITO:
B. ( ) Somente as afirmativas II e V são verdadeiras.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UDESC 2019: Analise as proposições em relação à obra Melhores contos, Lygia Fagundes Telles, ao conto Eu era mudo e só, ao Texto 3 e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UDESC 2019 (MANHÃ); Questões com gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários