UNIFENAS 2019: Sobre o sistema renal, considere as seguintes afirmações

UNIFENAS 2019: Sobre o sistema renal, considere as seguintes afirmações.

( ) Os rins extraem os produtos residuais do sangue através de milhões de pequenos filtros, denominadas néfrons, que são a unidade funcional dos rins. Cada néfron apresenta duas partes principais: a cápsula glomerular (ou cápsula de Bowman) e os túbulos renais. Os túbulos renais são identificados como túbulo contorcido proximal, alça néfrica (alça de Henle) e túbulo contorcido distal. No interior da cápsula glomerular, penetra uma arteríola (ramificação da artéria renal) que se ramifica, formando um emaranhado de capilares chamado glomérulo renal. A cápsula glomerular continua no túbulo contorcido proximal, que se prolonga em uma alça em forma de U chamada alça néfrica.

( ) A urina se forma nos néfrons basicamente em duas etapas: a filtração glomerular e a reabsorção renal. É na cápsula glomerular que ocorre a filtração glomerular, que consiste no extravasamento de parte do plasma sanguíneo do glomérulo renal para a cápsula. O líquido extravasado é chamado filtrado. Esse filtrado contém substâncias úteis ao organismo, como água, glicose, vitaminas, aminoácidos e sais minerais diversos. Contudo, contém também substâncias tóxicas ou inúteis ao organismo, como a ureia e o ácido úrico. Da cápsula glomerular, o filtrado passa para os túbulos renais. O processo em que há o retorno ao sangue das substâncias úteis ao organismo presentes no filtrado é chamado reabsorção renal e ocorre nos túbulos renais.

( ) Dos néfrons, os resíduos recolhidos são enviados através dos ureteres para a bexiga. Os ureteres são dois tubos musculosos e elásticos, que saem dos rins e chegam à bexiga. A bexiga é um saco elástico, em que a urina é acumulada. Este reservatório está ligado a um canal - a uretra - que se abre no exterior pelo meato urinário, e a sua base está rodeada pelo esfíncter uretral, que pode permanecer fechado e resistir à vontade de urinar. Válvulas existentes entre os ureteres e a bexiga impedem o retrocesso da urina.

( ) A quantidade de sódio no sangue é controlada pelo hormônio aldosterona, secretado pela medula da glândula adrenal (suprarrenal). Quando a quantidade de sódio no sangue baixa, aumenta a secreção de aldosterona. Esse hormônio atua sobre os túbulos distais, sobre os túbulos coletores e parte descendente da alça nefrética, estimulando a reabsorção de sódio do filtrado glomerular.

Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) de cima para baixo:

a) V-V-V-V.
b) V-V-V-F.
c) V-V-F-F.
d) V-F-F-F.
e) F-F-F-F.

QUESTÃO ANTERIOR:
UNIFENAS 2019: Sobre a histologia animal, assinale a alternativa INCORRETA

GABARITO:
b) V-V-V-F.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UNIFENAS 2019: Sobre os fatores que influenciam a fotossíntese, avalie os seguintes aspectos

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UNIFENAS 2019.1; Questões com Gabarito

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.